O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BDúvida - Protocolo de comunicação MID <-> ECU

22 mensagens
  • 1
  • 2
jmaurin
Member
Member
Nome Completo: Jonis Maurin Ceará
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Dúvida - Protocolo de comunicação MID <-> ECU

por jmaurin » 18 Mai 2014, 23:01

Olá.
Não sei se o Baldani anda por aqui ainda, mas acho que ele seria um dos mais indicados para esta minha dúvida (por trabalhar na área)....Mas, claro, se alguém mais souber, eu agradeço!

A dúvida é a seguinte: a ECU do vectra B (Motronic 1.5.4) tem comunicação com o MID através do pino 32 da ECU. Esta comunicação é utilizada para informar o MID sobre a utilização de combustível para que o mesmo possa calcular média, combustível consumido, etc...
Gostaria de saber se alguém já monitorou este pino e fez algum tipo de engenharia reversa no mesmo. Eu, particularmente, desconfio que este pino seja apenas uma 'réplica' do acionamento de um dos bicos do carro, trabalhando na mesma frequência. Se por acaso alguém tiver um osciloscópio, dá pra testar e saber se é isso ou se é um protocolo mais complicado. Eu até tenho osciloscópio, mas minha central não é mais a original, logo não consigo mais fazer este teste.
No esquema elétrico que tenho (Dr. IE, pag 64), o circuito mostra um positivo pós-chave indo p/ o MID e o outro pino indo para a ECU....logo, o acionamento deste pino é pelo negativo.

Pretendo saber qual a forma de utilização deste pino porque com essa informação, é possível montar um 'conversor' para quem possui outros modelos de injeção. Por exemplo, eu tenho uma injeção programável e bicos alterados.....sem ter que alterar a programação do MID, eu monto um circuito (PIC/Atmel/Arduino/ETC) que 'gere' os pulsos equivalentes ao tempo correto na injeção original, fazendo assim com que as funções de autonomia e medição de consumo do MID funcionem (e calibradas!) mesmo com injeção e bicos modificados.

jmaurin
Member
Member

Re: Dúvida - Protocolo de comunicação MID <-> ECU

por jmaurin » 19 Mai 2014, 18:35

uhuhuhuuh....consegui! :D
É isso mesmo, o pino 27 do MID é o que recebe o sinal da ECU....esse sinal é simplesmente a pulsação dos bicos....
Eu tenho um MID aqui na minha bancada e fiz o teste com um PIC, funcionou! Agora eu consigo 'mudar' o consumo medido pelo MID! :D
Bem, na verde nao é mudar o MID.....mas sim 'alterar' esse tempo de pulsação vindo da ECU afim de adaptar para os novos bicos/nova vazao. Um detalhe importante é que TEM que ter o sinal de RPM do motor, senao o MID nao calcula o consumo atual, apenas o total.
Em breve posto alguns videos dos meus testes.

jmaurin
Member
Member

por jmaurin » 19 Mai 2014, 19:13

A solução é mais simples do que eu estava imaginando....heheheheh
Em teoria, a maioria do pessoal que tem a função de consumo do MID 'desabilitado' é pq colocou uma injeção programavel, correto?
Normalmente, essas injeções possuem pelo menos dois bancos de injetores: A e B, com mapas distintos. Pensando nisso, fica mais simples ainda, sem precisar de placa alguma. Basta ligar o segundo banco de injetores da sua injeção programavel no pino 32 do chicote principal (este vai para o pino 27 do MID) e montar um mapa de injeção 'equivalente' para o MID.
Por exemplo....motor a 1.000 RPM
Bico original (20ml/segundo) acionado por 5ms = consumo de 1 litro por hora (apenas exemplo, nao calculei nada)
Bico trabalhado p/ turbo (40ml/segundo) acionado por 5ms = 2 litros por hora
logo, se eu acertar o segundo mapa p/ acionar a bancada B por 2,5ms, eu terei os mesmos 1 litro por hora do bico original.

É claro que isso é apenas um exemplo.....como eu nao tenho o calculo exato utilizado pelo MID, tem que ir por tentativa e erro. O que eu pretendo fazer é efetuar a conexão eletrica e ir testando os tempos, acompanhando em tempo real pelo MID o consumo instantaneo e comparando com os meus bicos atuais......ex: se eu sei que os meus bicos 'fornecem' 1ml de combustivel a cada 1ms, entao seria 1 litro a cada segundo (1000ms = 1 segundo x 1ml = 1000ml (1 litro)....obviamente que esses valores são apenas exemplos, mas é possivel montar este mapa.

Eu sei que vai ter gente dizendo que a pressão da bomba (que varia de acordo com o regulador e vacuo no coletor) influencia na vazao dos bicos....porém, isso nao é considerado pelo MID, uma vez que o vectra não possui sensor de pressão para ajudar neste calculo.....entao eu tb vou ignorar.

Bom, é isso ai.....assim que minha novai njeção chegar vou efetuar a instalação e começar a montar o mapa.

Ives
GLS member
GLS member
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Ives » 19 Mai 2014, 20:50

O vacuo nao seria funcao da rotacao? Tvez colocar um fator proporcional a rotacao para corrigir.....ou seja, 1ml x 1ms x (1+rpm/10000).....ai fica algo como 1 x 1 x 1,3 a 3000rpm.....ai acho q da p aproximar melhor do real
Imagem

jmaurin
Member
Member

por jmaurin » 19 Mai 2014, 21:04

Ives escreveu:O vacuo nao seria funcao da rotacao? Tvez colocar um fator proporcional a rotacao para corrigir.....ou seja, 1ml x 1ms x (1+rpm/10000).....ai fica algo como 1 x 1 x 1,3 a 3000rpm.....ai acho q da p aproximar melhor do real

Bom te ver por aqui Ives! Na epoca do outro clube se nao me engano vc q me passou os esquemas elétricos do vectra pro meu projeto de computador de bordo e controle no volante....hehehehe

Enfim, o 'problema' todo agora é que nós nao sabemos qual a fórmula exata que o MID aplica para o calculo do consumo. Com certeza absoluta ele pega o tempo de pulso + RPM e multiplica por algum fator, que nós nao conhecemos.....
No caso, a unica variavel que nós conseguimos alterar é o tempo de injeção, pois o RPM deve ser o original do motor mesmo. Se nós soubessemos o valor exato desse fator de multiplicação seria fácil saber a diferença entre os pulsos originais e os nossos 'modificados'....só que nós nao sabemos. Até porque isso deve mudar de modelo pra modelo (ex: 2.0 8v, 2.2 16v, etc).....esse fator com certeza nao é o mesmo para diferentes modelos.

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 19 Mai 2014, 21:12

Eh, so testando p afinar.....por isso pensei em fazer algum fator proporcional a RPM.....ai se o real ficar mto diferente, vai ajustando o fator ate o real casar com o calculado
Imagem

jmaurin
Member
Member

por jmaurin » 19 Mai 2014, 21:18

E pra quem nao tem injeção programável e quer 'ajustar' o MID, é extremamente simples montar um circuitinho com um arduino nano ou pic para aumentar / diminuir o tempo dos pulsos, adequando assim o consumo.

Ah, um detalhe que notei....se eu NAO aplico um RPM, mas envio os pulsos do bico, ele FUNCIONA a parte de consumo total (somatório), mas o consumo instantâneo fica zerado. Se eu aplico os dois, funciona o instantâneo tb......então o MID faz dois cálculos distintos.....um para o somatório total e outro para o instantâneo.

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 19 Mai 2014, 21:25

Aaaah sabe pq? Abaixo de 13km/h ele mostra na unidade lt/hr.....acima de 13km/h ele mostra na unidade km/lt....entao acho q ele desconsidera mesmo a correcao por rpm.....eh soh pra cambiar unidade q usa o rpm provavelmente
Imagem

jmaurin
Member
Member

por jmaurin » 19 Mai 2014, 21:44

Nao nao, sem RPM (fio solto) ele nao mostra NADA no consumo instantaneo.....tem que ter o RPM sim. Essas unidades q vc se refere tem relação com o sensor de velocidade que vai ligado ao MID, nao o de RPM.
Nesse caso sim ele deixa em branco a média de litros por km, caso nao tenha o sinal de velocidade do veiculo.

jmaurin
Member
Member

por jmaurin » 20 Mai 2014, 14:25

Um video mostrando o consumo instantaneo funcionando na bancada: [youtube]http://youtu.be/zwnRsTtDdHc[/youtube]

Claro que esse valor é de teste.....hehehehe

Zampieri
Member
Member
Nome Completo: Alexandre Zampieri
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

por Zampieri » 20 Mai 2014, 18:52

Rapaz, lembro de vc e seu projeto para MID no outro forum... e ai, finalizou o projeto?
Abraço!

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 20 Mai 2014, 19:40

Pah...verdade...confundi o Vss com o rpm....estranho ele computar media mas nao instantaneo qdo tira o rpm...
Imagem

jmaurin
Member
Member

por jmaurin » 20 Mai 2014, 20:29

Zampieri escreveu:Rapaz, lembro de vc e seu projeto para MID no outro forum... e ai, finalizou o projeto?
Abraço!

Opa, blz?
Finalizei sim!
Na mesma 'plaquinha', eu recebo e interpreto os comandos do volante, entra nas configurações da placa, travo as portas após o carro passar de XX km/h (configuravel), abre as portas sozinho após desligar a chave, aciona injetor de partida a frio automaticamente dependendo da temperatura do motor e externa e também exibe RPM e velocidade do carro no painel do MID, td alternavel pelos botoes do volante....e qd nao esta em uma 'tela', os botoes controlam meu pioneer :)

jmaurin
Member
Member

por jmaurin » 20 Mai 2014, 20:32

Ives escreveu:Pah...verdade...confundi o Vss com o rpm....estranho ele computar media mas nao instantaneo qdo tira o rpm...

É, estranho mesmo.....achei q ele usasse a média final a partir do instantaneo, economizaria um calculo.....mas, vai saber.
Infelizmente nao temos acesso ao código.....logo, vai ter que ser por tentativa e erro...
Como a minha injeção exibe o tempo de cada bico em tempo real, eu só preciso saber quantos ml ele tem de vazao por milisegundo e ir calculando/acertando o MID.

jmaurin
Member
Member

por jmaurin » 21 Mai 2014, 11:57

Aproveitando o tópico.....alguem sabe as especificações dos bicos originais do vectra 2.2 16v gasolina?
Vou precisar dessa informação para poder montar o novo mapa....

No caso dos meus bicos novos (deka 80lb), tenho essas informações:
Static Flow Rate: 80lb/hr = 875 cc/min

São 875ml por minuto (cc = ml, nao tem diferença)
logo, são cerca de 14,58ml / segundo.
logo, aproximadamente 0,01458 / ms (mili-segundo)

Considerando 1000 RPM.....um pulso de 3ms nos bicos, temos cerca de 500 pulsos, uma vez que no ciclo otto ele injeta uma vez e no segundo giro ele nao injeta....correto?
500 x 3ms = 1500ms, ou 1,5s de tempo total de injeção de um bico durante 1 minuto.
1,5(segundos) x 14,58ml = 21,87ml por minuto.
21,87ml x 4 (pistoes) = 87,48ml por minuto, contando um pulso de 3ms por bico. Correto?

Preciso achar esses dados dos bicos originais pra fazer essas contas e montar uma tabela de equivalencia.

douglas.anjos2008
Member
Member
Nome Completo: douglas rodrigues dos anjos
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por douglas.anjos2008 » 01 Ago 2014, 21:41

Olha preciso do squema elétrico do véctra 2011 porque comprei o motor ppra adaptar no chevette e agora tenho que eliminar o que não vai ser usado, grato.

Guillas
GL Member
GL Member
Nome Completo: Guilherme de Almeida Barboza

por Guillas » 16 Jul 2015, 10:09

Bom dia pessoal,

Não sei se nesse tópico é o local correto, mas vamos lá,

Eu estou querendo montar um computador de bordo usando PIC, alguém já pensou ou tentou fazer isso? Eu vi um cara que fez para um Jeep dele (NIVA é o modelo), e vi que ele comprou alguns sensores e tals.O vectra (no meu caso usaria meu GLS 97) já possui todos os sensores, possui a injeção, tem da onde colher os dados.

Queria saber o seguinte, no conector que é ligado ao TID vem as informações da central da injeção correto? Utilizo eles, ou seria melhor fazer a leitura do sinal direto nos sensores?

Preciso de um ponto de partida......valeu galera, se alguém puder ajudar eu agradeço, abço!!!!!

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
País: Brasil
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 16 Jul 2015, 10:38

vc leu isto ...

jmaurin escreveu:uhuhuhuuh....consegui! :D
É isso mesmo, o pino 27 do MID é o que recebe o sinal da ECU....esse sinal é simplesmente a pulsação dos bicos....
Eu tenho um MID aqui na minha bancada e fiz o teste com um PIC, funcionou! Agora eu consigo 'mudar' o consumo medido pelo MID! :D
Bem, na verde nao é mudar o MID.....mas sim 'alterar' esse tempo de pulsação vindo da ECU afim de adaptar para os novos bicos/nova vazao. Um detalhe importante é que TEM que ter o sinal de RPM do motor, senao o MID nao calcula o consumo atual, apenas o total.
Em breve posto alguns videos dos meus testes.

se leu isto e não foi suficiente vc pode estudar mais sobre o assunto no topico ...

Instalar MID em vectra GL/GLS 97~05

viewtopic.php?f=49&t=285

te adianto que ja vi alguns se aventurarem mas nenhum concluir satisfatoriamente

um projeto destes ...

se alguem o fez ... nunca apresentou aqui

Guillas
GL Member
GL Member
Nome Completo: Guilherme de Almeida Barboza

por Guillas » 16 Jul 2015, 11:06

Arquiteto eu li, rsrs, peguei as informações também do tópico que você mencionou.
Bom, o melhor é pegar os sinais que chegam direto do conector do MID. Agora vc sabe me dizer aonde eu consigo informações sobre os sinais que chegam até o conector, eu li na apostila do DR. IE mas lá é tudo aproximado.Precisava de algo mais preciso.

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
País: Brasil
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 17 Jul 2015, 01:19

... esta area não e o meu forte

sinto não poder ajudar mais neste caso especifico