Alcir Andreoni escreveu:Você acabou de estourar minha bola!![]()
Estive pesquisando alguns casos em que eles fazem o remap no chip original, somente reprogramação.
Não tinha pensando que poderia mexer na curva de torque e o torque, que passaria para 18,1kg vir mais tarde!
Valeu pela aula.
Alcir,
Tem gente que vai discordar de mim, dizendo que chip vale à pena, etc... Pode até ser que valha, mas eu não acredito.
Tudo que te disse é baseado nas minhas experiências anteriores.
Quando eu era "kadetteiro", gostava de dar umas aceleradas por ai...
A minha primeira tentativa de ganhar uns "Pôneis" foi remapear chip e não deu resultado prático. Era um 2.0 MPFI.
Foi feito na gasolina e nada. Depois chegamos a passar para álcool com aumento considerável do ponto e nada.
O que houve foi uma alteração na dirigibilidade. Em baixa rpm ficou manso e em alta "explosivo", mas não mudou tempo de 0-100, por exemplo.
Até a levei pro dinamômetro pra tentar reaver o que eu gastei, pois não senti diferença alguma de potencia/torque. Na época deu uns 98cv e uns 16kg de torque na roda, e considerando as perdas, ficou proximo da potencia declarada pela fabrica.
Se ganhou uma merreca de cv e uns gramas de torque, foi muito, e talvez o ganho foi mais devido à troca de alguns componentes como velas, cabos, filtros...
Depois dessa ilusão de chip, resolvi fazer uma preparação aspro de verdade.
Aumentei a cilindrada pra 2.2, comando nervoso e coletor 4x1 s/ catalisador e c/ escape 2,5 com apenas um abafador do tipo absorsivo (famoso jk) no final.
Eu não me recordo os valores exatos, mais sem remapeamento, com motor todo quadrado de acerto, já deu de cara uns 120 e tantos cavalos e uns 19kg de torque.
Com o remapeamento, eu ganhei mais uns 30cv e quase 3kg de torque, fora que a dirigibilidade em baixa ficou 1000x melhor!
Mas isso aconteceu porque o motor tinha potencial de melhora, o que não acho que seja o caso dos originais, que já são regulados para se obter praticamente o máximo de potencia sem prejudicar a dirigibilidade e durabilidade.
Abs!