O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaDúvida - Retorno da água ao reservatório de expansão
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

41 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: duvida

por Almeidão » 21 Mai 2014, 08:43

paulo005 escreveu:
Almeidão escreveu:98 tem cebolão e com certeza voce está com ele errado. Compre o MTE 760 e coloque ele antes que voce perca seu motor e pior, com tudo novo.

Eu trocaria a Termostática também, e colocaria uma com 82º, mas o principal é o cebolão.

Não adianta ir com outro numero quase igual etc, é o 760 MTE este é o cara e eu não andaria nem um minuto mais com este que voce está usando e mesmo de longe sem saber qual é.

Sds

nao estou encontrando para comprar o mte 760 vou comprar pela iternet alguem sabe de um site que venda

Realmente, melhor trocar o aditivo e colocar um confiável. Sobre o Cebolão, veja aqui e esta empresa é confiável, mas não deixe de exigir do vendedor que seja realmente MTE 760.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 715594-_JM
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 21 Mai 2014, 08:53

Almeidão escreveu:Sobre o Cebolão, veja aqui e esta empresa é confiável, mas não deixe de exigir do vendedor que seja realmente MTE 760.

Comprei meus 2 cebolões dessa loja e foi super tranquilo. Chegaram rápido e sem surpresas!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 21 Mai 2014, 09:30

Pode comprar sem medo na Jocar a empresa é séria e trabalha com produtos de qualidade, pode ir tranquilo :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

thelvis
Member
Member
Nome Completo: Thelvis
Fabricação/Modelo: 2007/2007

por thelvis » 21 Mai 2014, 22:18

Alcir, por favor, no meu a válvula é de 82 graus e trabalha normalmente. Mas o cebolão, já vi que não é Original, de cor cinza "Provável causador do desastre..." , no meu caso são "2" na lateral direita do radiador você citou o MTE 760, ai vem a dúvida. Quem é quem e do que são? Um seria do Arrefecimento do motor e o outro é do Ar Condicionado? certo.
E também tem a entrada e a saída do Óleo do Cambio, na lateral esquerda. pois parece que a temperatura do óleo do câmbio automático, também não é monitorada pela injeção?
Você teria os códigos deles exatos e o da Válvula também ? pois terminando o conserto do meu, vou verificar isso.
Quando comprei o carro, fiz a "colocação" da válvula, e troquei os dois cebolões, colocando 3 litros de aditivo paraflu.
Poucas vezes vi as ventoinhas atuarem na 2ª velocidade, pois ele não esquentava mais que 90º.
Abraços.
VECTRA CD 1996 Modelo 1997 TOP 2.0 16V Automático, ABS, TC, GNV.

Blue Eyes

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 22 Mai 2014, 00:17

O mago para responder suas questões é o Almeidao.

Se amanhã ele não responder, mande uma mp para ele.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 22 Mai 2014, 08:46

thelvis escreveu:Alcir, por favor, no meu a válvula é de 82 graus e trabalha normalmente. Mas o cebolão, já vi que não é Original, de cor cinza "Provável causador do desastre..." , no meu caso são "2" na lateral direita do radiador você citou o MTE 760, ai vem a dúvida. Quem é quem e do que são? Um seria do Arrefecimento do motor e o outro é do Ar Condicionado? certo.
E também tem a entrada e a saída do Óleo do Cambio, na lateral esquerda. pois parece que a temperatura do óleo do câmbio automático, também não é monitorada pela injeção?
Você teria os códigos deles exatos e o da Válvula também ? pois terminando o conserto do meu, vou verificar isso.
Quando comprei o carro, fiz a "colocação" da válvula, e troquei os dois cebolões, colocando 3 litros de aditivo paraflu.
Poucas vezes vi as ventoinhas atuarem na 2ª velocidade, pois ele não esquentava mais que 90º.
Abraços.

Este 760 é para o carro que usa o cebolão unico e eu não conheço um modelo de B que usa 2 cebolões, mas não quero afirmar que não existe. Muitos donos não tendo opção, talvez por não conhecer ao invés de usar um original que é bem caro, adaptavam dois e funciona perfeito, porem o problema é usar os dois corretos. Para o primeiro estacio pode ser o 92/87º e para o segundo 100/95 existem estes dois da MTE, agora resta saber se o conector que está no seu carro conecta direto neles, caso seja diferente então o correto é achar outro que seja correspondente. Ao fazer a troca, deverás tomar cuidado em colocar o menor grau onde está o menor grau, a posição em cima ou em baixo é indiferente.

Ainda sobre o conector, este informado é ovalado e entra dentro do cebolão, existe um quadrado que pega por fora do cebolão e o cebolão 760 que faz a função dos dois é redondo e o conector entra dendro dele também e ele tem 3 terminais.

Checa ai qual é o seu e informe aqui, se possivel uma foto dele ajudaria muito.
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 22 Mai 2014, 09:27

Não sei se são esses que vc deve colocar, mas no Vectra A o sistema original é com 2 cebolões:

MTE 741 - 1º estágio: aciona aos 88° e desliga aos 83° - conector com 2 polos.
Imagem

MTE 767 - 2º estágio: aciona aos 92~93° e desliga aos 88° - conector com 3 polos.
Imagem

Li informações que este 767 tem função dupla, em caso de falha de acionamento ele entraria em modo emergência com uns graus a mais.

Essas referências de temperatura são com base na leitura do scanner conectado ao meu carro e bate tb com a leitura do painel no Vectra B.
JULIANO -

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 22 Mai 2014, 13:01

Ju_Bueno escreveu:Não sei se são esses que vc deve colocar, mas no Vectra A o sistema original é com 2 cebolões:

MTE 741 - 1º estágio: aciona aos 88° e desliga aos 83° - conector com 2 polos.
Imagem

MTE 767 - 2º estágio: aciona aos 92~93° e desliga aos 88° - conector com 3 polos.
Imagem

Li informações que este 767 tem função dupla, em caso de falha de acionamento ele entraria em modo emergência com uns graus a mais.

Essas referências de temperatura são com base na leitura do scanner conectado ao meu carro e bate tb com a leitura do painel no Vectra B.

O Vectra A é diferente e ambos os casos funciona perfeito com o 760 se fizerem a troca. Este seu 767 é altíssimo, eu não uso ele nem me pagando. Eleva muito a temperatura dentro da cidade e as ventoinhas não dão contas, isto porque elas rodam lentas para não perturbar os passageiros e por isto entram em funcionamento dissipando um médio calor e baixa esta temperatura, ao tentar dissipar uma alta temperatura, ela praticamente empata e não baixa, ou demora para baixar fazendo os componentes deste motor sofrer um bocado. Eu acho que o 760 é preto com anel branco.

Estes cebolões quando estragam eles entram em funcionamento mais cedo e quando isto acontece devemos trocar lo de imediato, antes que ele pare de vêz.
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 22 Mai 2014, 14:05

Almeidão escreveu:O Vectra A é diferente e ambos os casos funciona perfeito com o 760 se fizerem a troca. Ok! E no caso do nosso amigo, qual o outro que se usa? Pode-se apenas colocar um tampão numa das entradas?

Este seu 767 é altíssimo, eu não uso ele nem me pagando. De acordo com um anúncio, a temperatura dele é 95° e 115° (e não 115-95). Constatei que ele atua aos 92~93° e baixa para 88° - segundo o scanner. Essa temperatura é altíssima para o segundo estágio? Não é nessa mesma temperatura que o 760 acionará o segundo? Concordo que 115° talvez seja tarde demais - acredito que seja esse modo emergência que comentei.

Eleva muito a temperatura dentro da cidade e as ventoinhas não dão contas, isto porque elas rodam lentas para não perturbar os passageiros e por isto entram em funcionamento dissipando um médio calor e baixa esta temperatura, ao tentar dissipar uma alta temperatura, ela praticamente empata e não baixa, ou demora para baixar fazendo os componentes deste motor sofrer um bocado. Isso mesmo entrando o primeiro com 88°, e caso não baixe (o que não pode acontecer) entrar o segundo com uns 93°???

Pra mim ficou um pouco confuso, a menos que vc esteja se referindo a um sistema que use apenas um cebolão. Aí sim fica claro, que o 760 é o cara e o 767 altíssimo.
JULIANO -

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 22 Mai 2014, 17:41

Ju_Bueno escreveu:
Almeidão escreveu:O Vectra A é diferente e ambos os casos funciona perfeito com o 760 se fizerem a troca. Ok! E no caso do nosso amigo, qual o outro que se usa? Pode-se apenas colocar um tampão numa das entradas?

Este seu 767 é altíssimo, eu não uso ele nem me pagando. De acordo com um anúncio, a temperatura dele é 95° e 115° (e não 115-95). Constatei que ele atua aos 92~93° e baixa para 88° - segundo o scanner. Essa temperatura é altíssima para o segundo estágio? Não é nessa mesma temperatura que o 760 acionará o segundo? Concordo que 115° talvez seja tarde demais - acredito que seja esse modo emergência que comentei.

Eleva muito a temperatura dentro da cidade e as ventoinhas não dão contas, isto porque elas rodam lentas para não perturbar os passageiros e por isto entram em funcionamento dissipando um médio calor e baixa esta temperatura, ao tentar dissipar uma alta temperatura, ela praticamente empata e não baixa, ou demora para baixar fazendo os componentes deste motor sofrer um bocado. Isso mesmo entrando o primeiro com 88°, e caso não baixe (o que não pode acontecer) entrar o segundo com uns 93°???

Pra mim ficou um pouco confuso, a menos que vc esteja se referindo a um sistema que use apenas um cebolão. Aí sim fica claro, que o 760 é o cara e o 767 altíssimo.

Para o Vectra A usa se 2 cebolões e o Vectra B se quizer pode usar dois também. No A usa se este 741 e pode usar um outro com temperatura de 92/87 como segundo estágio. Não pode usar somente um comum em qualquer Vectra com ar condicionado ou usa se 2 ou usa se um duplo e sendo duplo a melhor opção é o 760.

760 - DUAS TEMPERATURAS, 3 TERMINAIS.
767 - DUAS TEMPERATURAS, 3 TERMINAIS.
Quem usa o 767 é plug and play, quem usa dois e quer usar o 760 tem que adaptar.
Quem usa o 760 e quer usar 2 tem que daptar.

Este Cebolão 760, tem o grau 105/100 - 95/90 - Só que no painel ele arma em 89 e baixa para 82. E o segundo estágio arma com 92 e baixa para 87. Isto no painel, e é isto que seguimos em um carro painel e por isto sempre comento cuidado com a temperatura alta e lógico referindo se ao painel, isto porque se no painel arma com 89 e o cebolão é 95, então ele já está em 95. Se arma no painel com 95 ele já está em 105. Resumindo ele liga o primeiro estágio em 95 graus e para ligar o segundo estágio ele estará em 105 graus. Óbvio que no painel mostra bem menos.

Este 767 - é 120/115 - 105/95 - Pode olhar que está escrito nele. Sua ventoinha está armando em 105 graus no primeiro estágio e entra o segundo em 120 graus.

Voce realmente sabe o grau deste cebolão 767? Acho que não, o 760 é bem mais baixo que ele e em temperatura original já fica perto do máximo. Possa até ser que o 767 seja 115/110 - 100/95, ainda ele é bem mais alto.

Amigo, sempre falo saiu do azul já é temperatura de trabalho e passou dos 95 no painel já é problema.
Imagem

thelvis
Member
Member

por thelvis » 22 Mai 2014, 22:51

Almeidão escreveu:
thelvis escreveu:Alcir, por favor, no meu a válvula é de 82 graus e trabalha normalmente. Mas o cebolão, já vi que não é Original, de cor cinza "Provável causador do desastre..." , no meu caso são "2" na lateral direita do radiador você citou o MTE 760, ai vem a dúvida. Quem é quem e do que são? Um seria do Arrefecimento do motor e o outro é do Ar Condicionado? certo.
Abraços.

Este 760 é para o carro que usa o cebolão unico e eu não conheço um modelo de B que usa 2 cebolões, mas não quero afirmar que não existe. Muitos donos não tendo opção, talvez por não conhecer ao invés de usar um original que é bem caro, adaptavam dois e funciona perfeito, porem o problema é usar os dois corretos. Para o primeiro estacio pode ser o 92/87º e para o segundo 100/95 existem estes dois da MTE, agora resta saber se o conector que está no seu carro conecta direto neles, caso seja diferente então o correto é achar outro que seja correspondente. Ao fazer a troca, deverás tomar cuidado em colocar o menor grau onde está o menor grau, a posição em cima ou em baixo é indiferente.

Ainda sobre o conector, este informado é ovalado e entra dentro do cebolão, existe um quadrado que pega por fora do cebolão e o cebolão 760 que faz a função dos dois é redondo e o conector entra dendro dele também e ele tem 3 terminais.

Checa ai qual é o seu e informe aqui, se possivel uma foto dele ajudaria muito.

Obrigado Prof. Almeidão, amanhã posto a foto do radiador e dos cebolões. Abraços.

Blue Eyes

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 23 Mai 2014, 09:17

Almeidão escreveu:Sua ventuinha está armando em 105 graus no primeiro estágio e entra o segundo em 120 graus.

Não mesmo! O primeiro estágio no Vectra A é comandado pelo cebolão 741, dos 88° p/ 83°- temperatura conforme a leitura do scanner. E aí está o x da questão: no próprio cebolão 741 tem gravado "88/83" - alinhado com a informação lida no scanner. Por esse parâmetro, confio que o scanner me dá a temperatura correta (se houver variação acredito que seja mínima). Tenho mencionado a temperatura dada pelo scanner pq sei que vc não aceita o detalhe daqueles 5°a mais no painel do Vectra A. No painel vejo de 93°- 88°. Mas isso já é outro assunto.

Almeidão escreveu:Este 767 - é 120/115 - 105/95 - Pode olhar que está escrito nele. Voce realmente sabe o grau deste cebolão 767?

Conforme citei, "De acordo com um anúncio, a temperatura dele é 95° e 115°". Tive o cuidado de mencionar que esta informação é conforme o anúncio do produto no site da loja, mas como vc perguntou o acima, fui ver no 767 velho que troquei e consta: 95/90 e 115/120 (achei estranho não ser 120/115). Volto a dizer: tendo no mesmo sistema o 741 instalado, este 767 comanda então o acionamento do segundo estágio dos 92°~93° aos 88°, desliga o segundo, fica acionado no primeiro até baixar pros 83°. Isso está errado?

Almeidão escreveu:...pode usar um outro com temperatura de 92/87 como segundo estágio.

Embora não seja essa temperatura gravada no 767, como citei é aproximadamente nessa temperatura que ele atua. E só pra constar, no scanner usado - RastherII - para o Vectra A ele tinha como parâmetro 95° como temperatura máxima aceitável. Assim, o 767 atuando aos 92°~93° - já no segundo estágio - entende-se que não está errado. Confere?

Almeidão escreveu:Quem usa o 767 é plug and play, quem usa dois e quer usar o 760 tem que adaptar.
Quem usa o 760 e quer usar 2 tem que adaptar.

-Pra quem tem o radiador pra 2 cebolões, pode-se então usar tampão em 1 entrada isolando o chicote de 2 terminais e pôr o 760 na outra?
-Ou se continuar com o 741 com o chicote de 2 terminais e colocar o 760 com o chicote de 3 haveria algum conflito?

Não que eu queira mudar no meu carro, mas pra termos mais informações, até mesmo pro nosso amigo que tem radiador pra 2 cebolões no Vectra B.

**Parceiro Almeidão, não me tenha por chato, mas é que como ainda não sanei de vez o problema do arrefecimento, no que me fica um pingo de dúvida eu questiono mesmo. O assunto de fato me interessa. Abs!
JULIANO -

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 23 Mai 2014, 16:26

Pra mim voce não está sendo chato, é que fizerom algo no seu carro e fizerom errado, ou seja aproveitarom um cebolão e colocarom nele. O de baixa do seu carro é o 741 - uma unica velocidade 88/83, isto quer dizer que ele arma em 88 e desarma em 83. Logo o segundo estágio seu não poderia ser este 741 que foi adapatado, eu colocaria um 95/90 ou um 92/87 para o segundo estágio.

Sobre o radiador, todos são para dois cebolões e usam se um duplo tampando um ou pode usar os dois, porem não seria este 767, seria um 741 e outro que não me lembro o numero mais que seri entre 92 a 95 graus.

Voce pode sim usar um 760 e eliminar os dois, mas no seu caso que voce tem um 741 funcionando bem, melhor mexer no 767 e se o 767 está o segundo estágio no terminal menor ou seja onde está o 95/90 e acredito que foi isto que o cara fez ao adaptar, então deixa como está que está certo, porem gastaste um valor desnecessário porque um 92/87 ou 95/90 é bem mais barato é algo com o preço deste 741 que é um ótimo cebolão.

Sobre as temperaturas usadas nos anuncios, são sempre a menor, exemplo do 760 que é 105/100 - 95/90 ou seja quando ele chegar em 95 arma o primeiro estágio e leva ele para 90, e se mesmo armando o primeiro estágio e a temperatura continuar subindo ao chegar em 105 ela arma e tras ele lá para 87.

Neste cebolão nos anuncios está 100 ~ 90, dificilmente eles colocam como está gravado no cebolão que é como voce viu no seu. Então se o seu no anuncio está 115 ~95, pode ter certeza que ele é 120/115 - 100/95.

Sobre o cebolão com duas vias que voce comenta se haverá conflitos, claro que não se a parte elétrica for feita de acordo com o sistema que voce tem usando dois cebolões não muda em nada e é a parte elétrica mais simples que voce possa imaginar. O funcionamento de um cebolão é simples demais.

Cebolão simples 2 terminais - 1 é negativo, direto na massa. Outro vai para o relê que recebe sinal negativo. Dentro do cebolão haverá um contato ligando os dois terminais e assim aparece o negativo que ele precisa para armar o relê que mandará energia para as ventoinhas primeiro estágio.

Cebolão duplo 3 terminais - 1 é negativo, direto na massa o segundo vai para o relê do primeiro estágio - o terceiro vai para o relê do 2 estágio. Dentro dele acontecerá o mesmo, quando aquecer encosta uma placa em dois terminais sai o negativo para um relê, se continuar aquecendo encosta outra placa em outro terminal e sai outro negativo para outro relê.

Bem do relê para frente é onde sai o positivo para as ventoinhas.

Sds
Imagem

paulo005
Member
Member
Nome Completo: paulo tarini
Estado: Paraná
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por paulo005 » 23 Mai 2014, 17:18

fui no mecanico e ele me deisse que se eu retirar o cebolao corro o risco de danificar meu radiador danificar a parte plastica isso procede

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 23 Mai 2014, 17:20

Almeidão escreveu:Pra mim voce não está sendo chato, é que fizeram algo no seu carro e fizeram errado... este 741 que foi adapatado, eu colocaria um 95/90 ou um 92/87 para o segundo estágio.

Almeidão só não concordo que foi adaptado. Em todas as pesquisas que fiz desde o Vectra Clube, os membros relatam esses 2 cebolões como originais para o Vectra A, e a temperatura de acionamento de ambos os estágios mostrados no painel confere com o que vejo no meu carro - tudo indica que o 767 já aciona já nestes 95-90 no segundo estágio originalmente, e a segunda temperatura dele aciona o modo emergencial, como comentei - foi mais de um membro falando sobre esse sistema de emergência.

Eu guardei meu 767 velho que foi trocado e nele está gravado 95/90 e 115/120 - o novo que o substitui é igual. Assim eu estou me dando por satisfeito quanto ao que está instalado. O acionamento está sendo feito correto em ambas as velocidades. Agora achei mais um vazamento pra sanar e tem aquele lance da velocidade da ventoinha pra ver com o eletricista na busca da solução. Valeu as explicações e abs!
JULIANO -

Imagem

Imagem

thelvis
Member
Member

por thelvis » 10 Jun 2014, 00:42

Senhores... Desculpem a demora pelas fotos. Problemas domésticos....
Seguem as fotos do Radiador com os 2 cebolões, são de celular, mas pode se ver bem.
Abraços.
O 1º Cebolão é cinza "de cima". na lateral direita do Radiador. A Tomada é triangular.
Imagem
Imagem
O 2º Cebolão é Preto. "de Baixo" A Tomada é Retangular.
Imagem
E para não confundir, Os Pressostatos de Alta e Baixa na linha de pressão do Ar Condicionado, que ficam quase embaixo do Radiador.
Imagem

Ajudem ai...
:47:

Blue Eyes

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 10 Jun 2014, 13:50

Thelvis, o seu carro teria que ser somente um cebolão, este redondo mas não quer dizer que seria exatamente este, teria que ser redondo no grau que eu comento e que é o MTE 760. O problema não é só colocar ele ali, na verdade precisa descobrir o que o outro está fazendo, ou seja o que foi feito para colocar este outro, eliminar ele e assim ajustar um duplo que é o redondo 760 para fazer todo o trabalho. Acredito que alguem possa ter feito algo para evitar a compra de um novo e possa ser que este redondo esteja com um estagio queimado.

Sempre discordei com as temperatura que comentam aqui e continuarei discordando, gastei bastante dinheiro para ajustar a do meu carro para ficar como deve ser uma temperatura ideal de um motor e não importa qual motor seja e ele tem que ser igual era quando novo. Deixo claro que se alguem tivesse dito para mim fazer o que eu fiz, e é exatamente o que eu falo para vocês fazerem, eu teria gastado 70% menos do que eu gastei. E não fiz nada mais do que colocar ele como quando ele era novo, não inventei nada, não mudei nada, só descobri que alguem maltratou ele demais e eu acertei. Hoje desfruto de um carro que gosto e que penso vai durar muito ainda.

Talvez voce não tenham visto ainda este filme que fiz sábado sobre a temperatura do meu carro. Olhem e ai tirem suas conclusões sobre o MTE 760, sobre a Termostática 82º, Aditivo de primeira linha e radiador limpo.

http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... 0&start=30
Imagem

thelvis
Member
Member

por thelvis » 19 Jun 2014, 00:44

Almeidão, o meu vectra é o 1º modelo "B" e, é ano 96/97, CD e com Cambio Automático, o radiador é diferente mesmo. Com os 2 cebolões, na lateral direita. Vi um modelo igual ao meu e tem também os dois cebolões.
Na lateral esquerda, inclusive, existem 2 mangotes que correm o óleo do cambio, que é "resfriado ou aquecido" neste lado, reforçando a dúvida de Quem é quem?
Abçs.

Blue Eyes

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 20 Jun 2014, 09:30

thelvis escreveu:Almeidão, o meu vectra é o 1º modelo "B" e, é ano 96/97, CD e com Cambio Automático, o radiador é diferente mesmo. Com os 2 cebolões, na lateral direita. Vi um modelo igual ao meu e tem também os dois cebolões.
Na lateral esquerda, inclusive, existem 2 mangotes que correm o óleo do cambio, que é "resfriado ou aquecido" neste lado, reforçando a dúvida de Quem é quem?
Abçs.

Ok thelvis, eu ai para trás já comentei que nunca mexi em um carro com dois cebolões, mas ao mesmo tempo comentei que seria mais fácil mexer em dois cebolões que mexer em um somente. Na foto que voce postou se vê claramente que o de cima é um duplo porque saem 3 fios e o debaixo é um o qual não tenho como ver. O difícil é saber qual valor tem eles, porque todos marcam o grau exatamente em cima da porca e sem tirar dalí é quase impossivel de saber. Este duplo, eu acredito que voce pode colocar um 760 no local deste, porque o terminal é igual já o debaixo, tem o terminal retangular e pode ser duplo ou não. Só tirando para ver porque na foto não consigo ver a quantidade de fios que nele está.

Sds
Imagem

matheusfael
GL Member
GL Member
Nome Completo: rafael martins de oliveira
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.

Re: Dúvida - Retorno da água ao reservatório de expansão

por matheusfael » 22 Fev 2016, 15:21

almeidão, o meu também é CD 97 AT, tem 2 cebolões, alguns mecânicos ja falaram que pe normal ele ligar em 95/98 e baixar pra 90 /88, porem antes de efetuar a troca de um deles acionava a ventoinha em 90/92 e baixava pra 85/82, somente quando ar ligado ou muito congestionamento acionava o segundo estágio em 98/95 e baixava pra 90 graus, e também antes da troca quando andava com o carro e parava a vetoinha acionava com ele desligado, coisa que nao acontece mais, estou quebrando a cabeça com isso, se alguem puder me ajudar por favor.

41 mensagens