por Renato Bomdam »
05 Jun 2014, 10:38
Descobri há alguns dias que o meu coletor do escapamento está trincado. São duas fissuras na parte superior, uma de aprox. 3cm de comprimento e outra bem ao lado, um pouco menor, aprox. 2cm e ambas são extremamente estreitas, quase imperceptíveis, e estão localizadas na parte superior, bem no centro da peça. só percebi porque tirei a proteção térmica e dei umas aceleradas pra ver se havia algum fazamento na junta e senti que soprou na mão. Olhei mais de perto e percebi que o sopro vinha das fissuras.
Não é nada assustador nem grave, nada que faça barulho ou interfira no funcionamento do motor (por enquanto), afinal o sopro que vaza ali é fraco. Paliativamente, para proteger a cobertura térmica, coloquei um pedaço de papel alumínio entre o coletor e a cobertura, só pra não ficar soprando direto na cobertura e porventura manchar.
Dei umas pesquisadas aqui e percebi que o pessoal comenta que ocorre muito de os coxins (suportes de borracha) do escapamento cederem com o tempo e causar empenamento do coletor ou até mesmo quebra de prisioneiros. Verifiquei os parafusos e estão todos ok, e não há vazamentos na junta.
Aí vem a pergunta: tem conserto ou só trocando? Fui em algumas lojas de escapamento aqui na cidade e uns disseram que é só passar uma solda nas fissuras que resolve; outros disseram que não adianta soldar, porque além de ser um tipo de solda especial em ferro fundido, que não é qualquer um que faz, que em função do calor a solda vai abrir de novo, etc, etc. Como eu entendo de solda o mesmo que física quântica, ou seja, nada, fico mais confortável em colocar logo uma peça nova.
Só que aí vem os dilemas: 1º - preço: perguntei em algumas lojas e oficinas e nenhum informou preço abaixo de R$1.500,00 numa peça nova, a qual informaram também ser difícil de encontrar; 2º - comprar peça usada: em desmanches ou mesmo na internet, como Mercadolivre encontra-se o coletor usado. Mas uma peça destas usada vai servir 100% no meu motor? Há garantia de que não vou trocar gato por lebre, isto é, resolver um problema e criar outro? Posso instalar sem medo um coletor usado, de outro motor, no meu? 3º - peças similares: o coletor de outros veículos servem no meu, como do Astra, Zafira, ou até mesmo do Vectra C 2.4, ou ainda peça nova, mas similar (se é que isso existe)?
Gostaria da opinião dos amigos a respito, se já enfrentaram este problema e como resolveram.
Passado: Vectra GLS 2.0 1994
Passado: Vectra GLS 2.0 1998
Presente: Vectra Elite 2.2 2005