Julinho Viol escreveu:Mas como irei adquirir experiência se nunca tiver uma e começar usar, rs
É nas cagadas que se aprende, mas falando sério, sou bem cuidadoso e não sou tão leigo no uso de ferramentas, gosto de fazer as coisas eu mesmo, depois compra um capo velho num ferro velho e vai testando...
Valeu pelas dicas rgapski
Então cara, o problema não é ser cuidadoso ou leigo.
A politriz rotativa é um negócio bem bruto.
Aprender a usar diretamente no seu carro não é um bom negócio, pois na melhor das hipóteses ficarão algumas holografias bem feias, e se vc queimar algum lugar, vai ter que mandar pintar... Ai fica caro o aprendizado, entende?
Pra usar rotativa, é bom ter algumas horas em um capô velho que se possa ir pintando quando fizer uma cagada... Até mesmo para você sentir os produtos que vai usar, como massa, composto polidor, lustrador, etc...
Já vi cara arrancando o verniz todinho com rotativa e massa nº2... dá dó de ver...
Pior é a cara do cliente que, ao entregar um carro novinho pro cara fazer o serviço, viu a merda que deu... rs
A orbital faz tudo o que a rotativa faz, mas com mais calma.
Maquina rotativa, é mais pra uso profissional, pois ela é mais bruta e acelera muito o trabalho, trazendo, consequentemente, mais riscos de problemas.
Fora que é um trabalho do cão "domar" a máquina...
Ver no youtube é lindo... mas na pratica, não é bem assim.
Fora que o acabamento da rotativa já não é la essas coisas.
Pra dar um bom acabamento (sem hologramas e swirls), dá muita canseira.
Eu aprendi a mexer com isso quando era moleque.
Meu pai tinha uma kombi velha, que de tão surrada, era tipo o Tiririca (pior que ta não fica).
Ele mandava eu "dar um trato" nela quase todo mês.
Fiz muita cagada ali antes de começar a "acertar a mão"...
Mas depois que pega o jeito, vira trabalho de arte!
Eu tenho as duas (rotativa e orbital).
Só uso a rotativa pra fazer remoção de riscos, polimento agressivo ou um refino mais difícil.
No polimento leve e lustro, a orbital ganha de braçada!
Fora essas vantagens:
1) é uma ferramenta bem mais leve. Depois de 1:30h trabalhando com a rotativa os braços começam a doer;
2) te possibilita a aplicação de cera, o que é impossível com a rotativa;
3) Não enche os cantos do carro com restos de produtos;
4) Não promove holografias (pra fazer isso tem que ser ogro).
Abs!