O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BMotor 2.0 16v Ajuda! Desespero! não sei mais (RESOLVIDO)

81 mensagens
muitolouco22
Member
Member
Nome Completo: marcio de medeiros mota
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Motor 2.0 16v Ajuda! Desespero! não sei mais (RESOLVIDO)

por muitolouco22 » 25 Jun 2014, 18:11

Primeiramente boa noite a todos, e desculpas se estou postando no lugar errado, possuo um zafira 2.0 16v 2001, estou recorrendo ao clube do Vectra pois o fórum da zafira e muito pobre e quase não tem participantes e como os vectras usam o mesmo motor gostaria da ajuda de vcs se possível.

bom vou contar a historia, meu carro foi feito motor geral fiz tudo com peças originais nada paralelo, ja peguei o carro com motor sambado, bom gastei tudo que tinha e não tinha no motor ate agora 7 mil reais com retifica peças e mão de obra o motor ficou muito bom, so que agora estou com um problema que não consigo resolver, TEMPERATURA o carro esta super aquecendo, ja foi trocado sensor de temperatura, tampa do reservatório de água, não resolveu o problema, levei em uma oficina e o cara disse que a ventoinha principal estava fraca e não armava as vezes troquei a ventoinha hoje, e fui dar uma volta de teste, pronto maravilha o carro manteve a temperatura la nos seus 92 a 95° graus na pista sem ar ligado fiquei satisfeito mas ai veio o susto fiz uma ultrapassagem para pegar um retorno e quando olhei a temperatura em 2s ela pulou do 90 para o segundo ponto vermelho, instantaneamente desliguei o carro, abri o capo, quando coloquei a mão na mangueira do lado esquerdo estava pegando fogo e na do lado direito estava gelada, liguei pro eletricista e ele disse que era a válvula termostática mas meu carro não tem válvula, sera que pode ser radiador entupido? nesse meio o eletricista foi ao meu encontro para desenguiçar o carro, levou duas garrafinha para limpeza de radiadores e jogou no sistema, ligamos o carro e voltamos para oficina, o trajeto de mais ou menos uns 4 km a temperatura ficou em 90° no transito o máximo que chegou foi 92°.
uma coisa que vejo muito no carro e que a temperatura dele oscila muito uma hora ta 90 e em segundos já esta a 98 e segundos depois volta para 90, pessoal estou a 4 meses com o carro amanha vou comprar um radiador novo quem tiver opiniões ou experiencias próprias estou aberto a todas pois ja estou desesperado.
desde já agradeço a todos do fórum.
Editado pela última vez por muitolouco22 em 11 Ago 2014, 21:19, em um total de 1 vez.

FBorges
Member
Member
Nome Completo: Francisco Pereira Borges Filho
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Motor 2.0 16v Ajuda! Desespero! não sei mais o que fazer

por FBorges » 25 Jun 2014, 18:38

Tudo leva a crer que seja mesmo o radiador entupido,acho que o melhor a fazer e troca-lo mas se envareta-se o radiador não daria resultado? Depois de dar certo a troca ou o concerto do radiador seria muito bom colocar aditivo e a válvula termostática tb ,de uma olhadinha tb no cabo massa para ver se esta bem aterrado em alguns carros da um erro na leitura de temperatura

muitolouco22
Member
Member

por muitolouco22 » 25 Jun 2014, 19:09

acho que não vale a pena mandar envaretar o radiador, um novo custa 230 reais na altese no rio de janeiro ate porque e também esqueci de comentar hj quando o carro esquentou ele vazou água pelo canto esquerdo entre a parte de plastico e a de alumínio, aparentemente o antigo dono não tinha cuidado e só colocava água de torneira no radiador, o aditivo esta comprado só estou aguardando o sistema ficar ok para adicionar não quero perder em caso de pane no sistema.

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 25 Jun 2014, 19:27

um radiador novo sempre e bem vindo ...mas pode não ser o único vilão

como esta andando sem termostática não era para acontecer variações bruscas de temperatura

nem temperaturas tão altas ...

mas nestas condições e melhor esperar a troca do radiador antes de voltar a termostática

uma coisa que vc ainda não investigou foi a bomba d'agua , pela falta de aditivo o rotor

pode estar corroído comprometendo a circulação da agua ...

se continuar a esquentar com o radiador novo + aditivo ... ai infelizmente e hora de voltar a

atenção ao cabeçote ...
:47:

FBorges
Member
Member
Nome Completo: Francisco Pereira Borges Filho
Fabricação/Modelo: 2007/2007

por FBorges » 25 Jun 2014, 19:27

muitolouco22 escreveu:acho que não vale a pena mandar envaretar o radiador, um novo custa 230 reais na altese no rio de janeiro ate porque e também esqueci de comentar hj quando o carro esquentou ele vazou água pelo canto esquerdo entre a parte de plastico e a de alumínio, aparentemente o antigo dono não tinha cuidado e só colocava água de torneira no radiador, o aditivo esta comprado só estou aguardando o sistema ficar ok para adicionar não quero perder em caso de pane no sistema.

Nesse caso melhor é o novo mesmo, mas como vc ja gastou tanto seria uma opção envaretar, mas vai-que-vai é o novo mesmo, agora vai dar certo, boa sorte e não se esqueça de postar, para dar os parabéns pela vitoria !!!!!!

muitolouco22
Member
Member

por muitolouco22 » 25 Jun 2014, 20:32

Arquiteto escreveu:um radiador novo sempre e bem vindo ...mas pode não ser o único vilão

como esta andando sem termostática não era para acontecer variações bruscas de temperatura

nem temperaturas tão altas ...

mas nestas condições e melhor esperar a troca do radiador antes de voltar a termostática

uma coisa que vc ainda não investigou foi a bomba d'agua , pela falta de aditivo o rotor

pode estar corroído comprometendo a circulação da agua ...

se continuar a esquentar com o radiador novo + aditivo ... ai infelizmente e hora de voltar a

atenção ao cabeçote ...
:47:

Bomba d'água e nova foi trocada quando fiz o motor, minha ventoinha antiga estava com induzido torrado mas ainda funcionava, depois da troca ficou legal mas ai do nada deu esse problema de um aquecimento repentino foi muito rápido quando olhei o ponteiro subindo foi um espaço de 50 metros pulou do 92 para acima dos 100 nas barrinhas vermelhas parece que o radiador simplesmente parou de circular a água. e a mangueira de saída de água fria estava gelada e a de entrada de água quente pegando fogo, e o radiador mesma coisa frio gelado no lado direito e o esquerdo quente tudo da o entender que não circulou a água assim acho eu.

nem brinca de cabeçote pq acabei de fazer ele peguei o carro tem 2 semanas de motor feito e só andei da oficina mecânica para elétrica mais nada

muitolouco22
Member
Member

por muitolouco22 » 25 Jun 2014, 20:35

FBorges escreveu:
muitolouco22 escreveu:acho que não vale a pena mandar envaretar o radiador, um novo custa 230 reais na altese no rio de janeiro ate porque e também esqueci de comentar hj quando o carro esquentou ele vazou água pelo canto esquerdo entre a parte de plastico e a de alumínio, aparentemente o antigo dono não tinha cuidado e só colocava água de torneira no radiador, o aditivo esta comprado só estou aguardando o sistema ficar ok para adicionar não quero perder em caso de pane no sistema.

Nesse caso melhor é o novo mesmo, mas como vc ja gastou tanto seria uma opção envaretar, mas vai-que-vai é o novo mesmo, agora vai dar certo, boa sorte e não se esqueça de postar, para dar os parabéns pela vitoria !!!!!!

Vou postar sim o resultado amanha, agora se não der certo ai não sei mais o que fazer, minha mulher já ta querendo rezar o carro heh pq ate hj nem andamos no carro ainda e danado ainda ta levando meu dinheiro todo embora.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 25 Jun 2014, 21:23

Marcio boa noite!

Calma meu amigo, com calma tudo se resolve, não se desespere!

Eu ia falar do grau da válvula termostática, mas como você disse que está sem como o Arquiteto disse não poderia está ocorrendo diferenças tão grandes de temperatura.

Seu problema pode está no radiador, ele pode está entupido e com isso não ocasionando a circulação correta do liquido de arrefecimento, se você disse que já viu bomba d'água, sensor de temperatura, ventoinha e está tudo ok eu aposto no radiador.

Ele baixa o líquido ou só tem aumento de temperatura mesmo?

Daqui a pouco o professor sobre sistema de arrefecimento Almeidão aparece para te dar uma luz, ou mande uma MP para ele.

Boa sorte, abraços!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

muitolouco22
Member
Member

por muitolouco22 » 25 Jun 2014, 21:34

thiago.onacto escreveu:Marcio boa noite!

Eu ia falar do grau da válvula termostática, mas como você disse que está sem como o Arquiteto disse não poderia está ocorrendo diferenças tão grandes de temperatura.

Seu problema pode está no radiador, ele pode está entupido e com isso não ocasionando a circulação correta do liquido de arrefecimento, se você disse que já viu bomba d'água, sensor de temperatura, ventoinha e está tudo ok eu aposto no radiador.

Daqui a pouco o professor sobre sistema de arrefecimento Almeidão aparece para te dar uma luz, ou mande uma MP para ele.

Boa sorte, abraços!

ate ontem nunca tinha visto vazamento no radiador ou no sistema, mas ontem vi marejando uma água na lateral esquerda daquela parte de plastico da lateral do radiador, e hj quando o carro subiu a temperatura bruscamente assim que parei ele vazou meio reservatório de água.
um caso curioso que aconteceu a 2 semanas atrás assim que ele saiu da oficina foi o seguinte, o carro estava a 90 graus ai parei num sinal quando olhei a temperatura ela caiu de 90 para bem abaixo de 80, e muito rápido da mesma forma que hj aqueceu, e assim que comecei a andar voltou a subir novamente.
comentei com o mecânico e ele disse que poderia ser o sensor de temperatura.

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por renatovisk » 25 Jun 2014, 21:42

Boa sorte, abraços!

x2

Uma mangueira quente pegando fogo e a outra fria como o amigo comentou, e já está sem válvula termostática... acredito fielmente que seja mesmo o radiador. Caso estiver apertado com grana, manda varetar o condensador, e a parte de plástico que vazou se estiver ruim também é trocada. Fiz este serviço no meu Monza e gastei R$ 50,00. Está zerado até hoje, 3 anos depois.

Abraços e boa sorte

muitolouco22
Member
Member

por muitolouco22 » 25 Jun 2014, 21:49

renatovisk escreveu:

Boa sorte, abraços!

x2

Uma mangueira quente pegando fogo e a outra fria como o amigo comentou, e já está sem válvula termostática... acredito fielmente que seja mesmo o radiador. Caso estiver apertado com grana, manda varetar o condensador, e a parte de plástico que vazou se estiver ruim também é trocada. Fiz este serviço no meu Monza e gastei R$ 50,00. Está zerado até hoje, 3 anos depois.

Abraços e boa sorte

o meu eletricista queria fazer isso manda limpar, ate colocamos hj um aditivo de limpeza, mas pq eu estava enguiçado com o carro na rua ai ele chegou com esse limpador de sistemas de arrefecimento, aparentemente deu uma melhorada pois como disse antes cheguei tranquilo no destino, mas como já gastei uma fortuna ate agora 8 mil em tudo não vou economizar no radiador ja estou com tanto medo do cabeçote ir pro espaço novamente que não vou correr o risco mas valeu a dica.

muitolouco22
Member
Member

por muitolouco22 » 25 Jun 2014, 21:58

uma duvida, meu eletricista hj queria colocar o tal kit verão no carro, uma cebolinha adaptada na mangueira que manda agua quente para o radiador para trabalhar em conjunto com o sistema original. Não sou sou a favor de adaptações nem gambiarras, gosto das coisas originais, ate porque se o engenheiro projetou daquele jeito era para funcionar, e como também sou engenheiro defendo a classe , brincadeira pessoal, mas a essa altura do campeonato se isso funcionar ou ajudar a proteger o sistema to aceitando.

outra coisa o eletricista me disse hoje que quando se liga o ar condicionado era para as ventoinhas armarem no segundo estagio, isso procede ou e no primeiro estagio mesmo que deve ficar eu disse que não sabia mas iria perguntar e pesquisar sobre... se alguém souber agradeço

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 25 Jun 2014, 22:02

Marcio

Na minha opinião se for o radiador não economize mesmo, compre um novo pois o carro merece, depois de ter feito o motor por completo ele merece funcionar perfeitamente não é mesmo?

Abraços!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Bacana
GL Member
GL Member
Nome Completo: Gil da silva
Fabricação/Modelo: 2004/2004

por Bacana » 25 Jun 2014, 22:08

Pera ai pera kkkk beleza amigo tb sou de são gogo o nosso tecnico Almeidão daqui a pouco vai te dar a dica

mas te adianto uma coisa como assim a mangueira do lado esquerdo está quente:

" abri o capo, quando coloquei a mão na mangueira do lado esquerdo estava pegando fogo e na do lado direito estava gelada, liguei pro eletricista e ele disse que era a válvula termostática mas meu carro não tem válvula, sera que pode ser radiador entupido? nesse meio o eletricista foi ao meu encontro para desenguiçar o carro,'

apostaria na valvula termostática mas você disse que foi retirada então o fluxo de água é constante.

então seu radiador está muito muito muito entupido.

a Valvula termostática ela retem a água dentro do motor até o motor atingir a sua faixa de temperatura de trabalho abrindo normalmente com 87~90 graus permitindo a passagem de água para o radiador.

Água dentro do motor atinge +- 90 > valvula termostática abre> água passa pro radiador e resfria com auxilio da ventuinha velocidade baixa> volta pro motor... e assim fica esse ciclo.

se você conseguir soltar a mangueira esquerda do motor e deixa-la engatada no radiador e por a mangueira da bomba do poço cisterna que tenha um pouco mais de pressão na mangueira engatada no radiador vai notar logo

deverá sair muita água pela volta dela da onde você desencaixou caso não saia ou saia em pouca quantidade o radiador com certeza está entupido. daqui a pouco o nosso amigo almeidão que expert no assunto te dá um caminho.

veja isso aqui é muito esclarecedor http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=49&t=2456#p31527

valeu abraço
Vectra elegance 07/08 com pacote PDW
Ex-Vectra milenium 2.2 8v
Ex-Gol ap 1987

dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: denis silva
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

por dennis_suzano » 25 Jun 2014, 23:50

Na minha opinião um mecanico querer fazer mudanças de fabrica ...... :47:
Eu trocaria de mecanico pq quando fiz meu cabeçote o meu mecanico ja mandou eu comprar um radiador zero ....
estou a 1 ano com a temperatura sempre um pouquinho p baixo do meio isto em transito pesado e raras a s vezes que só vai ate a metade com ar ligado .......

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 25 Jun 2014, 23:54

responde a pergunta ...

ligando o AC a ventoinha de fora aciona no 1º estagio ...

um radiador deste para ATM não vai custar menos de 1000 pratas se for originaaaaaaaaaaaaaaal

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 26 Jun 2014, 11:21

Cuidado com radiadores baratos! Alguns tem sua colmeia totalmente diferente do original, o que com certeza não fará o serviço direito. Antes de comprar, veja neste tópico, na pg 6 as fotos mostrando a diferença. Acredito que seja de muita ajuda caso não possa ver o radiador novo pessoalmente antes de fechar negócio:

viewtopic.php?f=39&t=2597&start=75

Quanto à oscilação do ponteiro tb acho que pode ser problemas no aterramento. Já houve casos assim.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 26 Jun 2014, 15:59

Como voce sabe que seu carro não tem termostática? Voce tirou ela?, se não tirou ela está lá ainda e em um local ruim de chegar, só desmontando muita coisa e não descarto ser ela o problema embora tudo indica ser o radiador.

Se ele chegou nesta temperatura que voce menciona, bem difícil de não ter queimado a junta, mas ai só o tempo dirá.

Além do radiador que voce vai trocar e acho que pode resolver o problema, este carro é danado para dar problemas no conector la no radiador. Isto até voce pode ver tirando a tomada fora, ela fica bem proximo da ventoinha e é do lado do motorista. Se tiver problemas ela queima e fica preta e neste caso só trocando a tomada e se não estiver ruim ainda, coloque uma graxa no contato e coloque ela no local, assim ela durará mais. Se tiver queimada, troque ou terá problemas maiores. Não esquecer que a ventoinha sem o ar ligado é para baixa velocidades, na pista ela praticamente não arma se o ar estiver desligado, então houve um erro tremendo em trocar esta peça, foi mal diagnosticado.

Agora, voce com o radiador novo nas mãos e o velho no chão, será muito fácil tirar a conclusão e testar com uma mangueira com boa vazão de agua, um e outro. Se tiver ruim o velho, ele vai reter uns 20 a 30% da agua enquanto o novo não.

Não esquecer de colocar um bom aditivo e informar aqui se o radiador resolveu o problema. Eu acredito que o problema seja ele ou na pior das hipóteses a bomba com palhetas quebradas ou rodando em falso. Muito dificil ser a bomba, mas não é impossivel
Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Marcio Gregolin
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Last_Warrior » 26 Jun 2014, 17:36

Se o radiador estava funcionando bem imediatamente antes de fazer o motor, não creio que seja ele o problema.

Aposto minhas fichas na bomba dágua, já que estão vindo umas bombas com rotor de plástico que costumam dar problema de girar em falso, principalmente em altos rpm.

Dá uma olhada na bomba, veja se tem o rotor de metal ou de plastico, se for a de plastico eu trocaria por uma com rotor de metal mesmo que fosse paralela.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 26 Jun 2014, 18:49

Last_Warrior escreveu:Se o radiador estava funcionando bem imediatamente antes de fazer o motor, não creio que seja ele o problema.

Aposto minhas fichas na bomba dágua, já que estão vindo umas bombas com rotor de plástico que costumam dar problema de girar em falso, principalmente em altos rpm.

Dá uma olhada na bomba, veja se tem o rotor de metal ou de plastico, se for a de plastico eu trocaria por uma com rotor de metal mesmo que fosse paralela.

Derrepente não, só Deus sabe porque foi feito motor. Talves este já era o problema. Quanto a rodar em falso, só muito azar mesmo e não acontce somente com a de plastico, pode acontecer também com a de ferro.
Hoje já é difícil encontrar com rotor de ferro, a minha é de plástico e não faço questão que seja de ferro, aliás fica até mais leve. Só tem um problema, eu troco ela a cada 2 anos e não importa como ela foi fabricada.

Bem, conforme o nosso amigo informou, foi feito o motor e se foi feito então trocarom a bomba e voce pode ganhar a aposta, porque se a temperatura estava boa e logo ficou ruim ela é um produto a ser sacrificado. Agora se o motor foi feito por aquecimento, e na saida do motor está quente e na entrada está frio é possivel que seja o radiador e se for ele, só dando um pau no mecanico que fez o motor e não viu isto.
Imagem

81 mensagens