O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CTroca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

235 mensagens
lugier
GLS member
GLS member
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por lugier » 25 Jun 2014, 23:55

To pensando colocar militec 1 na próxima troca, para proteger ainda mais, alguém aí já usou? Ví muitos vídeos na internet sobre os benefícios e fico pensando, porque já não vem no óleo do carro aquilo?

https://www.youtube.com/watch?v=_QgrU3MFFrQ :40:

Também da para colocar no Câmbio AT.

Se esse negócio for bom mesmo como mostram na internet, vou até colocar no shampoo do cabelo em casa. :105:
Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Rods » 26 Jun 2014, 13:05

KKKKKK Lugier, no Shampoo foi boa! Então, também li que muitos, inclusive aqui no Fórum usam, mas quando assisti o vídeo, achei meio caseiro o negócio, tipo não vem de uma empresa de nome e/ou Multinacional. Por isso, deixo isso para os amigos aqui do fórum que já usaram, e até para o Almeidão, que costuma desmontar as peças para ver se funciona mesmo!!!

Abraço!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 26 Jun 2014, 14:42

Eu não uso, acho que se é realmente isso tudo que foi dito no vídeo os grandes fabricantes de lubrificantes já teriam colocado no mercado não acham? :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Rods » 26 Jun 2014, 15:00

Concordo com o Thiagão! E pelo vídeo parece mágica, o cara me pressão em cima e não desgasta nadinha... se fosse assim, não existiria mais retífica... rs

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Rods » 26 Jun 2014, 15:04

Renanvaaz:

Como eu já falei anteriormente, eu entendo que os produtos genuínos atendem às especificações dos projetos da montadora, ou seja, óleo original GM e AcDelco (marca de propriedade da GM) fabricam os produtos dentro destas especificações, nem mais nem menos. Mas claro que o segredo está em utilizar peças e componentes de grandes marcas como Shell, BR, Mobil, etc, até porquê geralmente as peças genuínas (Original GM) são fabricadas por uma destas gigantes. Comprei um Filtro de Ar Original GM e vem gravado nele MANN FILTER.

Abraço!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 26 Jun 2014, 15:18

Rods escreveu:Concordo com o Thiagão! E pelo vídeo parece mágica, o cara me pressão em cima e não desgasta nadinha... se fosse assim, não existiria mais retífica... rs

Então antes de ver esse vídeo eu já tinha esse pensamento, depois que vi esse vídeo ''caseiro'' aí que fiquei mais ainda pensativo.

Os gigantes da lubrificação não conseguiram desenvolver essa tecnologia até hoje? Não querem ganhar mais dinheiro colocando um produto desses no mercado e fazendo uma bela propaganda na Rede Globo e fazendo milhões irem atrás dessa mágica?

Sei lá, fico pensando nessas coisas... :47:
Imagem

Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Re: Trocar Oleo Mineral para o Sintetico

por Rods » 26 Jun 2014, 15:31

Reabrindo tópico antigo!!.. hehehe

Amigos, como muito viram, criei um tópico sobre óleo e filtro baseado nas minhas pesquias e o resultado após a manutenção. Vou levantar apenas 1 questão:

Meu Vectrão tá redondo, leve, potente, etc, após a manutenção usando o 5W30 SN DEXOS1 Original GM 100% Sintético, porém, como falei também no outro tópico, estou ainda na fase de limpeza do motor com o aditivo AcDelco FlexPower, onde, para relembrar, coloquei o primeiro no tanque cheio com 100% de Etanol para limpar as borras e carbonização da gasolina. Mas nas pesquisam recomendaram a ciclagem, ou seja, a cada 5.000 KM rodando no Etanol, abastecer com 1 tanque de gasolina para lubrificar os componentes que o Etanol resseca (exemplo: anéis de vedação), estou quase esvaziando o tanque de gasosa, e então já terei cumprido a missão de lubrificar os componentes ressecados, e depois vou colocar mais 1 tanque cheio de Etanol com mais 1 aditivo Ac Delco FlexPower para limpar possíveis vestígios que a gasolina deixar... e por fim, vou passar a abastecer com o Etanol Aditivado da Shell que tem o poder de lubrificadade aos componentes ressecados pelo Etanol Comum... ufa...rs.

Mas Enfim, o que quero levantar aqui é, estou com o Vectrão a 9 meses, abasteci o primeiro tanque com gasolina aditivada, depois misturava 40 litros de Etanol com 10 litros de gasolina, até descobrir que isso estraga os bicos injetores, e desde então só abasteço com Etanol. Porém, nesta fase de abastecimento de 1 tanque de gasolina que citei o motivo acima, percebi que com gasolina minha marcha lenta fica menos estável, apesar de o motor ficar mais macio na aceleração e rodagem.

Pergunto: Alguém já teve essa experiência e/ou percepção? Alguém sabe o motivo? E, se de fato a gasolina deveria manter a marcha lenta mais instável do que o Etanol?

Abraço!

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Rods » 26 Jun 2014, 15:35

É isso Thiagão.. apesar de que vi que o Ricardo Crispim recomendar o Militec ou o Bardhal B12, será que ele tem alguma comprovação prática da eficiência desses aditivos?

Abraço!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por rgapski » 26 Jun 2014, 15:47

Rods escreveu:Reabrindo tópico antigo!!.. hehehe

Amigos, como muito viram, criei um tópico sobre óleo e filtro baseado nas minhas pesquias e o resultado após a manutenção. Vou levantar apenas 1 questão:

Meu Vectrão tá redondo, leve, potente, etc, após a manutenção usando o 5W30 SN DEXOS1 Original GM 100% Sintético, porém, como falei também no outro tópico, estou ainda na fase de limpeza do motor com o aditivo AcDelco FlexPower, onde, para relembrar, coloquei o primeiro no tanque cheio com 100% de Etanol para limpar as borras e carbonização da gasolina. Mas nas pesquisam recomendaram a ciclagem, ou seja, a cada 5.000 KM rodando no Etanol, abastecer com 1 tanque de gasolina para lubrificar os componentes que o Etanol resseca (exemplo: anéis de vedação), estou quase esvaziando o tanque de gasosa, e então já terei cumprido a missão de lubrificar os componentes ressecados, e depois vou colocar mais 1 tanque cheio de Etanol com mais 1 aditivo Ac Delco FlexPower para limpar possíveis vestígios que a gasolina deixar... e por fim, vou passar a abastecer com o Etanol Aditivado da Shell que tem o poder de lubrificadade aos componentes ressecados pelo Etanol Comum... ufa...rs.

Mas Enfim, o que quero levantar aqui é, estou com o Vectrão a 9 meses, abasteci o primeiro tanque com gasolina aditivada, depois misturava 40 litros de Etanol com 10 litros de gasolina, até descobrir que isso estraga os bicos injetores, e desde então só abasteço com Etanol. Porém, nesta fase de abastecimento de 1 tanque de gasolina que citei o motivo acima, percebi que com gasolina minha marcha lenta fica menos estável, apesar de o motor ficar mais macio na aceleração e rodagem.

Pergunto: Alguém já teve essa experiência e/ou percepção? Alguém sabe o motivo? E, se de fato a gasolina deveria manter a marcha lenta mais instável do que o Etanol?

Abraço!

Rods,

Sua dúvida não tem muito haver com óleo, e sim com combustível. Vamos aguardar para ver se algum colega acha interessante mover o tópico para uma área mais específica.

Sobre abastecer com gasolina ou alcool, não existe essa de misturar estragar os bicos.
Existe muita lenda, mitos, contos da carochinha envolvendo carros flex.

Eu sempre misturei gasolina no alcool nos carros flex e nenhum deu problema de bico. Essa é mais uma lenda...

Usar um pouco de gasolina no álcool vai muito bem, pois ajuda na lubrificação dos bicos (o alcool resseca mesmo) e facilita (e muito) a partida a frio.

Sobre instabilidade em marcha lenta, isso é relacionado à limpeza do sistema de injeção e tbi, ou falha em algum sensor.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 26 Jun 2014, 15:52

Rods escreveu:É isso Thiagão.. apesar de que vi que o Ricardo Crispim recomendar o Militec ou o Bardhal B12, será que ele tem alguma comprovação prática da eficiência desses aditivos?

Abraço!

Não me recordo bem se vi o Crispim recomendar, mas se ele recomendou é um ponto forte para acreditar que algo benéfico exista sim, até porque ele trabalha com isso né, eu sou um mero aprendiz perto do conhecimento dele, é um caso a debater com ele ou com quem tenha mais experiência no assunto.

Mas que eu fico pensando nessas coisas eu fico :52:
Imagem

Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por rgapski » 26 Jun 2014, 16:00

Rods escreveu:É isso Thiagão.. apesar de que vi que o Ricardo Crispim recomendar o Militec ou o Bardhal B12, será que ele tem alguma comprovação prática da eficiência desses aditivos?

Abraço!

Rods,

O militec eu nunca usei, então não vou opinar.

O molykote e bardhal B12 eu já usei.
E posso garantir que oferecem benefícios sim.

O molykote é composto de bissulfeto de molibdênio, que é um excelente lubrificante sólido.
Da forma como ele é utilizado, ele fica diluído dentro das películas de óleo onde o motor sofre atrito.
Se a película de óleo afinar, ou não for suficiente (como na primeira partida) o molibdênio já esta lá para evitar o funcionamento sem lubrificante.

Isso é utilizado desde a segunda guerra mundial.
Foi criado penso na possibilidade de um veiculo, em uso, ser atingido de alguma forma que venha a ficar sem óleo no cárter, então, precisariam de algo que ficasse ali provisoriamente, de maneira que fosse possível conduzir veículo sem óleo por um certo tempo.

O B12 já funciona um pouco diferente.
Ele utiliza um componente que permite a criação de um filme de óleo que não escorra, que literalmente fica aderido ao metal. Protege o motor na partida a frio.
Me parece (o Crispim logo confirma isso) que ele também funciona como um condicionador de óleo, ou seja, ajuda o óleo a manter sua viscosidade quando quente, evitando o afinamento excessivo.
Esse afinamento excessivo por vir a causar rompimento do filme de óleo, ai é desgaste na certa.

Em ambos o funcionamento é bem perceptivel.
Basta usar um estetoscópio automotivo e ouvir a primeira partida do motor sem o aditivo e depois com o aditivo.
Sem o aditivo, da pra escutar o comando rodando seco por alguns segundos.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

por Ricardo Crispim » 26 Jun 2014, 16:18

rgapski escreveu: contos da carochinha envolvendo carros flex.Abs!

rsrsrs...Rindo de monte aqui..Pura verdade.
Única coisa que não é mito nem conto, é que infelizmente a engenharia não conseguiu fazer um motor flex que preste...Não é bom na gasolina e nem no álcool...

Rods, observe bem o que vai acontecer a partir do momento que você utilizar apenas o álcool aditivado da shell e poste aqui suas impressões, vão ser muito úteis para quem tem carro flex.

Forte abraço!!!!!!!!1

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ricardo Crispim » 26 Jun 2014, 16:56

thiago.onacto escreveu:Eu não uso, acho que se é realmente isso tudo que foi dito no vídeo os grandes fabricantes de lubrificantes já teriam colocado no mercado não acham? :47:

Meu amigo como você é desconfiado Thiago...rsrsrs
Faça o pensamento inverso...
Quanto custaria às empresas colocar um óleo aditivado de maneira a superar às especificações vigentes no mercado?
Como exemplo prático, basta olhar nas gondolas dos revendedores. o que é mais caro, um óleo Castrol sintético ou um óleo Ipiranga sintético? Nem falei da BR para não criar caso, porque BR naõ entra nem no meu carrinho de mão.
isso acontece porque Castrol, Mobil, Bardahl e algumas outras similares superam as especificações vigentes de API.

Aditivação é coisa cara e como brasileiro gosta de ter carro bonito e caro, mas não gosta de gastar com óleo, imagina pagar cerca de R$ 60,00 por um Mobil One... Esse é o valor médio dele no mercado...

Aditavação de Militec e Bardahl por exemplo seguem padrões que aqui no brasil jamais serão alcançadas pelos concorrentes. existe um monte no mercado, mas não prestam.
Acabei de falar com o Thiago por MP e na semana que vem eu solto um documento da ANP para vocês lerem sobre o assunto. Por enquanto não posso mostrar por motivos legais...

O mundo da lubrificação e dos combustíveis é podre, regido por uma coisinha mágica chamada $$$$$$$$$$
por isso desde 2010 nos EUA a GM lançou a padronização Dexos que segue paralela à ILSAC para obter mais qualidade e uniformidade em seus lubrificantes. É mais rígida, menos tolerante que SAE E API.

Outra coisa sobre gasolina aditivada. A partir de janeiro de 2015 só vai existir ela à venda nos postos, é o fim da gasolina comum..O que isso significa?
Nada...O pacote de aditivos na gasolina aditivada é ínfimo e só vão dois aditivos, o detergente e o dispersante. A quantidade? 500 ml para cada 5000 litros...
Bom mesmo é continuar usando o velho e bom aditivo da AC DELCO ou Bardahl ou até mesmo STP nos tanques de seus vectras, se quiserem ter menos possibilidades de problemas no sistema de injeção...

O mundo é assim mesmo.. O que é bom é caro, com aditivos não é diferente...Se for barato, corra dele..Se for caro e couber no seu bolso, utilize...

Forte abraço!!!!!!!!

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ricardo Crispim » 26 Jun 2014, 17:00

Abraço!

Olá Rods..
Uma coisa que não faço é dar bom dia a cavalo... Falo pouca besteira, para não dizer nenhuma.
Não me meto a falr sobre o que não entendo, jamais vai ver algum post meu sobre mecãnica ou eletrônica, a não ser se for algum questionamento ou alguma experiencia que realizei.
Sou quimico formado a mais de 20 anos e meu primeiro emprego foi na Exxon, antes até de se juntar com a Mobil.
Brinco um pouquinho nessa área..

Forte abraço!!!!!!!!!

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Marcio Gregolin
Estado: Minas Gerais
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Last_Warrior » 26 Jun 2014, 17:32

Na prática não existe diferença de funcionamento do motor e de consumo com a gasolina comum X aditivada. A diferença está na formação de resíduos no motor e no sistema de injeção.

Alguém já viu o motorista do caminhão tanque colocando o aditivo no tanque? Ele coloca um balde inteiro do aditivo super-hiper-mega concentrado, ele usa luvas e máscara, o trem é tão forte e concentrado que a uns 2 metros de distância vc sente um cheiro muito forte e arde os olhos.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Rods » 26 Jun 2014, 18:18

rgapski e Crispim:

Eu e creio todos nós do Clube do Vectra só temos a agradecer pelas explicações... realmente excelentes e enriquecedoras!

Adorei o detalhamento prático do rgapski e as explicações técnicas do Crispim, companheiros do nosso clube dignos de respeito...

Crispim, agora entendi porque o Thiagão te chama de mestre... kkk, quimico formado a 20 anos e atuando no seguimento, não tem pra ninguém..!!

Abraço à todos!

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Rods » 26 Jun 2014, 18:26

Show de bola rgapski... vou ver então se em breve mando dar uma geral no sistema de injeção e TBI, e posto aqui o resultado. Obrigado pelas explicações.

Crispim, esse lance do motor flex trabalhar de forma intermediária realmente creio que não é legal, mas o que fazer, os carros novos agora são todos flex!!..rs

Pode deixar que quando chegar na fase Etanol Aditivado da Shell posto detalhadamente os resultados!

Abração!

lugier
GLS member
GLS member
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Estado: Rio Grande do Sul
Fabricação/Modelo: 2002/2002

por lugier » 26 Jun 2014, 19:07

Concordo com o Ricardo Crispim:

Quem disse que as montadoras e as fabricantes de lubrificantes são nossas amigas? eles querem mais que tu gaste outro carro só em peças e manutenção, com projeto e peças programadas para estragarem em determinado tempo, como essa tosquisse de se troca correia dentada, aó invés de ser tudo por corrente trocar a cada 150mil Km só. E a Revenda quer mais que tu se FO.., ao receber um orçamento de retífica, e ver que não vale a pena, e acabar por comprar outro carro, sustentando o ciclo. :15:

Ainda tendo que aturar situações como esta:
https://www.youtube.com/watch?v=oiDmAdMoYsg

E também, Quem disse que as peças genuínas são as melhores existentes no mercado, se é tudo desenvolvido visando o lucro e o menor custo de produção? Eles projetam o carro para que dure no máximo 10 anos, mas esse tempo tem decaído cada vez mais, até porque se carro fosse feito para durar, ninguém compraria mais.

Mas então Ricardo, com sua experiência, O Castrol é imbatível mesmo?, é caro porque é bom mesmo ou é bobagem e só estou pagando pela marca? o que me diria do Havoline? obrigado :52:
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 26 Jun 2014, 23:55

Ricardo Crispim escreveu:
thiago.onacto escreveu:Eu não uso, acho que se é realmente isso tudo que foi dito no vídeo os grandes fabricantes de lubrificantes já teriam colocado no mercado não acham? :47:

Meu amigo como você é desconfiado Thiago...rsrsrs
Faça o pensamento inverso...
Quanto custaria às empresas colocar um óleo aditivado de maneira a superar às especificações vigentes no mercado?
Como exemplo prático, basta olhar nas gondolas dos revendedores. o que é mais caro, um óleo Castrol sintético ou um óleo Ipiranga sintético? Nem falei da BR para não criar caso, porque BR naõ entra nem no meu carrinho de mão.
isso acontece porque Castrol, Mobil, Bardahl e algumas outras similares superam as especificações vigentes de API.

Aditivação é coisa cara e como brasileiro gosta de ter carro bonito e caro, mas não gosta de gastar com óleo, imagina pagar cerca de R$ 60,00 por um Mobil One... Esse é o valor médio dele no mercado...

Aditavação de Militec e Bardahl por exemplo seguem padrões que aqui no brasil jamais serão alcançadas pelos concorrentes. existe um monte no mercado, mas não prestam.
Acabei de falar com o Thiago por MP e na semana que vem eu solto um documento da ANP para vocês lerem sobre o assunto. Por enquanto não posso mostrar por motivos legais...

O mundo da lubrificação e dos combustíveis é podre, regido por uma coisinha mágica chamada $$$$$$$$$$
por isso desde 2010 nos EUA a GM lançou a padronização Dexos que segue paralela à ILSAC para obter mais qualidade e uniformidade em seus lubrificantes. É mais rígida, menos tolerante que SAE E API.

Outra coisa sobre gasolina aditivada. A partir de janeiro de 2015 só vai existir ela à venda nos postos, é o fim da gasolina comum..O que isso significa?
Nada...O pacote de aditivos na gasolina aditivada é ínfimo e só vão dois aditivos, o detergente e o dispersante. A quantidade? 500 ml para cada 5000 litros...
Bom mesmo é continuar usando o velho e bom aditivo da AC DELCO ou Bardahl ou até mesmo STP nos tanques de seus vectras, se quiserem ter menos possibilidades de problemas no sistema de injeção...

O mundo é assim mesmo.. O que é bom é caro, com aditivos não é diferente...Se for barato, corra dele..Se for caro e couber no seu bolso, utilize...

Forte abraço!!!!!!!!

Você falo, ta falado mestre Crispim :88:

Estou no aguardo do documento da ANP e da explicação que te pedi em MP!

Forte abraço e obrigado pela aula. :88:
Imagem

Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ricardo Crispim » 27 Jun 2014, 10:03

lugier escreveu:Mas então Ricardo, com sua experiência, O Castrol é imbatível mesmo?, é caro porque é bom mesmo ou é bobagem e só estou pagando pela marca? o que me diria do Havoline? obrigado :52:

Bom dia Rafael.
É como eu disse antes,a grande maioria dos óleos lubrificantes que existem no mercado atendem às especificações vigentes na atualidade. Especificações que estão passando por sérias modificações e até 2015 teremos muitas novidades, assim espero.
Repare que eu escrevi "atendem".
Particularmente (e aí é opinião pessoal minha), atender não me traz a segurança que necessito.
Já vi jipeiro torrar o diferencial quando precisou sair de um atoleiro e o conjunto foi submetido a uma temperatura na qual o óleo lubrificante excedeu a temperatura e cisalhou...
Se ele estivesse utilizando um lubrificante que não só atendesse, mas superasse ás especificações, não teria tido problemas.
Então, o que eu quero dizer é isso, prefiro utilizar óleos lubrificantes que superem as padronizações e isso não acontece nas marcas que possuem valores agregados baixos.

Forte abraço!!!!!!!!

235 mensagens