por Rods »
15 Jul 2014, 09:10
MrSilvax:
Também tenho essa dúvida... tenho um Elegance 2007 (motor 2.0 8V) e estou com ele a 10 meses, logo que peguei o carro fui no posto e abasteci com gasolina e ele ficou meio estranho, e notei também que a borda da entrada do tanque de combustível tem pontinhos de ferrugem o que revela que o antigo dono provavelmente andava praticamente só no Álcool/Etanol. Você deve estar se perguntando, mas o que isso tem a ver? Vamos lá... uma vez que nosso carro é Flex, significa que os bicos injetores são capazes de injetar mais ou menos combustível conforme o que está no tanque, inclusive se misturados, a central de injeção cálcula os valores das misturas necessárias e configura a quantidade a ser injetada. Pois bem, depois de ficar com o carro estranho tendo abastecido com gasolina, suspeitei que ele podia estar "viciado" no Etanol, e passei então a abastecer somente com Etanol. Mas como eu ia fazer manutenções preventivas, decidi que ia usar aditivos de limpeza do sistema de injeção e descarbonização do motor. Neste processo, inevitavelmente eu teria que abastecer com 1 tanque de gasolina e então pesquisei sobre o comportamente do sistema de injeção. O que constatei é que para a central de injeção saber a configuração ideal para o motor, ela utiliza-se das leituras feitas pela sonda lambda que capta a emissão dos gases no escape, após a queima, e através destes dados é determinada a configuração ideal a ser feita, inclusive a quantidade a ser pulverizada pelos bicos injetores. Li também que o sistema analisa se o tanque foi abastecido pelo medidor para buscar a identificação do combustível, e por isso, fiquei muito atento quando abasteci com gasolina. Obviamente, o volume injetado de Etanol tem que ser muito maior que o de gasolina em função do seu poder calorífico e conseqüente capacidade de gerar energia, ou seja, se o meu sistema de injeção não conseguisse identificar que eu abasteci com gasolina eu teria 2 comportamentos no meu Vectrão:
1. O consumo, mesmo com gasolina, seria muito elevado, o que não aconteceu.
2. O excesso de gasolina na câmara de combustão faria com que ele batesse pino, principalmente em situações de baixo giro e exigência de torque, como em subidas por exemplo, e também não aconteceu.
CONCLUSÃO: Meu Vectrão conseguiu saber que o tanque estava com gasolina, mesmo com o meu ponteiro de combustível não funcionando, e atribuo isso as leituras que sonda lambda fez na emissão dos gases no escape. Talvez ele pode até ter se atrasado para constatar isso, mas o fez. Outra informação importante também adquirida nas minhas pesquisas, é que sempre que você abastecer com um combustível diferente, você deve permanecer com o motor em funcionamento por pelos menos 20 minutos, para que o sistema de injeção consiga fazer as leituras das novas emissões geradas pelo novo combustível, determinar as novas configurações e recalibrar os bicos injetores.
Um abraço!