O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[RESOLVIDO] Recontrução do chicote do sensor de velocidade

13 mensagens   •   Página 1 de 1
EvsonSabino
Organizador
Organizador
Nome Completo: Evson Sabino Da Silva Junior
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[RESOLVIDO] Recontrução do chicote do sensor de velocidade

por EvsonSabino » 04 Jul 2014, 16:26

Bom pessoal, venho aqui pedir uma ajuda sobre o sensor do velocímetro, acontece que o meu sensor partiu, e agora quando eu tive um tempo para tentar resolver tive uma grande surpresa, as duas pontas dos fios são diferentes, um dos lados tem 3 fios, sendo 2 de cobre e um de outro metal na cor prata e do outro lado, tenho 2 fios prateados, sendo todos eles de cores diferentes, ai eu estou sem nenhuma ideia de como unir estes fios, estou achando que tinha um conector ali e acabei perdendo este conector

Esta parte fica em direção ao carro
Imagem

esta aqui é do sensor
Imagem

sensor sem conector
Imagem

Alguém tem alguma pista de como me ajudar? como uma foto do conector com as cores e etc? dependendo eu posso comprar um conector igual para encaixar.
Editado pela última vez por EvsonSabino em 16 Fev 2015, 23:46, em um total de 1 vez.
Vectra Challenge Cinza pontal

Tópico do carro
http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... =70&t=2340

Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: (AJUDA) Recontrução do chicote do sensor de velocidade

por Ramon Neves » 04 Jul 2014, 23:02

Meu camarada eu já fiz esse serviço no meu e graças a Deus o meu velocimetro voltou a funcionar só não me recordo a imenda das cores...
Esse fio descascado da parte do chicote que vai pro carro vc corta ele, não serve, imenda os marrons e o azul com o preto, se estiver errado o máximo que vai acontecer é não funcionar e você inverte os fios, porém o ideal é fazer esse serviço com um multimetro na escala de resistencia com a chave virada e motor desligado você faz a imenda e passe o sensor no disco de freio ou coloque ele no lugar, sem parafusar, e gire a roda se o valor apresentado no multimetro sofrer alterações está correto a imenda, caso o valor fique parado inverta os fios e refaça o teste, se você fizer o teste com os fios imendados nas duas posições e não tiver alteração no multimetro o sensor foi pro ralo...
Imagem

EvsonSabino
Organizador
Organizador

por EvsonSabino » 04 Jul 2014, 23:55

Ramon Neves escreveu:Meu camarada eu já fiz esse serviço no meu e graças a Deus o meu velocimetro voltou a funcionar só não me recordo a imenda das cores...
Esse fio descascado da parte do chicote que vai pro carro vc corta ele, não serve, imenda os marrons e o azul com o preto, se estiver errado o máximo que vai acontecer é não funcionar e você inverte os fios, porém o ideal é fazer esse serviço com um multimetro na escala de resistencia com a chave virada e motor desligado você faz a imenda e passe o sensor no disco de freio ou coloque ele no lugar, sem parafusar, e gire a roda se o valor apresentado no multimetro sofrer alterações está correto a imenda, caso o valor fique parado inverta os fios e refaça o teste, se você fizer o teste com os fios imendados nas duas posições e não tiver alteração no multimetro o sensor foi pro ralo...

Valeu mesmo Man, amanha logo cedo vou testar, eu fiz este teste com o sensor no lugar e parafusado, deu 0v, mas vou inverter os polos amanhã e vou testar a continuidade dos fios que saem daquele relé laranja até o sensor. caso esteja tudo ok e mesmo assim não funcionar, ai é sensor novo :62:

Tópico do carro

Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 05 Jul 2014, 01:38

Meu caro a medição não é feita em volts e sim em resistência ou Ohms, se medir em volts sempre dará 0v

Uma pequena pergunta o que aconteceu antes? o velocimetro parou? o fio já estava partido??
Imagem

EvsonSabino
Organizador
Organizador

por EvsonSabino » 06 Jul 2014, 19:12

Ramon Neves escreveu:Meu caro a medição não é feita em volts e sim em resistência ou Ohms, se medir em volts sempre dará 0v

Uma pequena pergunta o que aconteceu antes? o velocimetro parou? o fio já estava partido??

Partiu em uma batida. eu testei justamente a diferença de potencial.... por isto eu achei que o sensor tivesse com defeito... mas eu vou testar amanha para a diferença de resistência.

Depois vou comprar um conector em um desmanche para poder colocar no lugar do fio partido e colocar um sensor novo para ficar uma coisa mais profissional.

Valeu pelas dicas, depois posto o resultado aqui.

Tópico do carro

Imagem

EvsonSabino
Organizador
Organizador

por EvsonSabino » 15 Ago 2014, 17:03

Ramon Neves escreveu:Meu caro a medição não é feita em volts e sim em resistência ou Ohms, se medir em volts sempre dará 0v

Ramon neves, desculpe a demora para responder... mas o meu sensor não ta funcionando nem a pau, ja testei potencial, resistencia, corrente, pode ter a possibilidade de o problema ser no conversor de sinal do velocimetro?

Tópico do carro

Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 16 Ago 2014, 07:20

Sim essa possibilidade existe, veja se consegue um de outro vectra para testar antes de comprar...
Imagem

EvsonSabino
Organizador
Organizador

por EvsonSabino » 27 Set 2014, 23:56

Bom, aconteceu o que eu não queria, comprei um sensor novo, consegui soldar um conector de chicote e instalei o sensor novo, e ..... NADA! então fui em um eletricista, ele disse que o rele laranja está bom também, que é algum problema elétrico, entretanto não aceitei o serviço por conta do valor que ele queria cobrar, então eu gostaria de saber se alguem tem um diagrama ou sabe para onde vai cada fio que sai do rele laranja, dois deles eu sei que vão para o sensor, entretanto tem mais 4 fios que não sei para onde vão, são eles um marrom, dois pretos e um verde, porque sabendo onde terminal esses fios, posso testar a continuidade deles no multimetro.

Tópico do carro

Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 28 Set 2014, 20:54

Meu caro vc já testou o motor do ponteiro??
Imagem

EvsonSabino
Organizador
Organizador

por EvsonSabino » 16 Fev 2015, 23:45

Só passando aqui pra avisar que foi resolvido e vcs não vão acreditar qual era o problema. UM FUSÍVEL!!!! algum mecânico precisou testar algum outro carro e tirou um fusível do meu carro!!! e justamente é o fusível que passa a energia para o rele do velocímetro, e como não diz nada no manual sobre isto, só descobri porque corri atrás do diagrama elétrico, o fusível é o mesmo do Cambio automático E/ou freios ABS no caso de o carro vier equipado com tais opcionais, então, já é mais uma coisa a checar caso tenha tal problema!

Tópico do carro

Imagem

linnikerhfs147
Member
Member
Nome Completo: Linniker H. Figueiredo Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

Re: [RESOLVIDO] Recontrução do chicote do sensor de velocida

por linnikerhfs147 » 21 Jan 2016, 09:48

Bacana que tenha sido só um RELE em rs

Agora eu estou com este problema em um carro que estou pretendendo comprar.
Um Vectra GL 96/97. Este carro ficou parado, guardado em garagem por quase dois anos; Segundo o proprietário estava funcionando normal até encostar o carro. A pouco tempo quando foi funcionar o carro, apenas encaminhou o carro ate uma oficina pra trocar oleo, filtros, correias, embreagem e revisão de freios; E nem tinha reparado no velocimetro. Quando fui andar no carro percebi que ele fica apenas pulando bem baixinho, mas ando no carro e ele nao sobe velocidade. Só de girar a chave sem ligar o motor, ele fica pulando bem pouco.
ALGUEM FAZ IDEIA DO QUE PODE SER ?
Linniker Figueiredo :: Interior de MG
LOADING... Vectra GL 97

Rafael Rawboy
Member
Member
Nome Completo: Rafael Santos de Souza
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1996

por Rafael Rawboy » 08 Mar 2016, 13:01

Boa Tarde !

O meu (Vectra GL 2000) está com falhas quando andando, passo em alguma ondulação (que nas nossas ruas tem sempre), o marcador no painel cai e volta a marcar corretamente em fração de segundos. Mexendo no fio do sensor na roda, e com um multímetro, percebi que ali é o problema.
Amanhã vou trocar o fio, tipo cortando e colocando um fio de cabo de energia de um PC (o que aparentemente é bem parecido com o das fotos postadas neste). Se der certo, posto o resultado.

Abraços.
Rawboy Vectra GL 2000 2.2

Rafael Rawboy
Member
Member
Nome Completo: Rafael Santos de Souza
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1996

por Rafael Rawboy » 12 Mar 2016, 11:54

Rafael Rawboy escreveu:Fuente del Mensaje Boa Tarde !

O meu (Vectra GL 2000) está com falhas quando andando, passo em alguma ondulação (que nas nossas ruas tem sempre), o marcador no painel cai e volta a marcar corretamente em fração de segundos. Mexendo no fio do sensor na roda, e com um multímetro, percebi que ali é o problema.
Amanhã vou trocar o fio, tipo cortando e colocando um fio de cabo de energia de um PC (o que aparentemente é bem parecido com o das fotos postadas neste). Se der certo, posto o resultado.

Abraços.

Resolvido, ficou perfeito. Abraços.
Rawboy Vectra GL 2000 2.2

13 mensagens   •   Página 1 de 1