O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BSocorro!! Vectra falhando.

16 mensagens   •   Página 1 de 1
glins
Member
Member
Nome Completo: GABRIEL VITAL LINS FILHO
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Socorro!! Vectra falhando.

por glins » 13 Jul 2014, 20:08

Boa noite a todos. Venho acompanhando o clube desde o ano passado. Resolvi muitos problemas do meu vecão 1997 CD e conheci muito mais sobre mecânica e especificamente sobre o carro. Porém esse ano ele resolveu me dar um pouco de trabalho.
Como não conhecia muito sobre mecânica, nunca me preocupei em utilizar um bom aditivo no sistema de arrefecimento (colocava água). Resultado: água no óleo. Em fevereiro fiz toda a parte de cima do motor. A partir daí começaram os problemas. O carro vem apresentando um defeito chato, já trocamos várias peças e ele ainda persiste. Assim recorro aos mais experientes para que me deem uma luz. Amo meu vectra, mas confesso que depois de 5 meses estou ficando cansado de mexer mexer e não ver resultado. :13:

Seguinte: quando passo uns dois dias sem ligá-lo, dou a primeira partida e ele simplesmente estanca (interrompe o processo, as luzes do painel se apagam). Daí eu volto a chave e religo. As vezes ele demora um pouco para pegar. Porém, o mais chato não é isso. Numa subida, onde se exige mais do motor, ou em retomadas, ou quando se pisa mais fundo rapidamente, ele dá pequenas falhadas. Até de quinta marcha ele faz isso. O carro tá andando bem, só abasteço com gasolina aditivada, comigo faz 13,5km na cidade.

Já troquei:
-velas
-cabos de velas
-filtro comb
-pré-filtro da bomba
-bomba de combustível
-sensor de rotação

Vi algumas coisas na internet que poderiam ser:
-sensor map
-válvula egr
-sensor do corpo de borboleta
-mangueiras que vão no corpo de borboleta.

O que me dizem? :9:
Abraço!
Gabriel Lins.

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Socorro!! Vectra falhando.

por Adriano cruz » 13 Jul 2014, 21:43

Fizesse limpeza de bico ?

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Ramon Neves » 13 Jul 2014, 21:48

Quando ele apresenta essas falhadas a luz da injeção acende??
Imagem

glins
Member
Member

por glins » 13 Jul 2014, 22:24

Ramon Neves escreveu:Quando ele apresenta essas falhadas a luz da injeção acende??

Isso é o que mais me "encuca" porque a luz da injeção não acende... São pequenas falhas nesses momentos. Por exemplo estou de 5 marcha a 70km. Se eu piso mais fundo rapidamente em vez dele ir ganhando velocidade aos poucos ele dá pequenas falhas, como soluços e depois para.
Isso acontece também em subidas onde se reduz para 4 marcha por exemplo. Durante a subida, no momento que se exige mais ele dá esses soluços, mas depois anda bem. Não chega a perder força...

glins
Member
Member

por glins » 13 Jul 2014, 22:27

glins escreveu:
Ramon Neves escreveu:Quando ele apresenta essas falhadas a luz da injeção acende??

Isso é o que mais me "encuca" porque a luz da injeção não acende... São pequenas falhas nesses momentos. Por exemplo estou de 5 marcha a 70km. Se eu piso mais fundo rapidamente em vez dele ir ganhando velocidade aos poucos ele dá pequenas falhas, como soluços e depois para.
Isso acontece também em subidas onde se reduz para 4 marcha por exemplo. Durante a subida, no momento que se exige mais ele dá esses soluços, mas depois anda bem. Não chega a perder força...

Outra coisa: correias e tensores foram trocados e o outro mecânico revisou o ponto. Tudo ok... Vi na internet alguns apresentarem problema parecido e acusarem o carro fora de ponto..

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.

por Ramon Neves » 13 Jul 2014, 23:01

Na minha opinião está parecendo ser bobina ou EGR, já tive problema com os dois no meu carro, a EGR eu tive que trocar a menos de 1 mês atrás e a bobina foi no meu Fiesta há uns 6 meses atrás e todos os dois carros apresentavam o mesmo sintoma, porém no meu VCD o problema era muito pior, com o carro morrendo na rua, onde eu moro é uma subida e ele cansou de morrer subindo, então eu aposto que seja ou a bobina ou a EGR... Outra coisa, meu carro quando veio da porcaria de mecânico que fez o motor do meu VCD ele veio quase 2 dentes fora do ponto e mesmo assim ele andava normalmente só que ele estava muito fraco, porém não apresentava falhas na aceleração...
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 14 Jul 2014, 09:22

primeiro de tudo, este problema de ligar as vezes ou não pode ser o comutador e deve ser trocado porque ele deixa a pé e não compre paralelo, original ou Arteb.

Voce já observou se não está faltando um pouquinho de agua? Este sintomas de falhar na retomada pode ser junta queimada e passando agua para as camaras. Sim, já observei que voce fez o cabeçote. Mas e ai ele não subiu mais a temperaturta? Será que não queimou de novo?

Bem, se não está passando agua, pode ser bobina ou sensor de rotação. Mas eu aposto na agua sendo pulvirizada em uma câmara.
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais

por JoãodoValle » 14 Jul 2014, 11:02

Regulador de pressão?

glins
Member
Member

por glins » 14 Jul 2014, 14:23

Almeidão escreveu:primeiro de tudo, este problema de ligar as vezes ou não pode ser o comutador e deve ser trocado porque ele deixa a pé e não compre paralelo, original ou Arteb.

Voce já observou se não está faltando um pouquinho de agua? Este sintomas de falhar na retomada pode ser junta queimada e passando agua para as camaras. Sim, já observei que voce fez o cabeçote. Mas e ai ele não subiu mais a temperaturta? Será que não queimou de novo?

Bem, se não está passando agua, pode ser bobina ou sensor de rotação. Mas eu aposto na agua sendo pulverizada em uma câmara.

Vou verificar o comutador mesmo. Ele acende as luzes do painel todas as vezes, mas em algumas, principalmente quando fica algum tempo parado, ele até dá partida, mas apaga e preciso voltar a chave e dar partida novamente.

Ontem aproveitei para dar uma olhada melhor. Verifiquei que:

-tenho um problema no radiador. Pequeno merejamento na lateral dele. Mas o fluido tem baixado consideravelmente...Agora não sei dizer se ele é o único responsável por toda essa baixa...Só tive problema com aquecimento uma única vez quando furou o selo do bloco e ele ferveu. Depois que fiz a parte de cima sempre fica em 80ºC. Agora observei que a temperatura se eleva muito mais rapidamente do que antes. Estou pensando em levar para desmontar e ver se o serviço realizado foi bem feito... Me disseram também pra verificar a compressão de cada cilindro antes...

-Desmontei a tampa de válvulas pra ver se tinha alguma gosma branca, (comum nesses casos), mas nada...O óleo tb não está "café com leite". Troquei a 3 meses (está com 5000km). Como posso saber se tem água correndo para o óleo?

-verifiquei que foi adaptada a bobina do palio fire... Isso mesmo... Mas desde de antes...

Então acho que os próximos passos são:

1. trocar a bobina
2. trocar radiador e consequentemente fluido
3. verificar o cabeçote e ver o que foi realizado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 14 Jul 2014, 16:11

glins escreveu:
Almeidão escreveu:primeiro de tudo, este problema de ligar as vezes ou não pode ser o comutador e deve ser trocado porque ele deixa a pé e não compre paralelo, original ou Arteb.

Bem, se não está passando agua, pode ser bobina ou sensor de rotação. Mas eu aposto na agua sendo pulverizada em uma câmara.

Vou verificar o comutador mesmo. Ele acende as luzes do painel todas as vezes, mas em algumas, principalmente quando fica algum tempo parado, ele até dá partida, mas apaga e preciso voltar a chave e dar partida novamente.

-tenho um problema no radiador. Pequeno merejamento na lateral dele. Mas o fluido tem baixado consideravelmente...Agora não sei dizer se ele é o único responsável por toda essa baixa...Só tive problema com aquecimento uma única vez quando furou o selo do bloco e ele ferveu. Depois que fiz a parte de cima sempre fica em 80ºC. Agora observei que a temperatura se eleva muito mais rapidamente do que antes. Estou pensando em levar para desmontar e ver se o serviço realizado foi bem feito... Me disseram também pra verificar a compressão de cada cilindro antes...

-Desmontei a tampa de válvulas pra ver se tinha alguma gosma branca, (comum nesses casos), mas nada...O óleo tb não está "café com leite". Troquei a 3 meses (está com 5000km). Como posso saber se tem água correndo para o óleo?

-verifiquei que foi adaptada a bobina do palio fire... Isso mesmo... Mas desde de antes...

1. trocar a bobina

Entenda uma coisa, existem 3 possibilidade de queima de junta.
01 - queima onde passa agua para câmara de combustão, neste caso não vai para o òleo e o carro fica falhando
principamente nas retomadas.
02 - Queima onde passa o óleo, neste caso mistura agua com o óleo
03 - Queima os dois lados, ai vai agua par o óleo e para a câmara também

Agora fica muito difícil acertar algo se seu carro tem muita coisa que não é dele ou que não esteja perfeito. Primeiro acertar radiador, colocar o cebolão correto dele que é o MTE760, colocar uma trermostática MTE 211-82, acertar a bobina e somente depois se continuar o problema voce deve abrir o cabeçote e conferir ele.

Já te adianto, se voce abri o cabeçote dele, levar em uma retifica, trocar retetores usinar as sedes se tiver que trocar vávulas voce deve trocar e de jeito nenhum plainar ele. Voce só tem a ganhar em funcionamento e consumo em geral.
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member

por Adriano cruz » 14 Jul 2014, 18:43

Bobina de palio ???

glins
Member
Member

por glins » 14 Jul 2014, 20:32

Adriano cruz escreveu:Bobina de palio ???

Pois é..... do palio fire 1.8. Descobri nesse fim de semana.
Agora é ir eliminando item a item até resolver o problema.

glins
Member
Member

por glins » 14 Jul 2014, 20:54

Almeidão escreveu:
glins escreveu:

1. trocar a bobina

Entenda uma coisa, existem 3 possibilidade de queima de junta.
01 - queima onde passa agua para câmara de combustão, neste caso não vai para o òleo e o carro fica falhando
principamente nas retomadas.
02 - Queima onde passa o óleo, neste caso mistura agua com o óleo
03 - Queima os dois lados, ai vai agua par o óleo e para a câmara também

Agora fica muito difícil acertar algo se seu carro tem muita coisa que não é dele ou que não esteja perfeito. Primeiro acertar radiador, colocar o cebolão correto dele que é o MTE760, colocar uma trermostática MTE 211-82, acertar a bobina e somente depois se continuar o problema voce deve abrir o cabeçote e conferir ele.

Já te adianto, se voce abri o cabeçote dele, levar em uma retifica, trocar retetores usinar as sedes se tiver que trocar vávulas voce deve trocar e de jeito nenhum plainar ele. Voce só tem a ganhar em funcionamento e consumo em geral.

Beleza. Valeu pelas dicas. Em breve posto notícias.
Agora uma pergunta: é fácil verificar se o serviço de cabeçote foi bem feito?

Adriano cruz
GLS member
GLS member

por Adriano cruz » 15 Jul 2014, 08:35

É fácil pra uma retífica.

AdrianoS
GL Member
GL Member
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V

por AdrianoS » 18 Ago 2014, 04:16

Olá pessoal,

sobre a questão da EGR poder ocasionar falhas no funcionamento do motor, meu Vectra 2.2 8v padece desse problema, e mecânicos me indicaram isolar a válvula. Alguém do clube já efetuou esse procedimento? É confiável isolar a válvula? Pois pelo que entendi ela só serve mesmo para controle de emissões de poluentes e não afeta o funcionamento do motor, salvo se ela estiver com problemas, procede isso?
Já troquei velas, cabos de velas, bomba de combustível, filtro de combustível, limpeza de bicos, limpeza de tbi, filtro de ar, correias e nada de resolver.
Isolar a EGR pode ocasionar problemas maiores do que as falhas que já se encontram?
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Andersonss
GLS member
GLS member
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V

por Andersonss » 18 Ago 2014, 20:47

Cara no meu eu imaginei 1 milhão de coisas e era o simples filtro de combustivel já que vc ja trocou esse filtro, faz uma limpeza de TBI caso já não tenha feito, limpeza de bicos tbm :88:

16 mensagens   •   Página 1 de 1