por Ives »
03 Ago 2014, 07:56
pra testar vc vai precisar de um multimetro.....se nao tiver multimetro, uma lampada 12V serve....poderia ser ate a lampada pingo do farol de estacionamento, ou alguma de pisca, etc.....
se tiver multimetro, retire o relé, use dois pedaços de fio e aplique o positivo da bateria no pino 85, e o negativo no pino 86....vc deve escutar um "clic", que é o atracamento mecanico do relé.....mas soh ele atracar, nao indica que esta bom, apenas que sua bobina esta ok...... com multimetro na mao, coloque na escala de medição de resistencia, e enquanto aplica positivo no 85 e negativo no 86, meça a resistencia dos pinos 30 para o 87 (deve dar zero), retire a alimentação da bobina no 85 e 86, e meça do 30 para o 87a (deve dar zero).....o pino 30 é o comum, o 87a é o normalmente fechado, e o 87 é o normalmente aberto....ou seja, sem alimentação passa do 30 pro 87a, mas nao passa do 30 pro 87.....e quando tem alimentação na bobina, passa do 30 para o 87, mas corta do 30 pro 87a
se nao tiver multimetro, fica um pouco mais chato, mas possivel testar com lampada....ligue o positivo da bateria no 30, e com uma lampada, ligue uma perna dela no 87 e a outra perna no negativa....quando liga a bobina no 85 e 86, a lampada deve se acender.......repita o teste para o pino 87a, retirando alimentação da bobina e veja se acende......
