A lenda dos motores 16V não serem bons começou por conta do VW Gol 16V. O problema é que o brasileiro nunca teve uma cultura de respeitar o que está descrito no manual sobre duas coisas importantes: Lubrificantes e sistema de arrefecimento (se bem que essa parte do sistema de arrefecimento até no manual é obscura).
A maioria das pessoas que sairam de fuscas, brasilias e outros carros mais simples nesses quesitos, manteve os hábitos de utilizarem lubrificantes baratos.
Os motores 16V são mais sensíveis sim, pois trabalham em maior temperatura, necessitam então de um bom óleo lubrificante e principalmente um bom aditivo. Os dois sistemas trabalham juntos, se um falhar, sobrecarrega o outro.
Abaixo um exemplo tenebroso do que pode ocorrer nesse caso:
Então, independente de ser 8V ou 16V é necessário extremo cuidado com esses dois sistemas. O problema é que o custo do reparo do 16V é maior. Mas se cuidar bem, o prazer de dirigir um, também é maior.
Em casa, temos um C3 1.6 16V, um TR4 2.0 16V, e um VCD 16V... Feliz da vida
Meu primeiro vectra foi um 2.2 8V.. Feliz da vida também
Forte aqraço!!!!!!!!!!1