O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BCaixa do radiador estourou em meu rosto!!!!

20 mensagens   •   Página 1 de 1
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Caixa do radiador estourou em meu rosto!!!!

por marcusbatera1 » 20 Jul 2014, 17:13

Meus amigos boa tarde, já estou sofrendo com meu vectra maia ou menos 1 semana e dessa vez CPM queimaduras de 2° grau no rosto, resolvido problema do esticador do alternador, surgiu outro a caixa do alternador estourou em meu rosto me queimando, depois de colocado esticador deixei o carro trabalhando e logo escutei um barulho um zunido e fui procurar o q era, vinha de próximo do radiador quando pus o rosto ****buuummmmm**** a CX do radiador estourou, alguem sabe o q pode ter acontecido? Em seguida eu pus agua no carro e ela saiu apos o radiador, parecendo q o radiador não esta entupido.... Alguem sabe o q pode ter acontecido????

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Caixa do radiador estourou em meu rosto!!!!

por Ramon Neves » 20 Jul 2014, 19:29

Marcus me perdoe e terá pessoas que vão discordar, mas se isso acontecesse comigo eu iria querer sumir com o carro da minha frente...
Mas a respeito do problema, isso já aconteceu comigo, porém quando estourou eu estava dentro do carro, eu tinha acabado de vir com o carro do mecânico com o motor feito, e foi ligar o carro para dar uma checada no serviço que foi feito, porém quando fui olhar o painel o ponteiro de temperatura já estava nos 100ºC e antes de eu sair do carro para ir ver o que estava acontecendo o radiador estourou, minha esposa que estava a uns 3 metros da frente do carro saiu correndo pensando que ia pegar fogo em tudo, depois do carro frio fui ver o que tinha acontecido e vi que a mangueira inferior do radiador tinha soltado, uma bela cagada do mecânico que poderia resultar num acidente como resultou o seu, mas enfim, quando fui colocar ela de volta vi que a abraçadeira estava muito frouxa e vazando não permitindo que o sistema pegasse a pressão necessária para o trabalho e foi assim até a hora que ela não aguentou a pressão e soltou, depois que eu prendi bem a mangueira nunca mais aconteceu...

Desejo melhoras pra você cara!!
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 20 Jul 2014, 20:01

Se o radiador não está entupido então voce viu que ele não estourou e sim uma mangueira ou algo assim.

Entenda, um radiador dificilmente entope 100% no carro, antes disto o motor vai abrir o bico. Então, se o radiador entupir 15%, o carro já vai sofrer com alta temperatura. O radiador ao contrario de quem muitos pensam, cabe pouquissima agua e se entupir 15%, basta andar pouco tempo com um aditivo ruim ou um pouco mais de tempo sem nenhuma aditivo, onde a agua passa para refrigerar, não cabe 300 ML, ou seja fácil demais entupir.
Se o Vectra estiver com temperatura acima de 83º nas estradas, é possivel que tenha algo errado ou na termostáticca ou radiador, 90% radiador e 10% termostática.

REGRA GERAL ANTES DE ABRIR O CAPÔ.

1 - motor fazendo ruido, deligue ele antes de abrir o capô, volte a ligar lo e não se aproxime nunca com o rosto nas
correias. Se quebrar o acidente é feio.
2 - temperatura alta, desligue o carro e não abra o capô até ela baixar, se o problema foi a ventoinha que não armou e
tiver magueria de agua por perto, jogue agua no radiador, somente no radiador pela frente, sem abrir o capô, ligue
o carro outra vez e continue jogando e observando se a temperatura vai baixar, se não baixar, desligue outra vez e
espere esfriar para checar.

3 - SE PEGAR FOGO NO MOTOR, Não abra, deixe queimar porque ao abrir aumenta a quantidade de oxigenio e aumenta
o fogo. Neste caso, só a prevenção e nunca deixe para descobrir depois qualquer cheiro de gasolina que possa
aparecer ali.

Deus ajuda bastante, mas nem por isto ficmaos ilesos e nem somos imortais.
Imagem

marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por marcusbatera1 » 20 Jul 2014, 21:41

Ramon Neves escreveu:Marcus me perdoe e terá pessoas que vão discordar, mas se isso acontecesse comigo eu iria querer sumir com o carro da minha frente...
Mas a respeito do problema, isso já aconteceu comigo, porém quando estourou eu estava dentro do carro, eu tinha acabado de vir com o carro do mecânico com o motor feito, e foi ligar o carro para dar uma checada no serviço que foi feito, porém quando fui olhar o painel o ponteiro de temperatura já estava nos 100ºC e antes de eu sair do carro para ir ver o que estava acontecendo o radiador estourou, minha esposa que estava a uns 3 metros da frente do carro saiu correndo pensando que ia pegar fogo em tudo, depois do carro frio fui ver o que tinha acontecido e vi que a mangueira inferior do radiador tinha soltado, uma bela cagada do mecânico que poderia resultar num acidente como resultou o seu, mas enfim, quando fui colocar ela de volta vi que a abraçadeira estava muito frouxa e vazando não permitindo que o sistema pegasse a pressão necessária para o trabalho e foi assim até a hora que ela não aguentou a pressão e soltou, depois que eu prendi bem a mangueira nunca mais aconteceu...

Pow da vontade sim, pois já tem 1 mês q o carro vem dando um problema atras do outro, mas to tentando, o q estourou foi a caixa do radiador do lado esquerdo e quebrou jogando agua pra cima, amanha vo retirar ele e colocar outra caixa e verificar se ele esta entupido, o q eu acho dificil, e dar uma olhada na VT, acho e ela esta travada fechada...

marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por marcusbatera1 » 20 Jul 2014, 21:56

Almeidão escreveu:Se o radiador não está entupido então voce viu que ele não estourou e sim uma mangueira ou algo assim.

Entenda, um radiador dificilmente entope 100% no carro, antes disto o motor vai abrir o bico. Então, se o radiador entupir 15%, o carro já vai sofrer com alta temperatura. O radiador ao contrario de quem muitos pensam, cabe pouquissima agua e se entupir 15%, basta andar pouco tempo com um aditivo ruim ou um pouco mais de tempo sem nenhuma aditivo, onde a agua passa para refrigerar, não cabe 300 ML, ou seja fácil demais entupir.
Se o Vectra estiver com temperatura acima de 83º nas estradas, é possivel que tenha algo errado ou na termostáticca ou radiador, 90% radiador e 10% termostática.

REGRA GERAL ANTES DE ABRIR O CAPÔ.

1 - motor fazendo ruido, deligue ele antes de abrir o capô, volte a ligar lo e não se aproxime nunca com o rosto nas
correias. Se quebrar o acidente é feio.
2 - temperatura alta, desligue o carro e não abra o capô até ela baixar, se o problema foi a ventoinha que não armou e
tiver magueria de agua por perto, jogue agua no radiador, somente no radiador pela frente, sem abrir o capô, ligue
o carro outra vez e continue jogando e observando se a temperatura vai baixar, se não baixar, desligue outra vez e
espere esfriar para checar.

3 - SE PEGAR FOGO NO MOTOR, Não abra, deixe queimar porque ao abrir aumenta a quantidade de oxigenio e aumenta
o fogo. Neste caso, só a prevenção e nunca deixe para descobrir depois qualquer cheiro de gasolina que possa
aparecer ali.

Deus ajuda bastante, mas nem por isto ficmaos ilesos e nem somos imortais.

Então mestre almeidão meu carro na estrada fica em 80°, e hj quando o acontecido deixei ele funcionando pois tinha colocado o esticador da correia pollyv então deixei ligado pra verificar, vi q a ventoinha armou uma vez e desarmou normal, e a temperatura do carro normal. Notei umas coisas estranhas...

1° começou a sair uma fumaça pela vareta de óleo, e depois escutei um barulho como se estivesse algo borbulhando fervendo dentro da vareta, puxei a vareta e o óleo mt fino, sem viscosidade parecendo estar misturando com água, depois parou e ficou normal.

2° apos isso td ele ficou funcionando ate eu escutar um zunido como de pressão alta MSM ai pus o rosto pra ver de onde era e estourou a caixa do radiador,..

Pra ter acessso ao esticador eu tive q tirar o calço do motor, não sei se esbarrei e tirei alguma mangueira mas fiz com mt cuidado pra isso não acontecer, coloquei a correia com td cuidado e verifiquei se todas as correias estavam girando certo e TDs estavam certinhas sem fazer algum barulho anormal. Já to ate ficando triste pois as peças desse carro sao mt caras geral mete a mão, é osso o carro é top mas assim fica dificil... Assim aconteceu Almeidao nessa ordem dos fatores espero ser a VT, pois ate antes de parar o carro SMP andou com a temperatura certinha e ficou para do com td isso funcionando...

marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por marcusbatera1 » 20 Jul 2014, 21:59

Correção,

Correias não, polias e esticadores...

Obg pelas dicas de como proceder nesses casos de cinistros e panes, certeza de eu ter aprendido e nunca mais repetir....

Obg

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Ramon Neves » 20 Jul 2014, 22:04

marcusbatera1 escreveu:
Ramon Neves escreveu:Marcus me perdoe e terá pessoas que vão discordar, mas se isso acontecesse comigo eu iria querer sumir com o carro da minha frente...

Pow da vontade sim, pois já tem 1 mês q o carro vem dando um problema atras do outro, mas to tentando, o q estourou foi a caixa do radiador do lado esquerdo e quebrou jogando agua pra cima, amanha vo retirar ele e colocar outra caixa e verificar se ele esta entupido, o q eu acho dificil, e dar uma olhada na VT, acho e ela esta travada fechada...

Bom, pelo que esse motor já esquenta e ainda uso GNV que esquenta mais ainda eu não uso termostatica e ainda não corro esse risco dela travar fechada...
Imagem

marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por marcusbatera1 » 20 Jul 2014, 22:13

Amanha vo verificar ela e ver se ela ainda tem miolo,mãe tiver eu vo arrancar....

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 21 Jul 2014, 09:36

marcusbatera1 escreveu:Amanha vo verificar ela e ver se ela ainda tem miolo,mãe tiver eu vo arrancar....

Não elimina não amigo, compre um refil MTE 211-82º, não compre diferente e marque para trocar ela em 2 anos e junto trocar o aditivo. O refil não é caro e dentro de 2 anos não trava nunca, com certeza pode durar até 20 anos, mas o correto e trocar a cada 2 ou 3 anos no máximo.

Sobre o radiador, faça o correto, jogue ele fora e coloque outro e novo, esta peça não funciona se for de desmanche porque ao parar o aluminio vai se deteriorar. Se voce trocar a caixa dele não vai ficar bom, não tem santo que dá jeito nisto quando estoura e ficará mais caro que um novo e ao comprar outro, pode ser marca Visconde ou outra marca, porem não pode ser de tubo, tem de ser de palheta como o seu é, ou pelo menos deve ser. Radiador não tem conserto, tentam mas não tem.

Não acredito que voce tenha dado uma pancanda nele ao trocar a correia, foi coincidencia mesmo ele ter rebentado. Uma coisa é certa, ele dura menos se houver alto aquecimento.

Sds
Imagem

marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por marcusbatera1 » 21 Jul 2014, 15:41

Meu radiador nunca deu problema o carro SMP andou com a temperatura certa, nem sinal de entupimento estranho acontecer isso preciso saber o real. Motivo pois ao por um outro bem certo q possa acontecer a MSM coisa....

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 21 Jul 2014, 17:02

marcusbatera1 escreveu:Meu radiador nunca deu problema o carro SMP andou com a temperatura certa, nem sinal de entupimento estranho acontecer isso preciso saber o real. Motivo pois ao por um outro bem certo q possa acontecer a MSM coisa....

Se a temperatura era realmente certa, então estragou de velho mesmo. Um radiador tem como prolongar a vida útil dele por um largo tempo, nunca para sempre. Por isto que digo que não deves trocar a caixa, nunca se sabe como está o resto apesar que ao trocar com certeza não vedará mesmo, nem usando o melhor dos vedadores.
Imagem

marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por marcusbatera1 » 22 Jul 2014, 00:36

Entendi, sera q não se corre o risco de eu por um outro radiador e acontecer a MSM coisa, sei lá, bomba d`agua, cabeçote, ventoinha algo disso com problema???? Estou preocupado.....

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 22 Jul 2014, 13:23

marcusbatera1 escreveu:Entendi, sera q não se corre o risco de eu por um outro radiador e acontecer a MSM coisa, sei lá, bomba d`agua, cabeçote, ventoinha algo disso com problema???? Estou preocupado.....

Quanto a isto, voce pode ficar tranquilo porque a bomba dágua quase não tem força para isto, dá uma olhada neste filme que eu fiz e verás que eu tapo a saida da agua com a mão enquanto estou acelerando. E mais, a mesma quantidade que ela empurra, ela suga ou seja entra de um lado empurrando e do outro sugando e assim tira qualquer possibilidade de exploir mesmo se ela tivesse força para isto.

Bem, independente disto voce vai ter que colocar um radiador, ou colocar um motor boxer refrigerado a ar kakakkaka

Brincadeiras a parte, veja o video abaixo. Eu mesmo o fiz.

viewtopic.php?f=49&p=31527#p31527
Imagem

marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por marcusbatera1 » 24 Jul 2014, 19:54

Então amigos, repus outro radiador e o carro aqueceu, MSM coisa so q agora não estourou pois eu dealiguei o carro antes e reparei q agua havia sumido estranho... To na dúvida de ainda ser ar no sitema ou estar passando agua para o cabeçote mt estranho, eu puxo a vareta de óleo e ele vem mt fino escorregando igual água mas com cor de óleo não ta marrom e pela quantidade de água q parece ter sumido e pelo tempo q ja esta assim ja era pra ter só agua em todo bloco do motor, mt estranho, se alguém puder me ajudar ficaria agradecido... :2: :2: :61: :62:

marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por marcusbatera1 » 25 Jul 2014, 07:47

marcusbatera1 escreveu:Então amigos, repus outro radiador e o carro aqueceu, MSM coisa so q agora não estourou pois eu dealiguei o carro antes e reparei q agua havia sumido estranho... To na dúvida de ainda ser ar no sitema ou estar passando agua para o cabeçote mt estranho, eu puxo a vareta de óleo e ele vem mt fino escorregando igual água mas com cor de óleo não ta marrom e pela quantidade de água q parece ter sumido e pelo tempo q ja esta assim ja era pra ter só agua em todo bloco do motor, mt estranho, se alguém puder me ajudar ficaria agradecido... :2: :2: :61: :62:

uma observação ao colocar o novo radiador fiquei um bom tempo trocando a agua dele e retirar o ar do sistema e o carro parado nao esquentou foi eu começar a andar pra temperatura, subir subir subir.... adoro esse carro mas ja to ficando chateado pela complexidade q ele tem apresentado e pelos seguidos problemas apresentados, de injeção eletrônica, motor, suspensão, arrefecimento, ja to ate virando meXânico ....

:76:

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 25 Jul 2014, 09:27

marcusbatera1 escreveu:Então amigos, repus outro radiador e o carro aqueceu, MSM coisa so q agora não estourou pois eu dealiguei o carro antes e reparei q agua havia sumido estranho... To na dúvida de ainda ser ar no sitema ou estar passando agua para o cabeçote mt estranho, eu puxo a vareta de óleo e ele vem mt fino escorregando igual água mas com cor de óleo não ta marrom e pela quantidade de água q parece ter sumido e pelo tempo q ja esta assim ja era pra ter só agua em todo bloco do motor, mt estranho, se alguém puder me ajudar ficaria agradecido... :2: :2: :61: :62:

Não é bem assim não!

O meu VCD não tinha indícios de água passando para o óleo, mas quando desmontou o cabeçote, naquela mangueira de respiro do óleo tinha um pote de margarina lá!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por marcusbatera1 » 25 Jul 2014, 15:51

entendi... pelo jeito vo ter q abrir esse cabeçote e ver o q ta rolando... o problema / solucão é que abrindo é retifica na certa...

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 25 Jul 2014, 16:18

marcusbatera1 escreveu:entendi... pelo jeito vo ter q abrir esse cabeçote e ver o q ta rolando... o problema / solucão é que abrindo é retifica na certa...

Mas a retífica não vai sair tão caro assim! :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por marcusbatera1 » 30 Jul 2014, 07:30

percebi que existe um vazamento bem na parte da valvula termostaica, mas nao deu pra perceber se é pela valvula termostatica ou por cima CABEÇOTE ou outra coisa, mas esta estranho.... vo tentar desmontar a tampa da correia dentada pra ter acesso e ver de onde é esse vazamento....

marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por marcusbatera1 » 30 Ago 2014, 06:35

e outro vazamento bem significante na mangueira do radiador que vai pro motor....

20 mensagens   •   Página 1 de 1