Quando comprei o carro, o couro estava bem sujo, e por conta de uma limpeza e hidratação que mandei fazer quando comprei o carro, as coisas ficaram piores ainda... Logo depois o volante despelou...
De uns meses pra cá, notei também que aparecem rachaduras no couro cinza perfurado dos assentos.
Levei o carro na courotec em Santo André, tendo em vista que são assistência técnica recaro e trabalham somente com couro natural e de qualidade.
Um conhecido meu fez os bancos lá e ficaram espetaculares...
A ideia era trocar somente as partes que estavam ruins (assentos dianteiros e volante).
Lá na courotec, o Marcos (dono da loja e especialista no assunto), me disse que não existe mais no mercado o couro no padrão do challenge (chamado de perfurado elite).
Existir até existe, mas numa cor totalmente diferente dos meus, e trocar o pedaço que esta ruim iria deixar o carro todo colorido por dentro, horrível.
O Marcos fez uma analise minuciosa do carro todo, e me mostrou que toda a forração do carro já esta comprometida, com alto grau de ressecamento e microfissuras que em breve tomarão maiores proporções, principalmente nas laterais de portas, que provavelmente tomaram muito sol e acabaram ressecando.
A solução é só uma: troca de todo o couro.
Ok, ok... O carro tem 13 anos de vida, e desses, apenas 2 são meus, o dono anterior levava na CCS pra cuidar da mecanica, mas não dava a atenção que eu dou aos detalhes... e como nada dura a vida toda...
Meus problemas (que estão me deixando muito triste) são os seguintes:
1- Não acho em lugar algum o couro no padrão do challenge.
Além da courotec, já liguei em diversas tapeçarias (alemão e galvão foi uma delas) e ninguém tem esse couro, e quando consegue, diz que não presta, pois ele é muito fino e duro, durando pouco.
O original é fino e duro como dizem, talvez por isso já esteja assim!
2- Mudar o couro vai tirar o padrão original do carro, o que tanto prezo.
Todas as lojas que consultei, inclusive a courotec, me aconselharam a trocar a forração mantendo o padrão de cores (laterais pretas e centro cinza), mas ao invés do couro cinza perfurado no padrão elite (furos tipo losango), usar um cinza perfurado comum (furos redondos).
Vejam a diferença:
Esse é o couro tipo "elite" que vem nos challenge, mas na cor cinza claro (que não existe mais):

Esse é a opção que me deram (cinza furado normal):

Iai gente, o que vocês fariam?
Alguém recomenda alguma tapeçaria para eu consultar?
É tanta luta pra manter o carro original... Sempre fica faltando um detalhezinho...
Mecânica até vai lá, a gente adapta alguma coisa que não tem mais, mas a parte estética é fogo!
Por exemplo os faróis: sou obrigado a andar com um farol xuning porque a GM não tem mais o original fumê, e quando tem, pedem 3 mil reais + minha alma...
Recebi diversas propostas de compra do carro, mas sempre recusei...
Mas ando tão desanimado que to começando a pensar em pegar um carro menos "exclusivo" e mais simples de manter.
Só sei quando a gente quer vender, ninguém quer comprar...
Ai no fim vou acabar vendendo meu challenge por uma miséria, e ele inevitavelmente vai acabar parando na mão de algum vileiro que vai arregaçar com ele de uma vez...
Abs!