O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BLimalha no cárter

28 mensagens
  • 1
  • 2
chbsafe
Member
Member
Nome Completo: CARLOS HENRIQUE BONALDO
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Limalha no cárter

por chbsafe » 04 Ago 2014, 15:27

Limalha no Cárter - Motor barulhento.

Bom pessoal, acompanho o forum há algum tempo. Procurei por tópicos com problemas semelhantes mas não encontrei. Moderador, se houver algum tópico cobrindo o assunto por favor me redirecione.
Tenho por hobby mecânica de carros e motos, porém sou amador, gosto de mexer nos meu veículos por conta própria.

Meu Vectra 2.2 8V 2001 (170 mil km) estava com barulho de tucho e nada de melhorar após trocas de óleo com filtro dentro da especificação. Imaginava que o barulho era por causa de uma possível borra que entupira a peneira do pré-filtro do pescador, no entanto adiei a limpeza do sistema.

Estava trafegando na cidade, e após arrancar no sinal, a luz do óleo ascendeu e aquela barulheira dos tuchos aumentou muito. Parei o carro alguns metros a frente e reboquei o carro. Pensei "putz faltou óleo na parte de cima".

Em casa, suspendi o carro, esgotei o óleo (que estava no nível correto e rodara apenas 2500km), abri a tampa do cárter inferior e para minha surpresa a peneira do pescador não estava com borras, mas reparei que havia pequenas limalhas de metal (não testei com ímã se era ferroso) pareciam como pequenos pedaços finíssimos de papel alumínio. Em breve enviarei fotos. E no cárter tinha mais desse material e uma lasquinha de plástico com aprox. 3cm.

Minha dúvida para o pessoal:
1 - O que são esses materiais metálicos? Lascas de bronzinas?
2 - De onde vieram?
3 - Poderia esse material fechar a entrada quase que total no pescador?

Como eu irei realizar o serviço, não me preocupo com o tempo para reparar. Irei postar fotos na sequencia.

Vídeo do motor após o problema :62:
http://www.youtube.com/watch?v=32oy2zr5C30

Fotos:
https://drive.google.com/file/d/0B8mgAv0-JnyAM1I0UnRkb29LakE/edit?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B8mgAv0-JnyATng0OFU3bTExZ00/edit?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B8mgAv0-JnyAZDZrYTRKMUM0MWM/edit?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B8mgAv0-JnyAb3JpeHhQZDlrWGc/edit?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B8mgAv0-JnyAejFOb19FU2c0N0U/edit?usp=sharing

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Limalha no cárter

por JoãodoValle » 04 Ago 2014, 19:13

Parece com pedaços de bronzina, mas o carro esfumaçou azulado? As batidas vem do cabeçote mesmo?

Se vierem de cima mesmo de tuchos eu apostaria que sua bomba de oleo foi pro saco.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 04 Ago 2014, 19:21

É complicado isto e lhe falar o que seja, mas eu acho que pode ser problema na bomba de óleo e eu até diria que possa der na parte de sima o problema das limalhas, talvez por falta de lubrificação em algum momento tenha gastado os balancins e sorte se não gastou o comando. Ali estão realmente batendo os tuchos.

Com certeza, com 170 mil km possa ser que os tuchos não estejam bem.

Tudo isto é uma suposição, mas se voce conhece seu motor e sabe da procedencia dele, se fosse eu abriria o cabeçote e dava uma geral nele em tuchos, balancins, valvulas e retentor e como não sofreu temperatura, nem por pedido do Papa eu plainaria ele.

Por fim trocaria esta bomba de óleo. Bem, sei que se isto acontecer com o meu carro, com certeza será cabeçote o problema e até acho que com 170 mil é muito difícil ser bronzina ja que eu cuido do óleo e não deixo passar de 5 mil nunca.

Sds
Imagem

chbsafe
Member
Member

por chbsafe » 05 Ago 2014, 09:29

JoãodoValle escreveu:Parece com pedaços de bronzina, mas o carro esfumaçou azulado? As batidas vem do cabeçote mesmo?

Se vierem de cima mesmo de tuchos eu apostaria que sua bomba de oleo foi pro saco.

João, o carro não soltava fumaça nenhuma, e o barulho vinha apenas da parte de cima, dependendo da rotação o mesmo sessava. Barulho do tipo falhamento de tucho mesmo, hora cheio hora vazio.

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 05 Ago 2014, 09:54

Entendi eu ainda chuto que tua bomba de oleo fou pro vinagre, nao ta subindo oleo pro cabeçote, logo tuchos, escoras, balancins tudi deve ser verificado, eu no teu lugar nao funcionaria mais o motor, abra a capela e veja por cima o que conseguir avaliar

chbsafe
Member
Member

por chbsafe » 05 Ago 2014, 09:58

Almeidão escreveu:É complicado isto e lhe falar o que seja, mas eu acho que pode ser problema na bomba de óleo e eu até diria que possa der na parte de sima o problema das limalhas, talvez por falta de lubrificação em algum momento tenha gastado os balancins e sorte se não gastou o comando. Ali estão realmente batendo os tuchos.

Com certeza, com 170 mil km possa ser que os tuchos não estejam bem.

Tudo isto é uma suposição, mas se voce conhece seu motor e sabe da procedencia dele, se fosse eu abriria o cabeçote e dava uma geral nele em tuchos, balancins, valvulas e retentor e como não sofreu temperatura, nem por pedido do Papa eu plainaria ele.

Por fim trocaria esta bomba de óleo. Bem, sei que se isto acontecer com o meu carro, com certeza será cabeçote o problema e até acho que com 170 mil é muito difícil ser bronzina ja que eu cuido do óleo e não deixo passar de 5 mil nunca.

Sds

Almeidão, me corrija se estiver errado, se fosse limalha da bomba, não que ela esteja boa, mas os pedacinhos não iriam ficar presos no filtro? Imagino que esse material veio de cima, ou conjunto do virabrequim, sei lá...
Eu comprei esse caro há 1 ano e meio atrás, rodei um pouco mais de 15K km. Quando comprei o barulho de tucho era apenas na primeira partida de manhã, depois foi piorando, e agora mesmo com o motor quente o tuchos faziam barulho.

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

por Ricardo Crispim » 05 Ago 2014, 10:06

Mecânica não é realmente meu forte, sempre que eu preciso de algum socorro eu tenho de recorrer ao Almeidão. Mas já que você tem espaço e disponibilidade para mexer no carro, poderia fazer um teste da presão dessa bomba de óleo.
Os componentes internos dela são de aluminio

Forte abraço!!!!!!

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 05 Ago 2014, 11:02

Lembrando que ela pode ter soltado partículas no seu final, logo ja passou pelo filtro, ela vai percorrer todo o motor e cair no carter e ser alojada ali.

Como o crispim falow teste a pressão e veja se esta subindo oleo. Ponha na cabeça que no minimo tuchos vc ira trocar, precisa depois avaliar as escoras, balancins, comando etc.

chbsafe
Member
Member

por chbsafe » 05 Ago 2014, 11:06

JoãodoValle escreveu:Entendi eu ainda chuto que tua bomba de oleo fou pro vinagre, nao ta subindo oleo pro cabeçote, logo tuchos, escoras, balancins tudi deve ser verificado, eu no teu lugar nao funcionaria mais o motor, abra a capela e veja por cima o que conseguir avaliar

Estava tão crente que era borra no pescador que fui desmontando já a tampa do cárter. rs
Nesse final de semana vou abrir a tampa do cabeçote pra dar uma olhada, se ver algo estranho já tiro ele pra mandar pra retífica e torcer pra ter solução pra ele...

Vou tirar fotos nesse final de semana da parte de cima.

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 05 Ago 2014, 12:34

Então, como sempre nosso meste almeidao recomenda, ao mandar pra retifica, a menos que tenha queimado a junta e o cabeçote sofreu algum tipo de empeno, não plaine! Vc so tem a ganhar em temperatura e eficiencia. Aproveite e peça na retífica para analisar o estado das valvulas, e já trocar se estiverem com desgaste, queimadas ou empenadas.

Boa sorte

chbsafe
Member
Member

por chbsafe » 05 Ago 2014, 13:39

Pessoal, tendo em vista que a bomba foi pro vinagre, alguma dica para remove-la? É necessário a retirada do cárter superior? Não tenho o manômetro para auferir a pressão e este custaria 1/3 da peça já com seus 170K km.
A longarina do lado da polia do virabrequim atrapalha muito, só suspendendo o motor dentro do cofre mesmo seria uma saída? Eu não tenho girafa/talha pra retirar/suspender o motor, tenho apenas um macaco jacaré dos grandes e dois cavaletes, por isso peço ajuda aos companheiros com sugestões para troca da bomba.

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 05 Ago 2014, 15:34

Essa deixo pro mestre Almeidão. Boa sorte!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Ago 2014, 20:16

chbsafe escreveu:Pessoal, tendo em vista que a bomba foi pro vinagre, alguma dica para remove-la? É necessário a retirada do cárter superior? Não tenho o manômetro para auferir a pressão e este custaria 1/3 da peça já com seus 170K km.
A longarina do lado da polia do virabrequim atrapalha muito, só suspendendo o motor dentro do cofre mesmo seria uma saída? Eu não tenho girafa/talha pra retirar/suspender o motor, tenho apenas um macaco jacaré dos grandes e dois cavaletes, por isso peço ajuda aos companheiros com sugestões para troca da bomba.

estou viajando e só posso ver a tarde, mas voce não entendeu sobre a bomba, eu não quiz dizer que a bomba de óleo solta limalha, eu quiz dizer que ela não está tendo a pressão suficiente para alimentar em cima e por isto solta limalha da parte de cima. Pode ser do comando e pode ser dos balancins, muitas vezes a bomba está até boa, mas a válvula de retorno do óleo não e pela manhã fica parte sem óleo muito tempo e ao trocar a bomba já vem onde coloca o filtro e esta válvula.

Tudo eu acho fácil de fazer, porem tudo dá um trabalhão danado para chegar onde tens que chegar.

TROCAR A BOMBA DE ÓLEO.

PRIMEIRO DE TUDO, compra um tubo de silicone SILOC, côr laranja, é barato e muito bom.

Solte o carter dele, solte filtro de ar, calço da cara do motor, correias, polia interna e externa, esticador, e tudo que atrapalha a soltar o protetor interno. (para mim bem fácil, mas nada rápido)

Agora você vê a bomba de Oleo que está na parte debaixo onde está a pponta do eixo girabrequim. Aproveita e troca os retentores do comando e na bomba deve vir junto, mas se não vir compre um novo para o lugar.

A junta da bomba é bem simples, papel comum, passe este silicone laranja na bomba e coloca a junta e passe no lado do motor e coloque a junta.

Tire fora o pescador e dê uma limpeza geral, se o carter estiver amassado, desamasse ele, não bata dentro dele sem o parafuso no local, deixe o parafuso e com um pedaço de madeira e um martelo batendo nele, voce consegue um ótimo trabalho.

limpe tudo onde vai colocar o carter, com gasolina ou querosene, voce limpa onde está a junta que se for original é de metal com trilha de borracha. Limpe ela bem e coloca o silicone em lun lado dela e coloque no carter e depois coloque no outro local e vai apertando o carter. FICA MAIS VEDADO QUE UMA JUNTA NOVA.

Silicone negro ali seria um abuso e ficaria muito colado e a junta não aguentaria uma proxima troca.

Para mim é só isto e levaria pelo menos 5 a 6 horas de trabalho.
Imagem

chbsafe
Member
Member

por chbsafe » 05 Ago 2014, 20:43

Show Almeidão! Nesse final de semana vou ver o que consigo desmontar. Não tenho pressa...
Muito obrigado a todos pelas valiosas dicas!

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por Luiz Antunes » 05 Ago 2014, 21:04

Por acaso alguém se tocou em verificar se essa barulheira estaria vindo do coletor de escape ??? Com a junta queimada , solto , desapertado ou com prisioneiro quebrado ???

Se vc deu uma arrancada, e o barulho apareceu na hora, pode ser que o coletor de escape tenha folgado , rachado ou coisa parecida . Coloque para trabalhar e passe a mão em volta do coletor de escape, e veja se esta soprando .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Ago 2014, 23:47

Sem contar que uma bomba dágua toda desgraçada faz este barulho também, mas a limalha no carter pode ser outra coisa. Já que voce vai desmontar tudo ali, não custa nada trocar a bomba dágua se ela tiver mais de 2 anos de uso.

Sds
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

por Ricardo Crispim » 06 Ago 2014, 10:08

luiz antunes escreveu:Por acaso alguém se tocou em verificar se essa barulheira estaria vindo do coletor de escape ??? Com a junta queimada , solto , desapertado ou com prisioneiro quebrado ???

Se vc deu uma arrancada, e o barulho apareceu na hora, pode ser que o coletor de escape tenha folgado , rachado ou coisa parecida . Coloque para trabalhar e passe a mão em volta do coletor de escape, e veja se esta soprando .

Luis, o meu ex VCD 2000 fazia essa desgraça de barulho e eu tive de mandar plainar, realmente parece ser barulho de tucho e confunde.
Mas ele é 16V , esse problema também aparece nos 8V? Se acontece, realmente é um ponto a ser observado..

Forte abraço!!!!!!!!!

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda

por Luiz Antunes » 06 Ago 2014, 10:14

Ricardo Crispim escreveu:
luiz antunes escreveu:Por acaso alguém se tocou em verificar se essa barulheira estaria vindo do coletor de escape ??? Com a junta queimada , solto , desapertado ou com prisioneiro quebrado ???

Luis, o meu ex VCD 2000 fazia essa desgraça de barulho e eu tive de mandar plainar, realmente parece ser barulho de tucho e confunde.
Mas ele é 16V , esse problema também aparece nos 8V? Se acontece, realmente é um ponto a ser observado..

Forte abraço!!!!!!!!!

Crispim , sei que é bem comum nos 16 v fazer esse barulho pelo coletor, por diversos motivos , até quebra de prisioneiro .
No 8 v não sei se é comum isso , mas pelo barulho estar tão parecido , melhor verificar , quando tinha oficina e ouvia isso, ia sempre primeiro ver o coletor, depois outras coisas .
Bomba dagua como disse Almeidão , tb faz uma lenha danada de barulho parecido !

Abração

chbsafe
Member
Member

por chbsafe » 11 Ago 2014, 00:17

Bom pessoal, hoje é dia de status. Acordei sábado bem cedo para trabalhar com a desmontagem do motor. Comecei por desmontar a caixa do filtro de ar, suporte frontal do motor, correia de serviço, cabos, conexões elétricas, mangueiras, coletor de escapamento... opa! Colegas, as porcas do coletor de escapamento estavam praticamente soltas quase dava pra soltar na mão, sem contar o péssimo estado dos prisioneiros, um quebrou dentro do cabeçote, tipo já estava praticamento rompido, outro estava faltando!!!
Pelo estado de fixação do coletor de escape cheguei a conclusão que aquele barulho enorme que vocês podem conferir no vídeo era causado por a má fixação dessa peça.

https://drive.google.com/file/d/0B8mgAv0-JnyAYkprdjZ5bnlfOWc/edit?usp=sharing

Sonda lambda
https://drive.google.com/file/d/0B8mgAv0-JnyAaHRXakYyQmZTNlpnOHpqaWp5X25Id2Fzdzh3/edit?usp=sharing

Bom, pelo menos um dos problemas foi aparentemente descoberto. Agora as limalhas de metal de onde vieram??? Pude conferir que as limalhas não são de material ferroso, não são atraídas pelo ímã. Nossa, chega de enrolação, hehehe
Abri a tampa de válvulas para ver o tamanho do estrago e para minha surpresa contrariando todas minhas expectativas e achismos não havia qualquer dano visível nos cames do eixo de comando!!! Sem qualquer degrau, sulco,arranhões, desgaste, nada! Outra consideração que foi por água abaixo diz respeito a borra, carbonização ou qualquer resíduo danoso depositado no cabeçote, a parte interna do cabeçote estava tão limpa quanto um carro que andara seus primeiros 5.000 quilômetros como vocês mesmos podem conferir nas fotos. Removido a torre do eixo de comando, pude verificar instalado no cabeçote os balancins e tuchos, todos com o mesmo estado de conservação do eixo de comando, muito bom. Não tenho experiência em motores de carro, mas tenho algum critério para avaliar o que pode ser avaliado visivelmente, não há sulcos de desgaste nos balancins e eixo de comando. Os tuchos, fora dos alojamentos, haviam dois deles que tinha uma folga de pelo menos 1 mm, talvez não signifique muita coisa, mas com certeza serão trocado os oito. Não encontrei nenhuma limalha no cabeçote, nenhum pedacinho mesmo. :2:

https://drive.google.com/file/d/0B8mgAv0-JnyAbk9DU3IyLVN6R1E/edit?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B8mgAv0-JnyAdzd5VzRvR3ltUGc/edit?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B8mgAv0-JnyAWERBMl9qVGp5ZWM/edit?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B8mgAv0-JnyAOUdEbU5BYWRqUUYwekFvR2FVb1JvM2k4ZkNz/edit?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B8mgAv0-JnyASTZZM25rdld3Z2RIZXBrSUJGZnhrXzBJSlM0/edit?usp=sharing

Depois disso, estava ansioso para retirada do cabeçote para verificar a condição dos pistões, etc... Ao contrário da parte interna do cabeçote, a parte externa posterior estava toda carbonizada de tal maneira que nunca vira antes, nem em fotos ou vídeos de motores carbonizados, as cabeças dos pistões estavam em estado deplorável. A junta do cabeçote parecia que era a própria sujeira da oxidação com seus orifícios de passagem de água obstruídos por tal oxidação. As pontas das velas estavam quase sem abertura obstruídas por sujeira. Vejam as fotos e me ajudem a identificar o que pode ter gerado essa carbonização horrível.

https://drive.google.com/file/d/0B8mgAv0-JnyAcXFmWVZ0cE84VXpUcUdVTmpDMHNKbjYweURZ/edit?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B8mgAv0-JnyAdTlmWlZNYk9xQ0tybEJfWkppT2tIRWZFQThZ/edit?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B8mgAv0-JnyAVDlYLUR1dmVTcFZKQWtqR0w4Q1FhSzlwVkhV/edit?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B8mgAv0-JnyAMGkwZC1kaGJfdklHLU9GbWFOOTNMd2pBSGtR/edit?usp=sharing

O próximo passo foi a retirada do cárter superior, que me deu certo trabalho, porque de todos parafusos exite um que fica bem em cima da longarina o que impossibilita a entrada do soquete torx junto com o cabo de força para remove-lo. Para retirar esse parafuso, usei o soquete torx e um alicate de pressão segurando-o para afrouxar. Depois, com o escape removido, retirei cárter superior.

A bomba de óleo foi a próxima a ser removida. Como disse anteriormente não ia comprar o medidor de pressão (manômetro). Então após retirar desmontei-a e pude reparar que havia muitas raias de desgaste e naquela tampa presa com os parafusos philips notei até um pequeno degrau roçado pela engrenagem maior. Já essa peça eu não consigo determinar se ainda tem proveito mas com seus 170K km, susto, trabalho, tempo e dinheiro investido, não há sombra de dúvida que irei troca-la por outra novinha. Notem que parece que a face da engrenagem maior teve uma desgaste do material que reveste a peça, seriam as limalhas oriundas dali?

https://drive.google.com/file/d/0B8mgAv0-JnyASUoxS0pSOWlhLVFzTV91dWY5MGNaWHphbnI0/edit?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B8mgAv0-JnyASUR6QUIxa3diUUVTbHVRWk54MERJV2YzSEdV/edit?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B8mgAv0-JnyASUR6QUIxa3diUUVTbHVRWk54MERJV2YzSEdV/edit?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B8mgAv0-JnyAUVExSVVBT0R0V28zQm92aXJPX3NTSjc0ZUdJ/edit?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B8mgAv0-JnyAaHNpbnllREdqWHBFdFk4UTFsUVp5Tk9hV1VV/edit?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B8mgAv0-JnyAUDA5Rm4zVngtXzljbGdJNzkyRFJyRkduZFUw/edit?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B8mgAv0-JnyAS0xERDZDLVkwMnpPWnZGU3dDSk5XLWtFNURz/edit?usp=sharing

Essa semana eu vou levar o cabeçote pra retífica e rezar para que eles não condenem. Vou levar o cárter superior para eles lavarem também, pois depois da limpeza que fiz no cárter de baixo não quero por a mão nisso de novo não!

Continuarei a colocar conteúdo no tópico durante a semana.
Editado pela última vez por chbsafe em 11 Ago 2014, 10:03, em um total de 1 vez.

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda

por Luiz Antunes » 11 Ago 2014, 00:50

Não falei , aquele barulho estava clássico !!!!

28 mensagens
  • 1
  • 2