Alcir Andreoni escreveu:Thiago,
Sei que você é um menino zeloso e que o Pretão merece, mas eu acho que 10.000km para trocar as velas é muito pouco.
Não é melhor somente dar uma conferida?
.png)
Thiago,
Ta certo que você usa GNV, mas 10 mil km é muito pouco!
O que recomendo você fazer é retirá-las a cada 10 mil km para fazer uma limpeza e inspeção.
Limpe a vela com auxílio de uma escova de aço e fluido descarbonizante. Pode usar gasolina/querosene também.
Depois de limpa, verifique o GAP (distância do eletrodo).
No seu caso, por usar o GNV, recomendo usar algo entre 0,6 e 0,9.
Eu sempre faço esse "check-up" nas minhas velas a cada 10mil km.
Rodei 30mil km com as velas "tradicionais", sempre limpas e reguladas a cada 10mil km.
Quando coloquei as iridium, nem tive coragem de jogá-las fora, pois ainda estavam novas.
Esse lance de trocar cabo e vela de GNV o tempo todo é um mito que se criou por causa de manutenção insuficiente.
O que acontece com o GNV é o seguinte:
O GNV, por suas caracteristicas fisico-quimicas, provoca um apagão na vela, caso a voltagem ou a abertura do eletrodo sejam excessivas.
Quando esse apagão acontece, a energia flui para outro ponto, normalmente, o bloco do motor.
Esse fenômeno é conhecido como flash-over.
E é justamente o flash over acaba com o cabo de vela!
Para não acontecer esse apagão, mantenha suas velas sempre reguladas, de modo a facilitar a passagem da corrente de um lado para o outro.
Velas reguladas constantemente duram muito mais. Não são raros os casos onde elas duram 40mil km!
Como velas e cabos trabalham juntos, deixe para trocar os cabos sempre junto com as velas.
Resumo da ópera: 1) Se você regular sempre as velas, elas duram mais. 2) Se as velas duram mais, o cabo também vai durar.
Abs!