Final de semana passado tirei pra instalar o sensor de estacionamento no Vectrão.
Aproveitei e tirei algumas fotos... e agora posto aqui pra vocês que quiserem instalar o sensor no C.
Pra mim foi super fácil a instalação... achei que seria mais complicado mas não foi. Só foi trabalhoso pois envolve paciência mas fazer essas coisas é uma terapia pra aliviar o estresse da semana.
Então vamos começar! Comprei o sensor na net mesmo... paguei R$ 52,00 e achei ele muito bacana pois cumpre muito bem o que promete e ainda é bem bonitinho o visor.
Pra questões de informação, o que eu comprei veio com 4 sensores, um visor e o módulo. O módulo instalei no porta-mala e o visor ao lado da coluna esquerda dianteira.
Pra começar, vamos à parte mais simples: material necessário!
1 - Furadeira
2 - Fita isolante
3 - Estilete
4 - Chaves Torx e chaves de boca 7mm e 10mm
5 - Um pedaço de arame de aprox. 50cm ou qualquer outro material para usarmos de SONDA
6 - Uma caneta (Explico depois)

Vamos então passar a fiação do sensor lá pra mala pois é lá que vamos deixar o módulo.
1 - Retire a coluna do lado esquerdo. Pode puxar, sem medo, porém com cuidado. Ela é fixada com 3 presilhas de pressão, como mostra a foto abaixo:

Eu optei por passar pela coluna para não ter que desmontar nada do assoalho. Por baixo, teria que desencaixar o acabamento do assoalho e acaba sendo mais trabalhoso. Por cima, só precisamos desmontar a coluna da frente pois o resto é só passar o fio com a ajuda do arame (ou de uma sonda)
2 - Defina onde será colocado o visor e comece a passar a fiação pela coluna, até na parte de cima onde está a borracha.

3 - Retire a borracha cuidadosamente, para não rasgar. Só retire o necessário, ou seja, somente a parte de cima que fica junto ao forro. É pelo forro que vamos passar o fio até atrás. Passe o fio e vá voltando a borracha pro lugar para o fio não ficar escapando. Faça isso até chegar na coluna do meio. Ao chegar na coluna do meio, pegue o arame!

4 - Ao chegar na coluna do meio, retire um pouco a borracha da porta traseira para podermos passar o arame. Feito isso, você vai ver um vão entre o acabamento da coluna e a coluna propriamente dita. Passe o arame de um lado para o outro (sentido da porta traseira para a porta dianteira), prenda no conector do fio e puxe ele pro outro lado.

5 - Faça o mesmo procedimento de passar o fio pelo forro até a parte de trás, sempre voltando a borracha pro lugar depois de embutir o fio para que ele fique no lugar. Rebata o banco para facilitar. Passe o arame, prenda o fio e puxe o arame para o porta-mala.

Bom.. feito isso, já temos a fiação do sensor lá no porta-mala.
Vamos agora à parte mais chata...
6 - Retire a presilha e a porca indicados na foto (presilha so puxar e porca so desenroscar com a mão)

Agora vamos partir pra parte mais chata: tirar o parachoque.
Eu levantei o carro, olhei por baixo, pelos lados, por tudo quanto é lado e não consegui um espaço legal pra passar a fiação sem retirar o parachoque... então, optei por tirar mesmo.
7 - Para tirar o parachoque, primeiro retire as duas lanternas. Nas laterais pelo porta mala existem 4 parafusos: 2 de 10mm que prendem a lanterna e 2 de fenda que prendem o acabamento. Retire os de fenda primeiro e retire o acabamento preto. Muito cuidado ao retirar esse acabamento. São 3 presilhas pequenas que encaixam na lanterna. Para solta-los, empurre o acabamento aos poucos para trás a fim de desencaixar as presilhas da lanterna.

8 - Depois de retirar o acabamento, retire a lanterna. A lanterna só é presa com os dois parafusos de 10mm, portanto ela vai ficar solta do lado dos parafusos e presa na lateral. O encaixe da lateral é de presilha tbem... é um pininho redondo que encaixa em um suporte de borracha... é só puxar com cuidado para desprender. Soltando o encaixe, a lanterna sai na sua mão. Cuidado com o conector. Retire a lanterna dos dois lados. Do lado direito, não é preciso desencaixar o acabamento de pano. Tem uma espécie de "portinha" que dá acesso aos 2 parafusos de 10mm... você verá!
9 - Depois de retirar a lanterna, vamos começar a retirar o parachoque. No total são 15 parafusos.
São 5 parafusos de 7mm, 8 parafusos Torx (Se não me engano são T10), 2 na placa (aí depende.. no meu caso eram de fenda).
10 - Retire todos os parafusos...

11 - Retire o parachoque. Existem algumas travinhas de encaixe perto do paralama. É só puxar com cuidado. Cuidado com a placa e a fiação das luzes da placa. O conector da fiação está do lado esquerdo. Desconecte-o e passe a placa pelo buraco do parachoque.
12 - Agora com o parachoque fora, repare que só existe espaço no parachoque perto do conector da luz da placa... o resto, é onde fica o isopor. Eu preferi não danificar o isopor, portanto fiz o furo nos locais onde não possui isopor.
Infelizmente neste pedaço meu celular acabou a bateria e não tive como tirar mais fotos... mas vamos lá...
13 - Como fiz os furos? Passei 2 fileiras de fita crepe no parachoque para poder fazer a marcação. Medi aprox. 15cm do vinco CENTRAL (imagem abaixo) e fiz a marcação. Depois, a partir do mesmo vinco central, fiz uma marcação de aprox. 55cm. Depois de ter feito a distancia, marquei a altura com base na linha de cintura do proprio parachoque (imagem abaixo). Medi 1CM pra baixo e marquei com a caneta. Essa distancia de 15cm do vinco central + 1cm da linha de cintura foi o meu X,Y para marcar o local certinho para o furo.
PS. Lembrando que o ideal é deixar o sensor no mínimo a 50cm do chão...
14 - Hora de furar. Depois de marcar, verifique as medições para não furar nada desalinhado. Faça o furo com muito cuidado e sem fazer força na furadeira.
15 - Com os furos prontos, encaixe os sensores. Não se esqueça de marcar qual é o sensor que você está colocando pois cada um tem uma letra correta no modulo. O meu módulo era ABCD, portanto o sensor do lado do motorista é sempre o A... seguido do B, C e o D é o ultimo, do lado do passageiro conforme indicação na imagem abaixo.

PS. Cada sensor também tem uma marcação escrita UP ou uma seta... E DEVE SER RESPEITADA. Então, quando for encaixar os sensores, verifique qual é o lado PARA CIMA.

16 - Hora de passar a fiação. Até aqui meu cel ainda tinha bateria pois fiz toda a fiação antes de furar o parachoque. Continuando... no Vectra C, como a placa é no parachoque, existe uma passagem da fiação para as luzes da placa. Foi por lá que eu passei a fiação dos sensores.

17 - Como fiz? Agora é que entra a caneta!

18 - Ligação do módulo. O módulo é ligado na luz de ré. Ao acionar a ré, o módulo liga e começa a apitar na sua cabeça. Os fios do conector da lanterna são:
Marrom = NEGATIVO
Branco = POSITIVO DA LUZ DE RÉ.
Com o auxilio do estilete, faça um pequeno descascado no fio e faça a ligação com o fio POWER do módulo. O meu módulo veio com fios na cor padrão... preto para negativo e vermelho para positivo. É só ligar, passar a fita isolante e usar a mesma técnica da caneta estupradora para passar o fio do POWER pra dentro do porta-mala.

19 - Pronto. Agora é só fazer a ligação, organizar os fios e prender o módulo. Eu utilizei aquelas presilhas plásticas pra organizar os fios e fita dupla face para prender o módulo!

20 - Eis o resultado final...