Recentemente precisei resolver um problema grave de contaminação na pintura do meu carro, e meu irmão, que é membro deste fórum, me recomendou o VC para pesquisar como resolver o meu problema. Para a minha grata surpresa, além de vasto material, pude contar com a inestimável ajuda do @Arquiteto, que pacientemente me orientou e deu várias dicas as quais me deixaram seguro para realizar o trabalho sozinho.
Quero, portanto, antes de mais nada, agradecer mais uma vez ao colega @Arquiteto por toda a orientação recebida. Este registro é a minha maneira de agradecê-lo pela gentileza de ter gasto seu tempo tentando me ajudar, e também é uma forma de compartilhar as informações com todos.
Passo agora ao registro.
Vejam o problema que eu tinha pra resolver... As fotos falam por si mesmas:

De acordo com o @Arquiteto, a descontaminação deveria ser feita com plasticina (Clay Bar). Dentre as disponíveis para compra, optei pela ClayBar da 3M, que pode ser encontrada neste link.
Para o trabalho, frisou o @Arquiteto, o carro deveria estar com a lataria livre de poeira (lavada), fria e à sombra.
De acordo com ele, para o uso da pasta abrasiva é imprescindível utilizar um líquido “lubrificante”, que pode ser feito com uma solução utilizando-se 5 a 8 gotas de um detergente neutro para 500ml de água num borrifador, conforme pode-se ver na foto:
Fui fazendo a descontaminação por área (capô, paralamas, porta etc).
Usei toalhinhas de microfibra que comprei no Extra (estas que vcs estão vendo acima), para ir enxaguando com água limpa cada área que eu descontaminava, e depois secava. Um kit com 3 toalhas pequenas custou R$ 9,00 como pode-se observar também na foto anterior.
O processo de descontaminação pode ser visto com mais detalhes e comentários num vídeo que montei e coloquei o link mais ao final do post. Além da lataria e vidros, também descontaminei os faróis e lanternas.
Ao final da descontaminação completa da lataria e vidros, ainda usei a Clay já usada para limpar também as borrachas, que também tinham contaminação por névoa. Depois de tudo, dei uma enxaguada geral no carro para me certificar de que não ficariam restos de água contaminada e sabão líquido, para depois passar para a próxima fase.
O último passo, não menos importante, foi encerar. De acordo com o @Arquiteto, depois da descontaminação a pintura fica completamente desprotegida e a sujeira iria se agarrar muito, ficando difícil a remoção depois. O mais indicado seria uma cera à base de carnaúba apenas, mas não encontrei uma desse tipo por aqui e tive que me contentar com a Cera Brilho da 3M (paguei R$ 17,00 no Extra), que por sinal deu um resultado bastante satisfatório.
Então o resultado final (sem os retoques finais nos detalhes) foi esse.
Após retirar a cera e dar o brilho, também passei silicone em todas as partes externas de plástico e borrachas, para me certificar de que ficariam limpas e sem resíduos de névoa. Depois fiz os retoques e corrigi os detalhes.
Vc pode conferir o vídeo aqui: http://goo.gl/ArV6d
Indiscutivelmente a pintura ficou 90% melhor, como que uma seda ao toque, após o enceramento final. Agora poderei mandar para um serviço de polimento, pois terei a certeza de que a parte da descontaminação foi feita.
Inicialmente eu pensei em mandar fazer todo o procedimento numa loja especializada em "polimento cristalizado", mas em todos os estabelecimentos nos quais liguei pergutei se eles faziam o trabalho de descontaminação antes e todos disseram que não precisava, e que o polimento "arranca tudo", o que sabemos, não é verdade, e pode talvez até ferrar (mais) com a pintura.
É isso.
Agradeço a todos pela atenção. Gostaria de frisar que o espírito de ajuda é o que move fóruns como este. Sei que é um pouco complicado e trabalhoso montar How-To’s, ficar tirando fotos, vídeos, dar upload, montar textos etc, mas são esses trabalhos que enriquecem muito a comunidade. Parabéns a todos pela união e espírito de ajuda.
Fiquem à vontade para comentar ou tirar dúvidas por MP, sem problema.
Abraços a todos,
Borjão.
material criado pelo Borjão em outro site, transcrito aqui