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Vectra BVálvula Termostática VCD 2.2 16V

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Thiago Menezes
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Re: Válvula Termostática VCD 2.2 16V

por Thiago Menezes » 17 Set 2014, 15:09

Isso explica por que meu carro usando uma válvula MTE 211.82 Vectra 8v funciona tão bem, melhor de que quando retirei a original de fabrica.

Pra ser sincero eu tinha que ter guardado a caixa, pois eu mesmo nem lembro se coloquei a do 8v ou do 16v o importante que foi a 82º :88:

Se no catalogo da MTE diz que só tem a numeração 373.82 (corresponde a de carcaça) então a que está no meu carro deve ser a do 8v mesmo.

Na próxima troca em 2016 aí sim vou colocar essa 373.82 que aí nesse caso vou trocar ela toda, mas quem vai trocar só o refil pode se basear no meu caso colocando uma 211.82.
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Re: Válvula Termostática VCD 2.2 16V

por Diogo Jaderson » 17 Set 2014, 15:25

Rapaz, ô assunto que dá pano pra manga :38:

Pelo site da MTE também tem duas opções. A correta para o meu carro é a segunda...
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Olha, estas são do catálogo 2013 da MTE... fiz uma montagem com todas as opções que tinham para os Vectras...
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Detalhe para esta abaixo que pelo Catálogo 2013 diz ser somente para o Astra, mas como visto acima pela consulta no site, serve no Vectra tb :52:
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Acredito que seja mais prudente trocar a VT completa pra não ter dúvida... O importante é ser 82º :88: !

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Re: Válvula Termostática VCD 2.2 16V

por Thiago Menezes » 17 Set 2014, 15:34

Mas na primeira foto são duas carcaças e não uma refil e outra carcaça como tem no meu, ambas sendo carcaça não vai fazer diferença pois o assunto é sem carcaça e com certo? :47:

327 e 373 são de carcaça porém uma para 8v e outra para 16v e ali sim são diferentes.

Porém você vai fazer o que na verdade comprar só o refil ou a carcaça completa? Se for a carcaça não tem o que pesquisar é a 373.82 mesmo, agora se quer só o refil aí você pode colocar a 211.82 que vai entrar perfeitamente.
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Re: Válvula Termostática VCD 2.2 16V

por Thiago Menezes » 17 Set 2014, 15:40

Para você ter uma confirmação que a 211.82 vai servir com certeza veja só:

Link para venda no ML:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 6v-mte-_JM

Link da minha que comprei ano passado:
http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... 6&start=15

São a mesma, foi como eu disse anteriormente usei a carcaça e a junta que estavam novas e troquei só o refil e meu carro está ai tinindo tinindo na temperatura e nunca deu vazamento :40:

Se vai colocar refil apenas, pode ir de 211.82, agora se quer a completa só tem uma 373.82 :88:

Uffa :13: :38: :105:
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Re: Válvula Termostática VCD 2.2 16V

por Diogo Jaderson » 17 Set 2014, 15:52

Thiago Menezes escreveu:Para você ter uma confirmação que a 211.82 vai servir com certeza veja só:

Link para venda no ML:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 6v-mte-_JM

Link da minha que comprei ano passado:
http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... 6&start=15

São a mesma, foi como eu disse anteriormente usei a carcaça e a junta que estavam novas e troquei só o refil e meu carro está ai tinindo tinindo na temperatura e nunca deu vazamento :40:

Se vai colocar refil apenas, pode ir de 211.82, agora se quer a completa só tem uma 373.82 :88:

Uffa :13: :38: :105:



:105: :105: :105:

Então Thiago, a dúvida era se dava pra trocar só o refil ou teria que trocar ela toda, pois na última troca que fiz o mecânico disse que trocou só o refil, mas pelo que eu havia pesquisado só trocando ela toda, aí que veio a confusão na minha cabeça... dá pra trocar só o refil ou não... essa era a dúvida!

Agora tá tudo certo :105:

Valeu galera :88: !

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Re: Válvula Termostática VCD 2.2 16V

por Thiago Menezes » 17 Set 2014, 15:55

Diogo Jaderson escreveu:
Então Thiago, a dúvida era se dava pra trocar só o refil ou teria que trocar ela toda, pois na última troca que fiz o mecânico disse que trocou só o refil, mas pelo que eu havia pesquisado só trocando ela toda, aí que veio a confusão na minha cabeça... dá pra trocar só o refil ou não... essa era a dúvida!

Agora tá tudo certo :105:

Valeu galera :88: !


Entendi meu amigo, então está respondido sua pergunta ''da sim para trocar só o refil e provo pra quem quiser usando o meu carro, quem não acreditar né :52: :88: ).

Mas na próxima eu vou trocar a carcaça toda, já até anotei o código aqui, mas talvez mude né até porque só vou trocar em 2016 :7: :105:
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Re: Válvula Termostática VCD 2.2 16V

por Thiago Menezes » 17 Set 2014, 17:39

Diogo, aqui a válvula termostática completa no ML:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 99-mte-_JM

O vendedor disse que tem a 82º pelo mesmo preço com frete via PAC aqui pra mim fica mais R$ 23,00.

Na Aspen aqui em VR tem a mesma válvula, porém custa R$ 245,51 :55:
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Re: Válvula Termostática VCD 2.2 16V

por Alcir Andreoni » 17 Set 2014, 17:51

Thiago Menezes escreveu:Diogo, aqui a válvula termostática completa no ML:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 99-mte-_JM

O vendedor disse que tem a 82º pelo mesmo preço com frete via PAC aqui pra mim fica mais R$ 23,00.

Na Aspen aqui em VR tem a mesma válvula, porém custa R$ 245,51 :55:

Na Accioly R$ 136,00 mais R$ 14,00 da vedação e na Gevasco R$ 107,00 mais R$ 9,80 da vedação. Só a Gevasco é paralela...
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Re: Válvula Termostática VCD 2.2 16V

por Thiago Menezes » 17 Set 2014, 18:01

Alcir Andreoni escreveu:
Thiago Menezes escreveu:Diogo, aqui a válvula termostática completa no ML:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 99-mte-_JM

O vendedor disse que tem a 82º pelo mesmo preço com frete via PAC aqui pra mim fica mais R$ 23,00.

Na Aspen aqui em VR tem a mesma válvula, porém custa R$ 245,51 :55:

Na Accioly R$ 136,00 mais R$ 14,00 da vedação e na Gevasco R$ 107,00 mais R$ 9,80 da vedação. Só a Gevasco é paralela...


Da Accioly vai sair mais caro ainda, vou precisar pagar frete, já no ML eu tenho opção de dividir se quiser :52:
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Re: Válvula Termostática VCD 2.2 16V

por Last_Warrior » 17 Set 2014, 19:46

Pelo catálogo da Wahler todos os 16v usam válvula de 82 graus, como a Wahler é a fabricante da original, prefiro confiar mais no catálogo deles, já que a MTE vira e mexe faz confusão nos catálogos.
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Re: Válvula Termostática VCD 2.2 16V

por Last_Warrior » 17 Set 2014, 19:50

Almeidão escreveu:Gente, eu acho que eu nem preciso falar mais nada ai, observem os anos dos Vectra e verão que quanto mais novo, menos o grau, isto já comentei sem ver este catálogo que alguns engenheiros sem dúvida acordarom para a vida do motor e colocarom um grau menor. 82º não é somente suficiente como é uma peça mais confiável a não travar e podem colocar sem medo e com certeza quem tem ela não tira nunca, diferente quem não conhece e vê problemas e mais problemas no carro dele.

Observem que tem um 1.8, coitado este deve tger sofrido com esta termostática. Aliás o unico menos que 2.0, eu vi foi no Chile e era 1.9.

Pega leve Almeidão, os caras não estudam anos e anos à toa, sem contar os vários testes... O que muda é o projeto aí a necessidade de reformular a temperatura da válvula.

Além disso o Omega 2.0 usa válvula de 92 graus mesmo na versão a gasolina, e passa longe de ser um motor problemático, e tem uma ótima durabilidade...
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Re: Válvula Termostática VCD 2.2 16V

por Thiago Menezes » 17 Set 2014, 20:23

Last_Warrior escreveu:Pelo catálogo da Wahler todos os 16v usam válvula de 82 graus, como a Wahler é a fabricante da original, prefiro confiar mais no catálogo deles, já que a MTE vira e mexe faz confusão nos catálogos.


Bom eu posso falar do meu carro, até porque quando eu fiz a limpeza do sistema de arrefecimento do meu carro fui eu que troquei o refil da válvula termostática do meu Elite 2.4 16v e no meu o refil original que saiu foi 87/102º, lembrando que a válvula era original de fabrica ainda.

Quanto ao 2.2 16v aí já não posso dizer com exatidão!
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Re: Válvula Termostática VCD 2.2 16V

por Almeidão » 18 Set 2014, 08:42

Last_Warrior escreveu:
Almeidão escreveu:Gente, eu acho que eu nem preciso falar mais nada ai, observem os anos dos Vectra e verão que quanto mais novo, menos o grau, isto já comentei sem ver este catálogo que alguns engenheiros sem dúvida acordarom para a vida do motor e colocarom um grau menor. 82º não é somente suficiente como é uma peça mais confiável a não travar e podem colocar sem medo e com certeza quem tem ela não tira nunca, diferente quem não conhece e vê problemas e mais problemas no carro dele.

Observem que tem um 1.8, coitado este deve tger sofrido com esta termostática. Aliás o unico menos que 2.0, eu vi foi no Chile e era 1.9.

Pega leve Almeidão, os caras não estudam anos e anos à toa, sem contar os vários testes... O que muda é o projeto aí a necessidade de reformular a temperatura da válvula.

Além disso o Omega 2.0 usa válvula de 92 graus mesmo na versão a gasolina, e passa longe de ser um motor problemático, e tem uma ótima durabilidade...


Será que se ele usar a de 82º não passaria de ótimo para super ótimo?

Amigo, a de 82 abre com a agua já fervendo, veja o teste que fiz e no fogo não se consegue abrir uma de 92 por inteiro como o teste do vídeo que fiz com uma de 82.
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Re: Válvula Termostática VCD 2.2 16V

por rgapski » 18 Set 2014, 09:21

Almeidão escreveu:
Será que se ele usar a de 82º não passaria de ótimo para super ótimo?

Amigo, a de 82 abre com a agua já fervendo, veja o teste que fiz e no fogo não se consegue abrir uma de 92 por inteiro como o teste do vídeo que fiz com uma de 82.


Almeidão,

Permita-me fazer uma observação sobre o teste de válvula com água fervendo no fogão...

No carro, o sistema usa (em tese) aditivo a base de etilenoglicol, além de estar sob pressão, o que faz elevar o ponto de ebulição da água...
O ponto de ebulição da água, pelo que me lembro, em teoria é 100ºC em CNTP (condições normais de temperatura e pressão).
Se você colocar água para aquecer a 1.000m de altitude, com baixa umidade do ar, certamente começará a ebulição em 90 e tantos graus, ou seja, em situação fora de CNTP...

To meio enferrujado de física/química para poder entrar à fundo na questão, mas concordo com as observações do Warrior.

O que percebo é que a válvula que abre mais cedo favorece a redução da temperatura em carros que tem algum comprometimento no sistema, como por exemplo, camada de metal oxidada nas paredes do cilindro e radiador, que dificultam a troca do calor do liquido com o ar.

Certa vez acompanhei uma saga de um mecânico e um palio fiasa 1.0 que não apresentava ferrugem no sistema, nem vazamentos, mas não havia meio de ficar com a temperatura normal!
Trocaram válvula (até andaram sem), sensor de temperatura e tudo o mais que podia... e não resolveu!
O radiador, não estava entupido e aparentemente apresentava boa vazão, logo foi descartado...
Depois de um certo tempo com motor ligado, a temperatura passava da casa dos cento e tantos graus e a unica saída era desligar o carro e esperar.
O cliente dele ficou quase 3 meses brigando com ele porque ele não resolvia!

Resolveram trocar o radiador, já que nada havia resolvido, e magicamente, tudo resolvido!

O mecânico resolveu serrar o radiador, momento em que notou a existência de uma espécie de crosta na parte interna, que não impedia o fluxo da água, mas de certo impedia troca de calor entre o liquido e o metal resfriado pelo ar...
O radiador aquecia bastante por fora, mas não o suficiente pra troca ocorrer de maneira adequada.

O que mais me espantou foi que esse carro usava aditivo, pois era todo original, com menos de 40mil km, bem cuidado...

Abs
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Re: Válvula Termostática VCD 2.2 16V

por Almeidão » 18 Set 2014, 10:55

rgapski, voce vai na física e eu no que vejo como lógica. Claro que no fogo a agua fervendo será diferente que no carro que por sinal lá dentro ainda não estaria, mas a temperatura de abertura é a mesma, ou seja ela fervendo dentro da panela já tem a temperatura ideal de funcionamento para um carro e desta forma se for uma de 92 o carro estará ainda mais quente e ela ainda não abriu. Explicando melhor para os leigos, a mesma agua com o mesmo grau na panela ferve e no motor ainda não, mas com certeza queimam iguais.

Sobre o radiador há algumas possibilidades, uma a qual eu arrisco a informar que com 40 mil km é possivel que tenham trocado este aditivo e colocado um mais barato, canso de ver isto e pode ter certeza que o RADIEX ainda é campeão de vendas mesmo com todo aviso que passamos aqui.

Ainda sobre o radiador, já é mais que sabido que é impossivel varetar esta peça ou colocar caixa plastica lateral e mesmo assim tem um monte que faz. Faz, o carro continuará aquecendo e o cara que consertou vai falar para o otário que o para o Vectra esta temperatura é normal, ai fica por isto mesmo. Quantas vezes virom aqui esta palavra normal sobre a temperatura? Ela é perfeita para os mecanicos enganadores. Pelo menos este mecanico que voce comentou resolveu trocar o radiador, aliás fiz isto um dia no meu Vectra depois que tentei resolver e cansei de ouvir que Temperatura para Vectra é alta mesma para economizar combustível kakakkak.
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Re: Válvula Termostática VCD 2.2 16V

por rgapski » 18 Set 2014, 11:09

Almeidão escreveu:rgapski, voce vai na física e eu no que vejo como lógica. Claro que no fogo a agua fervendo será diferente que no carro que por sinal lá dentro ainda não estaria, mas a temperatura de abertura é a mesma, ou seja ela fervendo dentro da panela já tem a temperatura ideal de funcionamento para um carro e desta forma se for uma de 92 o carro estará ainda mais quente e ela ainda não abriu. Explicando melhor para os leigos, a mesma agua com o mesmo grau na panela ferve e no motor ainda não, mas com certeza queimam iguais.

Sobre o radiador há algumas possibilidades, uma a qual eu arrisco a informar que com 40 mil km é possivel que tenham trocado este aditivo e colocado um mais barato, canso de ver isto e pode ter certeza que o RADIEX ainda é campeão de vendas mesmo com todo aviso que passamos aqui.

Ainda sobre o radiador, já é mais que sabido que é impossivel varetar esta peça ou colocar caixa plastica lateral e mesmo assim tem um monte que faz. Faz, o carro continuará aquecendo e o cara que consertou vai falar para o otário que o para o Vectra esta temperatura é normal, ai fica por isto mesmo. Quantas vezes virom aqui esta palavra normal sobre a temperatura? Ela é perfeita para os mecanicos enganadores. Pelo menos este mecanico que voce comentou resolveu trocar o radiador, aliás fiz isto um dia no meu Vectra depois que tentei resolver e cansei de ouvir que Temperatura para Vectra é alta mesma para economizar combustível kakakkak.


Almeidão,

Só fiz a ressalva sobre o teste do fogão porque, até onde sei, a água só consegue ser aquecida (em ambiente aberto) até a temperatura de ebulição, e talvez, dependendo do local onde se faz o teste, não se consiga chegar à temperatura certa e alguém condenar uma válvula boa...

Sobre o caso que comentei, também suspeitei de radiex... Não quis falar nada, mas já que comentou... rs

Voltando ao assunto da válvula, eu acho que tudo depende do projeto.
De certo um motor que usa válvula de 92º esta projetado para isso, como é o caso do Omega, citado pelo Warrior.
Pelo que sei, alguns monzas à álcool também utilizam.

O problema, ao meu ver, é enfiar uma válvula 92º no vectra que usa 82º... E olha que isso não é incomum...
Um amigo meu quebrou muito a cara com um monza gasolina que estava utilizando válvula termostática do monza álcool..
E ele teimou comigo por muitos meses, dizendo que a peça era nova, e bla, bla, bla...
Até que um dia eu mesmo comprei a peça e coloquei no carro dele e resolveu... Depois ele pagou a peça e uma cerveja! kkk

Abs!
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Re: Válvula Termostática VCD 2.2 16V

por Thiago Menezes » 18 Set 2014, 11:21

Para contribuir com o tópico eu posso utilizar meu exemplo como confirmação sobre o que o Almeidão está dizendo, não que eu esteja relacionando a outros carros e nem ao Omega do Marcio, estou utilizando e confirmando sobre meu carro antes que alguém diga alguma coisa.

No Vectra 2.4 16v todos sabem que a válvula utilizada é de 87/102º por ser flex, não que a temperatura estivesse totalmente fora do normal com a válvula original, mas quando coloquei a de 82º reparei que o sistema começou a trabalhar melhor, as marcações ficaram mais precisas e o limite nunca mais foi ultrapassado, estágios de ventoinhas armam no momento certo, resumindo sistema de arrefecimento está impecável, nada a reclamar.

Lembrando também que mesmo o GNV sendo um combustível ''frio'' ele faz com que o motor trabalhe com uma temperatura um pouco acima que na gasolina. Outro fator é que eu uso gasolina, agora que no ultimo abastecimento fiz um teste e fiz proporção e aditivação de 60% de gasolina e 40% de etanol, mas como todos sabem a utilização do combustível liquido é pouco utilizado diariamente, só até o kit passar para o GNV.
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Re: Válvula Termostática VCD 2.2 16V

por Last_Warrior » 18 Set 2014, 12:22

O simples fato da água no sistema de arrefecimento ser pressurizada, já faz o ponto de ebulição da mesma subir muito, mesmo sem aditivo. Portanto, dentro do sistema pressurizado, não ferve nunca nem com 100 e poucos graus. Com aditivo, mais tarde ainda.

Por isso que, quando o sistema tem vazamento, ele perde pressão, e está mais susceptível a superaquecimento e queima da junta.

No caso do Omega 2.0 a gasolina, acredito que foram feitos estudos da temperatura do óleo dentro do motor, até se chegar à conclusão que naquele motor a temperatura ideal da válvula é 92 graus.

Para se ter uma idéia Almeidão, o próprio Omega 4.1 que tem válvula de 80 graus, o óleo do motor fica mais quente que no Omega 2.0.
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Re: Válvula Termostática VCD 2.2 16V

por Diogo Jaderson » 18 Set 2014, 14:05

Fala galera!

Passando pra atualizar...

A informação do Rapha procede, o refil MTE 211.88 não serviu, a carcaça tem que ser MTE tb :13:

Comprei a MTE 373.82 e nesta o refil serve :88: .

No final da tarde passo pra pegar meu carro e tiro fotos da VT que estava no meu carro. O refil da MTE é maior do que estava instalado lá...

Abs.

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Re: Válvula Termostática VCD 2.2 16V

por Thiago Menezes » 18 Set 2014, 14:09

Diogo Jaderson escreveu:Fala galera!

Passando pra atualizar...

A informação do Rapha procede, o refil MTE 211.88 não serviu, a carcaça tem que ser MTE tb :13:

Comprei a MTE 373.82 e nesta o refil serve :88: .

No final da tarde passo pra pegar meu carro e tiro fotos da VT que estava no meu carro. O refil da MTE é maior do que estava instalado lá...

Abs.


Então isso confirma também que a MTE é fabricante oficial sim da GM, ou pelo menos na época do Vectra ''C'' era né, hoje ja não sei :55:

Falo isso pois a ''carcaça'' que está no meu carro só pode ser MTE pois eu comprei exatamente o mesmo perfil que você Diogo e serviu perfeitamente.

Pesquisando pelo código oficial no peças-online (código da carcaça da MTE) achei a válvula completa na Aspen, outra comprovação que realmente MTE fabricava ou fabrica para a GM. :88:
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