O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[Resolvido] Falha primeira partida e luz injeção - Vectra B

55 mensagens
Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Jeferson da Silva
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

[Resolvido] Falha primeira partida e luz injeção - Vectra B

por Jeferson.eng » 05 Ago 2014, 21:09

Boa noite amigos do Clube do Vectra.
Possou a mais ou menos 5 anos um Vectra GLS 2.2 8V MPFI, ano/modelo 2000. Faz um bom tempo que leio o fórum do grupo para sanar dúvidas sobre o carro e sempre encontrei o que procurava. É minha primeira postagem aqui, e pretendo participar ativamente do grupo para ajudar e compartilhar também informações que possam ser úteis.

Indo ao assunto, meu carro nas últimas semanas tem apresentado alguns probleminhas que estão me deixando apreensivo. O que acontece é o seguinte:

1º - Ao ligar o carro frio na primeira vez do dia, ou depois de várias horas parado, algumas vezes o carro da uma leve falhada por cerca de 1 a 2 segundos, como se fosse um cilindro falhando quase que imperceptível; outras vezes, com bem menos frequência, o motor falha com maior intensidade, muito semelhante como se estivesse sem um cabo de vela, fica assim por uns 10 segundos e depois estabiliza. Se acelerar o giro sobe rápido normal, mas falhando. E, em outras vezes, o carro liga normal sem falhas. Em qualquer situação o carro não apaga e liga de primeira sem dificuldade;

2º - A luz da injeção está acendendo com bastante frequência depois de o motor ter esquentado (depois de 5 ou 6 km andados), e geralmente em velocidade e rotação constantes. As vezes acende e logo apaga e outas vezes fica por alguns minutos acesa. Quando está acesa e eu acelero de modos mais "agressivo" e deixo o giro subir, ela imediatamente apaga, e algum tempo depois volta a acender e apagar. No auto-diagnóstico da injeção, além dos dois códigos que é normal aparecer, mostrou o 13 (sonda lambda). Agora não sei se é a própria sonda lambda com defeito, ou se algum outro componente esteja interferindo na leitura;

3º - Em viagens, o carro algumas vezes demora muito pra aquecer a água, ficando pouco acima das linhas azuis por mais de 20km, assim a marcha-lenta fica acelerada ao passar em lombadas ou em trocas de marchas. Moro no sul, e isso acontece quando a temperatura ambiente está muito baixa, coisa de 5~8º. Em temperaturas maiores, isso não acontece;

4º - Andando em rotação baixa, geralmente de 1500 a 2500RPM, se piso fundo no acelerador de uma só vez o carro da uma pequena "engasgada" e só depois sobe o giro. Mesmo assim não dá falta de combustível e o carro tem força total;
Notei também um aumento no consumo, cerca de 0,3~0,5km/l a menos do que era de costume

Nos últimos meses troquei:
- Cabos de velas (NGK);
- Regulador de pressão de combustível (BOSCH);
- Bomba de combustível (Refil e filtros-Magnetti);
- Válvula do ar quente;
- Junta do coletor de escape;
- Filtros em geral.

Estou desconfiado de alguns itens que pretendo trocar:
- Velas;
- Sensor de temperatura da água;
- Sonda lambda;

Remotamente penso também em junta do cabeçote, mas o carro está agora com 98 mil KM e está comigo desde os 40 mil. Sempre anda com aditivo Havoline no radiador e nunca ferveu nem nada do tipo. Também sempre abasteço com gasolina aditivada no mesmo posto de confiança.

Alguém do clube já enfrentou algum problema parecido e conseguiu resolver? E quanto as peças que suspeito ser o problema, será que o caminho é por ai mesmo sem comprar nada desnecessário? Agradeço se alguém tiver alguma sugestão, pois cuido bastante do carro e gosto de manter tudo em pleno funcionamento.
(Desculpem pelo longo texto, mas tentei deixar bem explicado hehehe)

Abraço.
Editado pela última vez por Jeferson.eng em 28 Out 2014, 21:12, em um total de 1 vez.
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Falha na primeira partida e luz da injeção acendendo

por JoãodoValle » 05 Ago 2014, 21:38

Fala parceiro, quando comecei a ler seu relato ja veio a cabeca regulador de pressão ou filtro de combustível, mas como vc disse que ja foi trocado. .. só basta saber se nao montaram invertido, só consigo pensar em linha de combustível.

Sobre a temperatura seu carro está com valvula termostatica?

Essa luz da injeção ta com cara de falha no sensor de temperatura.

Retire as velas e vejam se estao com sinal de oxidação ou com gasolina

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Jeferson.eng » 05 Ago 2014, 22:22

Cara, o regulador de pressão troquei começo do ano porque estava com dificuldade na partida a quente, já que o mesmo estava furado e puxava bastante gasolina, depois da troca ficou tudo ok. O filtro está no fluxo correto, e faço a troca junto com o óleo sempre. Não sei se pode ser algo na linha de combustível, pois mesmo com a luz da injeção acesa não da falta de combustível em alto giro e nem quando forço o motor, apenas essa falha quando ligo o carro frio.
O carro está com a válvula termostática, agora resta saber se está em boas condições. Andando na cidade a temperatura sobe normal, varia de 80 a pouco menos de 90, o problema maior que percebi é na estrada, que ta caindo muito rápido. Aliás, sempre baixou bem a temperatura em viagens, mas não tanto como agora. Existe alguma forma de testar esses sensores e a própria válvula, ou só na base da troca mesmo?
Imagem

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Jeferson.eng » 05 Ago 2014, 22:30

E pra completar: a luz da injeção não acende quando o carro ta frio e dando essas falhadas, ela apaga normalmente depois que do a partida assim como é o certo, só acende mesmo depois que ando uns 5km e a temperatura começa aumentar.
Imagem

Andersonss
GLS member
GLS member
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Andersonss » 07 Ago 2014, 22:03

Estamos quase com o mesmo problema, meu Vectra ligo ele fica falhando e com lenta irregular quando esta bem frio o motor ai ando uns 300 metros e o carro normaliza mas a luz da injeção acende depois que ando um pouco com ele tbm, isso começou acontecer depois que tirei a bateria e coloquei uma nova (ja que a minha antiga esgotou) vou ter que levar nos meXanicos d aminha cidade amanhã ou semana que vem pra ver creio que seja regulagem na injeção tipo o carro mandando pouca ou muita gasolina para a partida seilá, qualquer coisa se conseguir resolver poste resultados assim que eu resolver do meu vou postar Valeeu :88:

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Jeferson.eng » 11 Ago 2014, 19:53

Boa noite pessoal,

Final de semana tirei um tempinho, enconstei o carro na oficina e fiz alguns serviços.
- Foi ligado o scanner no carro e constatei com o mecânico que a sonda lambda estava com leitura muito ruim depois de aquecida, estava demorando muito tempo para variar os valores e as vezes chegava a ficar por 1~2s parada no mesmo, além de estar mostrando tensão entre 300~600mV e ficando grande parte do tempo mostrando mistura pobre. Efetuamos e troca e pronto, leitura rápida e variando entre valores bem próximos de 0 até 900mV. Lembrando que a do meu Vectra é de apenas 1 fio.
- Além disso, o mecânico sugeriu acrescentar mais um cabo de aterramento. Como vi alguns vídeos mostrando que alguns Astras e outros carros da linha GM apresentavam erros na leitura de alguns sensores por falta de aterramento, e por ser um serviço simples e barato, autorizei que fizesse;
- Efetuei também a troca das velas, que estavam apresentando desgaste normal devido ao tempo de uso.
- Encomendei a válvula termostática original, pois a que está hoje instalada já fez a parte dela (mais de 98 mil km), e como parece não estar trabalhando de forma correta, vou trocar antes que trave fechada e gere um grande prejuízo.

RESULTADO: já andei mais de 200km e a luz de injeção parou de acender, além de o motor aparentemente estar funcionando de modo mais regular e com significativa melhora em aceleração e retomadas. Aparentemente também melhorou o consumo. Valeu a troca das peças :D
Quanto a partida a frio, ainda as vezes sinto que não está 100%, mas vou continuar observando e retornar na oficina na próxima semana pra dar uma olhada mais a fundo, e posto aqui os resultados.
Imagem

Andersonss
GLS member
GLS member
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Andersonss » 11 Ago 2014, 20:17

Legal, acompanhando o tópico :52:

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Jeferson.eng » 16 Set 2014, 21:14

Boa noite pessoal,
Voltando ao tópico para postar os resultados:

- A luz da injeção parou de acender de vez, era realmente a sonda lambda com problema.
- Efetuei a troca da válvula termostática, e impressionante como mudou o comportamento da temperatura do carro. A antiga estava completa, porém acredito que não estava mais funcional. Agora a temperatura atinge a faixa ideal em bem menos tempo, e em viagens o ponteiro trava em 78~82ºC e só chega próximo aos 90ºC em subidas que exijam mais do motor. Ficou excelente.

O único porém é o da partida, que ainda não consegui resolver. Percebi que ao acelerar o carro ouço um barulho de líquido "correndo" em baixo do carro, próximo ao banco do carona, parece que a linha de combustível não fica preenchida de combustível. O carro passa por breve falhamento em marcha lenta ao ligar, coisa rápida, e imediatamente estabiliza ao dar uma acelerada. Andando, tanto frio quanto quente, não falha e nem da falta de combustível em nenhuma faixa de rotação. Alguém tem alguma idéia do que possa ser?
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 16 Set 2014, 21:44

Já testou o regulador de pressão?

É nóis, no Tapatalk...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Jeferson.eng » 16 Set 2014, 21:52

Sim, o mesmo foi trocado a pouco tempo e não apresenta nenhum sinal de combustível. O estranho é que o carro pega fácil na maioria das vezes, mas falha logo em seguida. Única coisa é que algumas vezes tenho que deixar o motor de arranque girando por mais tempo que o normal para que o motor pegue.
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 16 Set 2014, 22:43

Mediu pressão da bomba, com ela em uma bancada, fora do carro? Fez limpeza no filtro da bomba?

É nóis, no Tapatalk...
Imagem

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Jeferson.eng » 17 Set 2014, 20:27

Ainda não fiz nenhum teste na bomba. Eu fiz a troca a aproximadamente 1 ano, mas mesmo assim estou desconfiado que seja ali o problema.
O que mais to achando estranho é esse barulho de líquido/gasolina em baixo do carro. Tenho quase certeza que é combustível "correndo" com ar pelas mangueiras, pois com o carro parado e em ponto-morto ouve-se muito nitidamente esse barulho ao ficar dando algumas aceleradas, e isso de forma alguma acontecia até antes de o carro começar com esse problema de falhar logo após a partida, pois logo que ligo o motor o barulho é alto a ponto de encomodar, e um tempo depois fica bem menor, mas ainda continua. Agora não sei se é a gasolina vindo do tanque, ou retornando. Alguma sugestão do que possa estar acontecendo? Ou devo ir certeiro na bomba?
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 17 Set 2014, 20:38

Vai na bomba e no filtro dela dentro do tanque. Esse barulho provavelmente é o combustível dentro do tanque. Todos meus cheveolets faziam isso...

É nóis, no Tapatalk...
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 17 Set 2014, 20:50

Alcir Andreoni escreveu:Vai na bomba e no filtro dela dentro do tanque. Esse barulho provavelmente é o combustível dentro do tanque. Todos meus cheveolets faziam isso...

É nóis, no Tapatalk...

Cheveolets???? :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 17 Set 2014, 21:22

Se eu for fazer a lista aqui vai uma semana escrevendo...

É nóis, no Tapatalk...
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 17 Set 2014, 21:24

Alcir Andreoni escreveu:Se eu for fazer a lista aqui vai uma semana escrevendo...

É nóis, no Tapatalk...

Ah tá...

Agora me toquei...

Dedo de ogro em teclado pequeno...:grin::grin:

É nóis, no Tapatalk...
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 17 Set 2014, 21:45

Alcir Andreoni escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Se eu for fazer a lista aqui vai uma semana escrevendo...

É nóis, no Tapatalk...

Ah tá...

Agora me toquei...

Dedo de ogro em teclado pequeno...:grin::grin:

É nóis, no Tapatalk...

Tiozao ta ficando doido? Ta respondendo você mesmo hahahahahahaaahah

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Jeferson.eng » 29 Set 2014, 00:08

Voltando para atualizar:
Fiz o teste de pressão na bomba (sem desmontar) e aparentemente ta normal. Funcionando fica praticamente em 3.5 bar, e quando desliga cai bem lenta ate perto de 2 bar. É normal assim? De qualquer forma, ainda vou desmontar pra checar as mangueiras e o pré-filtro.
Outra coisa, ligando o carro no scanner apareceu erro no sensor de rotação. Pode ser esse o motivo de as vezes o carro nao pegar? Próxima semana vou trocar o sensor de rotação e o de temperatura da água pra ver se melhora a partida do motor.
Imagem

AlexMisael
Member
Member
Nome Completo: Alex Misael da Silva
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por AlexMisael » 29 Set 2014, 13:41

Amigo estou com um problema parecido com o seu, o meu começou assim e avançou para um caso mais sério.
Acompanhe esse tópico :9:
viewtopic.php?f=45&t=6277

Luz de injeção eletr. piscando

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Jeferson.eng » 06 Out 2014, 13:53

Amigos do clube,
Ainda não fiz a troca dos sensores, e nos últimos dias começou mais um problema na partida. Seguinte: Ao girar a chave, o motor de arranque gira, mas logo em seguida ocorre um "corte" de energia, todas as luzes do painel se apagam e os ponteiro de gasolina e temperatura caem, seguido de um barulho parecido com um "tec" e o motor de arranque para e recomeça seguidamente. Se segurar a chave virada, isso faz umas 3 ou 4 vezes e o motor liga, geralmente falhando. Acredito que nao seja a bateria, pois coloquei a pouco tempo, alem de que o hodometro parcial não zera quando isso acontece. Alguém ja passou por algo parecido, ou tem alguma sugestão?
Imagem

55 mensagens