por Jeferson.eng »
05 Ago 2014, 21:09
Boa noite amigos do Clube do Vectra.
Possou a mais ou menos 5 anos um Vectra GLS 2.2 8V MPFI, ano/modelo 2000. Faz um bom tempo que leio o fórum do grupo para sanar dúvidas sobre o carro e sempre encontrei o que procurava. É minha primeira postagem aqui, e pretendo participar ativamente do grupo para ajudar e compartilhar também informações que possam ser úteis.
Indo ao assunto, meu carro nas últimas semanas tem apresentado alguns probleminhas que estão me deixando apreensivo. O que acontece é o seguinte:
1º - Ao ligar o carro frio na primeira vez do dia, ou depois de várias horas parado, algumas vezes o carro da uma leve falhada por cerca de 1 a 2 segundos, como se fosse um cilindro falhando quase que imperceptível; outras vezes, com bem menos frequência, o motor falha com maior intensidade, muito semelhante como se estivesse sem um cabo de vela, fica assim por uns 10 segundos e depois estabiliza. Se acelerar o giro sobe rápido normal, mas falhando. E, em outras vezes, o carro liga normal sem falhas. Em qualquer situação o carro não apaga e liga de primeira sem dificuldade;
2º - A luz da injeção está acendendo com bastante frequência depois de o motor ter esquentado (depois de 5 ou 6 km andados), e geralmente em velocidade e rotação constantes. As vezes acende e logo apaga e outas vezes fica por alguns minutos acesa. Quando está acesa e eu acelero de modos mais "agressivo" e deixo o giro subir, ela imediatamente apaga, e algum tempo depois volta a acender e apagar. No auto-diagnóstico da injeção, além dos dois códigos que é normal aparecer, mostrou o 13 (sonda lambda). Agora não sei se é a própria sonda lambda com defeito, ou se algum outro componente esteja interferindo na leitura;
3º - Em viagens, o carro algumas vezes demora muito pra aquecer a água, ficando pouco acima das linhas azuis por mais de 20km, assim a marcha-lenta fica acelerada ao passar em lombadas ou em trocas de marchas. Moro no sul, e isso acontece quando a temperatura ambiente está muito baixa, coisa de 5~8º. Em temperaturas maiores, isso não acontece;
4º - Andando em rotação baixa, geralmente de 1500 a 2500RPM, se piso fundo no acelerador de uma só vez o carro da uma pequena "engasgada" e só depois sobe o giro. Mesmo assim não dá falta de combustível e o carro tem força total;
Notei também um aumento no consumo, cerca de 0,3~0,5km/l a menos do que era de costume
Nos últimos meses troquei:
- Cabos de velas (NGK);
- Regulador de pressão de combustível (BOSCH);
- Bomba de combustível (Refil e filtros-Magnetti);
- Válvula do ar quente;
- Junta do coletor de escape;
- Filtros em geral.
Estou desconfiado de alguns itens que pretendo trocar:
- Velas;
- Sensor de temperatura da água;
- Sonda lambda;
Remotamente penso também em junta do cabeçote, mas o carro está agora com 98 mil KM e está comigo desde os 40 mil. Sempre anda com aditivo Havoline no radiador e nunca ferveu nem nada do tipo. Também sempre abasteço com gasolina aditivada no mesmo posto de confiança.
Alguém do clube já enfrentou algum problema parecido e conseguiu resolver? E quanto as peças que suspeito ser o problema, será que o caminho é por ai mesmo sem comprar nada desnecessário? Agradeço se alguém tiver alguma sugestão, pois cuido bastante do carro e gosto de manter tudo em pleno funcionamento.
(Desculpem pelo longo texto, mas tentei deixar bem explicado hehehe)
Abraço.
Editado pela última vez por
Jeferson.eng em 28 Out 2014, 21:12, em um total de 1 vez.