Seiti escreveu:Como já visto em tópicos anteriores no HOW TO, arranjei um "doador" (Vectra com perda total) que foi um Vectra CD 98/99 de onde extraí o retrovisor interno fotocrômico, os motores elétricos da regulagem dos faróis principais, o interruptor dos faróis que tem embutidos a regulagem de altura e o interruptor do farol de neblina e os conectores necessários para fazer todas as instalações. Esse pacote saiu pelo valor camarada de 190 lascas. 8)
Só para efeito de pesquisa, os valores aproximados dessas peças novas em concessionárias são:
Retrovisor interno fotocrômico - R$850,00

Motor elétrico da regulagem dos faróis - R$275,00 (cada um)

Interruptor dos faróis do Vectra CD - R$325,00

Conectores e chicotes - Não fornecem (só vem com o chicote completo do Vectra CD)

Se o pacote fosse comprado em concessionária, sairia pela bagatela de R$1.725,00 (que piada...

tsc tsc tsc) e ainda faltariam os conectores.
Tenho um Vectra GLS 97 e para instalar os faróis de neblina comprei mais esses itens:
Par de faróis de neblina (ARTEB) do 97 na AUTOZ
http://www.autoz.com.br por R$35,05 cada + frete (encomenda normal para o PR) por R$9,30 dando um total de R$79,40. 8)
Relé (90229206) do farol de neblina na concessionária por R$8,50, que é semelhante aos já existentes (lanterna de neblina traseira, desembaçador dos retrovisores, etc...)
Começaremos pela ligação do relé...
A pinagem do relé é:
30 - positivo
87 - saída 12V (+)
85 e 86 - Já possui os conectores que ficam no módulo multitimer (que controla os relés).
O relé dos faróis de neblina fica na posição V (cinco) conforme diz o manual e como não gostamos de gambiarras, ele vai ficar exatamente nesse local.
No soquete do interruptor dos faróis, coloquei o conector que faltava (posição 1) e liguei-o ao pino 17 do conector do módulo multitimer que fica no lado direito da caixa de fusíveis (desconecte o conector e abra-o...). Com isso já estão ativos os pinos 85 e 86 do relé.
Seguindo novamente o manual, vemos que o fusível (20A) do farol de neblina fica na posição 12 e é ali que ele vai "morar".
Localize o positivo direto e "roube" o 12V(+) dele que será ligado em um conector do fusível 12. No outro conector do fusível 12, basta ligá-lo ao pino 30 do relé.
Coloque o conector do pino 87 do relé e faça este fio chegar até o local dos faróis de neblina. Ligue este fio aos conectores dos faróis de neblina.
A parte elétrica está finalizada.
Quanto aos pontos de fixação, já existem... Basta cortar o parachoque.
Para cortar (os faróis de neblina da Arteb vem com gabarito para corte) e fixar os faróis de neblina, eu "terceirizei" o serviço que foi executado por uma instaladora de som que tem um know-how melhor que o meu para essa tarefa. Imagine se meto a tico-tico no parachoque e passa um pouco do ponto...

N E M F O D E N D O!!!
Agora vamos para as formalidades, letras miúdas e "bibliografia"...
HUAhuAHAUhAUHAuAHuAHAUHAUHAUAHauhAUhaUhA

Existem detalhes implícitos que não foram mencionados como por exemplo, retirar o interruptor dos faróis, retirar o acabamento onde o conector deste interruptor está encaixado, soltar a caixa de fusíveis, tirar a capa plástica por trás da caixa de fusíveis, desmontar o conector do módulo multitimer para colocar o pino 17...
Portanto, se você não souber exatamente o que está fazendo, alerto em nome do Vectra Clube e em meu nome, que não execute os procedimentos sem ter noção e conhecimento técnico.
O Vectra Clube e nem o autor se responsabilizam por danos que possam ser ocasionados pelos procedimentos descritos.
Todos os diagramas elétricos descritos pelo autor neste HOW TO e no tópico "Retrovisor Interno Fotocrômico" foram extraídos diretamente do diagrama elétrico oficial do Vectra que está disponível para consultas em qualquer concessionária Chevrolet.
PS: Faça a regulagem da altura dos faróis de neblina. Ouvi dizer que os Vec a partir de 2000 já tem a preparação elétrica (chicotes) necessária, fazendo com que este HOW TO seja válido para os VEC (exceto CD) de 96/97 a 99/99.