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GeralVectra, ter ou não ter?
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

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ton_rodrigues
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Re: Vectra, ter ou não ter?

por ton_rodrigues » 24 Set 2014, 02:07

Na minha opiniao .. Eh um carro maravilhoso. Mais nessa faixa de ano q vc quer, pesquisa bem pq tem aqueles antigos proprietarios q so rodao e rodao e nada de manutencao e vc se ferra, fazendo preventivas td certinho nada de dor de cabeca, nada de gastos inesperados pois vc ja sabe oq vc ja revisou e sabe oq vai revisar... Cuidado e zelo nunca eh demais :grin:

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Pedro Josino
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Re: Vectra, ter ou não ter?

por Pedro Josino » 24 Set 2014, 04:31

Eu não tinha visto a discursão anteriormente mas acredito que a coisa fugiu do sentido.

O fato é que qualquer carro é uma caixinha de surpresas, pode ser 0Km ou usado. As vezes podemos adquirir um 0Km que antes de chegar em nossas mãos, passou por um alagamento, depredação, foi batido na cegonha ou dentro da concessionária. Se for observar um usado, nem se fala a quantidade de coisas que pode ter acontecido com ele.

Sou proprietário de um Vectra Expression 2008/2009 faturado no final de Julho de 2008, tendo sido retirado por mim 0Km em Agosto de 2008. Hoje esse carro marca meros 58.000Km e carrega consigo pouco mais de 6 anos de uso. Uso diário. Esse carro eu usava para ir a escola, ir a faculdade e hoje a minha mãe usa para ir trabalhar, ao shopping, almoçar, jantar, etc.. É um carro de uso exclusivo na cidade, tendo viajado apenas 2 vezes durante esses 6 anos.

Moramos numa cidade com cerca de 800.000 habitantes, é a capital brasileira com maior número de carros novos registrados por habitante. A população cresceu muito, a facilidade de crédito ajudou a "todo mundo" poder adquirir seu carro e isso implica em um trânsito grande, pois a malha viária da cidade não acompanhou o crescimento da frota. Com isso, passamos muito mais tempo parado com o motor funcionando, que em movimento e registrando a quilometragem. Meu carro tem 58.000Km rodados originais, mas quantos quilometros será que o motor já rodou?

Em um post seu, você comentava que o manual do carro do colega estava todo carimbado, então imagino com essa afirmação que você nunca fez uma revisão de um carro novo em concessionária. Eles executam o básico. Todas as manutenções do meu Vectra foram feitas na concessionária e posso te garantir uma coisa, se você pedir para trocar o fluido de freio, eles vão achar ruim pois é trabalhoso. Limpeza do sistema de arrefecimento? Meu carro está com mais de 6 anos e nunca me ofereceram esse serviço, que o manual determina que seja trocado a cada 5 anos ou 150.000Km. Isso mostra que o carimbo serve apenas para dizer que aquele carro passou por uma manutenção, mas somente a nota fiscal garantirá que executou o serviço previsto no plano de manutenção.

Como o Vectra era um carro para a classe média e média alta, os carros eram deixados pelos seus proprietários na concessionária, os mecânicos trocavam óleo, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível e ofereciam alinhamento e balanceamento e as vezes a substituição do disco e pastilha de freio, sem sequer fazer a sangria do sistema. Não inspecionam as palhetas, as luzes, o fluido de freio, o fluido da direção hidráulica, ou qualquer outro item nesse sentido. Digo isso com base nos serviços que foram ofertados a mim. Então o carro rodava por 3 anos dessa forma, até sair da garantia.

Então é vendido para aquele que também tem uma condição boa mas não quer perder tanto comprando um 0Km. Com o manual todo carimbado, o cara troca apenas óleo e filtros, deixando o resto de lado pois dificilmente alguém pára para estudar o plano de manutenção do seu carro. O cara passa mais uns dois anos e vende para outro.

Assim o carro continua passando de mão em mão até a bomba explodir na mão de alguém, ou de cair nas mãos de um apaixonado por carro.

O apaixonado por carro, independente da marca e modelo, vai querer deixar seu carro 0Km. O manual da GM não indica a substituição de molas ou amortecedores, apenas diz a cada manutenção que deve ser inspecionado e substituído quando necessário, porém a Cofap (que fabrica os amortecedores do Vectra) indica a substituição a cada 40.000Km ou 3 anos. Não conheço uma única pessoa que substitua os amortecedores com essa quilometragem ou tempo se ele não estiver estourado. No manual do Vectra não indica a substituição do fluido da direção hidráulica, porém a DHB recomenda a substituição a cada 40.000Km ou 2 anos. Fluido de freio não dura nem 1 ano direito, já fica contaminado. Como eu disse, tenho o Vectra há 6 anos e NUNCA a concessionária me ofereceu qualquer um desses serviços.

Como muitos colegas adquirem seus carros com 5, 6, 7, 8, 9 ou mais anos de uso, ninguém sabe o que esse carro possa ter sofrido anteriormente. Alguns vão comprar o carro, ver aquele reservatório de expansão meio queimado mas com uma água colorida ali, a etiqueta do óleo de pouco tempo e ficar somente rodando com o carro pois está perfeito. Mas aquela água colorida pode ter apenas 10% de monoetilenoglicol, enquanto deveria ter no mínimo 30% conforme determina o manual, isso gera uma deficiência no sistema e pode ocasionar um apodrecimento da junta, um travamento da válvula termostática, dentre outros. O óleo que está naquele motor pode ser um 20W50 mineral, sendo que o recomendado é o 5W30 semi sintético ou superior, vai gerar uma folga no motor. Fora outras coisas que podem acontecer.

O mais inteligente a fazer ao comprar um usado é reservar uma boa grana para você executar os serviços que não sabe se o dono anterior executou. Pode ter um disco de freio empenado, pastilha gasta, fluido velho, óleo errado (muitos botam o mais barato pra vender o carro), pneus vencidos (muito comum se gabarem pelo estepe nunca rodou), arrefecimento vencido, etc..

Como a falta de histórico de manutenção é um problema, em especial para os motores 16v que possuem manutenção corretiva mais cara, alguns proprietários investem em uma manutenção preventiva pesada para evitar a ter que plainar cabeçote por empeno por uma junta queimada, por exemplo. É melhor abrir o motor e trocar uma junta com 8 anos de uso, que correr o risco de ter que trocar a junta e fazer uma plaina no cabeçote, tirando a originalidade do motor.

Nesse novo fórum nós não temos os mesmos tópicos, mas no antigo existia um Vectra com uns 500.000Km rodados e motor original. Pertencia a uma pessoa que adquiriu o veículo 0Km em 97 eu acho e usava o carro para viajar nas férias. Como ele era único dono, mantinha a manutenção em dia. Poucos fazem isso, a prova são as oficinas lotadas. No Clube do Cruze tem um Cruze 2011 ou 2012 com mais de 425.000Km com motor original. Durabilidade tem haver com a manutenção dada desde 0Km.

O Vectra é um carro que se tornou muito barato e isso permitiu muita gente adquirir um "carrão" pelo preço de um Gol. Esse é o problema. É um carro com custo de manutenção mais elevado que os populares mais antigos, o motor trabalha em temperatura mais alta e por andar mais, exigem mais do motor, mas resolvem economizar no óleo usando um 20W50 mineral e trocando com 10.000Km, criando borra, aumentando a pressão interna, vazando o motor vazar óleo até pelo juízo. Os pneus aro 15" são caros, então rodam até o talo, ou compram semi novos, ou algum importado barato, que sequer tem um grip que segure o carro no chão. Coloca logo um GNV pra economizar e não trocam as molas, não enquadram o veículo como uso severo, devido ao maior desgaste do carro, etc.. Sem falar que levam os carros nos meXanicos do bairro, que sequer um scanner pra monitorar a sonda ele tem. Como dar a manutenção que o carro precisa? O resultado disso é o monte de carro bomba que existe, quanto mais velho, mais difícil de conseguir um belo exemplar, geralmente quem tem não quer vender.

Se você pensa em comprar um Vectra 98 com baixa quilometragem e não gastar com o carro, vou lhe dar um conselho: desista. Será uma difícil missão encontrar um 98 com manutenção em dia e em bom estado. Se achar, isso terá seu preço e será acima da FIPE. Quem cuida do seu carro, cobra por isso na hora da venda e acredite, há quem valoriza isso. Para o amante de carro, é muito mais prazeroso vender seu carro para alguém que valorize aquele carro e pague pelo estado de conservação, pois é um indício que será bem cuidado, que vender barato pra alguém que não possa manter e ver aquele carro destruído.

Não sei se você gosta de carro - provavelmente não - por isso não compreende o que lê aqui nesse fórum. Aqui os membros gostam dos seus carros, sendo Vectras ou não. Eu tenho um Gol G5 1.6 2010 que uso óleo Mobil 1 0W40 e troco com 6 meses e tenho também uma Sorento AWD V6 2012 que faço a manutenção na concessionária por causa da garantia e apesar do plano de manutenção mandar trocar o óleo a cada 10.000Km, eu troco a cada 6 meses pois o carro tem 2 anos e 3 meses e está com 24mil km. Minha mãe tem o Vectra com 6 anos e 1 mês com 58mil km. Minha irmã tem um Up! com 3 meses e 715Km. E o outro carro que cuido é da minha namorada que é um Ka com 6 anos e 2 meses com 32mil km. Com excessão do Ka, todos rodam na Gasolina Podium, visto que rodamos pouco. Só utilizo óleo sintético API-SN. Motores com velas Denso Iridium.

De todos esses carros os únicos gastos corretivos foram o eletroventilador do Vectra recentemente e no Ka a bomba d'água, válvula termostática e a válvula do ar quente. Os demais foram itens de desgaste natural como pneus, freios, óleos e fluidos, palhetas, lâmpadas, etc.. No Ka esse ano fiz a suspensão completa, comprei tudo em concessionária Ford.. Pretendo fazer o mesmo no Vectra, uma vez que ano passado fiz uma geral no motor (arrefecimento, correias, velas, cabos, filtros, óleo e freios).. Não me importo se me acham louco, não sinto necessidade de trocar de carro, então mantenho meus velhinhos em dia, isso é jogar dinheiro no lixo? Provavelmente não. Jogar o dinheiro no lixo é pagar caro por algo e deixar se acabar.

Se eu quiser ir na GM e adquirir um motor completo 0Km, isso quer dizer que eu fiz o que queria e não que o carro é ruim. Exemplo disso é a Ford que vendeu diversos motores Duratec 2.0 há alguns anos atrás e várias pessoas compraram, algumas colocaram em Ka, outros em Fiesta, outros em Mondeo, etc.. Isso faz esses carros ruins? Não. Desencana cara..

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Re: Vectra, ter ou não ter?

por Alcir Andreoni » 24 Set 2014, 08:00

Pedro,

Você não entendeu o intuito do rapaz?

Ele quis somente causar a discussão e criticar quem troca itens de mecânica antes de quebrar.

É o tipo de dono de carro que só manda o veículo à mecânica quando dá pau!

Vejo vários desses por aí! :88:
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Isso deixa marcas profundas!

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Re: Vectra, ter ou não ter?

por Thiago Menezes » 24 Set 2014, 08:32

lugier escreveu:
https://www.youtube.com/watch?v=VW1kAd4 ... r8S0EzVcpg

A frase dele no final encerra o tópico

"Eu nunca quis ter um carro recordista, eu nunca quis ter um carro lendário, eu sempre quis ter um carro que me faça sentir bem, eu acho que o vectra completa esse quesito para mim"
:52:


Esse vídeo é muito fod$%#%
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Re: Vectra, ter ou não ter?

por Thiago Menezes » 24 Set 2014, 08:47

Pedro Josino escreveu:Eu não tinha visto a discursão anteriormente mas acredito que a coisa fugiu do sentido.

O fato é que qualquer carro é uma caixinha de surpresas, pode ser 0Km ou usado. As vezes podemos adquirir um 0Km que antes de chegar em nossas mãos, passou por um alagamento, depredação, foi batido na cegonha ou dentro da concessionária. Se for observar um usado, nem se fala a quantidade de coisas que pode ter acontecido com ele.

Sou proprietário de um Vectra Expression 2008/2009 faturado no final de Julho de 2008, tendo sido retirado por mim 0Km em Agosto de 2008. Hoje esse carro marca meros 58.000Km e carrega consigo pouco mais de 6 anos de uso. Uso diário. Esse carro eu usava para ir a escola, ir a faculdade e hoje a minha mãe usa para ir trabalhar, ao shopping, almoçar, jantar, etc.. É um carro de uso exclusivo na cidade, tendo viajado apenas 2 vezes durante esses 6 anos.

Moramos numa cidade com cerca de 800.000 habitantes, é a capital brasileira com maior número de carros novos registrados por habitante. A população cresceu muito, a facilidade de crédito ajudou a "todo mundo" poder adquirir seu carro e isso implica em um trânsito grande, pois a malha viária da cidade não acompanhou o crescimento da frota. Com isso, passamos muito mais tempo parado com o motor funcionando, que em movimento e registrando a quilometragem. Meu carro tem 58.000Km rodados originais, mas quantos quilometros será que o motor já rodou?

Em um post seu, você comentava que o manual do carro do colega estava todo carimbado, então imagino com essa afirmação que você nunca fez uma revisão de um carro novo em concessionária. Eles executam o básico. Todas as manutenções do meu Vectra foram feitas na concessionária e posso te garantir uma coisa, se você pedir para trocar o fluido de freio, eles vão achar ruim pois é trabalhoso. Limpeza do sistema de arrefecimento? Meu carro está com mais de 6 anos e nunca me ofereceram esse serviço, que o manual determina que seja trocado a cada 5 anos ou 150.000Km. Isso mostra que o carimbo serve apenas para dizer que aquele carro passou por uma manutenção, mas somente a nota fiscal garantirá que executou o serviço previsto no plano de manutenção.

Como o Vectra era um carro para a classe média e média alta, os carros eram deixados pelos seus proprietários na concessionária, os mecânicos trocavam óleo, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível e ofereciam alinhamento e balanceamento e as vezes a substituição do disco e pastilha de freio, sem sequer fazer a sangria do sistema. Não inspecionam as palhetas, as luzes, o fluido de freio, o fluido da direção hidráulica, ou qualquer outro item nesse sentido. Digo isso com base nos serviços que foram ofertados a mim. Então o carro rodava por 3 anos dessa forma, até sair da garantia.

Então é vendido para aquele que também tem uma condição boa mas não quer perder tanto comprando um 0Km. Com o manual todo carimbado, o cara troca apenas óleo e filtros, deixando o resto de lado pois dificilmente alguém pára para estudar o plano de manutenção do seu carro. O cara passa mais uns dois anos e vende para outro.

Assim o carro continua passando de mão em mão até a bomba explodir na mão de alguém, ou de cair nas mãos de um apaixonado por carro.

O apaixonado por carro, independente da marca e modelo, vai querer deixar seu carro 0Km. O manual da GM não indica a substituição de molas ou amortecedores, apenas diz a cada manutenção que deve ser inspecionado e substituído quando necessário, porém a Cofap (que fabrica os amortecedores do Vectra) indica a substituição a cada 40.000Km ou 3 anos. Não conheço uma única pessoa que substitua os amortecedores com essa quilometragem ou tempo se ele não estiver estourado. No manual do Vectra não indica a substituição do fluido da direção hidráulica, porém a DHB recomenda a substituição a cada 40.000Km ou 2 anos. Fluido de freio não dura nem 1 ano direito, já fica contaminado. Como eu disse, tenho o Vectra há 6 anos e NUNCA a concessionária me ofereceu qualquer um desses serviços.

Como muitos colegas adquirem seus carros com 5, 6, 7, 8, 9 ou mais anos de uso, ninguém sabe o que esse carro possa ter sofrido anteriormente. Alguns vão comprar o carro, ver aquele reservatório de expansão meio queimado mas com uma água colorida ali, a etiqueta do óleo de pouco tempo e ficar somente rodando com o carro pois está perfeito. Mas aquela água colorida pode ter apenas 10% de monoetilenoglicol, enquanto deveria ter no mínimo 30% conforme determina o manual, isso gera uma deficiência no sistema e pode ocasionar um apodrecimento da junta, um travamento da válvula termostática, dentre outros. O óleo que está naquele motor pode ser um 20W50 mineral, sendo que o recomendado é o 5W30 semi sintético ou superior, vai gerar uma folga no motor. Fora outras coisas que podem acontecer.

O mais inteligente a fazer ao comprar um usado é reservar uma boa grana para você executar os serviços que não sabe se o dono anterior executou. Pode ter um disco de freio empenado, pastilha gasta, fluido velho, óleo errado (muitos botam o mais barato pra vender o carro), pneus vencidos (muito comum se gabarem pelo estepe nunca rodou), arrefecimento vencido, etc..

Como a falta de histórico de manutenção é um problema, em especial para os motores 16v que possuem manutenção corretiva mais cara, alguns proprietários investem em uma manutenção preventiva pesada para evitar a ter que plainar cabeçote por empeno por uma junta queimada, por exemplo. É melhor abrir o motor e trocar uma junta com 8 anos de uso, que correr o risco de ter que trocar a junta e fazer uma plaina no cabeçote, tirando a originalidade do motor.

Nesse novo fórum nós não temos os mesmos tópicos, mas no antigo existia um Vectra com uns 500.000Km rodados e motor original. Pertencia a uma pessoa que adquiriu o veículo 0Km em 97 eu acho e usava o carro para viajar nas férias. Como ele era único dono, mantinha a manutenção em dia. Poucos fazem isso, a prova são as oficinas lotadas. No Clube do Cruze tem um Cruze 2011 ou 2012 com mais de 425.000Km com motor original. Durabilidade tem haver com a manutenção dada desde 0Km.

O Vectra é um carro que se tornou muito barato e isso permitiu muita gente adquirir um "carrão" pelo preço de um Gol. Esse é o problema. É um carro com custo de manutenção mais elevado que os populares mais antigos, o motor trabalha em temperatura mais alta e por andar mais, exigem mais do motor, mas resolvem economizar no óleo usando um 20W50 mineral e trocando com 10.000Km, criando borra, aumentando a pressão interna, vazando o motor vazar óleo até pelo juízo. Os pneus aro 15" são caros, então rodam até o talo, ou compram semi novos, ou algum importado barato, que sequer tem um grip que segure o carro no chão. Coloca logo um GNV pra economizar e não trocam as molas, não enquadram o veículo como uso severo, devido ao maior desgaste do carro, etc.. Sem falar que levam os carros nos meXanicos do bairro, que sequer um scanner pra monitorar a sonda ele tem. Como dar a manutenção que o carro precisa? O resultado disso é o monte de carro bomba que existe, quanto mais velho, mais difícil de conseguir um belo exemplar, geralmente quem tem não quer vender.

Se você pensa em comprar um Vectra 98 com baixa quilometragem e não gastar com o carro, vou lhe dar um conselho: desista. Será uma difícil missão encontrar um 98 com manutenção em dia e em bom estado. Se achar, isso terá seu preço e será acima da FIPE. Quem cuida do seu carro, cobra por isso na hora da venda e acredite, há quem valoriza isso. Para o amante de carro, é muito mais prazeroso vender seu carro para alguém que valorize aquele carro e pague pelo estado de conservação, pois é um indício que será bem cuidado, que vender barato pra alguém que não possa manter e ver aquele carro destruído.

Não sei se você gosta de carro - provavelmente não - por isso não compreende o que lê aqui nesse fórum. Aqui os membros gostam dos seus carros, sendo Vectras ou não. Eu tenho um Gol G5 1.6 2010 que uso óleo Mobil 1 0W40 e troco com 6 meses e tenho também uma Sorento AWD V6 2012 que faço a manutenção na concessionária por causa da garantia e apesar do plano de manutenção mandar trocar o óleo a cada 10.000Km, eu troco a cada 6 meses pois o carro tem 2 anos e 3 meses e está com 24mil km. Minha mãe tem o Vectra com 6 anos e 1 mês com 58mil km. Minha irmã tem um Up! com 3 meses e 715Km. E o outro carro que cuido é da minha namorada que é um Ka com 6 anos e 2 meses com 32mil km. Com excessão do Ka, todos rodam na Gasolina Podium, visto que rodamos pouco. Só utilizo óleo sintético API-SN. Motores com velas Denso Iridium.

De todos esses carros os únicos gastos corretivos foram o eletroventilador do Vectra recentemente e no Ka a bomba d'água, válvula termostática e a válvula do ar quente. Os demais foram itens de desgaste natural como pneus, freios, óleos e fluidos, palhetas, lâmpadas, etc.. No Ka esse ano fiz a suspensão completa, comprei tudo em concessionária Ford.. Pretendo fazer o mesmo no Vectra, uma vez que ano passado fiz uma geral no motor (arrefecimento, correias, velas, cabos, filtros, óleo e freios).. Não me importo se me acham louco, não sinto necessidade de trocar de carro, então mantenho meus velhinhos em dia, isso é jogar dinheiro no lixo? Provavelmente não. Jogar o dinheiro no lixo é pagar caro por algo e deixar se acabar.

Se eu quiser ir na GM e adquirir um motor completo 0Km, isso quer dizer que eu fiz o que queria e não que o carro é ruim. Exemplo disso é a Ford que vendeu diversos motores Duratec 2.0 há alguns anos atrás e várias pessoas compraram, algumas colocaram em Ka, outros em Fiesta, outros em Mondeo, etc.. Isso faz esses carros ruins? Não. Desencana cara..


PEDRÃO, ABSOLUTAMENTE PERFEITO O SEU COMENTÁRIO, SEM MAIS.....
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Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

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Re: Vectra, ter ou não ter?

por Alcir Andreoni » 24 Set 2014, 08:57

xvitorsander escreveu:Como diz o ditado, se não pode com eles, junte-se a eles.

Quem sabe se quando eu comprar um vectra eu não pense diferente.

Revisando os posts aqui do tópico, refaço minha última sugestão, de dar tempo ao tempo!

Não amigo, não compre um Vectra.

É o tipo de carro que não serve para o seu perfil!

Você gosta de pé-de-boi, se gostasse de carro de verdade não teria um Gol 1.6 2000 e não falaria que os outros gastam fortuna para manter um Vectra.

Você tem outros objetivos na vida, como você mesmo mencionou, portanto não perca seu tempo, nem o nosso, com a futilidade que você iniciou.

Aqui é o Clube do Vectra e você não vai encontrar opiniões diferentes das que foram expostas aqui.

Acho que podemos por um ponto final neste assunto!
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Re: Vectra, ter ou não ter?

por xvitorsander » 24 Set 2014, 09:12

Alcir Andreoni escreveu:Pedro,

Você não entendeu o intuito do rapaz?

Ele quis somente causar a discussão e criticar quem troca itens de mecânica antes de quebrar.

É o tipo de dono de carro que só manda o veículo à mecânica quando dá pau!

Vejo vários desses por aí! :88:


Amigo, você está muito, muito enganado.
Tanto que peguei meu carro com 72.000 KM, hoje está com 150.000 KM.
Muita gente aqui na minha cidade me critica justamente porque faço revisões regulares no meu carro, inclusive numa cidade que fica a 80 km de distância (Governador Valadares). Mês passado notei que ele estava meio instável nas curvas, aproveitei pra fazer um check-up na suspensão, o mecânico disse que ainda dava pra rodar muito com os amortecedores e molas, e que bastava trocar os kits de suspensão, mas por precaução, mandei trocar TUDO, molas, amortecedores, coxins e tudo mais. E te digo outra coisa, na hora que tiraram as peças do meu carro, apareceu um cara lá e até levou as minhas peças usadas pra colocar no carro dele, só pra vc ver que ainda estavam razoáveis...

Outra coisa, eu instalei o ar condicionado nele, um gasto de quase 3.000 num carro que vale 14.000...

Na última revisão eu tava achando ele deslizando um pouco a embreagem, mas quando o mecânico desmontou a mesma, me ligou dizendo que ainda dava pra rodar muito com ela, que o problema era outro. aí falei com ele: Olha aproveita que você já desmontou e troca ela! Aproveita também abre a caixa de marchas e confere se está tudo ok...

Outra coisa: Meu carro tem Seguro total, pois viajo muito com ele. Gasto mais do que o normal com ele, sim. porém como ele é aquela série especial com bancos estilo recaro, direção hidráulica, acabamento especial nas portas, 1.6 e com mecânica bem acessível é o carro perfeito pra minha região.

Eu vou comprar outro carro sim, mas não vou vender o gol, quero um automático pra fazer viagem mais longas (2.000 km ou mais).

O som do meu carro alpine, faço questão de um player de qualidade.

Eu poderia citar aqui inúmeras coisas que fiz no carro e preventivamente, mas essas servir de noção.

PS: Todo dia aparece gente querendo comprá-lo pois sabem o quanto eu zelo com o carro, porém como já gastei muito nele, vai ficar por aqui por muito tempo ainda.

Vocês estão me julgando mal.

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Re: Vectra, ter ou não ter?

por xvitorsander » 24 Set 2014, 09:17

Alcir Andreoni escreveu:
xvitorsander escreveu:Como diz o ditado, se não pode com eles, junte-se a eles.

Quem sabe se quando eu comprar um vectra eu não pense diferente.

Revisando os posts aqui do tópico, refaço minha última sugestão, de dar tempo ao tempo!

Não amigo, não compre um Vectra.

É o tipo de carro que não serve para o seu perfil!

Você gosta de pé-de-boi, se gostasse de carro de verdade não teria um Gol 1.6 2000 e não falaria que os outros gastam fortuna para manter um Vectra.

Você tem outros objetivos na vida, como você mesmo mencionou, portanto não perca seu tempo, nem o nosso, com a futilidade que você iniciou.

Aqui é o Clube do Vectra e você não vai encontrar opiniões diferentes das que foram expostas aqui.

Acho que podemos por um ponto final neste assunto!


Amigo, eu gosto de carro sim, mas não gosto de jogar dinheiro fora.

Pois saiba, que ao menos o meu Gol 1.6 ano 2000, vem de uma série especial, tem direção hidráulica, ar condicionado, bancos estilo recaro (originais) e atende muito bem meu propósito, além do mais, quem tem fortuna não anda vectra não, muito pelo contrário...

Acho que vc tá se achando demais, quem vê carro não vê renda! Será que você é tão bem remunerado assim?

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Re: Vectra, ter ou não ter?

por abineh » 24 Set 2014, 09:22

Nso entendi, xvitorsander. Vc criticou o rapaz por fazer revisoes no carro dele e agora me diz que gastou 3mil pra colocar ar condicionado em um carro que vale 14mil? Vc ta de sacanagem. So pode.

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Re: Vectra, ter ou não ter?

por xvitorsander » 24 Set 2014, 09:25

Pedro Josino escreveu:Eu não tinha visto a discursão anteriormente mas acredito que a coisa fugiu do sentido.

O fato é que qualquer carro é uma caixinha de surpresas, pode ser 0Km ou usado. As vezes podemos adquirir um 0Km que antes de chegar em nossas mãos, passou por um alagamento, depredação, foi batido na cegonha ou dentro da concessionária. Se for observar um usado, nem se fala a quantidade de coisas que pode ter acontecido com ele.

Sou proprietário de um Vectra Expression 2008/2009 faturado no final de Julho de 2008, tendo sido retirado por mim 0Km em Agosto de 2008. Hoje esse carro marca meros 58.000Km e carrega consigo pouco mais de 6 anos de uso. Uso diário. Esse carro eu usava para ir a escola, ir a faculdade e hoje a minha mãe usa para ir trabalhar, ao shopping, almoçar, jantar, etc.. É um carro de uso exclusivo na cidade, tendo viajado apenas 2 vezes durante esses 6 anos.

Moramos numa cidade com cerca de 800.000 habitantes, é a capital brasileira com maior número de carros novos registrados por habitante. A população cresceu muito, a facilidade de crédito ajudou a "todo mundo" poder adquirir seu carro e isso implica em um trânsito grande, pois a malha viária da cidade não acompanhou o crescimento da frota. Com isso, passamos muito mais tempo parado com o motor funcionando, que em movimento e registrando a quilometragem. Meu carro tem 58.000Km rodados originais, mas quantos quilometros será que o motor já rodou?

Em um post seu, você comentava que o manual do carro do colega estava todo carimbado, então imagino com essa afirmação que você nunca fez uma revisão de um carro novo em concessionária. Eles executam o básico. Todas as manutenções do meu Vectra foram feitas na concessionária e posso te garantir uma coisa, se você pedir para trocar o fluido de freio, eles vão achar ruim pois é trabalhoso. Limpeza do sistema de arrefecimento? Meu carro está com mais de 6 anos e nunca me ofereceram esse serviço, que o manual determina que seja trocado a cada 5 anos ou 150.000Km. Isso mostra que o carimbo serve apenas para dizer que aquele carro passou por uma manutenção, mas somente a nota fiscal garantirá que executou o serviço previsto no plano de manutenção.

Como o Vectra era um carro para a classe média e média alta, os carros eram deixados pelos seus proprietários na concessionária, os mecânicos trocavam óleo, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível e ofereciam alinhamento e balanceamento e as vezes a substituição do disco e pastilha de freio, sem sequer fazer a sangria do sistema. Não inspecionam as palhetas, as luzes, o fluido de freio, o fluido da direção hidráulica, ou qualquer outro item nesse sentido. Digo isso com base nos serviços que foram ofertados a mim. Então o carro rodava por 3 anos dessa forma, até sair da garantia.

Então é vendido para aquele que também tem uma condição boa mas não quer perder tanto comprando um 0Km. Com o manual todo carimbado, o cara troca apenas óleo e filtros, deixando o resto de lado pois dificilmente alguém pára para estudar o plano de manutenção do seu carro. O cara passa mais uns dois anos e vende para outro.

Assim o carro continua passando de mão em mão até a bomba explodir na mão de alguém, ou de cair nas mãos de um apaixonado por carro.

O apaixonado por carro, independente da marca e modelo, vai querer deixar seu carro 0Km. O manual da GM não indica a substituição de molas ou amortecedores, apenas diz a cada manutenção que deve ser inspecionado e substituído quando necessário, porém a Cofap (que fabrica os amortecedores do Vectra) indica a substituição a cada 40.000Km ou 3 anos. Não conheço uma única pessoa que substitua os amortecedores com essa quilometragem ou tempo se ele não estiver estourado. No manual do Vectra não indica a substituição do fluido da direção hidráulica, porém a DHB recomenda a substituição a cada 40.000Km ou 2 anos. Fluido de freio não dura nem 1 ano direito, já fica contaminado. Como eu disse, tenho o Vectra há 6 anos e NUNCA a concessionária me ofereceu qualquer um desses serviços.

Como muitos colegas adquirem seus carros com 5, 6, 7, 8, 9 ou mais anos de uso, ninguém sabe o que esse carro possa ter sofrido anteriormente. Alguns vão comprar o carro, ver aquele reservatório de expansão meio queimado mas com uma água colorida ali, a etiqueta do óleo de pouco tempo e ficar somente rodando com o carro pois está perfeito. Mas aquela água colorida pode ter apenas 10% de monoetilenoglicol, enquanto deveria ter no mínimo 30% conforme determina o manual, isso gera uma deficiência no sistema e pode ocasionar um apodrecimento da junta, um travamento da válvula termostática, dentre outros. O óleo que está naquele motor pode ser um 20W50 mineral, sendo que o recomendado é o 5W30 semi sintético ou superior, vai gerar uma folga no motor. Fora outras coisas que podem acontecer.

O mais inteligente a fazer ao comprar um usado é reservar uma boa grana para você executar os serviços que não sabe se o dono anterior executou. Pode ter um disco de freio empenado, pastilha gasta, fluido velho, óleo errado (muitos botam o mais barato pra vender o carro), pneus vencidos (muito comum se gabarem pelo estepe nunca rodou), arrefecimento vencido, etc..

Como a falta de histórico de manutenção é um problema, em especial para os motores 16v que possuem manutenção corretiva mais cara, alguns proprietários investem em uma manutenção preventiva pesada para evitar a ter que plainar cabeçote por empeno por uma junta queimada, por exemplo. É melhor abrir o motor e trocar uma junta com 8 anos de uso, que correr o risco de ter que trocar a junta e fazer uma plaina no cabeçote, tirando a originalidade do motor.

Nesse novo fórum nós não temos os mesmos tópicos, mas no antigo existia um Vectra com uns 500.000Km rodados e motor original. Pertencia a uma pessoa que adquiriu o veículo 0Km em 97 eu acho e usava o carro para viajar nas férias. Como ele era único dono, mantinha a manutenção em dia. Poucos fazem isso, a prova são as oficinas lotadas. No Clube do Cruze tem um Cruze 2011 ou 2012 com mais de 425.000Km com motor original. Durabilidade tem haver com a manutenção dada desde 0Km.

O Vectra é um carro que se tornou muito barato e isso permitiu muita gente adquirir um "carrão" pelo preço de um Gol. Esse é o problema. É um carro com custo de manutenção mais elevado que os populares mais antigos, o motor trabalha em temperatura mais alta e por andar mais, exigem mais do motor, mas resolvem economizar no óleo usando um 20W50 mineral e trocando com 10.000Km, criando borra, aumentando a pressão interna, vazando o motor vazar óleo até pelo juízo. Os pneus aro 15" são caros, então rodam até o talo, ou compram semi novos, ou algum importado barato, que sequer tem um grip que segure o carro no chão. Coloca logo um GNV pra economizar e não trocam as molas, não enquadram o veículo como uso severo, devido ao maior desgaste do carro, etc.. Sem falar que levam os carros nos meXanicos do bairro, que sequer um scanner pra monitorar a sonda ele tem. Como dar a manutenção que o carro precisa? O resultado disso é o monte de carro bomba que existe, quanto mais velho, mais difícil de conseguir um belo exemplar, geralmente quem tem não quer vender.

Se você pensa em comprar um Vectra 98 com baixa quilometragem e não gastar com o carro, vou lhe dar um conselho: desista. Será uma difícil missão encontrar um 98 com manutenção em dia e em bom estado. Se achar, isso terá seu preço e será acima da FIPE. Quem cuida do seu carro, cobra por isso na hora da venda e acredite, há quem valoriza isso. Para o amante de carro, é muito mais prazeroso vender seu carro para alguém que valorize aquele carro e pague pelo estado de conservação, pois é um indício que será bem cuidado, que vender barato pra alguém que não possa manter e ver aquele carro destruído.

Não sei se você gosta de carro - provavelmente não - por isso não compreende o que lê aqui nesse fórum. Aqui os membros gostam dos seus carros, sendo Vectras ou não. Eu tenho um Gol G5 1.6 2010 que uso óleo Mobil 1 0W40 e troco com 6 meses e tenho também uma Sorento AWD V6 2012 que faço a manutenção na concessionária por causa da garantia e apesar do plano de manutenção mandar trocar o óleo a cada 10.000Km, eu troco a cada 6 meses pois o carro tem 2 anos e 3 meses e está com 24mil km. Minha mãe tem o Vectra com 6 anos e 1 mês com 58mil km. Minha irmã tem um Up! com 3 meses e 715Km. E o outro carro que cuido é da minha namorada que é um Ka com 6 anos e 2 meses com 32mil km. Com excessão do Ka, todos rodam na Gasolina Podium, visto que rodamos pouco. Só utilizo óleo sintético API-SN. Motores com velas Denso Iridium.

De todos esses carros os únicos gastos corretivos foram o eletroventilador do Vectra recentemente e no Ka a bomba d'água, válvula termostática e a válvula do ar quente. Os demais foram itens de desgaste natural como pneus, freios, óleos e fluidos, palhetas, lâmpadas, etc.. No Ka esse ano fiz a suspensão completa, comprei tudo em concessionária Ford.. Pretendo fazer o mesmo no Vectra, uma vez que ano passado fiz uma geral no motor (arrefecimento, correias, velas, cabos, filtros, óleo e freios).. Não me importo se me acham louco, não sinto necessidade de trocar de carro, então mantenho meus velhinhos em dia, isso é jogar dinheiro no lixo? Provavelmente não. Jogar o dinheiro no lixo é pagar caro por algo e deixar se acabar.

Se eu quiser ir na GM e adquirir um motor completo 0Km, isso quer dizer que eu fiz o que queria e não que o carro é ruim. Exemplo disso é a Ford que vendeu diversos motores Duratec 2.0 há alguns anos atrás e várias pessoas compraram, algumas colocaram em Ka, outros em Fiesta, outros em Mondeo, etc.. Isso faz esses carros ruins? Não. Desencana cara..


Pois é amigo, tudo que você falou é verdade, impossível discordar.

Mas temos que nos lembrar o fato de que nada é tão bom que não possa melhorar e, no Brasil sim, preços de produtos, serviços poderiam ser bem melhores. Você como um cara inteligente e bem informado sabe o quanto nossa indústria automobilística está defasada em relação a outros mercados. Eu sou sim adepto dos usados, e faço manutenção nos meus carros nos mínimos detalhes. Agora, perdoar as fábricas por errarem, fabricar veículos sem um mínimo de durabilidade ao preço que estão cobrando isso não pode!

Basta folear qualquer revista especializada e ver os carros mesmo novos, estão saindo com muitos defeitos. acho que se todos reclamassem e protestassem mais haveria uma melhora nesse sentido.

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Re: Vectra, ter ou não ter?

por xvitorsander » 24 Set 2014, 09:28

abineh escreveu:Nso entendi, xvitorsander. Vc criticou o rapaz por fazer revisoes no carro dele e agora me diz que gastou 3mil pra colocar ar condicionado em um carro que vale 14mil? Vc ta de sacanagem. So pode.

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Pois é amigo, gastei em AR CONDICIONADO, não em juntas e outra coisas que deveriam durar muito mais num carro tão caro como o vectra. Minha indagação é justamente essa: O gol sendo um carro barato, popular, tem mais direito de apresentar problemas prematuramente do que o vectra, pois sendo mais caro, mais luxuoso, deveria sim apresentar menos problemas, estou errado?

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Re: Vectra, ter ou não ter?

por Alcir Andreoni » 24 Set 2014, 09:29

xvitorsander escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:
xvitorsander escreveu:Como diz o ditado, se não pode com eles, junte-se a eles.

Quem sabe se quando eu comprar um vectra eu não pense diferente.

Revisando os posts aqui do tópico, refaço minha última sugestão, de dar tempo ao tempo!

Não amigo, não compre um Vectra.

É o tipo de carro que não serve para o seu perfil!

Você gosta de pé-de-boi, se gostasse de carro de verdade não teria um Gol 1.6 2000 e não falaria que os outros gastam fortuna para manter um Vectra.

Você tem outros objetivos na vida, como você mesmo mencionou, portanto não perca seu tempo, nem o nosso, com a futilidade que você iniciou.

Aqui é o Clube do Vectra e você não vai encontrar opiniões diferentes das que foram expostas aqui.

Acho que podemos por um ponto final neste assunto!


Amigo, eu gosto de carro sim, mas não gosto de jogar dinheiro fora.

Pois saiba, que ao menos o meu Gol 1.6 ano 2000, vem de uma série especial, tem direção hidráulica, ar condicionado, bancos estilo recaro (originais) e atende muito bem meu propósito, além do mais, quem tem fortuna não anda vectra não, muito pelo contrário...

Acho que vc tá se achando demais, quem vê carro não vê renda! Será que você é tão bem remunerado assim?

Se comparar com a média do brasileiro, sim sou muito bem remunerado!

Não acho que o gol teve alguma série especial, pois continua sempre sendo um gol! Motorzinho AP que em qualquer clínica dentária tem um mais potente.

E não, não estou me achando demais, como já escrevi aqui é o Clube do Vectra, de pessoas que amam o carro e não ficam fazendo "farol", porque tem opinião de "ouvir falar" sobre Vectra.

Aproveito para sugerir que se você não tem mais nenhum comentário que agregue valor ao Fórum, pare por aqui, pois tal discussão já se tornou inútil.
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Re: Vectra, ter ou não ter?

por Thiago Menezes » 24 Set 2014, 09:29

Itens do carro do amigo que abriu a discussão:

Pois saiba, que ao menos o meu Gol 1.6 ano 2000, vem de uma série especial, tem direção hidráulica, ar condicionado, bancos estilo recaro (originais) e atende muito bem meu propósito, além do mais, quem tem fortuna não anda vectra não, muito pelo contrário...

Itens do Vectra Elite 2.4 16v de SÉRIE:

4 Air Bag (2 frontais e 2 laterais)
*Banco Com Ajuste Elétrico De Altura e Lombar (Motorista)
*Cruise Control (Piloto Automático)
*Controle Automático De Velocidade
*Controle Anti Patinação
*Sensor de Chuva
*Câmbio Automático
*Freio A Disco + ABS/EBD Nas Quatro Rodas
*Aro 17 (Perfil 215/45/R17)
*Bancos Em Couro
*Ar Condicionado Digital
*Computador De Bordo
*Ajuste Elétrico Dos Faróis
*Farol De Neblina
*Retrovisores Elétricos
*Rebatimento Elétrico Dos Retrovisores
*Controle De Som No Volante
*Regulagem De Altura Do Volante
*Abertura Interna Do Porta Malas E Tampa De Combustível
*Som Premium Original GM (Rádio Disqueteira + 6 Alto Falantes + Módulo De Potência)
*Alarme Original Inteligente Na Chave
*Encosto De Cabeça E Cinto De Três Pontas Em Todos Os Assentos
*Trava Elétrica
*Direção Hidráulica
*Vidro Elétrico Nas Quatro Portas

E outras coisas que estão no manual....

Preciso falar alguma coisa? Quanto pagou no seu Gol 1.6 2000? Eu já te respondo quanto paguei no meu Elite R$ 27.000,00 estou esperando você responder quanto pagou no seu Gol :52:
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Re: Vectra, ter ou não ter?

por Thiago Menezes » 24 Set 2014, 09:37

xvitorsander escreveu:
Pois é amigo, gastei em AR CONDICIONADO, não em juntas e outra coisas que deveriam durar muito mais num carro tão caro como o vectra. Minha indagação é justamente essa:


PELO AMOR DE MAOME, MEU QUERIDO COLEGA NOVATO NO FÓRUM ELE FEZ POR QUE QUIS MEU DEUUUSSSSSSSSSSSS
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Re: Vectra, ter ou não ter?

por Alcir Andreoni » 24 Set 2014, 09:39

Estou trancando o tópico!

Se estendeu por demais!
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Re: Vectra, ter ou não ter?

por abineh » 24 Set 2014, 09:43

Thiago Menezes escreveu:
xvitorsander escreveu:
Pois é amigo, gastei em AR CONDICIONADO, não em juntas e outra coisas que deveriam durar muito mais num carro tão caro como o vectra. Minha indagação é justamente essa:


PELO AMOR DE MAOME, MEU QUERIDO COLEGA NOVATO NO FÓRUM ELE FEZ POR QUE QUIS MEU DEUUUSSSSSSSSSSSS


Pois é, xvitorsander. Você colocou o AR pq quis. Trocou a embreagem e abriu o câmbio PQ QUIS. Trocou a suspensão PQ QUIS. Você está criticando e faz a mesma coisa que o rapaz fez no Vectra dele.

Mas respeitando o nosso amigo Alcir que trancou o tópico, finalizo a discussão.

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