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Vectra BVentoinha do Ar e do Radiador Ligadas Direto!

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Christian_Zandonai
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Ventoinha do Ar e do Radiador Ligadas Direto!

por Christian_Zandonai » 03 Fev 2014, 14:05

Pois é, estamos aqui de novo, domingo o problema era no alarme, hoje o que resolveu pirar são as ventoinhas, a de trás do radiador e a que fica entre o radiador e o para-choque simplesmente não desligam mais, o motor já esta frio, tem água no sistema, liguei o carro dei uma volta, liguei o ar desliguei, e nada, tu desliga o carro liga o alarme e elas continuam la a todo vapor! Essas ventoinhas são com relé não? Será que tem a ver com ele? O que pode ter acontecido? Só pra lembrar que ele nunca teve esses problemas foi depois que lavei o motor que fez isso, será que pegou umidade em algum componente?
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Re: Ventoinha do Ar e do Radiador Ligadas Direto!

por Ju_Bueno » 03 Fev 2014, 14:36

Uma vez lavei o motor do meu, que ainda estava frio. Só fui usar o carro no dia seguinte. Ao ligar a chave, as ventoinhas ligaram juntas, mas depois de aquecido o motor voltou ao normal, sem eu fazer nada.

Vc lavou o motor com ele quente ou frio? Se lavou quente e o seu carro tiver cebolão, pode ser esse o problema. O choque térmico pode estragá-lo.
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Christian_Zandonai
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Re: Ventoinha do Ar e do Radiador Ligadas Direto!

por Christian_Zandonai » 03 Fev 2014, 14:44

Não estava quente o motor, foi só o tempo de eu sair de casa e ir até posto, detalhe que eu moro do lado do posto, então andei uns 40 metros com o carro, e já fiz 300km com o carro depois disso e só agora que esse problema apareceu :s
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Re: Ventoinha do Ar e do Radiador Ligadas Direto!

por Almeidão » 04 Fev 2014, 09:10

Christian_Zandonai escreveu:Não estava quente o motor, foi só o tempo de eu sair de casa e ir até posto, detalhe que eu moro do lado do posto, então andei uns 40 metros com o carro, e já fiz 300km com o carro depois disso e só agora que esse problema apareceu :s


Espera ai. Só uma ventoinha ou as duas? se for uma somente, é um problema se for as duas é cebolão, mas se voce tem duvida se é ele ou não, tire a tomada dele e ligue o carro se a ventoinha não funcionar, saberá se é ele ou não.

Bem, estou considerando que seu carro esteja com o cebolão correto que é o duplo e as duas fazes estão ligadas corretamente e funcionando como todos, as duas ventoinhas juntas.

Quer uma dica para não começar uma dor de cabeça se for ele o problema? Compre o MTE 760, é tão bom como difícil de encontrar.
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Re: Ventoinha do Ar e do Radiador Ligadas Direto!

por JoãodoValle » 05 Fev 2014, 12:32

Almeidão escreveu:
Christian_Zandonai escreveu:Não estava quente o motor, foi só o tempo de eu sair de casa e ir até posto, detalhe que eu moro do lado do posto, então andei uns 40 metros com o carro, e já fiz 300km com o carro depois disso e só agora que esse problema apareceu :s


Espera ai. Só uma ventoinha ou as duas? se for uma somente, é um problema se for as duas é cebolão, mas se voce tem duvida se é ele ou não, tire a tomada dele e ligue o carro se a ventoinha não funcionar, saberá se é ele ou não.

Bem, estou considerando que seu carro esteja com o cebolão correto que é o duplo e as duas fazes estão ligadas corretamente e funcionando como todos, as duas ventoinhas juntas.

Quer uma dica para não começar uma dor de cabeça se for ele o problema? Compre o MTE 760, é tão bom como difícil de encontrar.


Fato consumado!!!! Mas vale a pena

Christian_Zandonai
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Re: Ventoinha do Ar e do Radiador Ligadas Direto!

por Christian_Zandonai » 23 Set 2014, 15:51

Boa tarde pessoal! Estou eu dando as caras por aqui novamente, ultimamente estou so de passagem pelo forum e ando só observando as postagens, mas eis que o mesmo problema das ventoinhas retornou, e detalhe, DO NADA, dessa vez nao lavei motor nao fiz nada, simplesmente depois que desligo o carro as duas ventoinhas ficam la ligadas e nao desligam mais, se deixar de um dia para o outro elas ficam ligadas até morrer a bateria, a outra vez eu só tinha limpado o plug do cebolão e tinha voltado ao normal, mas essa vez não adiantou, nunca tive problemas com superaquecimento e ainda nao tenho problemas graças a deus, mas desse jeito tenho que chegar em casa e desligar o plug das ventoinhas porque se nao desligar morre a bateria.

Detalhe se eu ligar o carro sem o plug do cebolao as ventoinhas nao ligam, desligo o carro e mesmo ele estando frio no momento que eu ligo o plug no cebolão as ventoinhas ligam, então o problema estaria no cebolão certo?
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Re: Ventoinha do Ar e do Radiador Ligadas Direto!

por Alcir Andreoni » 23 Set 2014, 15:58

Christian_Zandonai escreveu:Boa tarde pessoal! Estou eu dando as caras por aqui novamente, ultimamente estou so de passagem pelo forum e ando só observando as postagens, mas eis que o mesmo problema das ventoinhas retornou, e detalhe, DO NADA, dessa vez nao lavei motor nao fiz nada, simplesmente depois que desligo o carro as duas ventoinhas ficam la ligadas e nao desligam mais, se deixar de um dia para o outro elas ficam ligadas até morrer a bateria, a outra vez eu só tinha limpado o plug do cebolão e tinha voltado ao normal, mas essa vez não adiantou, nunca tive problemas com superaquecimento e ainda nao tenho problemas graças a deus, mas desse jeito tenho que chegar em casa e desligar o plug das ventoinhas porque se nao desligar morre a bateria.

Detalhe se eu ligar o carro sem o plug do cebolao as ventoinhas nao ligam, desligo o carro e mesmo ele estando frio no momento que eu ligo o plug no cebolão as ventoinhas ligam, então o problema estaria no cebolão certo?

Você trocou o cebolão?
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Re: Ventoinha do Ar e do Radiador Ligadas Direto!

por Edu Gomes » 23 Set 2014, 16:05

não sei se foi ontem ou antes de ontem tive o mesmo problema ! do nada, nem motor eu lavei, a minha sorte que quando parei na garagem percebi que a "bixinha" não desligava, para não ficar sem bateria tirei os fúsiveis verdes grandes que ficam la no motor e elas pararam !
Após uma consulta com o glorioso Almeidão realizei a troca dos cebolões e ficou tudo certinho novamente, este sensor que ele indica MTE 760, fica certinho o temperatura.

Pode ir para cima deles que com certeza são estes caras ai, os defeitos são idênticos...

Abraço !!!

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Re: Ventoinha do Ar e do Radiador Ligadas Direto!

por JoãodoValle » 23 Set 2014, 16:33

Da uma olhada nos reles em frente a bateria.

Enviado do meu Nokia 5120i TDMA

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Re: Ventoinha do Ar e do Radiador Ligadas Direto!

por Almeidão » 23 Set 2014, 16:43

Christian_Zandonai escreveu:Boa tarde pessoal! Estou eu dando as caras por aqui novamente, ultimamente estou so de passagem pelo forum e ando só observando as postagens, mas eis que o mesmo problema das ventoinhas retornou, e detalhe, DO NADA, dessa vez nao lavei motor nao fiz nada, simplesmente depois que desligo o carro as duas ventoinhas ficam la ligadas e nao desligam mais, se deixar de um dia para o outro elas ficam ligadas até morrer a bateria, a outra vez eu só tinha limpado o plug do cebolão e tinha voltado ao normal, mas essa vez não adiantou, nunca tive problemas com superaquecimento e ainda nao tenho problemas graças a deus, mas desse jeito tenho que chegar em casa e desligar o plug das ventoinhas porque se nao desligar morre a bateria.

Detalhe se eu ligar o carro sem o plug do cebolao as ventoinhas nao ligam, desligo o carro e mesmo ele estando frio no momento que eu ligo o plug no cebolão as ventoinhas ligam, então o problema estaria no cebolão certo?


Voce viu o que o Edu Gomes escreveu?, MTE 760 é a solução e isto antes que ele pare de vez, no inicio ele gira direto e depois para de vez.

De qualquer forma, não custa checar se não tem um relê colado, para isto o bom é ter um de reserva para teste e muito cuidado porque ali os contatos fecham de forma diferente a um que é em paralelo. Se testar um errado, não estraga nada, mas terá um teste inválido. Eles sempre armam no 85 com 86, é só observar se o que vai testar tem estes numeros na mesma posição do que está lá.

Nem sempre eles estragam somente se jogar agua. Eles estragam de outra forma também, sendo que jogar agua nele quente é infalível, estraga na hora.
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Re: Ventoinha do Ar e do Radiador Ligadas Direto!

por Edu Gomes » 23 Set 2014, 17:45

Pois é relés podem ser o problema mais se não me falha a memória tem 6 relés la na frente né !

Sabe dizer quais são os da ventuinha super almeidão ?rs

Abraço !

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Re: Ventoinha do Ar e do Radiador Ligadas Direto!

por Andersonss » 23 Set 2014, 20:08

O meu aconteceu isso, o que houve foi um choque térmico creio eu, e dai o cebolão foi pro saco...
Boa sorte

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Re: Ventoinha do Ar e do Radiador Ligadas Direto!

por Almeidão » 24 Set 2014, 14:17

Edu Gomes escreveu:Pois é relés podem ser o problema mais se não me falha a memória tem 6 relés la na frente né !

Sabe dizer quais são os da ventuinha super almeidão ?rs

Abraço !



Eu sempre me perco um pouco nisto, mas voce olhando para a bateria, segundo e o terceiro direita para esquerda ou primeiro e segungo. Um é da alta e outro da baixa, isto não importa, liga o carro e tire um fora independente se o problema é ele ou não a ventoinha pra, se não parar o problema será outro tipo um fio encostando no outro. O ultimo da esquerda é do ar condicionado ele também comanda a ventoinha quando o ar é acionado.´

Ao tirar o relê e ela parar, faça um teste no relé encostando 85 positivo e 86 negativo e sinta ou ouça se ele arma. Se tiver armando, vai direto no cebolão e troque ele.
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Re: Ventoinha do Ar e do Radiador Ligadas Direto!

por Christian_Zandonai » 24 Set 2014, 14:47

Tem possibilidade do rele ficar grudado só as vezes? porque se eu deixar o plug da ventoinha um tempo desligado, quando ligo ele de volta e ligo o carro as ventoinhas não se ligam só depois de um tempo que elas ligam de novo e ai voltam a nao parar mais, só param novamente quando tiro o plug do cebolão ou desligo o plug da ventoinha. Liguei em tudo quanto é lugar e nao consegui encontrar o MTE 760, na concessionária me pediram 152 dilmas no cebolao que nao sei se é o correto pq o vendendor tava me empurrando o sensor de temperatura por cebolão, entao se imagina o quanto o individuo entendia rsrsrs
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Re: Ventoinha do Ar e do Radiador Ligadas Direto!

por Alcir Andreoni » 24 Set 2014, 15:01

Christian,

O cebolão nada mais é que um sensor de temperatura que fica no radiador do carro!

R$ 152,00 tá muito caro!

Aqui em São Paulo, no ML, está por R$ 65,00...
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Re: Ventoinha do Ar e do Radiador Ligadas Direto!

por Edu Gomes » 24 Set 2014, 15:23

Troquei esses dias e pague 57,00 !

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Re: Ventoinha do Ar e do Radiador Ligadas Direto!

por vectra cd » 24 Set 2014, 16:07

Almeidão escreveu:
Christian_Zandonai escreveu:Não estava quente o motor, foi só o tempo de eu sair de casa e ir até posto, detalhe que eu moro do lado do posto, então andei uns 40 metros com o carro, e já fiz 300km com o carro depois disso e só agora que esse problema apareceu :s


Espera ai. Só uma ventoinha ou as duas? se for uma somente, é um problema se for as duas é cebolão, mas se voce tem duvida se é ele ou não, tire a tomada dele e ligue o carro se a ventoinha não funcionar, saberá se é ele ou não.

Bem, estou considerando que seu carro esteja com o cebolão correto que é o duplo e as duas fazes estão ligadas corretamente e funcionando como todos, as duas ventoinhas juntas.

Quer uma dica para não começar uma dor de cabeça se for ele o problema? Compre o MTE 760, é tão bom como difícil de encontrar.

Dificil de encontrar é apelido, mas, funciona belezinha, rsrsrsrs

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Re: Ventoinha do Ar e do Radiador Ligadas Direto!

por Christian_Zandonai » 24 Set 2014, 16:32

Alcir

Eu me expressei mal, ele estava querendo me vender o sensor de temperatura do painel, e nao o cebolão duplo das ventoinhas que eu estava pedindo e explicando pra ele, e ainda teimasa em dizer que nao existia que era só o sensor de temperatura do painel.
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Re: Ventoinha do Ar e do Radiador Ligadas Direto!

por Alcir Andreoni » 24 Set 2014, 16:33

Christian_Zandonai escreveu:Alcir

Eu me expressei mal, ele estava querendo me vender o sensor de temperatura do painel, e nao o cebolão duplo das ventoinhas que eu estava pedindo e explicando pra ele, e ainda teimasa em dizer que nao existia que era só o sensor de temperatura do painel.

Difícil, né?

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Re: Ventoinha do Ar e do Radiador Ligadas Direto!

por Almeidão » 24 Set 2014, 16:50

Christian_Zandonai escreveu:Alcir

Eu me expressei mal, ele estava querendo me vender o sensor de temperatura do painel, e nao o cebolão duplo das ventoinhas que eu estava pedindo e explicando pra ele, e ainda teimasa em dizer que nao existia que era só o sensor de temperatura do painel.


Quando eu comentei aqui que eles vendem o que tem nas mãos, não disse bobage e por isto que tem Vectra com cebolão que vai até 120 graus.

Não entendi muito bem sobre o relê ficar colado ou algo assim que voce quis dizer, mas se não foi mexido em nada é difícil isto acontecer, porem se alguem mexer na instalação e não sober refazer ela certa há esta possibilidade de armar o cebolão e não desarmar mais até cortar o contato com a mão tipo desconectando ele. Isto se deve ao retorno de energia enviado pela ventoinha e que manterá o relê armado.

Eu tenho adaptado um temporizador que arma a ventoinha e depois que o cebolão libera o contato, o temporizador mantem ela ligada por mais 1 minuto, isto foi necessário porque coloquei um cebolão no meio da mangueira de saida e ele desarma muito cedo porque óbvio a ventoinha esfria a agua até chegar nele enquanto o que normalmente usam, a ventoinha esfria a agua, ela entra no motor esquenta um pouco e assim demora mais para que o cebolão receba a temperatura ideal para desligar. Bem ao fazer isto, assim que o relê auxiliar do meu sistema armava, logo não desligava mais, bem neste ponto com alguns testes ví que a ventoinha manda retorno elétrico e mantinha o relê colado direto. Solução, um diôdo simples e assim a energia chega nele e alí mesmo ela fica, talvêz seja este o seu problema mas sem testar não posso afirmar nada.

Mas se voce tem duvida e não quer perder tempo comprando um cebolão novo, tire o seu e teste ele em uma panela de agua quente. Arrume uma fonte 12 volt, prepara uma lampada faz as conecções que tem que ser feita e coloque ele para ferver. Faça de uma forma que ele fique pendurado na panela sem encostar no fundo e somente com os fios para fora. Assim que ele armar, desligue o fogo e espere pra ver se ao desligar a agua esteja bem fria.
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