Estou aqui para apresentar uma pessoa (errr, digo, um carro) muito especial pra mim, o famoso Vecão. Na realidade meu carro é outro. O Vectra é do meu avô, que pegou zero de consórcio e trata a máquina com um carinho muito grande. Para um apaixonado por carros, conviver com um carro desde a infância cria laços afetivos de verdade. Vamos ao carro:
É um GLS (intermediário) equipado com o câmbio F18CR e o motor Família II "Powertech" 2.2 MPFI de oito válvulas de primeira fornada: foi adquirido em junho/1998, mesmo mês da Quatro Rodas que anunciou a chegada do 2.2 às lojas.
Padronagem dos tecidos que debutou nos GLS 2.2 MPFI
Dentre os opcionais, uma mescla. Tem o essencial como o N33 (coluna de direção regulável) e o J65 (freios traseiros a disco), tem o desejável como o item UK8 (rádio/toca-fitas, que aliás nunca tocou uma única fita), tem um adicional em termos de conforto, o R9H (que consiste em banco do motorista com regulagem de altura, cintos traseiros de três pontos e encostos de cabeça no banco traseiro, além do presente no pacote R9B que inclui também alarme, vidros, retrovisores e porta-malas com comandos elétricos) e a cereja do bolo, o C68 (ar-condicionado com controle de temperatura). E aliás aí vai uma dúvida: o C68 impedia ou obrigava o C60 (ar-condicionado)? Outra coisa: não sei se o carro tem ABS ou não. Além do jeito rústico de descobrir, qual outro modo?
N33 (coluna de direção regulável)
UK8 (rádio/toca-fitas) e C68 (ar-condicionado com controle de temperatura)
Vamos ao capítulo cor, esse sim já me deu uma canseira. Que é perolizada (código YL3 na lista de opcionais) e que é Azul não restam dúvidas, mas sempre pensei que o Vectra fosse Azul Enseada. Depois de um tempo, fui sugerido de que ele poderia ser também Azul Darcena (quem muitos pensam ser Darsena, mas segundo o CepChev é com "C" mesmo). Bom, aí eu fui no Catálogo Eletrônico e vi que essas cores estão disponíveis apenas de 1999 em diante, e o único Azul perolizado é mesmo o Azul Almirante. Andei pesquisando na internet e estou quase batendo o martelo de que o carro é mesmo Azul Almirante.

Malditas pedras de estrada!

Pára-choques traseiro arranhado e a antena quebrada por algum infeliz
É claro que dezesseis anos ininterruptos de serviços bem prestados deixariam suas marcas, físicas mesmo. Algum acabamento aqui e ali que se solta, volante desgastado, couro saindo da coifa da manopla do trambulador e um rasgo no lugar aonde há mais atrito na hora de sentar e levantar do banco do motorista são as marcas internas. Por fora, marcas de pedra nos pára-choques, alguns arranhões aqui e ali , uma lanterna traseira trincada, antena elétrica quebrada por vândalos e a pintura apagada (sim, apagada e não queimada, marca da idade). Para um carro de 1998 que nunca sofreu um retoque, um polimento ou uma cristalização sequer, é sim uma marca boa chegar tão longe com um número tão reduzido de avarias.
Volante cansado
Marcas no acabamento
Não, esse não é o Vectra que você sonhava encontrar. Aquele romantizado CD Automatic brilhando, sem nenhum arranhão, todos os opcionais e 50.000 km de um médico aposentado que o usa para ir no sítio. Esse aqui não. São 220.000 km bem rodados, sem nunca ter visto uma retífica e sem nunca ter sido desmontado.
Foto antiga, antes de chegar aos 180.000 km
Pena, depois desse tempo todo imaculado, em junho desse ano, logo antes da Copa (e comigo, logo comigo) o Vecão sofreu um acidente. Sábado, 6:30 da manhã, eu saindo para fazer prova e vejo do meio do quarteirão um inconsequente cortar a preferencial a milhão. Quando chego no cruzamento, descubro da pior forma que o primeiro não estava sozinho. Vinha outro filha de uma gansa num Jetta para me cortar a frente e tomar uma porrada na quina do pára-choques traseiro. Estava tão rápido que foi parar uns 20 m à frente no mesmo sentido que seguia e virado à contra-mão, tendo em vista que rodou. Não tirei fotos do acidente, mas acreditam que o carro dele teve só arranhões no pára-choques? Quem se ferrou mesmo fui eu que perdi pára-choques dianteiro, limitador de impacto dianteiro, radiador, ventoinhas, condensador do ar condicionado e o pisca direito.
Panorama geral
Caixa de roda virgem
Pisca direito quebrado
Radiador morto
Desde então o carro está parado. Isso porque o seguro do rapaz quis dar perda total, meu avô não aceitou, procurou uma concessionária autorizada que recusou o serviço e está de procurar uma oficina para fazer um orçamento. Como ele acaba usando outro carro, o Vectra parado não é grande empecilho.
Mas tudo bem, logo mais essa nave vai ter o tratamento que merece e voltar aos dias de glória.
Abraço a todos!