por rgapski »
12 Nov 2014, 15:38
Jonas,
Perda de potência, em geral, esta ligado a uma falta dos três elementos necessários para que haja a combustão: compressão - ar/combustível - ignição/centelha.
Não existe receita de bolo ou "how-to" para se resolver um problema ligado a falta (ou desordem) em um dos elementos acima citados.
A primeira coisa que se faz para achar um defeito, seja ele de qualquer natureza, deve-se começar pela medição e observação dos componentes ligados à cadeia do que se pretende resolver.
Como no seu caso o problema é potencia, logo, verificaremo o que há de errado no motor.
Por questão de facilidade, a primeira coisa é passar um scanner e ver se tem algum sensor defeituoso.
Nada de plugar o scanner e ler se tem defeito e logo após descartar.
Verifique o funcionamento de cada um dos sensores por pelo menos 3 vezes.
Sem problemas aqui? Ótimo! Passamos ao próximo passo.
A primeira coisa que você deve fazer, e que tem mecânico que acha que isso é pura perda de tempo, é medir a compressão do motor.
Existe um aparelho próprio para isso chamado compressímetro. Ele parece um cronometro e é plugado ao motor no lugar onde entram as velas.
Para medir a compressão, retiram-se todas as velas, desliga-se os bicos e bobina, pluga o aparelho no cilindro e dá a partida por uns 3~4 segundos.
Faz a medição em todos os cilindros. Eles não devem ter valores abaixo de 180psi e nem diferença de pressão entre eles. Até 10 psi é "tolerável", mas já é sinal que algo esta errado. Eu não deixaria para ver depois.
A falta de compressão pode ser motor desgastado ou cabeçote com baixa estanqueidade. A solução é abertura do motor, medição dos parâmetros e retifica/troca de peças desgastadas.
Se a compressão estiver ok, o próximo passo é medir a pressão, e principalmente a vazão do combustível.
O ideal é fazer a medida depois de certo tempo da bomba ligada, pois se estiver fraca, é mais fácil de flagrar o defeito.
Certifique-se dos valores, mas pelo que me lembro, deve dar por volta de 3bar e pelo menos 1,5litros/minuto.
Se a bomba estiver ok, passamos à parte de ignição.
Procure um especialista eletricista!
Ele deve checar se os pontos de aterramento do carro estão em perfeitas condições.
Muitos carros, com o passar dos anos, apresentam problemas nessa parte e tem gente que explode a cabeça e não acha o defeito.
Carro com fuga de aterramento diminui consideravelmente a voltagem de saida da bobina, causando uma ignição fraca, e por consequencia, perda de potencia.
Por fim, não custa nada verificar se não há problemas no acoplamento da embreagem.
Muita gente não tem o "feeling" para perceber patinação, o que dá falsa impressão de baixo desempenho.
Contudo, essa é a ultima coisa, tendo em vista que antes da embreagem dar adeus, ela trepida um bocado, sendo praticamente impossível não perceber o defeito.
Bom, o roteiro de diagnóstico ta aí...
Pelo computador, é dificil chutar algo. Mas se seu carro tem problemas, certamente esta em um dos lugares que mencionei.
Se não tiver defeitos, lembre-se que perder um pouco de potencia em dias muito quentes e/ou em locais altos é considerado normal.
Abs!