O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1050 mensagens
RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 204
Registrado em: 06 Abr 2013, 14:29
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Problema com temperatura

por RC Geisel » 27 Out 2014, 22:42

Pessoal, hoje a tarde lavei o motor do vectra, depois de pronto, sequei-o com ar e deixei funcionando o motor para secar tudo...
Então, em certo momento fui olhar o painel, e a temperatura estava nos 100 graus...
Imediatamente desliguei o motor, não havia ligado as ventoinhas ainda e o motor não parecia estar tão quente...
Conferi plugues das ventoinhas, do sensor de temperatura do ECM, sensor de temperatura do painel, tudo OK...
Liguei o carro novamente e a temperatura foi ao vermelho...
Liguei o AC e as ventoinhas acionaram normal, mas a temperatura não baixou, então desliguei o motor...
O coração quase saiu pela boca, pensando que poderia ter fervido o motor...
Então liguei o multímetro no sensor de temperatura do ECM com o motor desligado e marcou 1,10 volts...
Realmente o motor não estava quente, então liguei-o novamente e monitorando a voltagem esperei até os eletro ventiladores ligarem...
Ligaram com 0,89 volts e com 1,03 desligaram (dentro da normalidade), e a temperatura no painel não sai do vermelho...
Será que o problema está no sensor do painel (e se o sensor esta com defeito, pode ficar marcando no vermelho) ou nem ia se mexer ?

Aguardo ajuda de vocês !

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 204
Registrado em: 06 Abr 2013, 14:29
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Problema com temperatura

por RC Geisel » 28 Out 2014, 09:07

Hoje de manhã tudo funcionando normal...
O que pode ter acontecido ?
Sera que a lavagem pode ter afetado algo ?

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 11:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Problema com temperatura

por Alcir Andreoni » 28 Out 2014, 09:14

Muito provável, viu? :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4165
Registrado em: 11 Abr 2013, 15:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problema com temperatura

por Ju_Bueno » 28 Out 2014, 09:38

Uma vez peguei uma chove bem forte, não com alagamento, mas muita água correndo pelo asfalto; ao chegar em casa, desci abrir o portão e na hora q voltei pro carro, ponteiro passando dos 100.
Me bateu o desespero: dei uma volta no quarteirão pra fazer a água circular e enfiei ele na garagem; abri o capô e o motor não parecia tão quente, abri o reservatório que não jogou água pra fora e consegui até colocar o dedo na água e estava apenas morna. Dois dias depois - pq no dia seguinte nem tive coragem de ligar o carro - td normal. Levei pro mecânico conferir e td em ordem, sem sinais de ter realmente fervido.

Esses sensores devem ter alguma incompatibilidade com água.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 204
Registrado em: 06 Abr 2013, 14:29
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Problema com temperatura

por RC Geisel » 28 Out 2014, 12:22

Tomara que seja só isso mesmo...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8877
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Problema com temperatura

por Almeidão » 28 Out 2014, 15:50

Acredito que deva ter ficado agua onde entra o conector do sensor e o corpo do sensor. Ali é isolado e é difícil ficar agua entre um e outro mas não é impossivel. Ficar de olho e se persitir trocar ele, não é caro e evita sustos.

Sobre lavar o motor, não vejo nada de errado nisto. Mas nunca jogue agua nele quente, deve está perfeitamente frio para isto e principalmente nos sensores que estragam quase de imediato ou passam a dar informações erradas como exemplo os cebolões que começam armar as ventoinhas logo depois que ligam o carro. quando digo frio, é no máximo temperatura ambiente para menos. Não vejo isto nos lavadores, então muito cuidado com a temperatura do motor ao jogar agua nele. Lavar é necessário, mas não com ele quente.

Só para evitar discução, quando o motor está fuincionando, quente e chovendo, é bem diferente dele desligado, quente e jogar agua nele.
Imagem

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 204
Registrado em: 06 Abr 2013, 14:29
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Problema com temperatura

por RC Geisel » 30 Out 2014, 00:50

Com certeza, lavar o motor somente quando estiver completamente frio...
E tem gente que diz "nunca lave o motor, isso estraga os componentes eletro-eletrônicos...
Motor limpo é outra coisa...


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

dlpm
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 432
Registrado em: 19 Abr 2013, 12:23
Nome Completo: Denilson Levi Pereira Milla
Cidade: guarapuava
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Problema com temperatura

por dlpm » 30 Out 2014, 01:31

que limpeza, humilhou a pobreza agora.... que produto usou para os plásticos ficarem tão novos assim?
Denilson - CD2000+teto - CD2000 (Highlander) - GT 2010
Imagem[/url]

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4165
Registrado em: 11 Abr 2013, 15:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problema com temperatura

por Ju_Bueno » 30 Out 2014, 10:00

:63: Rapaz!!! Acho que nem carro zero na concessionária deve ser limpo assim...

Que capricho!! :88:
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8877
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Problema com temperatura

por Almeidão » 30 Out 2014, 12:36

aposto que o reservatório da agua do para-brisa é com agua de côco kakkaka.
Imagem

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 204
Registrado em: 06 Abr 2013, 14:29
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Problema com temperatura

por RC Geisel » 30 Out 2014, 12:41

dlpm escreveu:que limpeza, humilhou a pobreza agora.... que produto usou para os plásticos ficarem tão novos assim?



Usei INTERCAP LM BASE SANDET em tudo, dilui 500 ml do produto em 1 litro de água, passei com um borrifador e usei um pincel pra ajudar a limpar...
Não precisa deixar muito tempo agindo, enxague com água e repita até que esteja tudo limpo...
Nem eu esperava um resultado assim só com esse produto...

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10655
Registrado em: 05 Abr 2013, 21:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Problema com temperatura

por Arquiteto » 30 Out 2014, 17:41

espetacular o resultado

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1695
Registrado em: 09 Abr 2013, 18:53
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problema com temperatura

por serginho_vectra A » 30 Out 2014, 20:54

mais limpo que 0km, ficou top
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
ianata
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 02 Nov 2014, 21:46
Nome Completo: ianata veiga da silva
Cidade: joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

temperatura do vectra subindo acima de 90º graus

por ianata » 02 Nov 2014, 21:55

então galera, tenho um vectra B 2.2 8v hj estava no sinaleiro e vi q a ventuinha ligou e passou de 90º graus foi para 100º entao parei o carro como ele estava fervendo, esperei depois, depois coloquei agua novamente, e logo liguei e vim para casa trecho curto de 100m ele ja ferveu dinovo, dexei ele parado na parte da tarde, e agora liguei ele com agua cedinho no reservatorio, e deixei na lenta, e começou a subir a temperatura passou um pouco de 80º graus, pod ser valvula termostatica ou junta do cabeçote ???

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 346
Registrado em: 27 Mar 2014, 01:44
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: temperatura do vectra subindo acima de 90º graus

por Ramon Neves » 03 Nov 2014, 00:21

Em primeiro lugar seja bem vindo ao fórum!
A água do reservatório está baixando? tem algumas manchas amarelas ou óleo na água do reservatório?
Imagem

sergiodoo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2014, 08:49
Nome Completo: Sérgio de Souza Ribeiro peixoto
Cidade: rj
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Problema com Temperatura do Motor .

por sergiodoo » 03 Nov 2014, 08:51

Essa semana troquei o sensor de temperatura da ECU, acho que é isso. O carro ligou o segundo estágio da ventoinha a 90 graus. Porém foi só ligar o ar cond q a temperatura foi a 100 e o ar desligava, até a temperatura baixar.
Vectra 99/99 GLS 2.2 Verde.

sergiodoo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2014, 08:49
Nome Completo: Sérgio de Souza Ribeiro peixoto
Cidade: rj
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: temperatura do vectra subindo acima de 90º graus

por sergiodoo » 03 Nov 2014, 08:52

viewtopic.php?t=6392

Talvez te ajude.
Vectra 99/99 GLS 2.2 Verde.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8877
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Almeidão » 03 Nov 2014, 09:29

Will_Sena escreveu:Almeidão, li o tópico todo e se não me engano, me corrija por favor, vc disse que "o cebolão da MTE 761 tb serve".
Passei hj em uma loja e vi este por R$63,00 mas esta marcado para o Astra 95 (Belga)....seria este mesmo??? E qual a diferença pro MTE 760 que tb achei no ML????


Eu não disse 761, se disse eu errei. O correto é o 760 MTE. Até escrevi uma vez que em ultimno caso eu usaria o 761, mas isto em ultimo caso mesmo
A diferença do 761 é 5 graus mais alto que o 760.

A diferença está ai abaixo e assim está escrito nele

Cebolão 110-105/100-95 – 761 - estes numeros significam - primeiro estágio arma com 100 e trás para 95, segundo estágio arma com 110 e desarma com 105 e lógico que ai continuará o primeiro estágio ligado porque só parará ao chegar em 95.

Cebolão 105-100/95-90 – 760 - Identica a explicação acima porem com 5 graus menos.

Outra coisa, não existe diferença de motor astra, Vectra, omega ou qualquer outro carro. O que existe são opções dos engenheiros no momento da escolha final e em um futuro ele pode mudar de idéia e por isto existem uma ampla quantidade e diferentes numeros e graus. Para o Vectra B com sistema limpo, a melhor opção é o 760.

Não se apegue ao grau que está no cebolão, no seu painel ele mostrará diferente, ou seja 5 graus mais baixo no primeiro estágio e uns 10º mais baixo no segundo estágio.
Imagem

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 15:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Problema com temperatura

por Edcezar » 03 Nov 2014, 17:36

Rapaz... produto bom hein ??
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

DANIEL HIGA
GL Member
GL Member
Mensagens: 50
Registrado em: 30 Jun 2014, 02:15
Nome Completo: DANIEL HIGA
Cidade: MATA DE SÃO JOÃO
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problema com Temperatura do Motor .

por DANIEL HIGA » 04 Nov 2014, 01:41

Will_Sena escreveu:Almeidão, li o tópico todo e se não me engano, me corrija por favor, vc disse que "o cebolão da MTE 761 tb serve".
Passei hj em uma loja e vi este por R$63,00 mas esta marcado para o Astra 95 (Belga)....seria este mesmo??? E qual a diferença pro MTE 760 que tb achei no ML????


Bom dia Will, esse Cebolão que você viu é o MTE 763 88°/95° Amarelo com cinta verde? O preço esta muito bom porque na Jocar custa R$ 120,00. Foi esse que eu coloquei no meu Vectra e ficou muito. Tenho GNV e ele esquenta o dobro que a Gasolina. Quando trocaram o meu radiador colocaram o MTE 797 110°/105° que infelizmente aparece como recomendado para o Vectra mas deixa a temperatura muito alta no motor.

Abraços.

1050 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 96 visitantes

Bem-vindo: 27 Jun 2025, 20:07