O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaSISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

111 mensagens
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Thiago Menezes » 16 Set 2014, 08:40

Alcir Andreoni escreveu:
Adriano cruz escreveu:Por que água de chuva ? Por que telha de barro ? O certo é água sem minérios ou deionizada.

Adriano,

Em princípio a água da chuva é destilada e existe a ideia de que ela está sem nenhum mineral, já que evaporou, condensou e precipitou.

Mas sabemos muito bem que assim como ela passou por esse processo de destilação, ela também carrega muitos outros componentes químicos que estão na atmosfera.

Eu não usaria água da chuva no meu carro...

Ótima explicação tiozão!

É exatamente pelo fato desses outros ''elementos'' presentes na água da chuva que a meu ver não a torna viável colocar para o arrefecimento.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Marcos AKA
Member
Member
Nome Completo: Marcos Alpe
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por Marcos AKA » 29 Out 2014, 11:40

A questão da água da chuva seria numa situação digamos que emergencial. Quanto as telhas de barro, porque são as únicas que não contaminam a água com sua composição, pelo menos até onde eu sei. Já o amianto (eternit) e o zinco liberam partículas de sua composição. Mas o ideal mesmo é por um balde diretamente na chuva, e não em goteiras.
As chuvas em grandes centro urbanos e nas suas proximidades são realmente contaminadas, principalmente as primeiras após algum período ou dias de seca. Mas já quando se chove constantemente, e me lugares de interiores, aina mais na zona rural, que é meu caso, cheio de mato por perto, eu não vejo contra indicações. A água da chuva nesses casos é quase pura. É melhor que de poço (Falo de água de poço sem cloro. Se for com cloro...melhor deixar pra lá), e MUITO melhor do que a de rios, que sempre são carregadas de minerais corrosivos.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 30 Out 2014, 13:12

Marcos AKA escreveu:A questão da água da chuva seria numa situação digamos que emergencial. Quanto as telhas de barro, porque são as únicas que não contaminam a água com sua composição, pelo menos até onde eu sei. Já o amianto (eternit) e o zinco liberam partículas de sua composição. Mas o ideal mesmo é por um balde diretamente na chuva, e não em goteiras.
As chuvas em grandes centro urbanos e nas suas proximidades são realmente contaminadas, principalmente as primeiras após algum período ou dias de seca. Mas já quando se chove constantemente, e me lugares de interiores, aina mais na zona rural, que é meu caso, cheio de mato por perto, eu não vejo contra indicações. A água da chuva nesses casos é quase pura. É melhor que de poço (Falo de água de poço sem cloro. Se for com cloro...melhor deixar pra lá), e MUITO melhor do que a de rios, que sempre são carregadas de minerais corrosivos.

a agua de poço com o ph correto é perfeita. Nunca testei agua de chuva e não posso comentar e nem podemos pensar que o que seja bom para nós seja bom para um motor, ou seja eu prefiro tomar agua de chuva a tomar uma de poço e toalmenete ao contrário para o meu motor.
Imagem

sidnei cbm
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: SIDNEI DANIEL LOOS
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por sidnei cbm » 30 Out 2014, 15:56

Ouvi dizer que a água que cai do condicionador de ar , esses residenciais, é desmineralizada. Alguém sabe alguma coisa sobre essa informações ?

Enviado de meu gradiente strike

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 30 Out 2014, 16:04

Almeidão escreveu:
Marcos AKA escreveu:A questão da água da chuva seria numa situação digamos que emergencial. Quanto as telhas de barro, porque são as únicas que não contaminam a água com sua composição, pelo menos até onde eu sei. Já o amianto (eternit) e o zinco liberam partículas de sua composição. Mas o ideal mesmo é por um balde diretamente na chuva, e não em goteiras.

a agua de poço com o ph correto é perfeita. Nunca testei agua de chuva e não posso comentar e nem podemos pensar que o que seja bom para nós seja bom para um motor, ou seja eu prefiro tomar agua de chuva a tomar uma de poço e toalmenete ao contrário para o meu motor.

Água mineral com gás é boa para nós, mas eu não colocaria no motor... :38:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Marcos AKA
Member
Member

por Marcos AKA » 31 Out 2014, 20:15

sidnei cbm escreveu:Ouvi dizer que a água que cai do condicionador de ar , esses residenciais, é desmineralizada. Alguém sabe alguma coisa sobre essa informações ?

Enviado de meu gradiente strike

Acredito que seja a mesma coisa que coletar água da chuva após ela passar por uma telha de zinco, só que no caso, alumínio.

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Pedro Josino
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por Pedro Josino » 04 Nov 2014, 06:57

Ricardo Crispim escreveu:Sou suspeito para falar, mas veja se na sua cidade tem o Rad Cool Long Life para vender. Caso não tenha, outro que pode ser utilizado sem medo é o Paraflu Orgânico e caso não tenha esses dois, o jeito é internet mesmo...Além do Havoline, o Bardahl e Paraflu, não recomendo mais nenhum....
Ah, tem também o Celsius da STP, mas este só existe pronto para uso, ou seja, vais ter de comprar uns 7 a 8 litros apenas dele. Testei recentemente esse da STP, pois ele é usado na Stck Car e passou direitinho em todos os testes, inclusive impressionou na proteção ao alumínio..
Detalhe que STP é meu concorrente direto, mas pode ser de quem for, se funcionar eu indico...

Opções foram dadas, não perca tempo em proteger o motor do seu vecão..

Forte abraço!!!!!!!!!!

O que está no Ford Ka mantendo o sistema limpo há uns 4 meses é o Delphi RL10008. Antes dele já usei Motorcraft, Paraflu, Radiex, STP e ELF, nenhum havia conseguido chegar aos 4 meses sem ficar com aquela ferrugem no reservatório. Com esse tempo já estava sujo novamente. Esse carro foi tirado 0Km e foi feito a primeira limpeza na revisão de 1 ano, desde então a cada 6 meses limpamos novamente (o carro fez 6 anos em 22/06).

Marcos AKA
Member
Member

por Marcos AKA » 04 Nov 2014, 07:22

Pessoal, apos fazer a remoçao, breve limpeza e colocar havoline pronto para uso, constatei que dos 7 litros que compoe o sistema de arrefecimento, só se consegue colocar 4. 3 ficam la dentro. O ideal, portanto é usar um para dissolver na agua.
O problema é que após isso começou a acender a luz da injeçao... /:
Verifiquei tudo, resertei, e nada. Ela liga sempre, apaga, liga de novo, principalmente com o A/C ligado. Obs.: meu vectra é um collection 2.0 8v 2005. Nunca tinha ligado a luz antes. Ta tudo conectado certinho. E tá gastando muito tambem.
Uma possibilidade que eu penso que pode ser sao os terminais dos cabos da bateria, que estao oxidados. Seria problema de aterramento. mas limpei, escovei, passei agua quente, ja tinha posto grafite com oleo...mas nada de resolver. E eu nao acrdito q algum sensor teria se estragado por conta disso. E o estranho é q o fato nao é constante. Liga por um tempinho, ai apaga por um tempinho, depois d novo, as vezes fica mais tempo ligada, e por aí vai. Alguem tem uma dica?

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 04 Nov 2014, 10:49

Marcos AKA escreveu:Pessoal, apos fazer a remoçao, breve limpeza e colocar havoline pronto para uso, constatei que dos 7 litros que compoe o sistema de arrefecimento, só se consegue colocar 4. 3 ficam la dentro. O ideal, portanto é usar um para dissolver na agua.
O problema é que após isso começou a acender a luz da injeçao... /:
Verifiquei tudo, resertei, e nada. Ela liga sempre, apaga, liga de novo, principalmente com o A/C ligado. Obs.: meu vectra é um collection 2.0 8v 2005. Nunca tinha ligado a luz antes. Ta tudo conectado certinho. E tá gastando muito tambem.
Uma possibilidade que eu penso que pode ser sao os terminais dos cabos da bateria, que estao oxidados. Seria problema de aterramento. mas limpei, escovei, passei agua quente, ja tinha posto grafite com oleo...mas nada de resolver. E eu nao acrdito q algum sensor teria se estragado por conta disso. E o estranho é q o fato nao é constante. Liga por um tempinho, ai apaga por um tempinho, depois d novo, as vezes fica mais tempo ligada, e por aí vai. Alguem tem uma dica?

Já pensou em trocar o sensor de temperatura? :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Nov 2014, 15:26

A injeção acendendo não tem nada a ver com o aditivo, aliás quando ela acende por motivo de temperatura, o motor já foi pro pau. Neste caso ela só acende atrasada.

Pode ser muita coisa isto, sensor temperatura, lambda algo ou mal conectado. Menos algo relacionado ao aditivo

Sds
Imagem

Marcos AKA
Member
Member

por Marcos AKA » 06 Nov 2014, 00:33

Não, não pensei por causa do aditivo. E pensei na questão do sensor de temperatura, pois mexer ali e derrepente começa isso!? Realmente teve que fazer varias desconecções: sonda lambda, sensor de temperatura, e mais uma cebolinha que também parece um sensor na válvula termostática. Mas, passei limpa contato em tudo, e continua o problema...
Penso em trocar o sensor de temperatura, mas vai que não é ele, e aí...$$ na lixeira... :/
Obrigado pelas dicas. Se alguém tiver mais uma sugestão... :110:

Marcos AKA
Member
Member

por Marcos AKA » 07 Nov 2014, 21:30

Fui resertar a injeçao ontem e a ventuinha nao disparou a 90 graus. Despluguei do sensor os conectores e aí ela liga na velocidade maxima. Motor esfriou rapidamente. Outra opçao é ligar o ar condicionado. Óbvio q o sensor de temperatura já era, porque no vectra anterior tive o mesmo problema, mas nao acendia a luz da injeçao. Troquei hj o sensor, mas ainda nao resertei. Por enquanto, aluz continua acendendo, e o consumo la nas alturas. O curioso é que desconectando a sonda lambda, a luz apaga e consumo instantaneo, parado, diminuiu para o normal, ocilando a 1.1 e 1.0 l/h. Desconectei o sensor de temperatura do ar (acho que se chama MAP), e aí o consumo se elevava e a luz acendia. E agora, será que é esse sensor aí tambem, q ta pifado, e a sonda lambda tambem?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 10 Nov 2014, 08:19

Marcos AKA escreveu:Não, não pensei por causa do aditivo. E pensei na questão do sensor de temperatura, pois mexer ali e derrepente começa isso!? Realmente teve que fazer varias desconecções: sonda lambda, sensor de temperatura, e mais uma cebolinha que também parece um sensor na válvula termostática. Mas, passei limpa contato em tudo, e continua o problema...
Penso em trocar o sensor de temperatura, mas vai que não é ele, e aí...$$ na lixeira... :/
Obrigado pelas dicas. Se alguém tiver mais uma sugestão... :110:

Amigo, todos os sensores que voce trocar no seu carro e que tenha ele mais de 5 anos, nunca será dinheiro jogado fora mesmo se o problema não seja o dito cujo. Este sensor de temperatura da água não é caro e ele trabalha em conjunto com a lambda e posicionador da borboleta. A lamb da sim tem um preço bem elevado. Independende disto, melhor levar o carro em um local de confiança e pedir para passar o aparelho nele para tentar descobrir o problema.
Imagem

Marcos AKA
Member
Member

por Marcos AKA » 11 Nov 2014, 11:18

Hum, bom saber do prazo de vida dos sensores...
Quanto a oficina,aqui na minha cidade é desesperador. Tem poucas, e tem carro de mais. Os mecanicos nao estao nem aí, eles normalmente sabem menos do que eu. E eles metem a faca sem dó. É complicado....

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Fabricação/Modelo: 2008/2008

por Ricardo Crispim » 11 Nov 2014, 16:27

Fotos do cebolão
Comenta aí Almeidão

Imagem

Imagem

Imagem

Forte abraço!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 11 Nov 2014, 16:36

Thanks Ricardo, you were very quick today kakkak

Este cebolão é com o grau bem mais baixo que o que eu uso e comento para usar que é o MTE 760. Porém este veio original no meu carro e isto prova que teve várias mudanças nos graus dos sensores ou muitos cairom no conto do mecanico e usando o que eles derom para usar e por isto tem vários sensores sendo uns com altíssima temperatura. Este é o motivo que me espanta ao saber que tem gente que diz que 95° no Vectra é normal, na verdade se no meu carro chegar a esta temperatura eu irei me desesperar. Óbvio que não chega não só porque tenho sempre vigiado isto e mantendo o sistema perfeito, mas pelo sensor que tenho que se no painel chegar em 92,5º, dispara um aviso que tem algo errado no carro e só vai dar eu desligando ele.

Estas fotos quem enviou foi o Daniel Higa e com a cortesia do Ricardo Crispim elas aparecem aqui postada.
Imagem

Marcos AKA
Member
Member

por Marcos AKA » 20 Nov 2014, 22:07

Bom, pesquisei mais aqui no clube e acredito que seja o sensor que tambem fica na valvula termostatica. Nao é aquele que aciona as ventoinhas, mas aquele que pelo q eu soube, faz marcar a temperatura no painel. Ele tem conecçao por cebolinha, de um fio só. Estou notando que o motor anda oscilando de mais a temperatura, inclusive quase ficando no azul, coisa que é bem atípica para o vectra, numa situaçao por exemplo de se estar andando na rodovia a 130 km/h com sol e temperatura externa a 28, 29, 30 graus. Pesquisei e soube que aquele sensor marca a temperatura do painel, e talvez seja isso que faz com que a luz de injeçao acenda e certamente aumenta o consumo, pois a injeçao passa a trabalhar no modo de emergencia, ja que ela está sem a informaçao correta da temperatura do motor. É o que eu acredito que possa ser. Vou até deixar um link aqui com a imagem da peça no lugar e algumas informaçoes complementares que li agora no topico, feito pelo Ives, e tambem um link com a imagem da peca:

http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... ?f=49&t=27

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vectra-_JM

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 21 Nov 2014, 08:41

Marcos AKA escreveu:Bom, pesquisei mais aqui no clube e acredito que seja o sensor que tambem fica na valvula termostatica. Nao é aquele que aciona as ventoinhas, mas aquele que pelo q eu soube, faz marcar a temperatura no painel. Ele tem conecçao por cebolinha, de um fio só. Estou notando que o motor anda oscilando de mais a temperatura, inclusive quase ficando no azul, coisa que é bem atípica para o vectra, numa situaçao por exemplo de se estar andando na rodovia a 130 km/h com sol e temperatura externa a 28, 29, 30 graus. Pesquisei e soube que aquele sensor marca a temperatura do painel, e talvez seja isso que faz com que a luz de injeçao acenda e certamente aumenta o consumo, pois a injeçao passa a trabalhar no modo de emergencia, ja que ela está sem a informaçao correta da temperatura do motor. É o que eu acredito que possa ser. Vou até deixar um link aqui com a imagem da peça no lugar e algumas informaçoes complementares que li agora no topico, feito pelo Ives, e tambem um link com a imagem da peca:

http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... ?f=49&t=27

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vectra-_JM

Amigo, este sensor de temperatura do painel não tem nada a ver com qualquer outra informação que não seja painel. O outro sensor que também arma a ventoinha, este sim tem esta influência que voce comenta de informar errado a temperatura da agua e logo mandar injetar mais ou menos combustível é este que ao ligar o carro frio manda injetar combustível para que o motor funcione perfeito até esquentar. Este custa algo de 25 reais no ML, acho que voce deveria arriscar e trocar ele ou trocar os dois, já que não são caros.

Este sensor que comento, trabalha bem em conjunto com a lambda, esta sim tem vários sintomas quando tem problemas, muitas vezes acendendo luz de anomalia, outras acelerando, outras morrendo e a mais comum são as batidas de pinos. A sonda é aconselhavel trocar com 100 mil km por prevenção ou antes por problemas. Quantos km já rodou seu carro?

Sds
Imagem

Marcos AKA
Member
Member

por Marcos AKA » 25 Nov 2014, 13:18

Então, Almeidao, meu Vectra é ano 2005. Nem tudo é igual. O seu, pelo que vejo aqui, é igual ou anterior ao ano de 1998.
Eu, como já disse acima, troquei o sensor que aciona as ventoinhas e que muitos dizem ser o único que envia as informações de temperatura do motor para o módulo de injeção. E o problema no meu carro persiste, mesmo após a substituição. Já encomendei o do painel, só estou esperando chegar para substituir. Comprei pela internet porque aqui na minha cidade, as auto elétricas "não" fazem questão de vender. Assim que chegar, irei substituir e ver o se resolve. Caso não, partirei para os demais sensores, como o MAP, e em seguida, persistindo o problema, a sonda lambda, por exemplo. Embora meu carro não apresenta nenhuma falha no funcionamento, apenas consumo elevado e a luz de anomalia da injeção ligando volta e meia.
Caso seu Vectra esteja original, vou colocar aqui 2 itens que me recordo de imediato que são diferentes nos nossos carros:
- Painel eletrônico digital (meu caso), o seu é daquele mais analógico, que é ótimo, diga-se de passagem;
- Módulo único de vidro, trava e alarme, todos integrados (meu caso). No seu caso é tudo mais individualizado;
- Esse eu nao tenho certeza, mas creio que o sistema de iluminação interna do carro também é diferente. No meu caso tem um módulo dentro da soleira da porta dianteira direita, na parte da frente dela.
Entao, esses pequenos detalhes eletrônicos citados acima, que diferem nossos carros pelo ano, também podem existir em outros campos, como no sistema de injeção. Mais um: o sensor que dispara a ventoinha no seu carro é tipo cebolão. No meu caso já é outro tipo de plugue, pouca diferença, mas, diferença.
Deixando bem claro aqui que eu nao sou o dono da verdade.

Marcos AKA
Member
Member

por Marcos AKA » 25 Nov 2014, 13:21

Esqueci: meu carro está com menos de 90.000 Km. Em torno de 87.000, se eu não me engano. Ele não esta aqui para eu confirmar. A dias não o vejo e então não me recordo ao certo.

111 mensagens