O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaTemperatura alta com tudo novo
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

223 mensagens
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Alcir Andreoni » 11 Nov 2014, 14:44

Ju_Bueno escreveu:Sabe o que me deixa intrigado?
-Radiador novo Delphi
-termostática nova 82°
-Cabeçote revisado
-bomba tb
-cebolão novo 88-83°
-as duas ventoinhas funcionam sempre juntas, e a almadiçoada da temperatura não baixa pra onde deveria baixar :62:

Desculpe a minha ignorância!

E o sensor de temperatura?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 11 Nov 2014, 15:16

Alem do sensor de temperatura que pode ter defeito ou até mesmo mostrador, sobra ainda o cabeçote que foi revisado. Se ele foi muito plainado aumenta bem a compressão dele e neste caso esquenta mesmo. Voce já tentou aumentar a quantidade de alcool na gasolina para um teste de temperatura?

Bem, eu não desito fácil e sempre que posso lhe dar uma idéia, tentarei.
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 11 Nov 2014, 17:30

Alcir Andreoni escreveu:E o sensor de temperatura?

Este eu não troquei. A suposição seria de ele estar marcando errado?
Bem, se a resposta for sim, eu levei num técnico em painéis e marcadores que testou e indicou tudo normal na medição e indicação. Também com o scanner conectado acompanhamos a temperatura de acionamento das ventoinhas no aparelho e no painel e td em ordem.

Além disso, fiquei com um certo receio de trocá-lo, pois vi no tópico do João do Valle a saga dele até encontrar o sensor correto. Em auto-peças nego não quer nem saber de te ouvir, pega logo uma que acha ser a correta e te empurra. Também o membro Marcos Lima mexeu no dele e não teve resultado. Mas sei lá, posso até considerar a troca dele.

Almeidão escreveu:Se o cabeçote foi muito plainado aumenta bem a compressão dele e neste caso esquenta mesmo.

Questionei o mecânico sobre isso e ele disse que não está plainado além do mínimo. Se isso fosse acontecer, a retífica que é de renome aqui na minha região não faria o serviço. Tb disse que o motor estaria grilando se isso tivesse acontecido. Isso procede?

Outra coisa, como já relatei, não tenho mais superaquecimento sem usar ar condicionado. Apenas vejo que na cidade a temperatura não baixa até os 83º para desligar o primeiro estágio. Em rodovia, a temperatura fica em torno de 82~84°.
Pergunto: Se fosse compressão alta, não seria pra esquentar mais em rodovia?

Visto que em rodovia - que não se usa a ventoinha - a temperatura está correta, tenho suposto que possa ser problema na ventoinha, pois mesmo com ela ligada, a refrigeração é insuficiente. Não estou certo disso, mas é que com toda a manutenção que já foi feita, estou procurando em algo que ainda não foi mexido.

Almeidão escreveu: Voce já tentou aumentar a quantidade de alcool na gasolina para um teste de temperatura?

Não pensei nisso não. Embora eu vá odiar fazer isso, quanto mais ou menos acha que eu deveria misturar? Se for problema de alta compressão, a temperatura tende a cair mais rápido com mais álcool?
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 11 Nov 2014, 20:25

Se a temperatura é 82/84 na estrada, pode esquecer de por alcool, aliás sou igual a ti. Odeio este combustível que na minha região está fazendo dono de posto rico. Também não acredito ser o sensor, já que na estrada está ok. A Termostática está correta mesmo? voce tem certeza que é 82º?, pergunto porque a de 87º onde está marcada na termostática as vezes confunde.

Voce disse que tarda para baixar a temperatura, para não ler muito ai pra trás. Sem ar ela arma com quanto? Se for 90, não está errado.

Quando a temperatura sobe muito com o ar ligado, pode ser muito gás no ar, e mesmo estando normal e quando entra a segunda velocidade ele não leva lá pra baixo, leva ai perto dos 87 +/-

Bem, sobre a ventoinha há alguma coisa que voce pode fazer. Aliás já fiz isto algumas vezes, fiz no Monza e fiz no vectra também, não na da frente, mas a de dentro que é ainda mais fácil. Arrumei uma em um desmanche com 7 pás, a minha anterior não sei o kotivo, mas tinha somente 6. Quantas tem a sua de dentro?
No meu, achei em um desmanche e coloquei nele, aliás ventuinha é algo fácil para adaptar porque quase todas tem a mesma furação. No meu caso eu arrumei só as hélices, porem que entra no motor da minha, isto sim deve ser observado de como é a sua. Se for com uma arruela de encaixe, é facil de mexer e trocar, já se for porca é mais difícil.

Detalhe, quano mais pás, maior possibilidade para uma ventoinha rerigerar.

Tem um filme meu sobre temperatura, eu não sei onde está não, mas se voce achar tem um pequeno momento que mostro a ventoinha girando e por ele voce pode ter uma idéia da velocidade dela que realmente não é muita.

Sds
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 12 Nov 2014, 09:02

Almeidão escreveu:A Termostática está correta mesmo? voce tem certeza que é 82º?, pergunto porque a de 87º onde está marcada na termostática as vezes confunde.

Sim, MTE série ouro 82°

Almeidão escreveu:Voce disse que tarda para baixar a temperatura, para não ler muito ai pra trás. Sem ar ela arma com quanto? Se for 90, não está errado.

88° - leitura do scanner.

Almeidão escreveu:Quando a temperatura sobe muito com o ar ligado, pode ser muito gás no ar, e mesmo estando normal e quando entra a segunda velocidade ele não leva lá pra baixo, leva ai perto dos 87 +/-

Descartado. Estou com o carro há 3 anos e nunca dei carga no gás. Aliás, está com um pequeno vazamento de óleo - e consequentemente gás - no compressor. Não sei se é pq o técnico me informou isso, mas eu tive a impressão de o ar não estar mais rendendo como antes. A propósito, até deixei de usá-lo, pois está roncando e + esse vazamento, antes que ferre de vez.

Almeidão escreveu:Bem, sobre a ventoinha há alguma coisa que voce pode fazer. Arrumei uma em um desmanche com 7 pás, a minha anterior não sei o motivo, mas tinha somente 6. Quantas tem a sua de dentro?
Detalhe, quano mais pás, maior possibilidade para uma ventoinha rerigerar.

Vou ver qtas a pás a minha tem.

Almeidão escreveu:Tem um filme meu sobre temperatura, eu não sei onde está não, mas se voce achar tem um pequeno momento que mostro a ventoinha girando e por ele voce pode ter uma idéia da velocidade dela que realmente não é muita.

Pois é, sempre me lembro q vc disse que o primeiro estágio é fraquinho c/ pouco barulho p/ o conforto dos passageiros do carro. Meu irmão tem um GLS 94 e fui ver no dele como é o primeiro estágio. Resultado, não está funcionando; liga só o segundo :23:
JULIANO -

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 12 Nov 2014, 09:32

KKAKKAKAK, até para testar voce dá azar, mas pelo que estou observando não é nada preocupante no seu carro, ou seja é porque voce quer acertar, mas está longe de umas informações que vemos por aí onde a temperatura fica lá perto dos 100º.

Mais uma pergunta e bem idióta mesmo, mas não custa pertuntar. A ventoinha não está ligada ao contrário? Ao invéz de fazer vento para o motor, ela esteja empurrando para o radiador.

Veja isto e a quantidade de pá, isto ajuda muito. Vi umas no ML com várias, tipo 8 a 10 pás, só não sei como é o seu sistem e não invista pesado nisto, tenta testar com algo barato tipo desmanche etc.

Esta dica é para que se voce fosse comprar uma já que está achando que a sua esteja fraca, aí sim comprar uma já com mias pá.

outro teste que eu faria, acho difícil ser isto, mas eu faria. Segurava a hélice até ela disparar a ver a força que ela faz ou se o eixo do motor não gira em falso.

Sds
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 12 Nov 2014, 10:15

Almeidão escreveu:KKAKKAKAK, até para testar voce dá azar, mas pelo que estou observando não é nada preocupante no seu carro, ou seja é porque voce quer acertar, mas está longe de umas informações que vemos por aí onde a temperatura fica lá perto dos 100º.

Isso me deixa um pouco aliviado. Estou pagando o preço por ser meio enjoado e querer as coisas funcionando de acordo. Eu acho que qdo isso for sanado, tb não terei mais problemas em usar o AC. Aí vai mais grana pra ajeitar o compressor :56:

Almeidão escreveu:Mais uma pergunta e bem idióta mesmo, mas não custa pertuntar. A ventoinha não está ligada ao contrário? Ao invéz de fazer vento para o motor, ela esteja empurrando para o radiador.
...outro teste que eu faria, acho difícil ser isto, mas eu faria. Segurava a hélice até ela disparar a ver a força que ela faz ou se o eixo do motor não gira em falso.

Já tinha conferido antes, e ela manda vento pro motor sim!
Vou tentar segurá-la pra ver o que dá. Muito obrigado por essas dicas, pois já estava ficando tenso em gastar sei lá, umas 250-300 dilmas na ventoinha nova e ver td continuar como está.
JULIANO -

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 12 Nov 2014, 10:43

Sobre o compressor, isto não te alivía em nada, mas eu tenho que trocar o meu também. Acho e pelas informações do Ives estragou a válvula Torre que nem é tão caro, mas acho que irei trocar ele inteiro, ainda estou pensando sobre isto. O meu só refrigera na alta, andando lento tipo coloco uma segunda e vou devagarinho ele entra e sai dando tranquinhos leves no carro, tranco estes que é sentido somente por gente como nós que somos super enjoados, mas é assim que temos que ser com o que gostamos. Já o ronco dele, é assim desde quando comprei há uns 10 anos atrás.

Sds
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 12 Nov 2014, 17:44

A ventoinha é de 7 pás... :56:
JULIANO -

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 13 Nov 2014, 09:22

Ju_Bueno escreveu:A ventoinha é de 7 pás... :56:

Então é igual a minha. Li alguma coisa ai sobre o condensador, esta peça não é, porque a ventoinha interna trabalha como Exaustor e está direta no radiador então pode descartar isto.

Outra coisa que eu lembrei, a minha não tem resistencia, ela é ligada direto, aliás esta ultima que comprei tinha um tubão nela e eu cortei jogando fora. Não sei se seu carro comanda ela sem esta resistencia que pode estragar e ficar mais lenta sim.

Falta ver se ela não tem folga no eixo.

Muito importante também que a proteção dela, parte externa deva ficar bem emcostado na radiador e ela o quanto mais próxima dele melhor.

Sds
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 13 Nov 2014, 10:48

Almeidão, estava relendo o tópico que foi mencionada essa resistência e fiquei em dúvida se ela é da ventoinha do condensador ou se é do radiador mesmo.

viewtopic.php?f=45&t=6392&hilit=resist%C3%AAncia+ventoinha
JULIANO -

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 13 Nov 2014, 12:34

Ju_Bueno escreveu:Almeidão, estava relendo o tópico que foi mencionada essa resistência e fiquei em dúvida se ela é da ventoinha do condensador ou se é do radiador mesmo.

viewtopic.php?f=45&t=6392&hilit=resist%C3%AAncia+ventoinha

No meu eu troquei as duas ventoinhas, sou bom em abrir estes motores, trocar o rolamento deles e lubrificar a parte do fundo que é por bucha de metal especial que conserva óleo nela. Na cidade onde moro, tem uma oficina famosa e tinha várias quebradas com motor bons e umas hélices boas com motor ruim etc. O dono é meu amigo e consegui algumas com ele. todas as resistências que vi era do radiador interno, ou seja ventoinha grande. Cheguei a pensar que não daria no meu carro ou como ele saberia se era alta velocidade ou não. Todas que testei, já coloquei sem a resistência, afinal o meu carro tem somente dois cabos e para usar resistencia precisa de 3. Eu simplesmente com o motor desmontado, soldei um cabo na entrada negativa e outro na entrada positiva e fiz a tomada usando a minha. Funcionou e ainda funciona perfeito.

O seu tem esta resistencia? Se não tiver esquece sobre ela, se tiver vale apenas fazer um teste sem ela.
Imagem

tsousacosta
GL Member
GL Member
Nome Completo: Thiago Sousa da Costa
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)

Ar condicionado com problema vectra A

por tsousacosta » 06 Out 2015, 17:56

Pessoal me tira uma dúvida: ao ligar o ar condicionado, a ventoinha do radiador (dentro) fica ligada direta certo? Essa próximo ao para-choque deve ligar também, ou só quando a temperatura sobe mais?

O meu quando ligo o ar não arma essa ventoinha externa. O que pode ser?
Vectra CD 1995/1996

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

Re: Ar condicionado com problema vectra A

por Ju_Bueno » 07 Out 2015, 08:45

As duas ventoinhas trabalham sempre juntas, no primeiro e segundo estágio, com ou sem uso do ar condicionado (lembrando que sem uso do ar o segundo estágio não é solicitado num sistema sem problemas). Se em qualquer situação funcionar uma ventoinha e a outra não, há algo errado.
JULIANO -

Imagem

Imagem

tsousacosta
GL Member
GL Member

por tsousacosta » 09 Out 2015, 10:44

Poxa Juliano a minha esta dando pau então.

Quando ligo o carro sem o ar, ele fica de boa, no máximo passa um pouco dos 95º no painel, mas lgo a ventoinha arma e a temperatura desce.

Com o ar ligado, a ventoinha de entro liga, mas a de fora não.

Será relê, fusível?
Vectra CD 1995/1996

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 09 Out 2015, 16:43

tsousacosta escreveu:Será relê, fusível?

Pode ser, mas de elétrica eu já não entendo nada... :23:

tsousacosta escreveu:Quando ligo o carro sem o ar, ele fica de boa, no máximo passa um pouco dos 95º no painel, mas lgo a ventoinha arma e a temperatura desce.

Não quero te deixar preocupado, mas essa temperatura não tá legal não. Ao armar a ventoinha um pouco acima dos 95º, já é a temperatura do segundo estágio. A primeira teria que armar com uns 92~93° no painel. Eu acho que o primeiro estágio seu não está atuando...
JULIANO -

Imagem

Imagem

tsousacosta
GL Member
GL Member

por tsousacosta » 09 Out 2015, 19:53

Sério? Poxa antes ele ia quase nos 100º rs
Ele não passa muito dos 95º não, coisa de milímetros no mostrador, no scaner diz que ele esta armando em 92º.

Poxa o radiador é novo, Magneti Marelli, a única coisa que não troquei foi a bomba d'agua, será que ela pode influenciar nisso?

O relê do primeiro estágio foi trocado, os cebolões tb. Nem tenho usado o ar para temperatura não subir muito
Vectra CD 1995/1996

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 10 Out 2015, 07:40

Então, bate exatamente com o que o scanner apontou no meu carro. O esquema é assim:

Cebolão do 2° estágio MTE 767 95-90°: no painel liga aos 97° e desliga aos 92°; no scanner 93° aos 88°.

Cebolão do 1° estágio MTE 741 88-83°: no painel liga aos 92~93° e desliga aos 88°; no scanner 88°aos 83°- exatamente como gravado no cebolão (veja que são 5 graus de diferença, marcando a mais no painel).

Vc sabe quais cebolões estão no seu carro?
Se nessa temperatura que vc relata estiver armando o segundo estágio, que é bem forte e barulhento, o cebolão do 2º está correto. Eu acho que, ou vc tem o cebolão errado p/ o primeiro estágio, ou o primeiro nem está atuando.

No tópico do link abaixo tem umas informações quanto a temperatura de trabalho. Mas só pra vc ficar por dentro, esta indicação de temperatura que temos no painel do Vectra A, não é igual à do Vectra B.

viewtopic.php?f=44&t=2890
JULIANO -

Imagem

Imagem

tsousacosta
GL Member
GL Member

Ar condicionado com problema vectra A

por tsousacosta » 10 Out 2015, 10:41

Valeu pela dicas ai Juliano.

Como o cebolão é uma peça relativamente barata, vou comprar e mandar trocar para ver.

Assim que eu arrumar posto o resultado aqui no fórum.

Muito obrigado. Bom feriado.

Abçs
Vectra CD 1995/1996

osni
Member
Member
Nome Completo: Osni de almeida filho

por osni » 10 Out 2015, 11:53

O meu troquei os dois ceboloes, e estava assim como o seu. Ligando a ventoinha aos 95°, agora esta certinho. Mas tem que ficar esperto, o eletrecista ja queria fuçar em toda a fiaçao do meu carro, pois jurava que o cebolao de 3 pinos é que controla as duas velocidades.

Aproveitando alguem tem dicas sobre o eletroventilador do condensador, pois o meu esta fazendo barulho, acredito ser o rolamento.

223 mensagens