O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BPara os entendidos em Ar Condicionado - Vectra B

128 mensagens
Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Luiz Antunes » 15 Nov 2014, 02:46

Almeidão ,

não tirei compressor , tenho um amigo que tem oficina com elevadores , que me deixa filar um deles quando não esta em uso . Se precisar , cho que tem espaço para sair manobrando bem ele, mas parece apertado .
Tirei a tal válvula com ele no lugar e com a correia esticada , tem gente que solta ele do suporte e gira um pouquinho para retirar a válvula .
Mas se eu consegui , que estou todo estragado e com a coluna em fim de prova , acho que vcs contorcionistas e jovens conseguem fácil , rs !!!

Coloquei abaixo , a foto de um compressor , e circulei a válvula , note que o calombo cônico em degraus no compressor , tem o mesmo formato da válvula cônica !!! Se o seu compressor tiver esse calombo , ou algo parecido , será ela . Eu já vi outros compressores de outros carros ( não sei as marcas ) , onde eu vi a tal válvula , porem sem o calombo na bunda do compressor , mas identifiquei pq tinha aquela rodinha na cabeça da válvula que fica pra fora, onde vc puxa para retirar . Se no seu tiver alguma coisa parecendo uma rodinha para fora , e com um anel elástico, também será a tal válvula . Se não sair com alicate de bico , depois de tirar o anel , coloque uma chave de fenda por baixo da rodinha, que ela tem um chanfro rebaixado para isso mesmo !
Abs

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 16 Nov 2014, 13:30

Luiz Antunes, olhei o meu hoje por cima, não olhei embaixo aind mas tenho 99% de certeza dee ser igual a este do link abaixo e pelo que estou vendo, se vor fica ainda mais fácil trocar la porque ela é por baixo, pelo menos é o que vejo nesta foto, inclusive a trava. Agora é achar a valvula certa para este compressor. Tentarei no ML

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... abetc--_JM
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda

por Luiz Antunes » 16 Nov 2014, 14:06

Almeidão escreveu:Luiz Antunes, olhei o meu hoje por cima, não olhei embaixo aind mas tenho 99% de certeza dee ser igual a este do link abaixo e pelo que estou vendo, se vor fica ainda mais fácil trocar la porque ela é por baixo, pelo menos é o que vejo nesta foto, inclusive a trava. Agora é achar a valvula certa para este compressor. Tentarei no ML

Esse ai tem a tal rodinha da cabeça da válvula para fora , mas acho que o tal que falei , que não tem o calombo na bunda .

Então eu tenho quase certeza que deve ser a válvula mais curta , note que pela posição " mais para dentro " do compressor que não daria para ser a mais comprida , mas é melhor confirmar !

Ah esqueci de falar antes , é por baixo mesmo que sai , bem apontado para o chão , por isso no elevador não foi difícil . Se for tirar a válvula , deixe vazar o gás pela válvula de serviço da alta bem lentamente , para não perder o óleo do sistema .

Outro dia tirei um pouco de gás de um ford Ka pela alta , e pior como compressor ligado para acompanhar no manômetro, saiu óleo pacas . Tive que calcular no olho e repor pela válvula de baixa . Colocaram quase o dobro de gás ( 400 libras ) no Ka e não gelava por nada , depois que peguei o jeito , fui tirando na alta com o carro desligado , ate conseguir chegar as 225 libras que eu queria , e depois ligava para conferir .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Nov 2014, 08:26

Luiz Antunes escreveu:
Almeidão escreveu:Luiz Antunes, olhei o meu hoje por cima, não olhei embaixo aind mas tenho 99% de certeza dee ser igual a este do link abaixo e pelo que estou vendo, se vor fica ainda mais fácil trocar la porque ela é por baixo, pelo menos é o que vejo nesta foto, inclusive a trava. Agora é achar a valvula certa para este compressor. Tentarei no ML

Esse ai tem a tal rodinha da cabeça da válvula para fora , mas acho que o tal que falei , que não tem o calombo na bunda .

Então eu tenho quase certeza que deve ser a válvula mais curta , note que pela posição " mais para dentro " do compressor que não daria para ser a mais comprida , mas é melhor confirmar !

Ah esqueci de falar antes , é por baixo mesmo que sai , bem apontado para o chão , por isso no elevador não foi difícil . Se for tirar a válvula , deixe vazar o gás pela válvula de serviço da alta bem lentamente , para não perder o óleo do sistema .

Outro dia tirei um pouco de gás de um ford Ka pela alta , e pior como compressor ligado para acompanhar no manômetro, saiu óleo pacas . Tive que calcular no olho e repor pela válvula de baixa . Colocaram quase o dobro de gás ( 400 libras ) no Ka e não gelava por nada , depois que peguei o jeito , fui tirando na alta com o carro desligado , ate conseguir chegar as 225 libras que eu queria , e depois ligava para conferir .

Eu perguntei a um no ML que meu compressor é este e tal e ele respondeu que a valvula que está lá na foto seria para este compressor mesmo e a dele custa R$ 95,00. Vi outras de R$ 55,00. E agora? Qual comprar?

Esta que vi, acho que foi até um link seu, estou em dúvida mas tem a rodinha na parte de trás, aparentemente igual a minha

Obrigado
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda

por Luiz Antunes » 17 Nov 2014, 23:03

Almeidão , eu apostaria assim, compressores mais antigos seria a torre menor , e mais modernos de 2002 em diante a torre maior .

Porque os mais antigos que vejo no ML , eu não identifico o tal calombo na traseira deles .

Mas eu so tenho experiência no meu carro 2004 , e não poderia te dizer com precisão .

Não consegui ver o código do meu , quando mexi , mas se o seu não tem aquele tal calombo comprido como o meu, apostaria na menor .

Veja se consegue passar o part number de seu compressor para os vendedores do ML , e ver se eles podem precisar qual tipo de torre certa .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 18 Nov 2014, 09:15

Luiz Antunes escreveu:Almeidão , eu apostaria assim, compressores mais antigos seria a torre menor , e mais modernos de 2002 em diante a torre maior .

Porque os mais antigos que vejo no ML , eu não identifico o tal calombo na traseira deles .

Mas eu so tenho experiência no meu carro 2004 , e não poderia te dizer com precisão .

Não consegui ver o código do meu , quando mexi , mas se o seu não tem aquele tal calombo comprido como o meu, apostaria na menor .

Veja se consegue passar o part number de seu compressor para os vendedores do ML , e ver se eles podem precisar qual tipo de torre certa .

Ai é que está minha dúvida, o meu tem o calombinho. Será que existe menor com o calombinho? Aliás no link que postei dá pra ver na foto e o meu é extamente igual, vi ao vivo.

Acho que vou arriscar e comprar com o calombinho.
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda

por Luiz Antunes » 18 Nov 2014, 16:42

Almeidão escreveu:
Luiz Antunes escreveu:Almeidão , eu apostaria assim, compressores mais antigos seria a torre menor , e mais modernos de 2002 em diante a torre maior .

Ai é que está minha dúvida, o meu tem o calombinho. Será que existe menor com o calombinho? Aliás no link que postei dá pra ver na foto e o meu é extamente igual, vi ao vivo.

Então vá de maior mesmo .
o vendedor que comprei foi este :
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... FromParent

Pode comprar , entrega rápido e legal !!! Só que ele aumentou paguei 65,00 !

zackspeed
GL Member
GL Member
Nome Completo: Elyerton Marques
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por zackspeed » 18 Nov 2014, 17:53

no meu caso coloquei o compressor denso 6p do santana original com adaptação da polia e base... Ficou perfeito!!!

O cara do ar é muito bom mesmo!!!

O problema dos harrison é desgaste do kit de pastilhas... o barulho fica muito chato..

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 19 Nov 2014, 09:21

Luiz Antunes escreveu:
Almeidão escreveu:

Então vá de maior mesmo .
o vendedor que comprei foi este :
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... FromParent

Pode comprar , entrega rápido e legal !!! Só que ele aumentou paguei 65,00 !

Eu acabei comprando de outro, este ai não respondeu a ultima pergunta a qual eu poderia ter eliminado todas as dúvidas. Outro que vi por R$ 55,00 disse que o meu é a grande mesmo e que eu podeira comprar porque ele trabalha com isto e sabe o que está informando. Despois desta, já cliquei comprando, não pelo preço, mas as vezes eu considero um esporro (chamada de atenção) como algo viável kakkakakak.

Manterei voces informado.

Sobre a idéia de colocar o compressor do Santana que o nosso amigo fez, concordo com ele o do Vectra faz muito ruído. O problema é que eu não terei tempo de ver isto este ano e jamais deixaria um fazer para mim. Mas já é uma boa opção a qual posso estudar para um futuro.

Muito obrigado
Imagem

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes

por bruno241281 » 19 Nov 2014, 12:17

Luiz Antunes escreveu:Almeidão ,

não tirei compressor , tenho um amigo que tem oficina com elevadores , que me deixa filar um deles quando não esta em uso . Se precisar , cho que tem espaço para sair manobrando bem ele, mas parece apertado .
Tirei a tal válvula com ele no lugar e com a correia esticada , tem gente que solta ele do suporte e gira um pouquinho para retirar a válvula .
Mas se eu consegui , que estou todo estragado e com a coluna em fim de prova , acho que vcs contorcionistas e jovens conseguem fácil , rs !!!

Coloquei abaixo , a foto de um compressor , e circulei a válvula , note que o calombo cônico em degraus no compressor , tem o mesmo formato da válvula cônica !!! Se o seu compressor tiver esse calombo , ou algo parecido , será ela . Eu já vi outros compressores de outros carros ( não sei as marcas ) , onde eu vi a tal válvula , porem sem o calombo na bunda do compressor , mas identifiquei pq tinha aquela rodinha na cabeça da válvula que fica pra fora, onde vc puxa para retirar . Se no seu tiver alguma coisa parecendo uma rodinha para fora , e com um anel elástico, também será a tal válvula . Se não sair com alicate de bico , depois de tirar o anel , coloque uma chave de fenda por baixo da rodinha, que ela tem um chanfro rebaixado para isso mesmo !
Abs

Imagem

Luiz,

acompanhei todo o tópico e não percebi mencionarem o filtro secante do sistema em momento algum. Pergunto pois mês passado fiz uma revisão do sistema no qual troquei os seguintes componentes:

-Válvula torre;
-Filtro secante;
-Válvulas acesso de alta e baixa.

E ainda aproveitei para limpar o radiador com detergente ácido.

Ficou um show.
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por bruno241281 » 19 Nov 2014, 12:22

jonas caruso escreveu:Já o meu tá assim: quando ligo o recirculador de ar interno ele gela bastante, mas quando ligo só o a/c ele apenas esfria de leve, como se faltasse pressão. Alem de um ruido "chee chee..." a cada 2 segundos quando ligo o ar. Sem falar que essa semana ele começou a jogar agua dentro do carro no lado do passageiro.
O que acham?

Jonas,

no caso de não estar gelando quando captando ar externo, verifica o filtro anti-polen, que deve ser trocado a cada 06 meses.
Fica abaixo da churrasqueira, bem fácil de trocar.
Quanto a água, muito provavelmente é entupimento do dreno da bandeja de captação de água do evaporador. Confesso que ainda não procurei no vectra aonde fica, mas uma vez localizada enfia um araminho para desentupir.

No aguardo da solução.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 19 Nov 2014, 13:20

Este tubinho no Vectra fica abaixo das entradas das mangueiras, muito fácil de limpar em um 8V, sendo 16v mais fácil por baixo.

Bruno, não foi comentado ainda sobre o filtro secador e valvula acesso alta e baixa porque acreditamos e eu acredito que o meu problema principal é a valvula torre, aliás não ac redito mesmo ser a de acesso alta e baixo. De imediato a válvula torre será trocada e estou pensando ainda no filtro secador também além de talvez uma limpeza geral. Bem, estas duas hipóteses ainda não estou certo se farei, porque mesmo estando em uma cidade muito quente, dificilmente eu ligo o ar condicionado, eu diria que depois que peguei este carro há uns 10 anos atrás, eu devo ter ligado o ar digamos que 3% do tempo que fiquei com ele.
Voltando na válvula torre, o carro na estrada gela normal, não há falha somente na lenta pára geral, então penso ser ela e como sou eu quem faço estes serviços e nunca mexi no compressor ainda a não ser trocar o selo mecanico, peciso hoje da ajuda de voces.

E vai ai a primeira pergunta para ti kiakakkaak.

Qual marca de filtro devo comprar?
Estes do ML são confiáveis?
Como eu limparia com este detergente o condensador?
Penso também em tirar todo o óleo do compressor. Ainda estou em dúvida poque eu iria colocar outro e com certeza vai se misturar com o que fica lá dentro. Obs. meu compressor tem um bujão para tirar o óleo.

Estou aceitando idéias e logo que mexer, saberei eliminar as que possivelmente não tenha sido necessária, mas aceitarei todas com muita muita gratidão e sempre com a maior atenção possivel.

Obrigado
Imagem

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por bruno241281 » 19 Nov 2014, 14:31

Almeidão,

posso te ajudar na questão do detergente. A marca é zennith, compra em casa de tintas e casa de refrigeração.

A aplicação é simples basta borrifar no radiador, deixar agir por uns 15 minutos e enxaguar com agua em abundância, preferencialmente com pressurizador.

O detergente é esse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-600089253-limpa-ar-condicionado-zennith-megatons-1-litro-_JM

O ideal para fazer isso é retirando o parachoque, portanto faça quando for trocar o filtro secante.

Quanto a marca do filtro, não posso dizer, utilizei o que o cara tinha na oficina de refrigeração.

Um abraço e boa sorte.

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda

por Luiz Antunes » 19 Nov 2014, 15:00

Almeidão e Bruno

Quanto ao óleo o correto para Vectra é o PAG 100 .
eu comprei nesta loja , tb confiável e de envio rápido :

http://www.acpartesrs.com.br/yleo-p-com ... -ml-291xJM

Comprei tb mais uma ferramenta , a minha antiga estava muito feia , oxidada .
http://www.acpartesrs.com.br/extrator-v ... 34a-303xJM

Filtro secador eu não troquei pois meu carro é 2004 , mas tem somente 35 mil Km , achei que pelo uso não estaria sujo , mas se o tempo de vida é que for mandar , então fiz mal e deveria ter trocado .

Tb tem filtro nessa loja , pode aproveitar o envio :
http://www.acpartesrs.com.br/filtro-sec ... 134a-90xJM

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 24 Nov 2014, 17:36

Voltei, bem agora tomei a decisão geral e vou trocar o compressor. Pagarei com o frete icluso R$ 760,00. Assim que ficar pronto dou mais uma geral aqui.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 02 Dez 2014, 11:40

Voltei. Hoje chegou meu compressor e meu filtro, paguei com PAC R$ 760,00. Chegou identico ao meu, perfeitamente igual. Comprei neste link abaixo, negociei direto com o vendedor de nome Alcir, depositei o valor total na conta da empresa dele e ele honestamente enviou o que eu pedi. No anuncio é uma válvula, mas depois mudei de idéia e comprei o compressor e foi com ele mesmo.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... na-etc-_JM
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda

por Luiz Antunes » 02 Dez 2014, 21:55

Almeidão escreveu:Voltei. Hoje chegou meu compressor e meu filtro, paguei com PAC R$ 760,00. Chegou identico ao meu, perfeitamente igual. Comprei neste link abaixo, negociei direto com o vendedor de nome Alcir, depositei o valor total na conta da empresa dele e ele honestamente enviou o que eu pedi. No anuncio é uma válvula, mas depois mudei de idéia e comprei o compressor e foi com ele mesmo.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... na-etc-_JM

Foi o mesmo cara que me vendeu a válvula !!! :88:

Agora é so dar uma carga e alegria .

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Marcio Gregolin
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Last_Warrior » 03 Dez 2014, 18:20

Cuidado com adaptações, em especial colocar o compressor Denso 6P148 do Santana. Esse compressor é um brutamontes, mas o Santana, Monza e D20 tem sistemas ao longo da linha pra controle da pressão, coisa que no Omega e no Vectra é feito através da válvula de controle de fluxo (torre).

Ao colocar um compressor sem essa válvula que controla o fluxo (neste caso variando a capacidade do compressor) nos Omega, Vectra e Corsa, o sistema trabalha na capacidade máxima o tempo todo, causando maior consumo de combustível, gelando em excesso e correndo o risco de danificar o sistema (gelar tanto a ponto de não dar tempo de evaporar totalmente e ir líquido para o compressor). Aí a tragédia está feita...
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 03 Dez 2014, 23:36

São 23:30, acabei de montar o carro já com o compressor e o filtro secador novo. Amanhã será a hora do gás.

Eu preferi colocar o compressor do Vectra mesmo, do ano do meu carro. Também concordo que adaptações sem um conhecimento da causa pode ser perigoso, eu sou um adaptador nato, mas onde eu conheço e sinceramente de ar eu sou bem leigo, aliás escrevi várias MPs para o Ives e ele foi dando as cordenadas as quais eu agradeço.

Cá pra nós, o servicinho enjoado que é trocar este compressor e filtro, comecei 6 horas e acabei agora. Este é o preço que pago por ser enjoado com meu carro kakakka.
Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Mantenedor » 03 Dez 2014, 23:39

Almeidão a recompensa é gratificante...