por rgapski »
27 Nov 2014, 09:26
Jonas,
Tenho um pouquinho de experiencia com funilaria, pintura e polimento...
Vou te dar umas dicas pra ninguem te passar a perna! Até porque, funilaria é tudo ou nada, ou mata o carro, ou valoriza mais do que quando era novo!
Sobre a tinta:
Não se preocupe com o código da tinta...
A cor do teu carro é a mesma do meu: Cinza Pontal.
Essa cor é metálica (contem sólidos metálicos misturados à tinta).
A diferença entre a pintura metálica e a perolizada não esta na tinta, mas sim na aplicação, pois a perolizada é feita em camadas de diversas tonalidades (coisa que só se vê em carros de luxo), por isso tem o nome "perolizada", pois em tese é feita como uma perola: camada sobre camada.
Tinta metálica com camada de verniz não tem nada de perolizado... Isso é coisa de funileiro das antigas que estava acostumado a usar tinta PU (tinta e verniz em um único componente).
A cor cinza pontal é feita com base poliéster e depois de aplicada, fica fosca, sendo necessário aplicação de verniz (preferencialmente alto sólidos) para proteção e brilho. Pelo menos 3 camadas são recomendáveis, posto que a primeira praticamente se perde na hora do acabamento (lixamento + polimento).
Se você for até uma loja de tintas e simplesmente pedir um cinza pontal GM, a tonalidade nunca será a mesma que esta no seu carro.
Isso se deve ao fato de que, cada lote de tinta que sai da fábrica, contem uma concentração diferente de sólidos, que só é possível acertar através de um colorímetro.
Em suma: não deixe seu carro na mão de funileiro que não trabalha com sistema de colorimetria, pois as chances do teu carro ficar com peças de tons diferentes é muito grande.
Tinta automotiva é coisa chata de se trabalhar, e exige muita técnica e principalmente experiencia pra que a coisa fique boa.
Escolhendo a oficina:
Fundamental: não economize. Prefira esperar pra fazer o serviço do que fazer em lugar meia-boca.
Serviço de funilaria e pintura é uma arte. Quadros de artistas bons custam mais caros que quadros de artistas ruins.
As coisas que só uma boa oficina de funilaria e pintura tem:
1) Laboratório de cores:
É o lugar onde a oficina tem a capacidade de analisar com precisão qual a tonalidade da cor do seu carro, concentração de sólidos, espessura, etc...
No laboratório de cores, em geral retiram uma pequena peça do seu carro, como por exemplo a tampa do tanque de combustível, analisam a espessura da tinta, tonalidade de cor (mistura de tons), concentração de sólidos (cores metálicas), entre outros detalhes técnicos imprescindíveis à boa execução do serviço.
A partir dessa análise é possível fazer um orçamento primário, pois consegue-se saber qual o material e quantidade necessária para a execução do trabalho.
2) Setores:
Uma boa oficina faz cada trabalho em um lugar específico.
Quando um carro dá entrada, ele precisa ser bem lavado para que se inicie a execução do serviço, portanto, precisa ter uma área própria para lavagem. Se não tiver, provavelmente o serviço de lavagem é terceirizado. Sem problemas por aqui.
Depois de limpo, a desmontagem é feita em local próprio para isso, onde não haja nuvem de poeira de tinta.
Quando desmontado, as peças podem ser trabalhadas com massa, solda, etc.
A sujeira desse serviço, não pode, e nem deve, chegar perto da área onde se trabalha com a pintura e/ou secagem.
Depois da peça trabalhada, ela vai para o setor de pintura.
O ideal é uma cabine pressurizada e climatizada. Antigamente isso era muito caro, mas com a queda do dólar e modernização do setor, não é mais novidade e não é raro achar uma oficina que possua o equipamento.
Essa cabine trabalha com pressão positiva e baixa umidade relativa do ar, que facilita a aplicação da tinta, reduz o nivel do overspray e acelera a secagem.
Depois de pintada, a peça seca dentro da estufa, e depois, em um local limpo e isolado com paineis aquecedores.
Por fim, deve haver um local para acabamento final, que consiste em uma boa lavagem, e um polimento inicial (normalmente só com massa base d'agua).
Essa parte também pode ser terceirizada, sem problemas.
3) Ferramental:
Uma boa oficina, tem boas ferramentas.
Empresas que usam o sistema PPG ou Basf são as melhores. Prefira as que trabalham com tinta base d'agua.
Se for assim, pode confiar que a pintura será bem executada.
Esses "sistemas" consistem em aplicação de produtos específicos para cada fase, onde não existem chances de por exemplo, um solvente não reagir bem com determinada tinta.
Aplicação de produtos de diferentes marcas podem causar reações adversas, como bolhas, manchas, fosqueados, etc...
4) Porfólio:
Empresas boas fazem questão de exibir seus serviços e vivem cheias de carros.
Basta pedir para o atendente lhe mostrar alguns serviços executados.
Premiações e recomendações também são sempre bem vindas.
Por fim, lembre-se: empresas boas investem em qualificação de seus funcionários e fazem questão de exibir isso aos clientes.
Normalmente, oficinas que investem em aperfeiçoamento técnico exibem certificados e diplomas nas paredes...
Bom, as dicas estão dadas! Agora é só zerar o vecão!
Se você for pintar o vectra todinho, pode reservar uns 3~4 mil pelo menos, que é o preço de um serviço bem executado em uma oficina capacitada e com ferramental adequado.
Existem bons funileiros e pintores "artesanais" sim e que cobram um preço menor, dado a menor estrutura e qualificação técnica, mas encontrá-los esta cada vez mais raro, e as chances de dar problema são maiores.
Opinião minha: já que vai gastar, gasta uma vez só... economizar não vale o aborrecimento e tempo perdido...
Lembrando o que disse acima: funilaria é tudo ou nada, ou mata o carro, ou valoriza mais do que quando era novo!
Abs!