por Christianbruno »
14 Out 2015, 14:20
Depois de mais um tempo off, voltei. Muitos dos que compraram um vectra zero já não o tem mais há tempos, acho que sou meio apegado. O fato é que o carro continua comigo, continuo usando e mantendo o vectra em bom estado.
A lógica por trás disto é muito simples: Não o trocaria por um seminovo pois o vectra é meu desde zero e conheço cada km que coloquei no carro. Se fosse para trocar teria que ser por um zero mas para comprar um carro zero equivalente ao vectra sairia por 3x o valor de mercado do vectra. Então fico com ele.
Vejam um resumo do que aconteceu recentemente com ele:
81693 km - 24/01/15 - 8° Revisão de 80000 km (Óleo, filtro de óleto, filtro de combustível, filtro de ar, filtro de cabine, velas, pastilha de freio, fluido de freios e palhetas)
Nada de mais, apenas revisão preventiva
88102 km - 12/08/15 - Alinhamento e Balanceamento
90080 km - 06/10/15 - 9° Revisão de 90000 km (óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, velas, cabos de velas, correia de acessórios e junta da tampa de válvulas)
Nada de mais, apenas revisão preventiva.
A correia de acessórios estava um pouco ressecada, bem como a junta da tampa de válvulas. Troquei ambas sendo que a correia apresentava ruído com o carro frio. Parte do ruído se foi, mas parte persiste. Olhei bem e creio que a polia do virabrequim (que tem um damper de borracha) esteja com o damper ressecado e por isto apresenta um leve desalinhamento. Ficará para a próxima.
Sobre o veículo, ele me atende muito bem, tem manutenção fácil (tudo, exceto alinhamento e balanceamento eu faço em casa) e é razoavelmente robusto (os amortecedores sequer vazam, mas assim mesmo estou programando a troca para os 100.000 km). A única coisa que incomodou foi o tambor da chave de partida (duas vezes sendo a primeira ainda em garantia).
Como troquei a junta da tampa de válvulas pude olhar o comando e o mesmo ainda guarda as marcas de usinagem originais, sem sinal de desgaste. Ou seja: ainda vai longe! O objetivo, que antes era passar dos 123.456km, agora é passar dos 234.567 km (na minha mão) mas só o tempo dirá.
Abraço!