por lugier »
12 Dez 2014, 03:01
Que sufoco! Ainda bem que agora está tudo bem!
Me diz uma coisa, será que é prejudicial o que faço algumas vezes. Quando chego em casa deixo a ignição ligada para que o eletro ventilador continue refrigerando o motor mesmo desligado, pois quando o motor está quente e desligamos o carro, a temperatura começa a subir, até acima dos 100ºC, e nosso vectra só liga esse eletroventilador quando ligado.
Não é mais como antigamente que quando desligávamos os carros e as ventoinhas ainda continuavam funcionando. O pessoal da GM me disse que é assim para prevenir algum possível travamento do ventilador e incêndio na ausência do dono.
Faço isso visando prolongar a vída útil dos componentes como borrachas, juntas e principalmente da tampa do comando que é nova, pois a nossa é de plástico e empena com o tempo devido ao calor. Até mesmo a durabilidade do Óleo do motor. Tem dias aqui em Santa Maria em que a sensação térmica fica em 45ºC e nem estamos no verão.
Temo que esse procedimento danifique algo, como bobinas, não sei se elas ficam trabalhando mesmo com o motor desligado.