O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisRestaurando a Pintura
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

30 mensagens
  • 1
  • 2
rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Restaurando a Pintura

por rgapski » 11 Set 2013, 12:34

Alcir Andreoni escreveu:Arquiteto, preciso de seus conhecimentos...

Eu mandei polir e cristalizar meu carro, porque estava com névoa de tinta.

Pois bem, nos primeiros dias estava tudo perfeito, mas depois começaram a aparecer aquelas marcas de disco de politriz. O que eu tenho de fazer para sumir com as marcas?

Valeu...

Alcir,

Eu sei que perguntastes diretamente ao arquiteto, mas acho que posso te ajudar...

Em geral, um bom polimento é feito em quatro etapas: 1-corte, 2-refino, 3-lustro e 4-proteção.
Cada etapa é feita de acordo com a necessidade/tipo de pintura. Alguns carros tem verniz mais duro, outros mais moles. Mas isso é assunto extenso e deve ser abordado em outra ocasião.

O que acontece é que alguns "profissionais" que oferecem esse serviço de "cristalização", fazem um polimento menos refinado.
As vezes, por pura ignorância do profissional, ele acha que só a aplicação de massa nº II com boina de lã (corte) e um alto brilho (mascarador) são suficientes para deixar a pintura "zerada".
Normalmente isso é visto em alguns lava-rápidos que oferecem a famosa "cristalização 3m".

A aplicação de massa de polir com boina de lã deixa marcas, conhecidas no ramo como holografias, que são uns "riscados" circulares, que aparecem muito fácil ao observar a pintura ao sol.
O alto brilho (produto que mascara esses riscos) é aplicado depois para deixar a pintura mais bonita, pois ele preenche os riscos e dá aquela aparência de espelho.

Porém, esta aparência dura pouco. Na primeira lavada, uma boa parte do produto se vai e ai é possível ver os riscos (holografias) deixadas pela boina.

A solução do seu problema é um polimento correto e refinado.
Seu carro é preto, certo?

Como certamente já foi feito um corte (que deixou marcas de boina), podemos partir para um refino, caso este procedimento tenha sido bem feito (eliminou os riscos maiores).

Na fase de refino, por seu carro ser preto, usa-se um composto polidor (uma "massa" mais fina) com uma boina de lã macia (que remove as marcas da boina de lã e deixa poucos ou quase nenhuma holografia).
Esse refino, na pintura preta, pode ser feito com boina macia e depois boina de lã, pois a cor escura facilita a aparição de marcas de boina.

Apos o refino (caso não haja mais holografias), faz-se o lustro com um composto mais fino ainda, em geral chamado de lustrador.
Este composto é aplicado com boina de espuma, pois esta não deixa marcas.
Nessa fase, surge aquele brilho no carro, aparentando que ele esta molhado, com o verniz bem transparente.

Após o lustro, aplica-se um bom selante ou cera para criar repelência a água e dificultar a incrustação de sujeiras.

Recomendo levar em um bom profissional (detailer), pois é um serviço minucioso, que leva muito tempo, além do fato de ser um trabalho artístico, onde a "mão" do técnico é responsável por 99% do resultado.
Pra voce ter ideia, tem carro que pode levar uma semana inteira de trabalho para ser bem polido!

A politriz, ferramenta obrigatória para fazer o polimento, é algo temperamental, e se não for bem usada, além de não atingir o objetivo, acaba com a sua pintura!

E eu que já muitas horas de experiencia com politriz, ainda sofro pra fazer um bom polimento...

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 11 Set 2013, 13:10

rgapski escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Arquiteto, preciso de seus conhecimentos...

Eu mandei polir e cristalizar meu carro, porque estava com névoa de tinta.

Pois bem, nos primeiros dias estava tudo perfeito, mas depois começaram a aparecer aquelas marcas de disco de politriz. O que eu tenho de fazer para sumir com as marcas?

Valeu...

Alcir,

Eu sei que perguntastes diretamente ao arquiteto, mas acho que posso te ajudar...

Em geral, um bom polimento é feito em quatro etapas: 1-corte, 2-refino, 3-lustro e 4-proteção.
Cada etapa é feita de acordo com a necessidade/tipo de pintura. Alguns carros tem verniz mais duro, outros mais moles. Mas isso é assunto extenso e deve ser abordado em outra ocasião.

O que acontece é que alguns "profissionais" que oferecem esse serviço de "cristalização", fazem um polimento menos refinado.
As vezes, por pura ignorância do profissional, ele acha que só a aplicação de massa nº II com boina de lã (corte) e um alto brilho (mascarador) são suficientes para deixar a pintura "zerada".
Normalmente isso é visto em alguns lava-rápidos que oferecem a famosa "cristalização 3m".

A aplicação de massa de polir com boina de lã deixa marcas, conhecidas no ramo como holografias, que são uns "riscados" circulares, que aparecem muito fácil ao observar a pintura ao sol.
O alto brilho (produto que mascara esses riscos) é aplicado depois para deixar a pintura mais bonita, pois ele preenche os riscos e dá aquela aparência de espelho.

Porém, esta aparência dura pouco. Na primeira lavada, uma boa parte do produto se vai e ai é possível ver os riscos (holografias) deixadas pela boina.

A solução do seu problema é um polimento correto e refinado.
Seu carro é preto, certo?

Como certamente já foi feito um corte (que deixou marcas de boina), podemos partir para um refino, caso este procedimento tenha sido bem feito (eliminou os riscos maiores).

Na fase de refino, por seu carro ser preto, usa-se um composto polidor (uma "massa" mais fina) com uma boina de lã macia (que remove as marcas da boina de lã e deixa poucos ou quase nenhuma holografia).
Esse refino, na pintura preta, pode ser feito com boina macia e depois boina de lã, pois a cor escura facilita a aparição de marcas de boina.

Apos o refino (caso não haja mais holografias), faz-se o lustro com um composto mais fino ainda, em geral chamado de lustrador.
Este composto é aplicado com boina de espuma, pois esta não deixa marcas.
Nessa fase, surge aquele brilho no carro, aparentando que ele esta molhado, com o verniz bem transparente.

Após o lustro, aplica-se um bom selante ou cera para criar repelência a água e dificultar a incrustação de sujeiras.

Recomendo levar em um bom profissional (detailer), pois é um serviço minucioso, que leva muito tempo, além do fato de ser um trabalho artístico, onde a "mão" do técnico é responsável por 99% do resultado.
Pra voce ter ideia, tem carro que pode levar uma semana inteira de trabalho para ser bem polido!

A politriz, ferramenta obrigatória para fazer o polimento, é algo temperamental, e se não for bem usada, além de não atingir o objetivo, acaba com a sua pintura!

E eu que já muitas horas de experiencia com politriz, ainda sofro pra fazer um bom polimento...

Abs!

Então, danou-se.

O polimento+cristalização que eu fiz tem certificado de garantia, assim acho melhor levar de volta e pedir para refazer.

O que você acha?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Ricardo Pinto
Organizador
Organizador
Nome Completo: Ricardo Ferreira Pinto
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ricardo Pinto » 11 Set 2013, 13:27

Preciso fazer um curso disto, não para mercado, mas para meu uso mesmo ha hha ha

Show !

[]´s

PS> sera que a Meguiers não tem curso para consumidores não ?

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 11 Set 2013, 13:40

Alcir Andreoni escreveu:Então, danou-se.

O polimento+cristalização que eu fiz tem certificado de garantia, assim acho melhor levar de volta e pedir para refazer.

O que você acha?

Alcir,

Se tem "garantia", pode voltar lá e mandar fazer o serviço direito!
O que acontece muito é que esses caras "prometem" demais... ai não tem tempo de fazer o polimento com calma e acabam só dando aquela "maquinada" rápida...
Volte e diga que não tem pressa, para os caras terem tempo de fazer um trabalho decente.

Pra você ter ideia, eu não consigo refinar um teto em menos de meio dia... é muito trabalhoso para deixar zerado...
Para fazer o celtinha vermelho da minha mulher, que é um carrinho minúsculo, eu levei quase 3 finais de semanas inteiro!

E carro preto é fogo!
Alias, as cores pretas e vermelhas são as piores para se trabalhar, pois qualquer erro bobo deixa muita marca, marcas estas que aparecem com muita facilidade!

Se você quiser, embora eu não ache que é a melhor saída, pode comprar o alto brilho da 3m para re-aplicar a cada 1/2 meses para disfarçar as marcas que são geradas na lavagem (inevitáveis) até fazer o próximo polimento.
Esse produto disfarça muito os riscos na pintura e deixa com um aspecto legal...
Se você aplicar o autobrilho e depois um selante/cera boa, ele dura mais... coisa de uns 3 meses...
Mas não deixa de ser um paliativo...

Como eu só faço polimento a cada 1,5 anos (evitando a fase de corte agressiva ou fazendo apenas de forma localizada), o autobrilho me ajuda a manter o visual do carro "tinindo" até a próxima "maquinada"..

Abs!

Garagens:
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 11 Set 2013, 13:48

Ricardo Pinto escreveu:Preciso fazer um curso disto, não para mercado, mas para meu uso mesmo ha hha ha

Show !

[]´s

PS> sera que a Meguiers não tem curso para consumidores não ?

Ricardo,

Os produtos meguiars são mais voltados ao entusiasta que ao profissional. Os produtos deles são ótimos.
Pra mim só tem um problema: preço.
As coisas da meguiars custam muito caro.
A unica coisa que gosto deles que aceito é a cera NXT, o resto, penso mil vezes antes de comprar...

Na parte de polidores, tenho usado os produtos da linconl, pois custam barato e oferecem ótimos resultados.
Um produto fantástico deles é o 3 em 1. Você usa o mesmo composto em varias fases, só alternando a boina.
Lógico que não é tão eficiente quanto um produto focado, mas me atende muito bem, pois meu carro não chega a ficar com a pintura feia.
E olha que eu tenho a linha toda de compostos da 3m...

Pra fazer em casa, com uma politriz orbital já da pra se arriscar!
Agora a rotativa... essa é feroz! Se souber usar, você pouca 2/3 do tempo, mas se não souber, acaba com o carro!

Abs!

Garagens:
Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 11 Set 2013, 13:56

Ricardo a malco tem centro de treinamento ...

quanto ao problema do Alcir ja falei uma vez não sei pra quem mas ...

vc precisa ver e conferir pessoalmente os procedimentos que fazem no polimento

se não fazem todas as etapas e com boinas e produtos adequados , quando acabar a cera vai

reaparecer ... e nisto de ficar refazendo ... daqui a pouco seu carro ta sem verniz ...

eu exigiria a grana de volta e mandaria em outro lugar pois este tipo de resultado que vc

relatou por si so ja mostrou a incapacidade tecnica deste prestador de serviços ...

não sei se é o caso mas eu posso te indicar um detailher ai de SP ...

davidjcs@hotmail.com , ele tem treinamento profissional e faz como 2ª atividade

para pessoas conhecidas ... pois e dificil viver de detalhe, como o rgapski citou

pra fazer o serviço bem feito são varias etapas minuciosas ...

e quase impossivel concorrer neste mercado onde as empresas pagam

uma mereca para seus funcionarios e pulam varios procedimentos ...

bom estou falando por alto pois na verdade seria necessario ver um foto da pintura

em alta resolução e pra dizer se o que vc esta vendo são marcas de boina (serviço de pessima qualidade)

ou apenas hologramas por uso de boina incorreta no acabamento ...

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 11 Set 2013, 14:02

Arquiteto escreveu:Ricardo a malco tem centro de treinamento ...

quanto ao problema do Alcir ja falei uma vez não sei pra quem mas ...

vc precisa ver e conferir pessoalmente os procedimentos que fazem no polimento

se não fazem todas as etapas e com boinas e produtos adequados , quando acabar a cera vai

reaparecer ... e nisto de ficar refazendo ... daqui a pouco seu carro ta sem verniz ...

eu exigiria a grana de volta e mandaria em outro lugar pois este tipo de resultado que vc

relatou por si so ja mostrou a incapacidade tecnica deste prestador de serviços ...

não sei se é o caso mas eu posso te indicar um detailher ai de SP ...

davidjcs@hotmail.com , ele tem treinamento profissional e faz como 2ª atividade

para pessoas conhecidas ... pois e dificil viver de detalhe, como o rgapski citou

pra fazer o serviço bem feito são varias etapas minuciosas ...

e quase impossivel concorrer neste mercado onde as empresas pagam

uma mereca para seus funcionarios e pulam varios procedimentos ...

bom estou falando por alto pois na verdade seria necessario ver um foto da pintura

em alta resolução e pra dizer se o que vc esta vendo são marcas de boina (serviço de pessima qualidade)

ou apenas hologramas por uso de boina incorreta no acabamento ...

Vou fazer o seguinte:

Como no próximo final de semana eu vou pegar estrada e vou ficar num hotel, vou aproveitar a paisagem e tirar algumas fotos do meu carro. Então vou tentar tirar algumas fotos tentando mostrar o que acontece com a pintura do meu carro.

Quanto a reclamação, acho que vou falar pessoalmente com o proprietário da empresa que fez o serviço.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

valaster
Member
Member
Nome Completo: Johnny Theiss
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por valaster » 29 Jul 2014, 10:43

tem como recuperar as imagens do primeiro post?
acho que vou fazer no meu (:

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 29 Jul 2014, 23:13

valaster escreveu:tem como recuperar as imagens do primeiro post?

tem sim ... amanha dou um jeito

o imagens shark ... esta bloqueando as imagens

vou hospedar no forum direto ...

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 26 Set 2014, 00:15

valaster escreveu:tem como recuperar as imagens do primeiro post?

finalmente achei e recuperei as fotos

:88:

30 mensagens
  • 1
  • 2