Almeidão escreveu:
Será que se ele usar a de 82º não passaria de ótimo para super ótimo?
Amigo, a de 82 abre com a agua já fervendo, veja o teste que fiz e no fogo não se consegue abrir uma de 92 por inteiro como o teste do vídeo que fiz com uma de 82.
Almeidão,
Permita-me fazer uma observação sobre o teste de válvula com água fervendo no fogão...
No carro, o sistema usa (em tese) aditivo a base de etilenoglicol, além de estar sob pressão, o que faz elevar o ponto de ebulição da água...
O ponto de ebulição da água, pelo que me lembro, em teoria é 100ºC em CNTP (condições normais de temperatura e pressão).
Se você colocar água para aquecer a 1.000m de altitude, com baixa umidade do ar, certamente começará a ebulição em 90 e tantos graus, ou seja, em situação fora de CNTP...
To meio enferrujado de física/química para poder entrar à fundo na questão, mas concordo com as observações do Warrior.
O que percebo é que a válvula que abre mais cedo favorece a redução da temperatura em carros que tem algum comprometimento no sistema, como por exemplo, camada de metal oxidada nas paredes do cilindro e radiador, que dificultam a troca do calor do liquido com o ar.
Certa vez acompanhei uma saga de um mecânico e um palio fiasa 1.0 que não apresentava ferrugem no sistema, nem vazamentos, mas não havia meio de ficar com a temperatura normal!
Trocaram válvula (até andaram sem), sensor de temperatura e tudo o mais que podia... e não resolveu!
O radiador, não estava entupido e aparentemente apresentava boa vazão, logo foi descartado...
Depois de um certo tempo com motor ligado, a temperatura passava da casa dos cento e tantos graus e a unica saída era desligar o carro e esperar.
O cliente dele ficou quase 3 meses brigando com ele porque ele não resolvia!
Resolveram trocar o radiador, já que nada havia resolvido, e magicamente, tudo resolvido!
O mecânico resolveu serrar o radiador, momento em que notou a existência de uma espécie de crosta na parte interna, que não impedia o fluxo da água, mas de certo impedia troca de calor entre o liquido e o metal resfriado pelo ar...
O radiador aquecia bastante por fora, mas não o suficiente pra troca ocorrer de maneira adequada.
O que mais me espantou foi que esse carro usava aditivo, pois era todo original, com menos de 40mil km, bem cuidado...
Abs