Levinthal escreveu:Duas dúvidas:
1) Durante a aplicação, no início, percebi que a pintura estava muito "travosa", dificultando a passagem do aplicador. Isso é sinal de pintura contaminada?
2) Na hora de retirar a cera achei que ia sair com facilidade, mas ela "agarrou" um pouco na pintura. É normal? Como evitar.
Dicas são bem-vindas!![]()
Abs.
Alcir Andreoni escreveu:Mais uma pergunta pra o Rapha!
Pode passar a NXT em pintura nova?
rgapski escreveu:... recomendo um bom lustro (para remover marcas de pano) e uma vitrificação.
Abs!
rgapski escreveu:Levinthal escreveu:Duas dúvidas:
1) Durante a aplicação, no início, percebi que a pintura estava muito "travosa", dificultando a passagem do aplicador. Isso é sinal de pintura contaminada?
2) Na hora de retirar a cera achei que ia sair com facilidade, mas ela "agarrou" um pouco na pintura. É normal? Como evitar.
Dicas são bem-vindas!![]()
Abs.
Levinthal,
Esse "travamento" pode ser sinal de contaminação, e aplicar cera em pintura contaminada também dificulta sua remoção.
Para ter certeza, pegue uma sacolina de mercado e passe sobre a pintura. Se ela não deslizar, esta contaminada.
Antes de encerar, uma descontaminação é sempre muito bem vinda, pois além de limpar, favorece a ancoragem da cera.Alcir Andreoni escreveu:Mais uma pergunta pra o Rapha!
Pode passar a NXT em pintura nova?
Alcir,
Em pintura nova, não só pode, como deve!![]()
Em carro novo, proteção é sempre bem vinda!
No seu carro (cobalt), por ser bem novo, recomendo um bom lustro (para remover marcas de pano) e uma vitrificação.
O que não se pode fazer é aplicar cera sobre peça recentemente repintada!
Quando se faz uma repintura, a tinta seca "ao toque" em algumas horas, mas para a cura total, a peça exige algo em torno de 60 dias.
A cera, em geral, cobre a pintura, não permitindo a evaporação dos diluentes, ou ainda, permite que evaporem de maneira desordenada, causando manchas ou fosqueamento.
Para peças repintadas, deve-se utilizar, dentro do período de cura, somente alto brilho.
O auto brilho contem em sua formula partículas que apenas cobrem os riscos ou desníveis, aparentando um polimento perfeito, mas não selam a pintura, ao contrario da cera.
Abs!
mdemarquinho escreveu:Cara, fiz o teste para ver se a pintura está contaminada e descobrir o pior, está mega contaminada.
Tem algum descontaminador legal no mercado e acessível que eu possa compra em uma loja ou essas coisas tem que ser via web mesmo?
Esse tópico está muito interessante, estou descobrindo casa coisa nele.
Valeu galera.
Alcir Andreoni escreveu:mdemarquinho escreveu:Cara, fiz o teste para ver se a pintura está contaminada e descobrir o pior, está mega contaminada.
Tem algum descontaminador legal no mercado e acessível que eu possa compra em uma loja ou essas coisas tem que ser via web mesmo?
Esse tópico está muito interessante, estou descobrindo casa coisa nele.
Valeu galera.
Um bem baratinho é massa de vidraceiro, mas tem de ter cuidado para usar.
Pode comprar também Clay bar na Miromi.
mdemarquinho escreveu:Show vou dar uma pesquisada nesse Clay bar, andei pesquisando agora e vi que tem uma argila que você passa e vai descontaminando, é o tipo de serviço que eu me borro de fazer, me dá um motor pra fazer mas não me dá uma politriz para polir, lataria definitivamente não é meu forte.
Alcir Andreoni escreveu:Aí é que está o "X" da questão.
Não conheço ninguém que faça a vitrificação em São Paulo, só o Cassio em BH.
Então pensei em passar a NXT no bichinho...
mdemarquinho escreveu:Cara, fiz o teste para ver se a pintura está contaminada e descobrir o pior, está mega contaminada.
Tem algum descontaminador legal no mercado e acessível que eu possa compra em uma loja ou essas coisas tem que ser via web mesmo?
Esse tópico está muito interessante, estou descobrindo casa coisa nele.
Valeu galera.
rgapski escreveu:Alcir Andreoni escreveu:Aí é que está o "X" da questão.
Não conheço ninguém que faça a vitrificação em São Paulo, só o Cassio em BH.
Então pensei em passar a NXT no bichinho...
Alcir,
Eu mesmo não uso vitrificador no meu carro, pois gosto de dar aquele talento mensalmente.
No meu caso, o vitrificador seria um desperdício.
Pode usar a NXT tranquilamente! É uma ótima cera!mdemarquinho escreveu:Cara, fiz o teste para ver se a pintura está contaminada e descobrir o pior, está mega contaminada.
Tem algum descontaminador legal no mercado e acessível que eu possa compra em uma loja ou essas coisas tem que ser via web mesmo?
Esse tópico está muito interessante, estou descobrindo casa coisa nele.
Valeu galera.
Marquinho,
Existem diversos meios de você descontaminar a pintura.
Existem alguns descontaminantes líquidos que prometem isso, como por exemplo o iron-x da Cquarts.
Eu já experimentei alguns deles. Funcionam bem, mas acho que não oferecem bom custo x benefício para aplicar no carro todo. Uso mais em locais de difícil acesso, como rodas por exemplo.
Na minha opinião, o melhor para a pintura são as boas e velhas "clay-bars", que são uma espécie de massa de modelar que você passa sobre a pintura, valendo-se de um agente lubrificante (cera líquida ou agua + shampoo de nenem) para ela não "colar" na lataria.
Se você for em alguma loja de tinta ou funileiro meia-boca, certamente irão falar pra você usar massa de vidro, que é uma espécie de argila. Irão argumentar que custa barato e funciona...
MAS, NÃO USE ISSO DE MODO ALGUM!
A massa de vidro funciona sim (remove as sujeiras), mas ela tem algo na composição de penetra o verniz e causa fosqueamento.
As clays-bars podem ser encontradas em diversos "graus". A kers, por exemplo, tem suave, media e agressiva.
Na prática, não notei muita diferença entre elas. Todas, inclusive a suave, causam micro-riscos, afinal, trata-se de um abrasivo.
A minha favorita é a da 3M. Custa uns 60 reais e dá pra usar muitas vezes.
O uso dela é simples:
1) Use um borrifador com uma mistura de 50% agua + 50% shampoo para bebes (ou cera líquida);
2) Com a lataria limpa e seca, borrife a mistura na lata e passe a claybar em um único sentido (reto, nada de circular!)
3) Vá borrifando (não deixe a lata secar) e passando até sentir que a claybar não oferece mais resistência.
4) Faça uma peça por vez. Em peças grandes (capô, teto) divida em 4 e faça aos poucos.
5) Quando descontaminar a peça, seque em seguida.
A claybar é um abrasivo, portanto, nada de esfregar com força.
Passe suavemente até sentir deslizar completamente.
Justamente por ser abrasiva, ela poderá causará alguns riscos à pintura.
Mas calma, pois os riscos são pequenos e saem facilmente com um lustro ou acabam sendo cobertos com cera (lembrando que lustro não é polimento!).
Quanto mais suave passar, menos vai riscar.
Se ficarem alguns riscos (e estes lhe incomodarem), faça um lustro, podendo ser à mão mesmo.
Se quiser algo mais "pratico", aplique alto-brilho, e depois uma boa cera.
Veja que descontaminar a pintura é um procedimento um tanto quanto trabalhoso.
A contaminação ocorre sempre com pinturas mal protegidas, ou seja, a falta de cera, exposição do carro à intempéries, entre outros fatores, causam este problema.
Se você encerar o carro com maior frequência, sua pintura demorará muito mais tempo para ficar contaminada.
Abs!
rgapski escreveu:A massa de vidro funciona sim (remove as sujeiras), mas ela tem algo na composição de penetra o verniz e causa fosqueamento.
Alcir Andreoni escreveu:Um bem baratinho é massa de vidraceiro, mas tem de ter cuidado para usar.
Pode comprar também Clay bar na Miromi.
rgapski escreveu:Alcir Andreoni escreveu:Um bem baratinho é massa de vidraceiro, mas tem de ter cuidado para usar.
Pode comprar também Clay bar na Miromi.
Alcir,
Massa de vidraceiro não!!!
Isso detona a pintura.
Existe um componente nessa argila (espécie de solvente) que causa fosqueamento no verniz com o tempo.
Isso é coisa "das antigas", da época que não tínhamos produtos específicos para isso, alias, nem o tipo de pintura era o que é hoje..
Há alguns anos atras eu fazia espelhamento para ganhar uma grana extra.
Era uma época que isso nem era muito difundido. O povo só entendia de massa 2 e cera grand prix.
Eu conheci o sistema de espelhamento através de um amigo que viajou aos EUA e disse maravilhas sobre isso e me arrumou a maioria dos produtos.
Usava o meu carro como vitrine e sempre me perguntavam que cera que eu usava (hehehe).
Nessa época, um rapaz me pediu para dar uma renovada em um Mitsubishi Eclipse (vermelho).
O carro tinha muita contaminação, inclusive pingos de tinta de parede e manchas causadas por goteira em concreto.
Fiz um orçamento pra ele, explicando todas as etapas que seriam feitas e etc.
Como quase sempre acontecia, ele torceu o nariz, achou caro, que muita coisa era desnecessária e tal...
Um dia veio me dizer que eu não entendia nada do assunto, que um primo dele que era funileiro que era "o cara", que tinha resolvido o problema com menos de R$10,00, etc.
"O cara" tinha mandado ele passar massa de vidro na lataria e depois cera.
No dia que ele fez ficou muito bonito! Como sempre acontece...
No mês seguinte, esse cara chegou quase chorando, pedindo para eu salvar a pintura do carro, pois tinha ficado totalmente fosco, e que as manchas de concreto tinham ficado ainda mais evidentes.
O primo dele, como era de se esperar, tirou o corpo fora e só disse que "é assim que a gente faz aqui e ponto".
Primeiro tive que desengraxar o carro dele todinho, pois existe um óleo massa de vidraceiro é um inferno para remover.
Feito isso, tive que dar um bom polimento com massa (coisa que tira uma camada de verniz, e que só é feita em casos extremos).
Depois do polimento, fiz um bom refinamento e aplicação de uma cera de carnaúba de qualidade (collinite).
Depois disso, esse cara nunca mais nem quis passar cera na pintura... ficou com um medo danado de estragar o carro! rs
Abs!
Alcir Andreoni escreveu:Eu compartilho de sua opinião!
Como o Marquinho pediu um bem baratinho, vai massa de vidraceiro...
Mas a Clay Bar da Kers também é bem baratinha e na Miromi está só R$ 33.00.
Na Miromi tem também um produto para ser aplicado na utilização da Clay Bar, só não me lembro o nome...
rgapski escreveu:Levinthal escreveu:Duas dúvidas:
1) Durante a aplicação, no início, percebi que a pintura estava muito "travosa", dificultando a passagem do aplicador. Isso é sinal de pintura contaminada?
2) Na hora de retirar a cera achei que ia sair com facilidade, mas ela "agarrou" um pouco na pintura. É normal? Como evitar.
Dicas são bem-vindas!![]()
Abs.
Levinthal,
Esse "travamento" pode ser sinal de contaminação, e aplicar cera em pintura contaminada também dificulta sua remoção.
Para ter certeza, pegue uma sacolina de mercado e passe sobre a pintura. Se ela não deslizar, esta contaminada.
Antes de encerar, uma descontaminação é sempre muito bem vinda, pois além de limpar, favorece a ancoragem da cera.Alcir Andreoni escreveu:Mais uma pergunta pra o Rapha!
Pode passar a NXT em pintura nova?
Alcir,
Em pintura nova, não só pode, como deve!![]()
Em carro novo, proteção é sempre bem vinda!
No seu carro (cobalt), por ser bem novo, recomendo um bom lustro (para remover marcas de pano) e uma vitrificação.
O que não se pode fazer é aplicar cera sobre peça recentemente repintada!
Quando se faz uma repintura, a tinta seca "ao toque" em algumas horas, mas para a cura total, a peça exige algo em torno de 60 dias.
A cera, em geral, cobre a pintura, não permitindo a evaporação dos diluentes, ou ainda, permite que evaporem de maneira desordenada, causando manchas ou fosqueamento.
Para peças repintadas, deve-se utilizar, dentro do período de cura, somente alto brilho.
O auto brilho contem em sua formula partículas que apenas cobrem os riscos ou desníveis, aparentando um polimento perfeito, mas não selam a pintura, ao contrario da cera.
Abs!
fabio.haya escreveu:
Raphael,
Dá uma dica de como passar a sacolinha de mercado sobre a pintura..... É simplesmente deixar a sacolinha deslizar sobra a pintura, ou colocar a mão por dentro da sacolinha e passar sobre a pintura?????
Abs,
Fabio
rgapski escreveu:fabio.haya escreveu:
Raphael,
Dá uma dica de como passar a sacolinha de mercado sobre a pintura..... É simplesmente deixar a sacolinha deslizar sobra a pintura, ou colocar a mão por dentro da sacolinha e passar sobre a pintura?????
Abs,
Fabio
Fabio,
Bem lembrado!
É pra colocar a mão por dentro da sacola e passar na pintura (nada de esfregar).
Outra observação: Isso é pra ser feito com o carro recém lavado e seco!
Abs!
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