O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[Resolvido] Falha primeira partida e luz injeção - Vectra B

55 mensagens
Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Jeferson da Silva
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Falha na primeira partida e luz da injeção acendendo

por Jeferson.eng » 16 Out 2014, 19:49

Boa noite pessoal do clube.
Peguei agora pouco o carro na oficina depois de ter feito o serviço no cabeçote, e logo quando estiver em casa posto detalhes do que foi feito.

O carro aparentemente ficou bom, porém a marcha lenta ta horrível. Ao ligar o carro, o giro as vezes cai pra perto de 500 RPM, e depois estabiliza em 1100, o que é muito alto. Ao ligar o ar condicionado, cai pros 850~900RPM como era o normal. Para não voltar pra oficina sem nenhuma idéia, o que será que pode estar acontecendo?
Imagem

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Jeferson.eng » 16 Out 2014, 21:22

Estive pensando na hipótese de a lenta ter ficado assim devido ao carro ter ficando um tempo sem a bateria, tendo assim desprogramado a injeção. Existe essa possibilidade?
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 17 Out 2014, 08:46

Jeferson.eng escreveu:Boa noite pessoal do clube.
Peguei agora pouco o carro na oficina depois de ter feito o serviço no cabeçote, e logo quando estiver em casa posto detalhes do que foi feito.

O carro aparentemente ficou bom, porém a marcha lenta ta horrível. Ao ligar o carro, o giro as vezes cai pra perto de 500 RPM, e depois estabiliza em 1100, o que é muito alto. Ao ligar o ar condicionado, cai pros 850~900RPM como era o normal. Para não voltar pra oficina sem nenhuma idéia, o que será que pode estar acontecendo?

Você já pensou em voltar ao seu mecânico?

Às vezes alguns ligam algo errado ou danificam algum sensor, como por exemplo o atuador de marcha lenta... :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 17 Out 2014, 10:31

Primeiro de tudo. Voce ou o mecanico descobriu o motivo de ter queimado a junta? A temperatura hoje está normal? lembrando que para isto só andando sem ar para saber, porque ao ligar o ar muitas coisas mudam.

Já comentei muitas vezes que muitos mecanicos para burlar o sistema e evitar trocar uma peça ou limpar a ponta da TBI, eles inocentemente mexe no parafuso do batente da borboleta para acelerar o carro, só que isto se resolve somente quando o carro está frio, quando ele esquenta o atuador mesmo estragado atua um pouco e fica a lenta doidona. Verificar isto, porque a borboleta em discanso deve está totalmente fechada e este batente que é um parafuso que vem de fábrica travado, é para manter ela fechada e livre de agarrar quando começar a acelerar.

Pode ser também uma mangueira de entra de ar solta ou furada, verificar isto. São elas, a mangueira do regulador de pressão, mangueira da valvula de ar quente se é que voce tem esta válvula, a mangueia que fica embaixo na ponta da TBI para um valvula e esta válvula vai para o canister, mangueira do servo freio e mangueira que vai para a portinhola da circulação do ar, testa ai se esta funcionando ao apertar o botão circulador, é fácil liga o carro e desliga ele e com a chave ligada aperte o botão pra ouvir se ela abre, se tiver normal ela abre umas 3 vezes com o carro desligado.

Sds
Imagem

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Jeferson.eng » 17 Out 2014, 13:21

Alcir, pretendo sim voltar ao mecânico pra verificar o que é. Mas como sou adepto ao "se quiser algo bem feito, faça você mesmo", queria analisar pra ter uma ideia antes de levar o carro.

Almeidão,
O mecânico falou que pode ter sido por ar no sistema, ou por andar com o nível de agua baixo. Recentemente troquei todas as mangueiras do sistema, pois tinham vazamentos, inclusive as duas inferiores do ar quente que foram dificílimas pra encontrar, pois sou chato pra carro e o Vectra pra mim tem que estar 100%.
Estou realmente suspeitando de entrada de ar falso, pois agora percebi que a rotação na lenta trava nos 1100 depois de quente, e não varia disso, e quando ta frio, na primeira partida, o carro nao da aquela acelerada ate os 2000RPM e vai baixando, ja liga com o giro baixo, quase morrendo, e vai acelerando ate travar nos 1100. Troquei o sensor de temperatura por um MTE, tambem vou verificar se não está defeituoso. A borboleta está na posição correta.
Imagem

DANIEL HIGA
GL Member
GL Member
Nome Completo: DANIEL HIGA
Estado: Bahia
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por DANIEL HIGA » 23 Out 2014, 05:17

Jeferson.eng escreveu:Hoje o carro resolveu teimar mais uma vez em não pegar. Virei a chave e o motor fez o barulho como se a bateria tivesse zerada, o motor de arranque deu "meia virada" e nem sinal. Voltei a chave, virei de novo e mesma coisa. Na terceira tentativa pronto, motor de arranque virou normal e o motor pegou como se nada tivesse acontecido! Notei que enquanto eu segurava a chave forçada na posição 2 sem o carro dar sinal, as luzes do painel (óleo, motor, bateria) todas se apagaram, e ao retornar a chave pra posição 1 todas voltaram a acender, e o hodômetro parcial não zerou, tal como aconteceria se a bateria estivesse ruim. Esse carro é meu xodó, mas essas coisas tão me tirando o sono.

Parto pra manutenção no motor de arranque, ou o problema pode ser outro

Bom dia Jeferson, já resolveu o problema de partida que apagava o painel? No meu acontecia a mesma coisa e foi só eu limpar todos os contatos e fios negativos e positivos ligados na bateria e os da própria bateria que parou de apagar.

Abraços.

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Jeferson.eng » 23 Out 2014, 22:24

Amigos do clube,
Final de semana vou dar uma boa andada com o carro pra testar bem, e depois posto bem certo os serviços que foram feitos e os resultados para poder ajudar outros que possam estar com algum problema parecido. Mas por enquanto pelo pouco que andei, ta só alegria, finalmente.
Imagem

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Jeferson.eng » 28 Out 2014, 21:10

Conforme prometido, testei bem o carro nesses últimos dias e tudo está funcionando da melhor maneira possível. Vou deixar abaixo os problemas pelos quais passei, e o que foi feito para resolver para dar uma luz a quem eventualmente possa estar passando por algo parecido.

Conforme descrito na primeira página, meu Vectra apresentava a luz da injeção acendendo em momentos aleatórios, a temperatura não funcionava como deveria, e ficava dando leves falhadas na primeira partida do dia, ou sempre que o motor estivesse frio.
- Para a luz da injeção acendendo, resolvi o problema com a troca da sonda lambda, pois a mesma estava apresentando leitura bem ruim;
- Para a temperatura, troquei a válvula termostática e ficou perfeito.
- Já para o problema da falha, não foi tão simples e demorei para achar o culpado da história: era a junta do cabeçote queimada. Mesmo sempre andando com o excelente aditivo Havoline XLC no radiador, e a temperatura nunca tendo passado dos 89ºC, a junta aprontou comigo. Não sei se pode ter sido algo relacionado a má leitura da sonda, tenho minhas dúvidas. Acredito que graças ao aditivo e ao cuidado que tenho com o carro, tanto a junta quanto as galerias de passagem da água estavam em estado de novos, com o mínimo de pontos de oxidação, somente com aquele bendito ponto queimado. Sintomas de que estava queimada: motor falhando na primeira partida no começo; depois as mangueiras do sistema de arrefecimento começaram a trabalhar com muita pressão, pareciam que eram maciças de tão duras que ficavam, o que me levou a gastar uma nota e fazer a troca de praticamente todas as mangueiras, tampa, reservatório, mas sem sucesso, permaneciam trabalhando com muita pressão. Além disso, a água começou a sumir sem deixar vestígios...até que eu a encontrasse dentro do óleo do motor. Para a solução do problema, o cabeçote foi para retífica, e todas as juntas do motor foram trocadas (cabeçote, coletores, tampa). Aproveitando o serviço, troquei sensor de temperatura, sensor de rotação, bomba d'água, um coxim superior do motor que não estava bom, correia dentada e tensor. Depois disso o motor está redondinho, pega fácil, não baixa nada de água, e o sistema de arrefecimento trabalhando na pressão correta e com quase todas as mangueiras novas. Só não digo que o carro está 100% porque o mecânico não passou o sensor de rotação pelo local correto, e o aditivo do radiador que colocou tem cara de ser porcaria (não pude acompanhar o serviço, e quando fui ver já estava pronto). Como sou extremamente "chato", isso incomoda um pouco. Mas isso é coisa pequena que eu mesmo arrumo.
Em breve posto os valores das peças e serviços para que os outros membros possam se basear caso alguem esteja passando por algo parecido.

Agradeço a todos que passaram por aqui e deixaram dicas e sugestões, todas foram muito bem aproveitadas. Há tempos acompanho o clube, e a cada dia que passa está ficando melhor.
Imagem

DANIEL HIGA
GL Member
GL Member
Nome Completo: DANIEL HIGA
Estado: Bahia
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Falha na primeira partida e luz injeção acendendo(RESOLV

por DANIEL HIGA » 29 Out 2014, 03:37

Bom dia Jeferson, ainda bem que conseguiu resolver o problema.
Só fique atento com o Cabo do Sensor de Rotação porque o meu foi trocado uma vez e o mecânico também não passou pelo local original e ele foi desgastado pela Correia (não sei se do Alternador ou Dentada) e quando eu passava por uma poça dágua, a luz da Injeção acendia, o motor morria e demorava para pegar, ou seja, várias idas aos mecânicos e troca de várias peças.Até que um dia não pegou mais e somente um mecãnico que presta socorro na rua que descobriu o fio gasto e que dava curto...
Abraços.

rogerio henrique
Member
Member
Nome Completo: rogerio henrique da silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por rogerio henrique » 17 Nov 2015, 10:19

Galera tenho vectra a 7 anos ja tive 4 ate hj mais nenhum me deu tantos problemas igual esse agr. E o seguinte. O carro a frio e normal mais depois q anda um pouco e a temperatura o carro começa a dar umas falhadas. tipo. quando eu paro ele e deixo uns 15 minutos parado na hr q dou a partida ele começa a falhar e acende a luz da injeçao ai passa 8 sehundos o carro aumenta um pouco a aceleração e a luz si apaga e ele volta ao normal. isso em toda partida depois de quente. Ja foi trocado velas cabos sensor de rotação regulador de pressao sensor corpo borboleta e aqueles outros sensores q existem.

rogerio henrique
Member
Member
Nome Completo: rogerio henrique da silva
Estado: Minas Gerais
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por rogerio henrique » 17 Nov 2015, 10:22

Motor ja foi feito por causa disso. todas peças q foram postas foram originais

cleiton pará
Member
Member
Nome Completo: cleiton da silva barros
Estado: Ceará
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por cleiton pará » 23 Nov 2015, 01:31

rogerio henrique escreveu:Motor ja foi feito por causa disso. todas peças q foram postas foram originais

Amigão compra um cabo de aterramento e poe do polo negativo para um parafuso da caixa de marcha,os carros da gm dão muito problemas de aterramento .veja ai depois vc me fala.

Sandropereira
Member
Member
Nome Completo: Sandro Luiz Pereira
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: [Resolvido] Falha primeira partida e luz injeção - Vectr

por Sandropereira » 05 Fev 2016, 23:57

Comprei um vectra 2007 a cerca de 1 mês comprei em Curitiba e fui pra são Paulo no mesmo dia, andei 200km a luz da injeção acendeu e o carro começou a falhar, parei por 15 minutos e andou mais 200km e começou a falhar de novo, nova parada de 15 minutos e cheguei ao destino, fui na mecânica, troquei vela, cabo, bobina, correria, óleo, e ao viajar novamente andou 80 km e começou a pipocar novamente, voltei pra casa e amanhã vou ao mecânico, alguma sugestão?

AntonioCampos
Member
Member
Nome Completo: Antonio de Campos
Fabricação/Modelo: 1998/1998

por AntonioCampos » 24 Fev 2016, 11:24

Jeferson.eng escreveu:E pra completar: a luz da injeção não acende quando o carro ta frio e dando essas falhadas, ela apaga normalmente depois que do a partida assim como é o certo, só acende mesmo depois que ando uns 5km e a temperatura começa aumentar.

Amigo,tive esse problema,resolvi trocando sensor lambda,sensor da temperatura do painel e sensor da temperatura do modulo e ja era ficou bala..... abraços

ramires22
Member
Member
Nome Completo: Mauro Ramires
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Resolvido] Falha primeira partida e luz injeção - Vectra B

por ramires22 » 12 Out 2016, 19:32

Faça testes na bobina com multimetro .

55 mensagens