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Carros dos Membros (Vectra)Diário de um Vectra: Válvula PCV
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lugier
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Re: Diário de um Vectra

por lugier » 03 Set 2014, 21:19

Dia 03-09-2014 - Chegou o tão esperado dia da manutenção. Fiz várias fotos e um vídeo do que foi realizado hoje pela manhã. Infelizmente não tenho como acompanhar todo o processo, vou retornar amanhã lá

Chegando de mudança pela manhã:

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Uma última foto para registrar o ANTES

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Café da manhã:

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Maldito Vazamento:

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Lambança por baixo, aqui está chovendo, nem imaginava que estava neste estado:

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O TBI pelo menos estava limpo por dentro, mas porquê eu havia limpado ainda esse ano:

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Lambança por cima também, até nas velas, como é de esperar, não sei como o carro não estava falhando:

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Pelo menos estava tudo em ordem nos comandos:

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Tuchos estavam lisinhos, pareciam novos, sem cava e nada:

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Depósito de óleo no interior do coletor de Admissão, estou bolando um sistema para prevenir isso:

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Cabeçote devidamente removido, detalhe na limpeza dos pés das vávulas na admissão. O cabeçote vai para uma retífica apenas para limpeza dos resíduos da junta, nada será modificado, mantendo a originalidade, afinal esta é apenas uma manutenção preventiva:

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Bloco do motor com pistões, todos sem folgas:

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Troca preventiva da junta do cabeçote:

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Vídeo sobre o que foi feito hoje de manhã:

https://www.youtube.com/watch?v=YztJvGwFdIo
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Re: Diário de um Vectra

por Arquiteto » 03 Set 2014, 21:40

isto que e revisão caprichada ...

:102:

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Re: Diário de um Vectra

por Thiago Menezes » 03 Set 2014, 22:10

É rapaz o negócio estava feio mesmo heim, o meu também estava assim, melecou tudo nos cabos de velas da mesma forma que o seu, eu coloquei a mão na massa e troquei a junta em casa mesmo:

viewtopic.php?f=70&t=2746&start=330
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Re: Diário de um Vectra

por RODRIGOROVEDA » 04 Set 2014, 09:23

trabalhão em amigo.

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Re: Diário de um Vectra

por Alcir Andreoni » 04 Set 2014, 10:32

Muito bom! :88:

Belo capricho!
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Re: Diário de um Vectra

por Alcir Andreoni » 04 Set 2014, 10:37

Aproveitando!

Você vai, com certeza, descobrir porque seu carro bate de manhã! :88:
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lugier
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Re: Diário de um Vectra

por lugier » 04 Set 2014, 18:30

Alcir Andreoni escreveu:Aproveitando!

Você vai, com certeza, descobrir porque seu carro bate de manhã! :88:


Infelizmente não pude acompanhar o trabalho hoje, sei que ele abriu a parte de baixo e está trocando até os retentores do vira e polias, são baratos. Também descobriu que uma tubulação atrás do motor estava podre, não sei se é de água, mas custou mais R$140,00, não previstos.
Também o cabeçote chegou hoje da retífica, que na verdade so foi dado uma limpeza nele, nenhuma modificação foi feita. Provavelmente ele irá verificar como anda as válvulas, e se será necessário fazer um assentamento, mas o que tudo indica, estava tudo ok.

Só não entendi a sua colocação de qual seria o motivo da batida de manhã? obrigado!
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Re: Diário de um Vectra

por Alcir Andreoni » 05 Set 2014, 08:49

lugier escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Aproveitando!

Você vai, com certeza, descobrir porque seu carro bate de manhã! :88:


Infelizmente não pude acompanhar o trabalho hoje, sei que ele abriu a parte de baixo e está trocando até os retentores do vira e polias, são baratos. Também descobriu que uma tubulação atrás do motor estava podre, não sei se é de água, mas custou mais R$140,00, não previstos.
Também o cabeçote chegou hoje da retífica, que na verdade so foi dado uma limpeza nele, nenhuma modificação foi feita. Provavelmente ele irá verificar como anda as válvulas, e se será necessário fazer um assentamento, mas o que tudo indica, estava tudo ok.

Só não entendi a sua colocação de qual seria o motivo da batida de manhã? obrigado!

Tuchos descarregados.

Com a manutenção que você está fazendo, seria interessante já trocar os tuchos.
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lugier
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Re: Diário de um Vectra

por lugier » 05 Set 2014, 18:18

O mecânico disse que os tuchos estavam bons, até bem demais, ele até questionou se usavam militec no carro antes, e que as batidinhas que ouço são os contra balanços do virabrequim, não interferem em nada o barulho, que é normal isso acontecer com o tempo e que isso pode acontecer até com o carro novo. O problema que um kit desses devem custar uns R$3000,00 na CSS.

Dia 05/09/2014 - O motor é colocado em funcionamento, quando eu terminar a manutenção, eu faço um breve histórico de tudo que foi feito. O mecânico até fez fotos para mim, mas esqueci de pegar do celular dele. O mecânico disse que ele não tinha junta de Sub Cárter, só havia cola, não sei o que poderia ter havido, se foi algum relaxamento de uma manutenção passada.

O som no vídeo não ficou bom, o "Wind cut" estava ligado e ele acabou atrapalhando a filmagem.

Motor com a tampa e cabeçote montados:


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Thermotape por baixo, e cárter montado, detalhe para o bujão magnético da Nefroil

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Vídeo dele em funcionamento, para sentar as juntas novas, a fumaça é normal no começo, e o barulho acentuado é porque está sem o filtro e duto de ar.

https://www.youtube.com/watch?v=AtBhFXn ... e=youtu.be

Agora a diferença de temperatura medida do tubo de admissão com a thermotape e sem, a manta começa a partir da junção do coletor de escape. Quando o motor chegou a temperatura ideal de funcionamento, a diferença chegou a 100ºC, ou seja, 280ºC no coletor e na manta 180ºC.
Os benefícios vão além da redução da temperatura no cofre, pois o duto de escape passa ao lado de juntas, borrachas, cárter e principalmente a transmissão, ajudando a reduzir a temperatura em todos estes componentes.
Com 10 metros de thermotape de titânio e 4 abraçadeiras inox, foram suficientes para se chegar até o catalizador.


https://www.youtube.com/watch?v=3-DD_3c ... e=youtu.be
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Re: Diário de um Vectra

por Janderson » 05 Set 2014, 23:33

Lugier, Parabéns pela manutenção caprichada, digno do carro e digno de quem é apaixonado por Vectra :102:

Mas tenho que meter o bedelho numa coisa que está me intrigando, o thermotape revestindo o tudo de escape antes do catalisador, vai baixar bem a temperatura, ok, mas da mesma forma vai chegar gases de escape com temperatura menor de funcionamento no catalisador, e pelo que já li isso vai interferir na temperatura de catalise alterando assim a leitura da sonda lambda, podendo causar uma confusão na injeção e afetando o rendimento, não sei se estou totalmente certo, mas dá uma estudada nisso, ok.,posso estar falando a maior besteira do mundo, pois estou até mesmo cansado, tava a tarde toda na Expointer, imagina, mas podemos pensar que a temperatura interna dos gases será a mesma, só vai proteger a parte externa do tudo de escape, enfim, até onde sei é que é necessário uma temperatura ideal dos gases ao chegar no catalisador.

Abração
Janderson
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lugier
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Re: Diário de um Vectra

por lugier » 06 Set 2014, 01:05

Janderson escreveu:Lugier, Parabéns pela manutenção caprichada, digno do carro e digno de quem é apaixonado por Vectra :102:

Mas tenho que meter o bedelho numa coisa que está me intrigando, o thermotape revestindo o tudo de escape antes do catalisador, vai baixar bem a temperatura, ok, mas da mesma forma vai chegar gases de escape com temperatura menor de funcionamento no catalisador, e pelo que já li isso vai interferir na temperatura de catalise alterando assim a leitura da sonda lambda, podendo causar uma confusão na injeção e afetando o rendimento, não sei se estou totalmente certo, mas dá uma estudada nisso, ok.,posso estar falando a maior besteira do mundo, pois estou até mesmo cansado, tava a tarde toda na Expointer, imagina, mas podemos pensar que a temperatura interna dos gases será a mesma, só vai proteger a parte externa do tudo de escape, enfim, até onde sei é que é necessário uma temperatura ideal dos gases ao chegar no catalisador.

Abração
Janderson


Sua teoria tem sentido sim, e por isso fiz a medição no catalisador e a temperatura lá dava no máximo uma diferença de 10ºC, não sendo significante, a maior diferença está no cofre do motor como mostrou o vídeo.
Foi medido no Catalisador 110ºC e na manta 102ºC, quanto mais próximo do catalisador, a diferença fica cada vez é menor.
Também acredito que mesmo sem a manta, não iria interferir significativamente lá, pois a manta tem por objetivo manter o ambiente isolado da emissão de calor, contendo-o e não dispersando-o, como um radiador faria.
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Re: Diário de um Vectra

por lugier » 06 Set 2014, 01:38

Dia 06/09/2014 - Chegou o apoio para braço central, comprado na Tuning Parts, em couro preto, com abertura para porta objetos. Ele é instalado em cima do duto de ar central. R$314,65 com Frete.

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Chegou o kit completo de lâmpadas da Osram Cold Blue 4200k H1, H3 e Hb4, custo de cada par:
H3 - R$28,77
H1 - R$58,41
HB4 - R$101,28


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Chegou também os protetores de porta resinados, transparentes. R$45,56

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Re: Diário de um Vectra

por serginho_vectra A » 06 Set 2014, 17:46

caraca, ta zero KM de novo esse carro...
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Re: Diário de um Vectra

por bruno2000 » 06 Set 2014, 18:07

Parabéns pelo carro amigo!

Tá dando gosto de ver, especialmente o cofre.

O reservatório de expansão você vai trocar né?


Uma dica que te dou é quanto a capa da bateria.

Caso não vá trocá-la, vai uma dica do que fiz com as dos outros carros aqui de casa:

Retire-a e lave-a por completo.

Após secar, utilize uma máquina de cortar cabelo no pente Nº zero, para retirar todos os fiapos.
Após isso, utilize nugget normal em toda a sua superfície.
Deixe secar e ficará como nova!.
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Re: Diário de um Vectra

por Alcir Andreoni » 06 Set 2014, 19:39

Parabéns e belo trampo! :88:
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Re: Diário de um Vectra

por Thiago Menezes » 08 Set 2014, 08:54

Lugier, quando instalar o apoio de braço tire uma foto e poste aqui por favor gostaria de ver como que fica :52:
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Re: Diário de um Vectra

por lugier » 11 Set 2014, 21:14

Mais algumas fotos da manutenção:

Instalando novo reservatório de expansão:


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Testando com o termodensímetro para ver se o aditivo da bardhal é bom mesmo, e é sim. Pelo cálculo que fiz, para por 40% de aditivo e 60% de água deu bem certinho, 2,88 litros (arrendondei para 3 litros) litros para um sistema de 7,2 litros marcou 40% no termodensímetro da wurth:

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Reservatório de óleo instalado, mas vou ter que modificar, está entrando cheiro para dentro do carro:

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Peças que tiveram de ser compradas a mais, R$200,00:

Retentores das polias do comando
Retentor da polia do virabrequim
Tubo de água plástico
polcas dos prisioneiros do coletor de escape
junta do suporte da bobina


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Custo total da manutenção, R$795,00, incluíndo mão de obra, plaina do cabeçote, abraçadeiras de inox e mangueiras de óleo:

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Motor finalizado: :38:

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Próxima etapa, arrumar o vazamento no retentor do conversor de torque, ficará para final de outubro:

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Dia 10/09/2014 - Instalei os protetores de porta resinados, são muito bonitos, mal aparecem, mas NÃO RECOMENDO. :13:
Infelizmente eles muito baixos, e não protegem o canto, que é realmente aonde bate. Na segunda foto tive que por uma borrachinha de outro protetor para compensar a deficiência da proteção.
A mesma borrachinha coloquei nos friosos dianteiros da porta, que é aonde pega na parede aqui em casa.
caso alguém queira, eu comprei em http://www.tuningparts.com.br/protetor- ... id=hx0R3td


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Apesar dos bancos do meu carro estarem bem cuidados, o do motorista em especial, possui alguns detalhes devido ao uso, afinal, são quase 10 anos. Experimentei passar uma pasta pra sapato preta nos pontinhos brancos de desgate que haviam e deu uma amenizada. Serve de dica para o Pessoal que está com o banco bem judiado. O meu está bom, eu que sou chato mesmo.

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Re: Diário de um Vectra

por lugier » 12 Set 2014, 17:10

Thiago Menezes escreveu:Lugier, quando instalar o apoio de braço tire uma foto e poste aqui por favor gostaria de ver como que fica :52:


Dia 12/09/2014 - Instalei o apoio de braços, mão de obra R$20,00. É super fácil mas o problema que eu não tinha a rebitadeira pop. O apoio foi comprado na TuningParts.

Instalação:


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Resultado:

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O pessoal que instalou a minha central pagou uma moldura nova para mim, já que haviam quebrado, custo R$130,00 na CSS:

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Re: Diário de um Vectra

por Thiago Menezes » 12 Set 2014, 17:27

Lugier ficou muito bom, agora me diz uma coisa ele tirou aquele carpetinho que fica ali naquele quadrado? E colocou os parafusos?

Outra coisa, você tem o código da moldura do painel que foi comprada?

Queria saber o código daquele moldura que pega ali no câmbio também sabe qual estou falando?
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Re: Diário de um Vectra

por lugier » 12 Set 2014, 22:26

Thiago Menezes escreveu:Lugier ficou muito bom, agora me diz uma coisa ele tirou aquele carpetinho que fica ali naquele quadrado? E colocou os parafusos?

Outra coisa, você tem o código da moldura do painel que foi comprada?

Queria saber o código daquele moldura que pega ali no câmbio também sabe qual estou falando?


Sim, tem que tirar o carpete, ele é muito alto, mas eu coloquei um feltro adesivo nos lado para evitar algum futuro Nhec Nhec.

O código da moldura é 94700439 - 56fi, não sei o que segnifica esses 4 digitos no final.

infelizmente não tenho o código da moldura central do câmbio.
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