Estou com um problema simples, porém complexo ao mesmo tempo. Sinto o carro amarrado acima de 3000 RPM (sensação de afogado, pois quando vou tirando o pé do acelerador lentamente sinto o carro melhorando o desempenho) e quando eu ligo ele, tenho que virar a chave umas 3 a 4 vezes (motor de arranque funcionando normal) até pegar. Na primeira ligada do dia tudo normal, depois toda vez que ligo quando vou pisar pela primeira vez no acelerador a luz da injeção acende por uns 10 segundos e depois apaga.
Ha duas semanas troquei velas, cabos de velas, chequei bobina (OK), limpei todos os conectores dos sensores, troquei junta da tampa do cabeçote (vazamento de oleo - com cola da loctite ficou 100% sem vazamentos), troquei cabo dos bicos injetores (meu carro tem GNV e achei o cabo ressecado), limpei TBI, atuador da marcha-lenta, sensor do corpo de borboleta, troquei reparo de bico injetor, chequei pressão da bomba (OK) e estanquidade (OK). Assim fiz uma revisão geral com troca da correia dentada.
Por que entrei no assunto da tampa? estava SIM com vazamento de oleo para dentro das velas (muito mesmo). Esse vazamento está resolvido (tem 4 semanas que fiz o reparo e hoje chequei, as velas estão secas). Vi que esse tipo de problema poderia ser catalisador entupido (daí o assunto das velas sujas de oleo, meu mecânico confirmou que esse oleo que vai caindo pode ir ferrando catalisador, fora que ele tem 15 anos tá debutando!) e que acusaria erro no sensor O2 no scanner.
OP-COM - KW82 Communication Window> 1998|Sintra|Engine|X 22 XE
KW82 protocol initialized.
ECU ID= D2,93253733,0261204816,1037358204,??,
Total number of fault codes: 2
00044 - O2 Sensor Lean Exhaust (Sensor de oxigênio indica mistura pobre)
Not present
00031 - No Engine RPM Signal
Present (somente a chave virada, motor desligado)
Aí beleza, peguei os dados adquiridos pelo OPCOM e converti em gráficos.

O 1, 2 e 3 são as tentativas de virar a chave e fazer o carro pegar (a sensação é como se ele estivesse sem combustível, mas a pressão da bomba está ok!)
Ai que me gerou mais dúvidas, se o sensor estivesse com o cabo rompido não registraria voltagem nenhuma correto?
Por que uma variação tão grande? de 20mV a 700mV? (catalisador entupido poderia fazer isso? ou simularia uma leitura pobre?)
Ah, pode ser o emulador do sensor de O2 do GNV, mas troquei ele e a leitura ficou EXATAMENTE IGUAL.
O que vocês fariam na minha situação?