por Rodrigo Quelucci »
29 Out 2016, 08:09
Mateense
Eu aconselho a troca dos conjuntos de peças. Fica mais caro? Sim mais caro.
Porem, você vai excluir a duvida do inicio "motor mexido nunca mais será o mesmo"
não existe "meio motor, um cilindro", o motor é o conjunto de peças que trabalham em sincronismo total.
Existem grandes destruições em motores em que o mecânico trocou:
1. só os pistões = as bielas estão "amaciadas" já com uma pequena folga sofrem um esforço maior e quebram ou simplesmente começam a "bater"
2. troca só das bielas e bronzinas = o pistão desce com maior esforço e por já estar "amaciado" (com sua folga natural de ajuste) começam a descer forçados e "batem saia" um horrível "cloc cloc" parecendo que o motor esta ruim
3. troca todo o conjunto de pistão e biela e não faz o cabeçote ( assentamento de válvulas, plaina correta e ajuste na arvore de came com os seus respectivos componentes) o motor aumenta a compressão e empena-se válvulas fazendo o motor grilar, falhar, ou ate mesmo parar.
E muito mais por aí.
Isso não aparece quando sai da oficina OK?
Tudo é uma questão de aferição.
Porem como eu disse, é difícil pensar na troca individual de componentes que trabalham em sincronismo.
Vamos fazer uma analogia para você entender;
Você esta com um amigo em um barco a remo (você remando do lado direito ele do lado esquerdo) competindo em velocidade com um outro barco,
você é mais forte que seu amigo e consegue impor um ritmo de remada maior que seu amigo,
se você não diminuir vcs não vão andar em linha reta.
E com isso lá se foi o desempenho
No motor é a mesma coisa.
se um componente se sobressair ou não acompanhar os outros alguém vai diminuir (não vai exercer esforço) e consecutivamente o outro vai aumentar (exercer esforço superior ao natural) para que haja equilíbrio .
Isso pode não aparecer a curto prazo, mas em breve você terá problemas novamente no conjunto.
Outro fato como já disse é que isso pode diretamente (e digo com propriedade) que a performance estará comprometida.
Fiz estagio em uma mecânica de preparações e veículos especiais (v8, turbo, aspirado, etc.). Creia, uma breve aliviada nos fluxos do motor (exemplo: polir os dutos do cabeçote) desprende percentuais incríveis em relação potencia.
Pense sempre no que você espera, a economia nesse momento pode interferir no seu prazer amanhã.
Lembro que : para toda regra a sempre uma exceção. Tentei te passar um pouco sobre a teoria, espero ter explanado de forma pratica.
Se você já estava entusiasmado com o carro antes, tratando ele com carinho agora você ficará muito mais feliz.
Não desista amigo, continue seu projeto aí e esperamos ver grandes resultados dele em breve.