O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaVectra B falhando em alta rpm.
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

5 mensagens   •   Página 1 de 1
rbianchi
Member
Member
Nome Completo: Rafael Bianchi
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Vectra B falhando em alta rpm.

por rbianchi » Hoje, 10:22

Bom dia a todos. Me chamo Rafael e possuo um Vectra B 2.2 8v ano 2000.

Vamos lá, recentemente fiz o motor de meu Vectra, parte de baixo e parte de cima. Ficou ok. Fiz uma viagem e tive superaquecimento, por conta de um relé que não armou o eletro ventilador, marcador chegou no vermelho e vazou agua. Enfim, resolvido isso, também troquei o eletro ventilador, por via das dúvidas, e após isso carro ficou ok, temperatura tudo ok. Não baixa agua e nem nada.

Após um tempo, percebi que ele começou a falhar em alta rpm (antes não fazia). Tipo, se você acalca o pé até o final do acelerador, ele nao corta giro normalmente, chega ai pelos 5,5 mil rpm, ele falha como se fosse "embugar" do tipo como se fosse faltar combustivel, ai o giro baixa, motor volta a funcionar, e assim sucessivamente. Se eu solta só um pouquinho o pé do acelerador, o giro do motor corta e funciona tudo normalmente.

No scanner apontou falha de sensor de rotação. foi trocado o mesmo, e tb o sensor map.

Falha parou, mas ja voltou novamente no mesmo dia. A um tempo atrás havia ocorrido isso, mas por um dia somente, e depois ficou tudo normal, mas agora esta assim novamente.

Fui trocar uma idéia com outra mecanica, antes que eu pudesse cobrar que se fosse algo referente a que fiz o motor por completo, e essa mecanica está suspeitando de defeito na roda fônica. Enfim, alguém ai, tem alguma dica? Sugestão? Pq se for roda fônica, ai terei que cair em cima de quem fez o motor, e cobrar pq ta assim.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » Hoje, 11:05

rbianchi escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia a todos. Me chamo Rafael e possuo um Vectra B 2.2 8v ano 2000.

Vamos lá, recentemente fiz o motor de meu Vectra, parte de baixo e parte de cima. Ficou ok. Fiz uma viagem e tive superaquecimento, por conta de um relé que não armou o eletro ventilador, marcador chegou no vermelho e vazou agua. Enfim, resolvido isso, também troquei o eletro ventilador, por via das dúvidas, e após isso carro ficou ok, temperatura tudo ok. Não baixa agua e nem nada.

Após um tempo, percebi que ele começou a falhar em alta rpm (antes não fazia). Tipo, se você acalca o pé até o final do acelerador, ele nao corta giro normalmente, chega ai pelos 5,5 mil rpm, ele falha como se fosse "embugar" do tipo como se fosse faltar combustivel, ai o giro baixa, motor volta a funcionar, e assim sucessivamente. Se eu solta só um pouquinho o pé do acelerador, o giro do motor corta e funciona tudo normalmente.

No scanner apontou falha de sensor de rotação. foi trocado o mesmo, e tb o sensor map.

Falha parou, mas ja voltou novamente no mesmo dia. A um tempo atrás havia ocorrido isso, mas por um dia somente, e depois ficou tudo normal, mas agora esta assim novamente.

Fui trocar uma idéia com outra mecanica, antes que eu pudesse cobrar que se fosse algo referente a que fiz o motor por completo, e essa mecanica está suspeitando de defeito na roda fônica. Enfim, alguém ai, tem alguma dica? Sugestão? Pq se for roda fônica, ai terei que cair em cima de quem fez o motor, e cobrar pq ta assim.

É muito difífico ter certeza que seja roda fônica, pode ser o sensor de baixa qualidade, pode ser o sensor mau colocado, aliás o senso usa um parafuso só para segurar se apertar muito ele pode pegar na roda fonica e este parafuso praticamente se coloca com a mão usando trava quimica nele e nada mais.

Sensor eu sempre uso Bosch, nunca corro risco com algum tipo de peças, afrouxe o parafuso dele e faça um teste com ele um mílimetro mais pra fora do que está e aproveita e confere se na ponta onde tem o imã não esbarrou na roda fonica em algum momento, isto costuma acontecer na montagem e o carro nçao pega, o mecanico tras ele pra trás mas ele já estará marcado e se aconteceu isto pode trocar

Voce diz que ele esquentou e vazou algua e depois acertou, é possivel que esta junta esteja queimada e passando água para as câmaras e em determinado momento faz o carro falhar.

Existem vários sensores que podem causar este problema inclusive bicos injetores, regulador de pressão, até uma tomada la atrás do filtro de gasolina as vezes com zinabre que precisa ser limpa e usar graxa na montagem etc. Checa esta tomada também, não é difícl.

Faça este teste e dá umas aceleradas quando quente com o reservatório aberto para ver se ele borbulha. acelerar depois que acionar as ventoinhas, é fácil e começa com ele frio.
https://youtu.be/6k8RNRWk22A
Imagem

rbianchi
Member
Member

por rbianchi » Hoje, 13:32

Obrigado pela resposta, irei efetuar esses testes. Sobre vazar agua para câmara de combustão, vou fazer esse teste com motor quente e ver se borbulha. Mas a principio foi feito testes de pressão com ar comprimido em cada cilindro e não borbulhou no reservatório. E desde que deu o vazamento, após que completei o nível da água com o motor frio, desde então o nível da água sempre se manteve o mesmo, não baixou nada. Isso faz uns 5/6 meses que o nível se mantém sem baixar. Vou me atentar a todas dicas repassadas e efetuar os devidos testes. Obrigado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » Hoje, 15:41

rbianchi escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado pela resposta, irei efetuar esses testes. Sobre vazar agua para câmara de combustão, vou fazer esse teste com motor quente e ver se borbulha. Mas a principio foi feito testes de pressão com ar comprimido em cada cilindro e não borbulhou no reservatório. E desde que deu o vazamento, após que completei o nível da água com o motor frio, desde então o nível da água sempre se manteve o mesmo, não baixou nada. Isso faz uns 5/6 meses que o nível se mantém sem baixar. Vou me atentar a todas dicas repassadas e efetuar os devidos testes. Obrigado

Ok, pode pular esta parte que não afetou, podemos pensar que seja a qualidade do sensor de rotação ou a mau colocação dele, nçao sei se voce testou a sonda lambda e o sensor de temperatura da central, seria outro item para ser checado.
UM LEMBRETE: Nada disto dá certo quando é um problema na central e tenho visto alguns problemas fáceis de ser resolvido tipo mau contato na tomada que aliás é esquecida, a minha nçao faz muito tempo eu descolnectei, limpei os contatos e com um pincel passei graxa de silicone nos pinos delas e são muitos e todas as tomadas do meu carro eu fiz isto e desapareceram muitos problemas com esta simples manutenção que é esquecida, parte destas tomadas e fiz um video e algo importante os relês de ingnição e relê da bomba e mais uma tomada que tem la atras do filtro, esta tomada eu fiz há pouco tempo e nao postei o video ainda, mas vale apenas voce checar como o video abaixo, principalmente os fusiveis atrás da bateria, veja bem atrás e não só os da frente e sempre uso graxa de silicone emplastec e nunca se usa graxa cobreada em tomadas. Tomadas meu amigo, tudo começa aí, depois sim gastar com peças,
https://youtu.be/iB06tEySWWY

Por coincidencia hoje um amigo mandou uma menagem com problema no corsa, morreu e não pegava, ele tirou a tomada da central colocou limpa contato e funcionaou, eu disse pra ele colocar Graxa de silicone e diga Adeus ao problemas. Eu uso da implastec.
Imagem

rbianchi
Member
Member

por rbianchi » Hoje, 17:15

Obrigadão ai pelas dicas. Irei verificar todos esses itens. Muito obrigado