O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVazamento no sensor de nível de óleo do cárter

8 mensagens   •   Página 1 de 1
jao45gg
Member
Member
Nome Completo: João Pedro Souza Braga
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Vazamento no sensor de nível de óleo do cárter

por jao45gg » 18 Nov 2025, 10:44

Estou com um Vectra CD 97/98 e ele está apresentando o clássico problema de vazamento no sensor de nível de óleo do cárter.

Eu queria trocar o Oring de Viton para parar o vazamento, mas não encontro para vender em lugar nenhum. Alguém sabe onde compro ou alguma sugestão para sanar o vazamento ?

Valeu galera.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 18 Nov 2025, 15:20

jao45gg escreveu:Fuente del Mensaje Estou com um Vectra CD 97/98 e ele está apresentando o clássico problema de vazamento no sensor de nível de óleo do cárter.

Eu queria trocar o Oring de Viton para parar o vazamento, mas não encontro para vender em lugar nenhum. Alguém sabe onde compro ou alguma sugestão para sanar o vazamento ?

Valeu galera.

O de viton nunca achei pra comprar, só se consegue ver em peças do carro principalmente em ar condicionado, até no Aliexpress tem anuncio mas os anuncios parecem ser de silicone, eu arriscaria em um destes do link abaixo: A diferença de um de borracha para um de silicone é que a borracha aceita e precisa mais aperto para vedar, enquanto o de silicone veda melhor mesmo sem apertar e melhor ainda seria o de viton que também veda com mais facilidade e se alguem sabe onde vende eu também estou procurando.

https://pt.aliexpress.com/item/10050098 ... yYYMMIiyaA
Imagem

jao45gg
Member
Member
Nome Completo: João Pedro Souza Braga
Estado: Minas Gerais

por jao45gg » 19 Nov 2025, 12:55

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
jao45gg escreveu:Fuente del Mensaje Estou com um Vectra CD 97/98 e ele está apresentando o clássico problema de vazamento no sensor de nível de óleo do cárter.

Valeu galera.

O de viton nunca achei pra comprar, só se consegue ver em peças do carro principalmente em ar condicionado, até no Aliexpress tem anuncio mas os anuncios parecem ser de silicone, eu arriscaria em um destes do link abaixo: A diferença de um de borracha para um de silicone é que a borracha aceita e precisa mais aperto para vedar, enquanto o de silicone veda melhor mesmo sem apertar e melhor ainda seria o de viton que também veda com mais facilidade e se alguem sabe onde vende eu também estou procurando.

Muito obrigado Almeidão ! Você saberia me dizer qual medida devo comprar ? Vou arriscar já que meu carro quase não tem vazamentos.

Ele fez motor recente e estava cheio de cola na parte do sensor, tiramos e colocamos um anel de borracha, mas não vedou, vaza muito. Por fim o mecânico me indicou a procurar o original que é de viton e se não achar ou não der certo voltar com a gambiarra da cola. Ele me informou que o único material que dá certo para esse trabalho de contato com óleo do cárter é ele.

E nessa brincadeira vai ir + uma junta do cárter :(.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 19 Nov 2025, 14:05

jao45gg escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

Valeu galera.

Muito obrigado Almeidão ! Você saberia me dizer qual medida devo comprar ? Vou arriscar já que meu carro quase não tem vazamentos.

Ele fez motor recente e estava cheio de cola na parte do sensor, tiramos e colocamos um anel de borracha, mas não vedou, vaza muito. Por fim o mecânico me indicou a procurar o original que é de viton e se não achar ou não der certo voltar com a gambiarra da cola. Ele me informou que o único material que dá certo para esse trabalho de contato com óleo do cárter é ele.

E nessa brincadeira vai ir + uma junta do cárter :(.

Infelizmente eu nçao sei a medida, terias que comprar várias e ter sorte, o meu carro não usa este sensor. Sobre a junta do carte, tem um pequeno detalhe, nunca duram como deveriam e em pouco tempo começa a vazar e eu não uso nos meus nem o carte grande e nem no pequeno. Uso silicone black e a maioria ali da certo apesar que gosto de usar da Abro por ser praticamente igual ao Loctite 598.
No carter pequeno até o silicone vermelho da Orbi veda fácil
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 20 Nov 2025, 14:53

jao45gg escreveu:Fuente del Mensaje Ele fez motor recente e estava cheio de cola na parte do sensor

normal , os oring mesmo original ou do material que for vai vazar pode demorar mais ou menos mais vai vazar
perdi a foto do oring de cuando troquei o do meu carro ,
o oring é pequeno peo que lembro achei a imagem em uma publicação para opel e vauxhall vectra
Imagem
se procurar no ebay ou reposto do sensor de oleo do vauxhall ou opel vectra B ainda acha original la fora

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 21 Nov 2025, 10:08

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
jao45gg escreveu:Fuente del Mensaje Ele fez motor recente e estava cheio de cola na parte do sensor

normal , os oring mesmo original ou do material que for vai vazar pode demorar mais ou menos mais vai vazar
perdi a foto do oring de cuando troquei o do meu carro ,
o oring é pequeno peo que lembro achei a imagem em uma publicação para opel e vauxhall vectra
Imagem
se procurar no ebay ou reposto do sensor de oleo do vauxhall ou opel vectra B ainda acha original la fora

Mas é estranho porque no oring do sensor de rotação nunca vaza. Não era para vazar ali também apesar que o sensor de rotação possa está um pouquinho mais acima, mas ele recebe óleo na cara direto e praticamente é a mesma pressão. Ele não é borracha, é silicone próprio para vedar o centro e extremidade.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 21 Nov 2025, 14:49

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Mas é estranho porque no oring do sensor de rotação nunca vaza. Não era para vazar ali também apesar que o sensor de rotação possa está um pouquinho mais acima, mas ele recebe óleo na cara direto e praticamente é a mesma pressão. Ele não é borracha, é silicone próprio para vedar o centro e extremidade.

o sensor de rotação fica posicionado na vertical o do oleo fica na horizontal e a unica diferença >
o bloco é de ferro fundido e o carter de aluminio vau saber poderia ser a dilatação do aluminio cuando esquenta , não tenho ideia mais a unica coisa que sei e que o sensor de oleo vaza kakakakakakkak
não seise o oleo chega ate o sensor mais se fica meio que mergulhado mais a preção dentro do bloco pode fazer vazar
na verdade o que vaza não é o sensor e sim o plug o sensoe mesmo fica parafusado no carter o que vaza é o plug

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 21 Nov 2025, 14:58

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Mas é estranho porque no oring do sensor de rotação nunca vaza. Não era para vazar ali também apesar que o sensor de rotação possa está um pouquinho mais acima, mas ele recebe óleo na cara direto e praticamente é a mesma pressão. Ele não é borracha, é silicone próprio para vedar o centro e extremidade.

o sensor de rotação fica posicionado na vertical o do oleo fica na horizontal e a unica diferença >
o bloco é de ferro fundido e o carter de aluminio vau saber poderia ser a dilatação do aluminio cuando esquenta , não tenho ideia mais a unica coisa que sei e que o sensor de oleo vaza kakakakakakkak
não seise o oleo chega ate o sensor mais se fica meio que mergulhado mais a preção dentro do bloco pode fazer vazar
na verdade o que vaza não é o sensor e sim o plug o sensoe mesmo fica parafusado no carter o que vaza é o plug

O sensor de rotação leva oleo na cara deireto kakkakaka. Tem uma diferença de pressão, o que fica mergulhado seria o peso do óleo enquando o de rotação recebe a pressão interna. Se vasa no sensor ai só Jesus mesmo, igual a cebolinha do óleo, com o tempo vaza nele e não na vedação dele.
Imagem

8 mensagens   •   Página 1 de 1