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Vectra BJunta do coletor estourada - Vectra B

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Gilian Prigol
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Junta do coletor estourada - Vectra B

por Gilian Prigol » 04 Fev 2014, 12:25

boa tarde

A pouco tempo possuo um vectra cd 2.2 16v 2004.

Recentemente começou um barulho chato no motor, fui ver é a junta do coletor estourada, como o carro ainda estava na garantia falei com o garagista ele mandou trocar, ok, trocou.

Porem no outro dia o barulho voltou, levei novamente lá e os mecânicos disseram que 2 parafusos quebraram na hora da troca, que agora vão ter que tirar o cabeçote fora (desmontar o motor) e levar na retifica pra tirar e refurar o local dos parafusos.

vai ser por conta do vendedor, ele vai pagar, mas ai eu pergunto, não é arriscado ficar desmontando o motor assim só pra isso? é necessário mesmo abrir o motor??

achei muito estranho, alguém já passou por isso??
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Re: Junta do coletor estourada.

por Alcir Andreoni » 04 Fev 2014, 13:06

Não precisa nada disso!

Isso é desculpa de mecânico preguiçoso!

No meu VCD 01 aconteceu de espanar três prisioneiros. Meu mecânico passou um macho no furo, aumentando o tamanho dele e encamisou a rosca.

Fica um trabalho perfeito e melhor que o original.
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Re: Junta do coletor estourada.

por Gilian Prigol » 04 Fev 2014, 13:57

estranho, pq se fosse falta de vontade o mecanico nao ia desmontar o motor todo.

mesmo pq eu não vou pagar nada, eles que vão ter mais prejuizo se precisar desmontar.
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Re: Junta do coletor estourada.

por Alcir Andreoni » 04 Fev 2014, 16:36

Gilian Prigol escreveu:estranho, pq se fosse falta de vontade o mecanico nao ia desmontar o motor todo.

mesmo pq eu não vou pagar nada, eles que vão ter mais prejuizo se precisar desmontar.

No mínimo ele tentou dar um aperto sem trocar a junta, o que é muito normal para mecânicos.

Tem que tomar muito cuidado, pois o coletor do 16V costuma empenar, aí o mecânico que tirar a diferença no aperto e espana o prisioneiro.
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rgapski
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Re: Junta do coletor estourada.

por rgapski » 04 Fev 2014, 16:45

Gilian,

É possível fazer o serviço no carro, como bem disse o Alcir.
Provavelmente o mecânico não tem as "manhas", ai é melhor deixar para a retifica reparar a rosca.

Outro ponto importante que deve ser feito é:
1) Verificar se o coletor esta empenado, e caso esteja, tem que dar um passe (plaina) de leve, pois é o empenamento dele que causa essa quebra; e
2) Trocar a junta do coletor. Tem mecânico "porco" que usa a mesma. Isso custa barato e negligenciar sua troca pode causar novos problemas desse tipo no futuro.

Por fim, sugiro que verifique o estado dos coxins, pois se existe movimentação excessiva do motor dentro do cofre, essa peça é bem castigada.

Abs!
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Re: Junta do coletor estourada.

por Gilian Prigol » 04 Fev 2014, 17:22

FIQUEI CHEIO DAS DUVIDAS AGORA.


Entao, o kra falou que precisa o carro uma semana la, peguei ele novamente e agendamos para segunda feira eu levar la para deixar la, estou com o carro, acho que vou levar para outro mecanico dar uma olhada nesse meio tempo.
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Re: Junta do coletor estourada.

por rgapski » 04 Fev 2014, 17:28

Gilian Prigol escreveu:FIQUEI CHEIO DAS DUVIDAS AGORA.


Entao, o kra falou que precisa o carro uma semana la, peguei ele novamente e agendamos para segunda feira eu levar la para deixar la, estou com o carro, acho que vou levar para outro mecanico dar uma olhada nesse meio tempo.


Se vc esta desconfiado, faça isso! Uma segunda opinião é sempre bem vinda.

Abs!
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Re: Junta do coletor estourada.

por Adriano cruz » 04 Fev 2014, 20:03

Uma segunda opinião sempre é bem vinda mesmo, mas domingo agora aconteceu comigo esse mesmo problema no meu(barulho no coletor de escape). Esse mecânico que disse que tem que tirar o cabeçote pra fazer a rosca ele "pode" ter razão porque o que aconteceu comigo foi que o parafuso quebrou lá dentro saiu a metade e ficou a outra metade lá dentro. Consegui consertar aqui em casa no mesmo domingo porque coloquei outro parafuso que consegui dar aperto por ter um pouco de rosca, mas quase que eu não conseguia. Então "acho" que ele quer tirar o cabeçote pra garantir melhor o serviço em bancada porque "talvez" tenha algum pedaço de parafuso dentro. Se tiver, pra fazer um furo pra ser feito bem alinhado em 90 graus com o cabeçote no lugar é praticamente impossível, a não ser que exista alguma máquina pra isso.

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Re: Junta do coletor estourada.

por Adriano cruz » 05 Fev 2014, 05:34

Só por curiosidade olhem esse vídeo : http://www.youtube.com/watch?v=FfJVFzeE5qQ

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Re: Junta do coletor estourada.

por Alcir Andreoni » 05 Fev 2014, 08:56

Adriano cruz escreveu:Uma segunda opinião sempre é bem vinda mesmo, mas domingo agora aconteceu comigo esse mesmo problema no meu(barulho no coletor de escape). Esse mecânico que disse que tem que tirar o cabeçote pra fazer a rosca ele "pode" ter razão porque o que aconteceu comigo foi que o parafuso quebrou lá dentro saiu a metade e ficou a outra metade lá dentro. Consegui consertar aqui em casa no mesmo domingo porque coloquei outro parafuso que consegui dar aperto por ter um pouco de rosca, mas quase que eu não conseguia. Então "acho" que ele quer tirar o cabeçote pra garantir melhor o serviço em bancada porque "talvez" tenha algum pedaço de parafuso dentro. Se tiver, pra fazer um furo pra ser feito bem alinhado em 90 graus com o cabeçote no lugar é praticamente impossível, a não ser que exista alguma máquina pra isso.

Nesse caso não tem jeito!

Mas se só empenou não precisa tirar o cabeçote.
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Re: Junta do coletor estourada.

por Almeidão » 05 Fev 2014, 09:06

Adriano cruz escreveu:Uma segunda opinião sempre é bem vinda mesmo, mas domingo agora aconteceu comigo esse mesmo problema no meu(barulho no coletor de escape). Esse mecânico que disse que tem que tirar o cabeçote pra fazer a rosca ele "pode" ter razão porque o que aconteceu comigo foi que o parafuso quebrou lá dentro saiu a metade e ficou a outra metade lá dentro. Consegui consertar aqui em casa no mesmo domingo porque coloquei outro parafuso que consegui dar aperto por ter um pouco de rosca, mas quase que eu não conseguia. Então "acho" que ele quer tirar o cabeçote pra garantir melhor o serviço em bancada porque "talvez" tenha algum pedaço de parafuso dentro. Se tiver, pra fazer um furo pra ser feito bem alinhado em 90 graus com o cabeçote no lugar é praticamente impossível, a não ser que exista alguma máquina pra isso.


2 X.
Normalmente a rosca não estraga, na verdade quebra o estojo dentro do cabeçote. Bem, esta quebra sim é um erro do mecanico anterior que aperta demais e ao aquecer o parafuso não suporta a expanção que precisa.
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Re: Junta do coletor estourada.

por Alcir Andreoni » 05 Fev 2014, 09:15

Almeidão escreveu:
Adriano cruz escreveu:Uma segunda opinião sempre é bem vinda mesmo, mas domingo agora aconteceu comigo esse mesmo problema no meu(barulho no coletor de escape). Esse mecânico que disse que tem que tirar o cabeçote pra fazer a rosca ele "pode" ter razão porque o que aconteceu comigo foi que o parafuso quebrou lá dentro saiu a metade e ficou a outra metade lá dentro. Consegui consertar aqui em casa no mesmo domingo porque coloquei outro parafuso que consegui dar aperto por ter um pouco de rosca, mas quase que eu não conseguia. Então "acho" que ele quer tirar o cabeçote pra garantir melhor o serviço em bancada porque "talvez" tenha algum pedaço de parafuso dentro. Se tiver, pra fazer um furo pra ser feito bem alinhado em 90 graus com o cabeçote no lugar é praticamente impossível, a não ser que exista alguma máquina pra isso.


2 X.
Normalmente a rosca não estraga, na verdade quebra o estojo dentro do cabeçote. Bem, esta quebra sim é um erro do mecanico anterior que aperta demais e ao aquecer o parafuso não suporta a expanção que precisa.

Almeidão, posso te fazer uma pergunta de amador?

O que vem a ser o estojo?
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Re: Junta do coletor estourada.

por rgapski » 05 Fev 2014, 11:06

Alcir Andreoni escreveu:Almeidão, posso te fazer uma pergunta de amador?

O que vem a ser o estojo?


Pelo que sei, "estojo" se refere à uma espécie bucha colocada dentro do furo do cabeçote que tem função de servir como rosca para o parafuso do escape, e em geral feita de um material mais duro, como aço, por exemplo.

Ela é feita dessa forma para que, caso se aperte demais, ela solte e não promova trincas no alumínio cabeçote.
Ainda, como o alumínio é um metal de certa forma "mole", ela serve para dar mais resistência à rosca.

Cada um da um nome à essa peça, já ouvi chamarem de camisinha ( :6: ), camisa, bucha, estojo, suporte...
Não sei o nome correto dela... Preciso fazer um curso de mecânica...

Abs!
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Re: Junta do coletor estourada.

por Alcir Andreoni » 05 Fev 2014, 11:13

rgapski escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Almeidão, posso te fazer uma pergunta de amador?

O que vem a ser o estojo?


Pelo que sei, "estojo" se refere à uma espécie bucha colocada dentro do furo do cabeçote que tem função de servir como rosca para o parafuso do escape, e em geral feita de um material mais duro, como aço, por exemplo.

Ela é feita dessa forma para que, caso se aperte demais, ela solte e não promova trincas no alumínio cabeçote.
Ainda, como o alumínio é um metal de certa forma "mole", ela serve para dar mais resistência à rosca.

Cada um da um nome à essa peça, já ouvi chamarem de camisinha ( :6: ), camisa, bucha, estojo, suporte...
Não sei o nome correto dela... Preciso fazer um curso de mecânica...

Abs!

Então,

Fiquei curioso, pois me lembro que no motor 16V não tem esse tipo de "acessório". A rosca é feita direto no alumímio e por isso espana.

No meu eu coloquei tuchos de latão, na medida certa e o trabalho ficou perfeito.

A única pena é que eu deletei as fotos...
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Re: Junta do coletor estourada.

por rgapski » 05 Fev 2014, 11:33

Alcir Andreoni escreveu:Então,

Fiquei curioso, pois me lembro que no motor 16V não tem esse tipo de "acessório". A rosca é feita direto no alumímio e por isso espana.

No meu eu coloquei tuchos de latão, na medida certa e o trabalho ficou perfeito.

A única pena é que eu deletei as fotos...


Alcir,

É isso mesmo! Alguns motores não tem essa bucha, por isso estoura fácil quando se aperta muito!
A maioria dos mecânicos esquecem que existe torque correto para apertar parafuso e acabam apertando "na mão" mesmo.

Quando isso acontece pela primeira vez, é praxe colocar essa bucha, e fica perfeito, como vc mesmo pode perceber.
Uma vez eu vi um cabeçote que, originalmente, já vinha com essa bucha... Mas não me lembro de que carro era...

Abs!
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Re: Junta do coletor estourada.

por Gilian Prigol » 05 Fev 2014, 14:48

Falei pro mecanico hoje me explica bem certinho o problema, acho que eu tinha entendido errado um pouco, ele não vai abrir o motor, ele disse que vai tirar o cabeçote porque o ~prisioneiro~ quebrou no bloco, não caiu dentro, ai tem que tirar pra poder colocar a furadeira e refurar.

procede? :2:
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Re: Junta do coletor estourada.

por Alcir Andreoni » 05 Fev 2014, 21:05

Gilian Prigol escreveu:Falei pro mecanico hoje me explica bem certinho o problema, acho que eu tinha entendido errado um pouco, ele não vai abrir o motor, ele disse que vai tirar o cabeçote porque o ~prisioneiro~ quebrou no bloco, não caiu dentro, ai tem que tirar pra poder colocar a furadeira e refurar.

procede? :2:

Então terá de ser assim!

Já que vai tirar o cabeçote, manda dar uma geral completa nele.
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Re: Junta do coletor estourada.

por Almeidão » 05 Fev 2014, 21:22

Alcir Andreoni escreveu:
Gilian Prigol escreveu:Falei pro mecanico hoje me explica bem certinho o problema, acho que eu tinha entendido errado um pouco, ele não vai abrir o motor, ele disse que vai tirar o cabeçote porque o ~prisioneiro~ quebrou no bloco, não caiu dentro, ai tem que tirar pra poder colocar a furadeira e refurar.

procede? :2:

Então terá de ser assim!

Já que vai tirar o cabeçote, manda dar uma geral completa nele.


Exatamente alcir, e na retífica porque mecanico não tem ferramentas para tirar o parafuso, não sem fazer um estraguinho por ali. Aproveita e verifique os retentores e se preciso for troque as valvulas que pedirem e já ficará novo.
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Re: Junta do coletor estourada.

por Gilian Prigol » 05 Fev 2014, 22:05

exato, ele disse que vai manda pra retifica.
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Re: Junta do coletor estourada.

por Alcir Andreoni » 05 Fev 2014, 22:11

Gilian Prigol escreveu:exato, ele disse que vai manda pra retifica.

Não esqueça de postar o resultado.
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