jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje buenas Almeidao!
sim sim isso eu sei e entendo perfeitamente, voce veja ali nas medicoes que fiz, chega a bater 150C so na parte de cima da gaiola... bem diferente do que mostra no painel
o que tento descobrir é se esse marcador esta correto ou mentiroso...! nao consegui concluir muita coisa com o termometro, as temperaturas se mantem parecidas..
fato é que todo o arrefecimento do carro é novo e revisado, já rodei uns 40k km e nunca deu sobre-aquecimendo, mas fica me perturbando essas variações no ponteiro sem explicação...
me diga uma coisa, qual temperatura do ceboção que os modelso antigos usam? digo, qual temperatura a fabrica deixava para acionar o segundo estagio original?
o meu é mais novo e acionado pelo sensor via modulo central-ECU (se trata de uma Bosch Motronic 1.5.4) quero descobrir qual configuração de fábrica nessa ECU, ativam o segundo estagio das ventoinhas.. assim consigo monitorar com mais certividade isso
É outra questão interessante esta. Muito boa a pergunta, aliás eu sempre disse que se eu tivesse um novo eu colocaria cebolão nele. Eu achei em alguns destes carros com este sistema que não tem um momento unico para funcionar, nunca descobri o motivo porque nunca tive um em mãos para descobri. Antes de comentar sobre o cebolão, que temos ai váris opções, eu tenho um amigo com um 2.2 que tinha este problema, as vezes aciona a centoinha antes do meio e as vezes chegava perto dos 100 e nada de ventoinha, foi trocado vários sensores e nada adiantou. E piora mais quando um mexe sem saber e coloca alguma adaptção que hora barra o sistema e hora não sem contar que quando mau feito queima a saida da central e nem funciona mais.
Sobre os cebolões e o que foi feito neste carro e de longe ajudei ele. O Vectra tem vários cebolões, tem o original MTE 763 e muitos acham ser do Astra, na verdade é Vectra, Astra e até Astra mais antigo. Este aciona as Ventoinhas dois tracinhos abaixo do meio e as vezes um. tem o MTE 797 qua aciona as ventoinhas no meio ou um tracinho abaixo, e tem o MTE 760 que é igual o 797, estou comentando para o primeiro estágio e o segundo nunca passa 2 traços acima do meio, normalmente é um acima e aciona o segundo, lembre se nenhum deles está escrito isto, ao contrário tem neles a temperatura de motor que é superior a do painel.
O que fizemos com com este 99 com problemas, eu descobri que um cebolão duplo é muito frágil e que um simples é super resistente e mais confiável e alguns radiadores tem a opção de colocar 2 cebolões por serem tampado e uns outros sem a opção por ser tapado, o dele com esta opção colocamos 2 simples e eliminamos o sistema original do carro. foi usado um MTE 726 para o primeiro e um MTE 740 para o segundo, foi cortado os fios do ceboção chegando na caixa de relês porque assim a central não receberá o negativo de volta ao acionar os cebolões e o carro ficou perfeito. Tem gente que faz esta transformação sem mexer nos fios, porem o sinal da central quando desligado manda uma voltage baixa, e vira negativo ao ser acionado, mas nem todos os eletricistas sabem disto e com isto pode causar danos maiores e pode tambem deixar os dois sistemas, porem com uso de diodos, mas eu prefiro um somente.
Sobre este sinal, você mesmo pode testar ai no seu carro, o 85 dos relês verdes, em um carro com cebolão é negativo, no seu carro é positivo de baixa amperage e vira negativo quando acionado. Lembre se disto se você quiser mudar para cebolão, elimina o sistema original e é fácil demais fazer isto em carros que tem a opção de usar o cebolão, assim a central será protegida.
Nunca esqueça, radiador do Vectra é brazado, nunca usa de tubo e alguns aditivos entopem ele com 6 meses de uso.
Neste video veja onde aicona o segundo estagio com o cebolão MTE 740, olha do minuto 7 pra frente e você entenderá, o aviso é porque o meu aciona no meio certo e eu forcei para mostrar onde acionaria sem as ventoinhas ligadas. Não sei poque o pessoal que usa cebolão fica comprando estes duplos, sendo o simples infinitamente melhor,mas eles pedem eu passo e para quem usa cebolão mudar de um para 2, demora unns 10 minutos trocando uma domada para duas kakakka
https://www.youtube.com/watch?v=WFNTlQTMyHc