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Vectra Bproblemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

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jm_vectrab
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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por jm_vectrab » 29 Jun 2025, 15:48

buenas pessoal!

recentemente no anda-para dentro da cidade notei a temperatura em 95-97, bem prox dos 100... parei pra olhar e ambas ventoinhas estavam ligadas (nota AC desligado) só nao consegui identificar se estavam no seg estagio ou nao. depois em outras ocasioes normalizou... parece que ja vi essa novela antes...

para recapitular, arrefecimento tudo novo-revisado, sensor de temp (inj e painel), valv term, bomba dagua, aditivo do bom, radiador, mangueiras, ar quente isolado de forma correta... pista se mantem em 82-88 e cidade 88-92c

o seg estagio esta funcionando pois ja testei isso com ele frio (se desplugar o sensor elas sobem pro seg estagio), mas pra mim o problema é esse, nao aciona as vezes quando precisa.. mas nao posso descartar tb uma simples leitura errada no painel (oq cai na teoria mais abaixo)

e como o seg estagio é acionado via sensor de temperatura da injeçao (que vai na valvula termo pois o carro é 99 diferente dos que usam cebolao) penso que pode ser algum problema no chicote ou mal contato intermitente que impede esse sinal do seg estagio pelo sensor... o sensor sei que nao é pois ja troquei umas 3x e todos originais MTE , Wahler, etc

alguem ja teve problema parecido? estava pensando em refazer todo o chicote das ventoinhas que parece simples, mas se o problema for na fiacao do modulo injecao-sensor, ai o buraco é mais embaixo...

é plausivel... problremas eletricos intermitentes, afinal fiacao toda bem velha com 25 anos, no esquenta-esfria do motor ja deve estar toda ressecada e quebradissa em alguns pontos... so tirando pra ver mas é um trabalho grande...

Almeidão
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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por Almeidão » 29 Jun 2025, 16:52

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje buenas pessoal!

recentemente no anda-para dentro da cidade notei a temperatura em 95-97, bem prox dos 100... parei pra olhar e ambas ventoinhas estavam ligadas (nota AC desligado) só nao consegui identificar se estavam no seg estagio ou nao. depois em outras ocasioes normalizou... parece que ja vi essa novela antes...

para recapitular, arrefecimento tudo novo-revisado, sensor de temp (inj e painel), valv term, bomba dagua, aditivo do bom, radiador, mangueiras, ar quente isolado de forma correta... pista se mantem em 82-88 e cidade 88-92c

o seg estagio esta funcionando pois ja testei isso com ele frio (se desplugar o sensor elas sobem pro seg estagio), mas pra mim o problema é esse, nao aciona as vezes quando precisa.. mas nao posso descartar tb uma simples leitura errada no painel (oq cai na teoria mais abaixo)

e como o seg estagio é acionado via sensor de temperatura da injeçao (que vai na valvula termo pois o carro é 99 diferente dos que usam cebolao) penso que pode ser algum problema no chicote ou mal contato intermitente que impede esse sinal do seg estagio pelo sensor... o sensor sei que nao é pois ja troquei umas 3x e todos originais MTE , Wahler, etc

alguem ja teve problema parecido? estava pensando em refazer todo o chicote das ventoinhas que parece simples, mas se o problema for na fiacao do modulo injecao-sensor, ai o buraco é mais embaixo...

é plausivel... problremas eletricos intermitentes, afinal fiacao toda bem velha com 25 anos, no esquenta-esfria do motor ja deve estar toda ressecada e quebradissa em alguns pontos... so tirando pra ver mas é um trabalho grande...


Eu nem tive somente este problema eu tive 1000 problemas até aprende a saber onde ele aparece, sobre o aditivo que você usa o problema aparecerá 6 meses a um ano depois onde não terá recuperação em algumas peças e eu passei por isto trocando radiador com 5 meses de uso.
No seu caso o problema pode está relacionado a relês, aliás estas peças devem ser trocadas o manual de reparações pede para trocar a cada 40 mil km ou 50, não me lembro bem e se não for original trocar antes, mas o mais importante que o relê são as tomadas oxidadas principalmente a de dentro que fica mais embaixo e é necessário usar graxa nelas, eu prefiro e uso graxa de silicone que é a melhor e uso em, todas as tomadas e relês, mas qualquer uma ali dará certo e olha mais abaixo um vídeo meu que eu mostro logo no início do vídeo este zinabre que apareceu na minha porque eu não usei graxa nela, agora sim eu usei e pode ser o problema do seu carro.
Sobre os relês, o seu usa ali na frente da bateria 3 verdes com 4 terminais e pode ser substituído por e DNI 0101 e o marrom que pode ser substituído por um DNI 8115, 6115 ou outro com 5 terminais. Hoje estou usando no lugar dos verdes os de 4 terminais UETA u306s e os de 5 terminais da Bosch cor azul, estou achando melhor que o DNI. Detalhe eles não estragam a bobina, sempre vão funcionar, o problema é o contato interno no caso de testar 85 e 86 e não condenar o relê é errado.

https://www.youtube.com/watch?v=0GggOwLvDlI
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jm_vectrab
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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por jm_vectrab » 29 Jun 2025, 21:17

oi Almeidao, sim esqueci de comentar mas ja troquei esses reles tambem, sao novos, arrefecimento esta todo revisado e em rodovia fica tudo perfeito.

prova disso que viajei quase 3.000km ate o nordeste e o carro nao teve um problema sequer, veio com uma "mao nas costas" hehehe

penso que pode ser um falso-positivo leitura erronea no painel... acabei de comprar no mercado livre uma pistola infra-vermelho de medir temperatura (60 reais) mesmo que nao seja 100% vou deixar no carro e fazer uns testes com ela..

quero medir quanto marca ali nas mangueiras com ele em 80, e depois 90c, quando subir de novo acima dos 95, vou parar e tirar a medicao.. pra pegar a prova.

...um jeito mais facil seria usar um scanner e ficar monitorando ali pela central, mais sao muito caros, tenho um obd2 bluetooth que funciona bem em todos os carros de familiares e amigos, menos no vectrao...

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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por Almeidão » 29 Jun 2025, 21:36

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje oi Almeidao, sim esqueci de comentar mas ja troquei esses reles tambem, sao novos, arrefecimento esta todo revisado e em rodovia fica tudo perfeito.

prova disso que viajei quase 3.000km ate o nordeste e o carro nao teve um problema sequer, veio com uma "mao nas costas" hehehe

penso que pode ser um falso-positivo leitura erronea no painel... acabei de comprar no mercado livre uma pistola infra-vermelho de medir temperatura (60 reais) mesmo que nao seja 100% vou deixar no carro e fazer uns testes com ela..

quero medir quanto marca ali nas mangueiras com ele em 80, e depois 90c, quando subir de novo acima dos 95, vou parar e tirar a medicao.. pra pegar a prova.

...um jeito mais facil seria usar um scanner e ficar monitorando ali pela central, mais sao muito caros, tenho um obd2 bluetooth que funciona bem em todos os carros de familiares e amigos, menos no vectrao...


Você precisa entender antes do teste que a temperatura do painel é bem menos que no carro, tipo quando está 80, la no motor deve está próximo de 90 e quando está em 90 já está beirando 100 ou mais, cuidado para não se perder nisto. Sobre a marcação errada, sim pode ser problema do sensor de temperatura de painel, pode ser o fio principalmente se foi feito emenda mau feita ali que se fizer deve se soldada afinal energia continua adora criar zinabre e pode ser tomadas do painel, as tomadas dos motores nas placas do painel etc, eu como disse uso graxa de silicone em tudo aliás neste vídeo abaixo eu fiz uma m... e usei graxa cobreada, não faça isto se você resolver mexer, use graxa de silicone e eu tive que abrir este danado para refazer esta graxa que coloquei e fiz isto no dia que coloquei Ledes vermelho nos ponteiros mas o vídeo lhe dará uma ideia onde lubrificar caso queira mexer nele

https://www.youtube.com/watch?v=oGDRo5RX0vM
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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por jm_vectrab » Ontem, 10:40

Almeidão escreveu:Sobre a marcação errada, sim pode ser problema do sensor de temperatura de painel, pode ser o fio principalmente se foi feito emenda mau feita ali que se fizer deve se soldada afinal energia continua adora criar zinabre e pode ser tomadas do painel, as tomadas dos motores nas placas do painel etc,
https://www.youtube.com/watch?v=oGDRo5RX0vM


boa Almeidao! vou dar uma olhada no video e revisar esse ponteiro do painel, lembro que tu tinha comentado disso mas nao quis mexer ali por medo de danificar, parece bem delicado... vou deixar como ultima alternativa ainda quero testar outras coisas.

sobre a temperatura, fiz alguns testes com a pistola infravermelha mas nao cheguei a nada conclusivo... preciso testar mais e ter mais dados para computar... (é raro ele subir assim, so dentro da cidade esporadico)... mas digo isso pois é bem facil se perder nas medicoes, se mudar a posicao, distancia etc ja altera a afericao, e dependendo onde parar, se estiver batendo sol ou demorar muito ele vai esfriando tbm, muda rapido, poucos graus de diferença...

outra coisa, medi esses pontos no cabeçote mas depois lembrei que ali é apenas a gaiola e não passa agua, na prox vou medir mais abaixo onde a agua circula e pontos no bloco tambem.

nas 2 medicoes as ventoinhas estavam ligadas...

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como podem ver a temperatura de fato subiu um pouco... mas ainda estou na duvida se foi erro nas minhas medicoes ou so do carro andar mais tempo e ir aquecendo pois na primeria estava meio frio ainda, tinha rodado apenas alguns kms ate chegar nos 90c na primeria vez, na outra ja tinha voltado da psita e no anda e para da cidade..

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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por Almeidão » Hoje, 10:32

Muito cuidado com aparelhos de temperatura no motor, lá é uma e no painel é outra, temos como média o meio do painel como máxima normal em todo os carros, muitos oscilando entre o meio até 1/4 descendo e muitos fixando em um ponto entre o 1/4 até o meio. No caso do Vectra ele oscila tendo o meio como ponto MÁXIMO NORMAL, porem quando está no meio o motor já está bem mais acima do valor que erradamente mostra no Vectra como seria 90 e que aliás muitos outros modelos trazem traços e nada de numeros. Quando eu digo MÁXIMA NORMAL é porque tem a MÁXIMA ANORMAL, quando o painel marca corretamente e por uma problema no motor ele alcançar 100 graus alí no painel, ainda assim ele não irá queimar a junta, mas trabalhar sempre neste 100 graus é possivel que ele venha a danificar muitas outras coisas e por isto acima do meio para mim seria uma MAXIMA ANORMAL. Salvo quando liga o ar condicionado que el pode chegar 1 a 2 racinhos acima do meio, porém por uns segundos e tem que baixar.

Entenda, usar um termômetro no motor está correto, mas entenda como é lá no painel primeiro, imaginamos que sem o termômetro você vê no painel 100 graus você vai pensar que seria normal em um outro carro que não seja o seu, porem sabendo que no painel a temperatura é marcada em menor escala, em alguns casos estando lá 100 graus, no motor pode está perto de 130 a 140 graus, e alguns mecânicos infelizmente tem este tipo de erro e confirma ser isto normal e não é. Eu de você tiraria o mostrador fora, não antes de ter certeza que o fio da temperatura esteja totamente perfeito sem interneferencia de outro fio, porque qualquer interferencia negativa ou emendas mal feita nele fará ponteiro subir.
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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por jm_vectrab » 56 minutos atrás

buenas Almeidao!

sim sim isso eu sei e entendo perfeitamente, voce veja ali nas medicoes que fiz, chega a bater 150C so na parte de cima da gaiola... bem diferente do que mostra no painel

o que tento descobrir é se esse marcador esta correto ou mentiroso...! nao consegui concluir muita coisa com o termometro, as temperaturas se mantem parecidas..

fato é que todo o arrefecimento do carro é novo e revisado, já rodei uns 40k km e nunca deu sobre-aquecimendo, mas fica me perturbando essas variações no ponteiro sem explicação...

me diga uma coisa, qual temperatura do ceboção que os modelso antigos usam? digo, qual temperatura a fabrica deixava para acionar o segundo estagio original?

o meu é mais novo e acionado pelo sensor via modulo central-ECU (se trata de uma Bosch Motronic 1.5.4) quero descobrir qual configuração de fábrica nessa ECU, ativam o segundo estagio das ventoinhas.. assim consigo monitorar com mais certividade isso

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