jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje buenas pessoal!
recentemente no anda-para dentro da cidade notei a temperatura em 95-97, bem prox dos 100... parei pra olhar e ambas ventoinhas estavam ligadas (nota AC desligado) só nao consegui identificar se estavam no seg estagio ou nao. depois em outras ocasioes normalizou... parece que ja vi essa novela antes...
para recapitular, arrefecimento tudo novo-revisado, sensor de temp (inj e painel), valv term, bomba dagua, aditivo do bom, radiador, mangueiras, ar quente isolado de forma correta... pista se mantem em 82-88 e cidade 88-92c
o seg estagio esta funcionando pois ja testei isso com ele frio (se desplugar o sensor elas sobem pro seg estagio), mas pra mim o problema é esse, nao aciona as vezes quando precisa.. mas nao posso descartar tb uma simples leitura errada no painel (oq cai na teoria mais abaixo)
e como o seg estagio é acionado via sensor de temperatura da injeçao (que vai na valvula termo pois o carro é 99 diferente dos que usam cebolao) penso que pode ser algum problema no chicote ou mal contato intermitente que impede esse sinal do seg estagio pelo sensor... o sensor sei que nao é pois ja troquei umas 3x e todos originais MTE , Wahler, etc
alguem ja teve problema parecido? estava pensando em refazer todo o chicote das ventoinhas que parece simples, mas se o problema for na fiacao do modulo injecao-sensor, ai o buraco é mais embaixo...
é plausivel... problremas eletricos intermitentes, afinal fiacao toda bem velha com 25 anos, no esquenta-esfria do motor ja deve estar toda ressecada e quebradissa em alguns pontos... so tirando pra ver mas é um trabalho grande...
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje oi Almeidao, sim esqueci de comentar mas ja troquei esses reles tambem, sao novos, arrefecimento esta todo revisado e em rodovia fica tudo perfeito.
prova disso que viajei quase 3.000km ate o nordeste e o carro nao teve um problema sequer, veio com uma "mao nas costas" hehehe
penso que pode ser um falso-positivo leitura erronea no painel... acabei de comprar no mercado livre uma pistola infra-vermelho de medir temperatura (60 reais) mesmo que nao seja 100% vou deixar no carro e fazer uns testes com ela..
quero medir quanto marca ali nas mangueiras com ele em 80, e depois 90c, quando subir de novo acima dos 95, vou parar e tirar a medicao.. pra pegar a prova.
...um jeito mais facil seria usar um scanner e ficar monitorando ali pela central, mais sao muito caros, tenho um obd2 bluetooth que funciona bem em todos os carros de familiares e amigos, menos no vectrao...
Almeidão escreveu:Sobre a marcação errada, sim pode ser problema do sensor de temperatura de painel, pode ser o fio principalmente se foi feito emenda mau feita ali que se fizer deve se soldada afinal energia continua adora criar zinabre e pode ser tomadas do painel, as tomadas dos motores nas placas do painel etc,
https://www.youtube.com/watch?v=oGDRo5RX0vM
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje buenas Almeidao!
sim sim isso eu sei e entendo perfeitamente, voce veja ali nas medicoes que fiz, chega a bater 150C so na parte de cima da gaiola... bem diferente do que mostra no painel
o que tento descobrir é se esse marcador esta correto ou mentiroso...! nao consegui concluir muita coisa com o termometro, as temperaturas se mantem parecidas..
fato é que todo o arrefecimento do carro é novo e revisado, já rodei uns 40k km e nunca deu sobre-aquecimendo, mas fica me perturbando essas variações no ponteiro sem explicação...
me diga uma coisa, qual temperatura do ceboção que os modelso antigos usam? digo, qual temperatura a fabrica deixava para acionar o segundo estagio original?
o meu é mais novo e acionado pelo sensor via modulo central-ECU (se trata de uma Bosch Motronic 1.5.4) quero descobrir qual configuração de fábrica nessa ECU, ativam o segundo estagio das ventoinhas.. assim consigo monitorar com mais certividade isso
chirola escreveu:Fuente del Mensaje me diga uma coisa, qual temperatura do ceboção que os modelso antigos usam?
vai ser dificil de conseguir algo logico pegando a temperatura direto nas peças
o cebolão duplo domeu caro ainda original de fabrica é 90\95 - 95\100
o modelo 2000 não deveria ter cebolão e tem uma temperatura similar ao cebolão do meu carro , se for flex acho que era 95\100 - 100\105
a minha pergunta é , o carro liga o segundo estagio? se liga o segundo estagio algo anda mal com a temperatura o vectra e bem dificil ligar o segundo estagio sem o ar condicionado ligado , meu carro no painel fica la entre 87\93 , imagino que se medir no motor vai dar algo de 100 graus facil .
o seu carro baixa agua do reservatorio? o sistema trabalha com 1,5 bar de preção a preção ajuda para que o fluido demore mais em ferver lamentavelmente os carros mais novos não tem margem de error e se algo da ruim esta no limite sempre .
pega a temperatura quandoliga a ventoinha e quando deliga a ventoinha , tenta pegar temperatura do cano de agua e na termostatica para saber a temperatura da agua que esta circuando , as peças metalicas geralmente retem mais a temperatura do que o plastico , imagino que o cano de agua (o que fica embaixo do coletor de admição ) deve ficar la pelos 90\95 graus se o painel marca 80\85
a unica forma de modificar a temperatura em carros que não tem cebolão e mudando o sensor de temperatura que da o sinal para o ECU .
mais imagino que no motor vai achar uma temperatura de 90\95
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu achei em alguns destes carros com este sistema que não tem um momento unico para funcionar, nunca descobri o motivo porque nunca tive um em mãos para descobri.
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Este poduto ai é o melhor kakakak, e os desgraçados nem manda um jabá pela propaganda que faço. Que parafuso é este ali na bomba?
jm_vectrab escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensaje Este poduto ai é o melhor kakakak, e os desgraçados nem manda um jabá pela propaganda que faço. Que parafuso é este ali na bomba?
hahah pois é, e so encontro na internet esse aditivo, auto-peças locais nunca vi ele.
esse parafuso é um bujao da galeria de oleo do motor, vai ali atras da bomba dagua, se vc sempre usou aditivo e o bloco/sistema esta limpo nao deve se preocupar com ele, ja se nao usava aditivo e tem corrosão no sistema olhem esse bujao pois oq acontece ele corroe cria micro fissuras ali e devido pressao de oleo ser maior que a da agua acaba passando oleo para agua... e vc pensa q esta ferrado uma junta de cabecote sendo que é apenas esse maldito.
mas já adianto, se estiver corroido, usar uma tocha e martelar um soquete allen maior pra pegar bem nele, do contrario vai ter q usar furadeira e ir furando de broca fina pra mais grossa ate conseguir sacar com um tira rosca com bastante paciencia.... pra nao danificar a rosca, se danificar.... ferrou ai so um torneiro pra dar conta e com isso no carro quase impossivel. perguntem como eu sei... o meu foi uma luta, desci um pouco o agregado pra dar a altura de passar a furadeira pois a altura original dele fica atras da lata roda... mas gracas deu tudo certo no final.
escrevi sobre isso nesse topico arrefecimento:
viewtopic.php?f=45&t=20467&p=211681
foto como estava antes:
link q comprei:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... sid=search
sobre o cebolao, acho que meu radiador tem entrada sim, tem um tampao ali, mas vou nessa ideia do fio primeiro, vou passar um fio novo do sensor ate o painel, tentar acompanhar os originais mas sem muita neura com isso, so pra testar mesmo se isso vai sanar o ponteiro.. se resolver ai matamos a charada, no mais sigo com a pistola termica tb monitorando vou tentar criar um metodo padrao pra ser mais eficaz nas leituras (distancia posicao etc).
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje o aditivo famoso que muitos usam
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tem algo mais que você pode fazer, possa ser que ajude, tire os dois limpadores do bara-brisas e tire a proteção plástica e ali do lado direito do carro tem a tomada do módulo, solte a tomada é grande, joga limpa contato em todos os terminais e monta outra vez, talvez possa ajudar o funcionamento
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Por isto que o parafuso esta´novo kakakak.
jm_vectrab escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensaje Por isto que o parafuso esta´novo kakakak.
me da agonia so de lembrar kkk, acho que o carro ficou uns 4 dias no macaco e se somar as horas trabalhadas devo ter perdido uns 2 dias inteiros nisso
cada empreitada era uma ida a loja de ferramentas, comprando brocas, tocha, muita paciencia, tira rosca bah... no final deu certo mas so nao chamei um torneiro pq n achei ngm e tive que me virar hahahah
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje [quote="[url=https://www.clubedovectra.com.br/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=100332]
O meu semana passada me ferrou, quebrou uma planetaria e eu fui pra casa com ele kakak. Troquei a planetaria coloquei nova mas o pinhão tem 4 dentes quebrados, não inteiro mas um pedaço de cada um e dois bem quebrado, não faz ruído aliás ficou melhor que antes, mas quero trocar este pinhão e não estou achando do meu carro. Logo postarei o video do sofrimento na garagem sem elevador. O funcionamento está perfeito, mas se um chutar uma lata eu penso que é a caixa do meu carro kakakakka
jm_vectrab escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensaje [quote="[url=https://www.clubedovectra.com.br/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=100332]
O meu semana passada me ferrou, quebrou uma planetaria e eu fui pra casa com ele kakak. Troquei a planetaria coloquei nova mas o pinhão tem 4 dentes quebrados, não inteiro mas um pedaço de cada um e dois bem quebrado, não faz ruído aliás ficou melhor que antes, mas quero trocar este pinhão e não estou achando do meu carro. Logo postarei o video do sofrimento na garagem sem elevador. O funcionamento está perfeito, mas se um chutar uma lata eu penso que é a caixa do meu carro kakakakka
hahaha que m, sim so quem nao tem elevador sabe a sofrencia que é esse tipo de serviço, boa sorte ai talvez so vai achar em um usado ferro velho, veja tb aquele aperto da coroa nao pode ser muito no limite, tem que deixar uma folga p os rolamentos acho q falamos disso aqui uma vez
sobre esse bujao maldito, fui atras pq guardei como trofeu a prova do crime, pra quem precisar usei um socket M10 desses
foi dureza, mas tirei sem danificar a rosca no bloco e o novo entrou como uma luva, isso que importa heheh
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