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Vectra Bproblemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

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jm_vectrab
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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por jm_vectrab » 29 Jun 2025, 15:48

buenas pessoal!

recentemente no anda-para dentro da cidade notei a temperatura em 95-97, bem prox dos 100... parei pra olhar e ambas ventoinhas estavam ligadas (nota AC desligado) só nao consegui identificar se estavam no seg estagio ou nao. depois em outras ocasioes normalizou... parece que ja vi essa novela antes...

para recapitular, arrefecimento tudo novo-revisado, sensor de temp (inj e painel), valv term, bomba dagua, aditivo do bom, radiador, mangueiras, ar quente isolado de forma correta... pista se mantem em 82-88 e cidade 88-92c

o seg estagio esta funcionando pois ja testei isso com ele frio (se desplugar o sensor elas sobem pro seg estagio), mas pra mim o problema é esse, nao aciona as vezes quando precisa.. mas nao posso descartar tb uma simples leitura errada no painel (oq cai na teoria mais abaixo)

e como o seg estagio é acionado via sensor de temperatura da injeçao (que vai na valvula termo pois o carro é 99 diferente dos que usam cebolao) penso que pode ser algum problema no chicote ou mal contato intermitente que impede esse sinal do seg estagio pelo sensor... o sensor sei que nao é pois ja troquei umas 3x e todos originais MTE , Wahler, etc

alguem ja teve problema parecido? estava pensando em refazer todo o chicote das ventoinhas que parece simples, mas se o problema for na fiacao do modulo injecao-sensor, ai o buraco é mais embaixo...

é plausivel... problremas eletricos intermitentes, afinal fiacao toda bem velha com 25 anos, no esquenta-esfria do motor ja deve estar toda ressecada e quebradissa em alguns pontos... so tirando pra ver mas é um trabalho grande...

Almeidão
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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por Almeidão » 29 Jun 2025, 16:52

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje buenas pessoal!

recentemente no anda-para dentro da cidade notei a temperatura em 95-97, bem prox dos 100... parei pra olhar e ambas ventoinhas estavam ligadas (nota AC desligado) só nao consegui identificar se estavam no seg estagio ou nao. depois em outras ocasioes normalizou... parece que ja vi essa novela antes...

para recapitular, arrefecimento tudo novo-revisado, sensor de temp (inj e painel), valv term, bomba dagua, aditivo do bom, radiador, mangueiras, ar quente isolado de forma correta... pista se mantem em 82-88 e cidade 88-92c

o seg estagio esta funcionando pois ja testei isso com ele frio (se desplugar o sensor elas sobem pro seg estagio), mas pra mim o problema é esse, nao aciona as vezes quando precisa.. mas nao posso descartar tb uma simples leitura errada no painel (oq cai na teoria mais abaixo)

e como o seg estagio é acionado via sensor de temperatura da injeçao (que vai na valvula termo pois o carro é 99 diferente dos que usam cebolao) penso que pode ser algum problema no chicote ou mal contato intermitente que impede esse sinal do seg estagio pelo sensor... o sensor sei que nao é pois ja troquei umas 3x e todos originais MTE , Wahler, etc

alguem ja teve problema parecido? estava pensando em refazer todo o chicote das ventoinhas que parece simples, mas se o problema for na fiacao do modulo injecao-sensor, ai o buraco é mais embaixo...

é plausivel... problremas eletricos intermitentes, afinal fiacao toda bem velha com 25 anos, no esquenta-esfria do motor ja deve estar toda ressecada e quebradissa em alguns pontos... so tirando pra ver mas é um trabalho grande...


Eu nem tive somente este problema eu tive 1000 problemas até aprende a saber onde ele aparece, sobre o aditivo que você usa o problema aparecerá 6 meses a um ano depois onde não terá recuperação em algumas peças e eu passei por isto trocando radiador com 5 meses de uso.
No seu caso o problema pode está relacionado a relês, aliás estas peças devem ser trocadas o manual de reparações pede para trocar a cada 40 mil km ou 50, não me lembro bem e se não for original trocar antes, mas o mais importante que o relê são as tomadas oxidadas principalmente a de dentro que fica mais embaixo e é necessário usar graxa nelas, eu prefiro e uso graxa de silicone que é a melhor e uso em, todas as tomadas e relês, mas qualquer uma ali dará certo e olha mais abaixo um vídeo meu que eu mostro logo no início do vídeo este zinabre que apareceu na minha porque eu não usei graxa nela, agora sim eu usei e pode ser o problema do seu carro.
Sobre os relês, o seu usa ali na frente da bateria 3 verdes com 4 terminais e pode ser substituído por e DNI 0101 e o marrom que pode ser substituído por um DNI 8115, 6115 ou outro com 5 terminais. Hoje estou usando no lugar dos verdes os de 4 terminais UETA u306s e os de 5 terminais da Bosch cor azul, estou achando melhor que o DNI. Detalhe eles não estragam a bobina, sempre vão funcionar, o problema é o contato interno no caso de testar 85 e 86 e não condenar o relê é errado.

https://www.youtube.com/watch?v=0GggOwLvDlI
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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por jm_vectrab » 29 Jun 2025, 21:17

oi Almeidao, sim esqueci de comentar mas ja troquei esses reles tambem, sao novos, arrefecimento esta todo revisado e em rodovia fica tudo perfeito.

prova disso que viajei quase 3.000km ate o nordeste e o carro nao teve um problema sequer, veio com uma "mao nas costas" hehehe

penso que pode ser um falso-positivo leitura erronea no painel... acabei de comprar no mercado livre uma pistola infra-vermelho de medir temperatura (60 reais) mesmo que nao seja 100% vou deixar no carro e fazer uns testes com ela..

quero medir quanto marca ali nas mangueiras com ele em 80, e depois 90c, quando subir de novo acima dos 95, vou parar e tirar a medicao.. pra pegar a prova.

...um jeito mais facil seria usar um scanner e ficar monitorando ali pela central, mais sao muito caros, tenho um obd2 bluetooth que funciona bem em todos os carros de familiares e amigos, menos no vectrao...

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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por Almeidão » 29 Jun 2025, 21:36

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje oi Almeidao, sim esqueci de comentar mas ja troquei esses reles tambem, sao novos, arrefecimento esta todo revisado e em rodovia fica tudo perfeito.

prova disso que viajei quase 3.000km ate o nordeste e o carro nao teve um problema sequer, veio com uma "mao nas costas" hehehe

penso que pode ser um falso-positivo leitura erronea no painel... acabei de comprar no mercado livre uma pistola infra-vermelho de medir temperatura (60 reais) mesmo que nao seja 100% vou deixar no carro e fazer uns testes com ela..

quero medir quanto marca ali nas mangueiras com ele em 80, e depois 90c, quando subir de novo acima dos 95, vou parar e tirar a medicao.. pra pegar a prova.

...um jeito mais facil seria usar um scanner e ficar monitorando ali pela central, mais sao muito caros, tenho um obd2 bluetooth que funciona bem em todos os carros de familiares e amigos, menos no vectrao...


Você precisa entender antes do teste que a temperatura do painel é bem menos que no carro, tipo quando está 80, la no motor deve está próximo de 90 e quando está em 90 já está beirando 100 ou mais, cuidado para não se perder nisto. Sobre a marcação errada, sim pode ser problema do sensor de temperatura de painel, pode ser o fio principalmente se foi feito emenda mau feita ali que se fizer deve se soldada afinal energia continua adora criar zinabre e pode ser tomadas do painel, as tomadas dos motores nas placas do painel etc, eu como disse uso graxa de silicone em tudo aliás neste vídeo abaixo eu fiz uma m... e usei graxa cobreada, não faça isto se você resolver mexer, use graxa de silicone e eu tive que abrir este danado para refazer esta graxa que coloquei e fiz isto no dia que coloquei Ledes vermelho nos ponteiros mas o vídeo lhe dará uma ideia onde lubrificar caso queira mexer nele

https://www.youtube.com/watch?v=oGDRo5RX0vM
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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por jm_vectrab » 13 Jul 2025, 10:40

Almeidão escreveu:Sobre a marcação errada, sim pode ser problema do sensor de temperatura de painel, pode ser o fio principalmente se foi feito emenda mau feita ali que se fizer deve se soldada afinal energia continua adora criar zinabre e pode ser tomadas do painel, as tomadas dos motores nas placas do painel etc,
https://www.youtube.com/watch?v=oGDRo5RX0vM


boa Almeidao! vou dar uma olhada no video e revisar esse ponteiro do painel, lembro que tu tinha comentado disso mas nao quis mexer ali por medo de danificar, parece bem delicado... vou deixar como ultima alternativa ainda quero testar outras coisas.

sobre a temperatura, fiz alguns testes com a pistola infravermelha mas nao cheguei a nada conclusivo... preciso testar mais e ter mais dados para computar... (é raro ele subir assim, so dentro da cidade esporadico)... mas digo isso pois é bem facil se perder nas medicoes, se mudar a posicao, distancia etc ja altera a afericao, e dependendo onde parar, se estiver batendo sol ou demorar muito ele vai esfriando tbm, muda rapido, poucos graus de diferença...

outra coisa, medi esses pontos no cabeçote mas depois lembrei que ali é apenas a gaiola e não passa agua, na prox vou medir mais abaixo onde a agua circula e pontos no bloco tambem.

nas 2 medicoes as ventoinhas estavam ligadas...

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como podem ver a temperatura de fato subiu um pouco... mas ainda estou na duvida se foi erro nas minhas medicoes ou so do carro andar mais tempo e ir aquecendo pois na primeria estava meio frio ainda, tinha rodado apenas alguns kms ate chegar nos 90c na primeria vez, na outra ja tinha voltado da psita e no anda e para da cidade..

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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por Almeidão » 14 Jul 2025, 10:32

Muito cuidado com aparelhos de temperatura no motor, lá é uma e no painel é outra, temos como média o meio do painel como máxima normal em todo os carros, muitos oscilando entre o meio até 1/4 descendo e muitos fixando em um ponto entre o 1/4 até o meio. No caso do Vectra ele oscila tendo o meio como ponto MÁXIMO NORMAL, porem quando está no meio o motor já está bem mais acima do valor que erradamente mostra no Vectra como seria 90 e que aliás muitos outros modelos trazem traços e nada de numeros. Quando eu digo MÁXIMA NORMAL é porque tem a MÁXIMA ANORMAL, quando o painel marca corretamente e por uma problema no motor ele alcançar 100 graus alí no painel, ainda assim ele não irá queimar a junta, mas trabalhar sempre neste 100 graus é possivel que ele venha a danificar muitas outras coisas e por isto acima do meio para mim seria uma MAXIMA ANORMAL. Salvo quando liga o ar condicionado que el pode chegar 1 a 2 racinhos acima do meio, porém por uns segundos e tem que baixar.

Entenda, usar um termômetro no motor está correto, mas entenda como é lá no painel primeiro, imaginamos que sem o termômetro você vê no painel 100 graus você vai pensar que seria normal em um outro carro que não seja o seu, porem sabendo que no painel a temperatura é marcada em menor escala, em alguns casos estando lá 100 graus, no motor pode está perto de 130 a 140 graus, e alguns mecânicos infelizmente tem este tipo de erro e confirma ser isto normal e não é. Eu de você tiraria o mostrador fora, não antes de ter certeza que o fio da temperatura esteja totamente perfeito sem interneferencia de outro fio, porque qualquer interferencia negativa ou emendas mal feita nele fará ponteiro subir.
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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por jm_vectrab » 14 Jul 2025, 10:59

buenas Almeidao!

sim sim isso eu sei e entendo perfeitamente, voce veja ali nas medicoes que fiz, chega a bater 150C so na parte de cima da gaiola... bem diferente do que mostra no painel

o que tento descobrir é se esse marcador esta correto ou mentiroso...! nao consegui concluir muita coisa com o termometro, as temperaturas se mantem parecidas..

fato é que todo o arrefecimento do carro é novo e revisado, já rodei uns 40k km e nunca deu sobre-aquecimendo, mas fica me perturbando essas variações no ponteiro sem explicação...

me diga uma coisa, qual temperatura do ceboção que os modelso antigos usam? digo, qual temperatura a fabrica deixava para acionar o segundo estagio original?

o meu é mais novo e acionado pelo sensor via modulo central-ECU (se trata de uma Bosch Motronic 1.5.4) quero descobrir qual configuração de fábrica nessa ECU, ativam o segundo estagio das ventoinhas.. assim consigo monitorar com mais certividade isso

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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por Almeidão » 14 Jul 2025, 17:22

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje buenas Almeidao!

sim sim isso eu sei e entendo perfeitamente, voce veja ali nas medicoes que fiz, chega a bater 150C so na parte de cima da gaiola... bem diferente do que mostra no painel

o que tento descobrir é se esse marcador esta correto ou mentiroso...! nao consegui concluir muita coisa com o termometro, as temperaturas se mantem parecidas..

fato é que todo o arrefecimento do carro é novo e revisado, já rodei uns 40k km e nunca deu sobre-aquecimendo, mas fica me perturbando essas variações no ponteiro sem explicação...

me diga uma coisa, qual temperatura do ceboção que os modelso antigos usam? digo, qual temperatura a fabrica deixava para acionar o segundo estagio original?

o meu é mais novo e acionado pelo sensor via modulo central-ECU (se trata de uma Bosch Motronic 1.5.4) quero descobrir qual configuração de fábrica nessa ECU, ativam o segundo estagio das ventoinhas.. assim consigo monitorar com mais certividade isso


É outra questão interessante esta. Muito boa a pergunta, aliás eu sempre disse que se eu tivesse um novo eu colocaria cebolão nele. Eu achei em alguns destes carros com este sistema que não tem um momento unico para funcionar, nunca descobri o motivo porque nunca tive um em mãos para descobri. Antes de comentar sobre o cebolão, que temos ai váris opções, eu tenho um amigo com um 2.2 que tinha este problema, as vezes aciona a centoinha antes do meio e as vezes chegava perto dos 100 e nada de ventoinha, foi trocado vários sensores e nada adiantou. E piora mais quando um mexe sem saber e coloca alguma adaptção que hora barra o sistema e hora não sem contar que quando mau feito queima a saida da central e nem funciona mais.
Sobre os cebolões e o que foi feito neste carro e de longe ajudei ele. O Vectra tem vários cebolões, tem o original MTE 763 e muitos acham ser do Astra, na verdade é Vectra, Astra e até Astra mais antigo. Este aciona as Ventoinhas dois tracinhos abaixo do meio e as vezes um. tem o MTE 797 qua aciona as ventoinhas no meio ou um tracinho abaixo, e tem o MTE 760 que é igual o 797, estou comentando para o primeiro estágio e o segundo nunca passa 2 traços acima do meio, normalmente é um acima e aciona o segundo, lembre se nenhum deles está escrito isto, ao contrário tem neles a temperatura de motor que é superior a do painel.

O que fizemos com com este 99 com problemas, eu descobri que um cebolão duplo é muito frágil e que um simples é super resistente e mais confiável e alguns radiadores tem a opção de colocar 2 cebolões por serem tampado e uns outros sem a opção por ser tapado, o dele com esta opção colocamos 2 simples e eliminamos o sistema original do carro. foi usado um MTE 726 para o primeiro e um MTE 740 para o segundo, foi cortado os fios do ceboção chegando na caixa de relês porque assim a central não receberá o negativo de volta ao acionar os cebolões e o carro ficou perfeito. Tem gente que faz esta transformação sem mexer nos fios, porem o sinal da central quando desligado manda uma voltage baixa, e vira negativo ao ser acionado, mas nem todos os eletricistas sabem disto e com isto pode causar danos maiores e pode tambem deixar os dois sistemas, porem com uso de diodos, mas eu prefiro um somente.

Sobre este sinal, você mesmo pode testar ai no seu carro, o 85 dos relês verdes, em um carro com cebolão é negativo, no seu carro é positivo de baixa amperage e vira negativo quando acionado. Lembre se disto se você quiser mudar para cebolão, elimina o sistema original e é fácil demais fazer isto em carros que tem a opção de usar o cebolão, assim a central será protegida.

Nunca esqueça, radiador do Vectra é brazado, nunca usa de tubo e alguns aditivos entopem ele com 6 meses de uso.

Neste video veja onde aicona o segundo estagio com o cebolão MTE 740, olha do minuto 7 pra frente e você entenderá, o aviso é porque o meu aciona no meio certo e eu forcei para mostrar onde acionaria sem as ventoinhas ligadas. Não sei poque o pessoal que usa cebolão fica comprando estes duplos, sendo o simples infinitamente melhor,mas eles pedem eu passo e para quem usa cebolão mudar de um para 2, demora unns 10 minutos trocando uma domada para duas kakakka

https://www.youtube.com/watch?v=WFNTlQTMyHc
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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por chirola » 15 Jul 2025, 15:45

me diga uma coisa, qual temperatura do ceboção que os modelso antigos usam?
vai ser dificil de conseguir algo logico pegando a temperatura direto nas peças
o cebolão duplo domeu caro ainda original de fabrica é 90\95 - 95\100
o modelo 2000 não deveria ter cebolão e tem uma temperatura similar ao cebolão do meu carro , se for flex acho que era 95\100 - 100\105
a minha pergunta é , o carro liga o segundo estagio? se liga o segundo estagio algo anda mal com a temperatura o vectra e bem dificil ligar o segundo estagio sem o ar condicionado ligado , meu carro no painel fica la entre 87\93 , imagino que se medir no motor vai dar algo de 100 graus facil .
o seu carro baixa agua do reservatorio? o sistema trabalha com 1,5 bar de preção a preção ajuda para que o fluido demore mais em ferver lamentavelmente os carros mais novos não tem margem de error e se algo da ruim esta no limite sempre .
pega a temperatura quandoliga a ventoinha e quando deliga a ventoinha , tenta pegar temperatura do cano de agua e na termostatica para saber a temperatura da agua que esta circuando , as peças metalicas geralmente retem mais a temperatura do que o plastico , imagino que o cano de agua (o que fica embaixo do coletor de admição ) deve ficar la pelos 90\95 graus se o painel marca 80\85
a unica forma de modificar a temperatura em carros que não tem cebolão e mudando o sensor de temperatura que da o sinal para o ECU .
mais imagino que no motor vai achar uma temperatura de 90\95

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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por Almeidão » Ontem, 13:43

chirola escreveu:Fuente del Mensaje me diga uma coisa, qual temperatura do ceboção que os modelso antigos usam?
vai ser dificil de conseguir algo logico pegando a temperatura direto nas peças
o cebolão duplo domeu caro ainda original de fabrica é 90\95 - 95\100
o modelo 2000 não deveria ter cebolão e tem uma temperatura similar ao cebolão do meu carro , se for flex acho que era 95\100 - 100\105
a minha pergunta é , o carro liga o segundo estagio? se liga o segundo estagio algo anda mal com a temperatura o vectra e bem dificil ligar o segundo estagio sem o ar condicionado ligado , meu carro no painel fica la entre 87\93 , imagino que se medir no motor vai dar algo de 100 graus facil .
o seu carro baixa agua do reservatorio? o sistema trabalha com 1,5 bar de preção a preção ajuda para que o fluido demore mais em ferver lamentavelmente os carros mais novos não tem margem de error e se algo da ruim esta no limite sempre .
pega a temperatura quandoliga a ventoinha e quando deliga a ventoinha , tenta pegar temperatura do cano de agua e na termostatica para saber a temperatura da agua que esta circuando , as peças metalicas geralmente retem mais a temperatura do que o plastico , imagino que o cano de agua (o que fica embaixo do coletor de admição ) deve ficar la pelos 90\95 graus se o painel marca 80\85
a unica forma de modificar a temperatura em carros que não tem cebolão e mudando o sensor de temperatura que da o sinal para o ECU .
mais imagino que no motor vai achar uma temperatura de 90\95


Este é o grande problema Chirola, este sensor é ùnico, não existe um que arma antes ou depois por escolha, pode ser que por sorte um MTE 4051 ou um Wahler que aciona um pouco antes do meio e ao mesmo tempo o azar de funcionar um pouco depois. Eu sempre achei que o MTE 4051 aciona antes do Wahler, mas isto eu percebi em um 3 carros, teria que ser mais para ter certeza, enquanto o cebolão por ser mecânico praticamente funcionam iguais sendo o mesmo fabricante e o mesmo cebolão correspondente Wahler aciona segundos depois do MTE.
Um detalhe eu nunca usei outra marca a não ser estas e uso mais o MTE sendo Wahler igual ou melhor que ela e tenho tido muitas reclamações de sensores não sendo desta marca e é sempre assim, digo pra comprar MTE e o cara vem com um Iguaçu e depois reclama do produto e no caso do nosso amigo aí estou achando que seja um falso negativo mandando mesagem errada para o motor de temperatura ou o proprio motor esteja com proble mas ou zinabre nas conexões.
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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por jm_vectrab » Ontem, 16:52

Buenas pessoal

Novamente agradeco os 2 mestres aqui no forum do Vectra heheh sempre me ajudando.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu achei em alguns destes carros com este sistema que não tem um momento unico para funcionar, nunca descobri o motivo porque nunca tive um em mãos para descobri.

Almeidao essa situação que comentou do seu amigo é exatamente oq acontece! Indefinido sem uma logica, hora trabalha como deveria, hora nao. Uma boa ideia essa de adaptar um cebolao, assim o sistema fica simples e sei que vai acionar, mas nao queria tirar a originalidade do carro ainda, apenas descobrir como essa “bagaca” funciona de fato, lá pela central.

Mas vamos lá, o arrefecimento esta zerado, já até postei um tópico aqui sobre os problemas que tive e consegui solucionar com a ajuda do Almeidão, vou deixar fotos abaixo.

Outra que viajei do interior de SP ate Natal-RN com ele, foram 4 dias seguidos e quase 3.0000kms, sempre esticando quando dava, varios colegas novinhos (leia hondas, toyotas e afins) ficando pra tras pelo “vovo” vectrao heheh, digo q esses vectras ainda entregam muita coisa considerando a idade. Enfim zero problemas na viagem.

Inclusive estou usando 3L do aditivo concentrado do Texaco laranja (depois que vi os testes que o Almeidao fez so uso este) e zerou o zinabre ali na valvula, na pista ele nao esquenta, fica ate mais baixo do meio a temperatura.

Esse problema so me acontece esporadicamente dentro da cidade, e realmente Chirola, acho que ele não chega a armar o segundo estagio sem o AC ligado, e ai mora uma das duvidas, seria normal entao esse comportamento? Se for... ok, entao significa que o sistema esta ok como imagino e essa subida de temperatura pode ser erro no ponteiro ou fiacao...

Mais algumas duvidas do ponteiro, se estivesse desregulado, ele iria marcar mais quente ou mais frio correto? No meu caso ele marca perfeito ali entre 88-90 quando quente, entao acredito que a regulagem dele esta correta... mas nao tem como saber de fato, é só um achismo meu...

Poderia ser resistencia na fiação? Que aumenta com o calor do motor? Estou pensando agora em passar um fio novo lá do sensor até o painel, so preciso ver qual pino chega no painel, mas nao deve ser tão dificil adaptar isso...

outra coisa que pensei e que queria fazer originalmente, comprar um scanner OP-COM e ficar monitorando digitalmente pela central a temepratura.. mas isso nao é viavel, uma que preciso gastar uma grana com esse scanner e duas o notebook tem q ficar no carro conectado sabe se la quanto tempo ate dar o "problema" e bateria nao seguraria isso..

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por Almeidão » Ontem, 17:07

Este poduto ai é o melhor kakakak, e os desgraçados nem manda um jabá pela propaganda que faço. Que parafuso é este ali na bomba?
Adaptar um cebolão o correto seria ter o radiador já com o local para o cebolão, mas é o que seria a solução e faria isto sem ter dado problemas no meu Véctra 2005 que nem comprei kakakakka. Sim, pode ser um mau contato, nossos carros são antigos a energia contínua cria zinabres e antes de você ver este zinabre ele aparece invisível, vai ficando branco de por fim esverdeado, por isto que uso graxa de silicone em todas as tomada, ou quase porque nunca usei na tomada da porta trraseira, mas irei usar.
Só lembrando se você for usar cebolão um dia, não se esqueças elimina o sistema antigo e isto é fácil ou use diôdos para não se encontrar o negativo que será feito com o cebolão com o negativo vindo da central. Eu sempre acho tudo bem fácil de mexer, mas esta de colocar um cebolão realmente é fácil demais se tiver a entrada no radiador.
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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por jm_vectrab » Ontem, 22:14

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Este poduto ai é o melhor kakakak, e os desgraçados nem manda um jabá pela propaganda que faço. Que parafuso é este ali na bomba?


hahah pois é, e so encontro na internet esse aditivo, auto-peças locais nunca vi ele.

esse parafuso é um bujao da galeria de oleo do motor, vai ali atras da bomba dagua, se vc sempre usou aditivo e o bloco/sistema esta limpo nao deve se preocupar com ele, ja se nao usava aditivo e tem corrosão no sistema olhem esse bujao pois oq acontece ele corroe cria micro fissuras ali e devido pressao de oleo ser maior que a da agua acaba passando oleo para agua... e vc pensa q esta ferrado uma junta de cabecote sendo que é apenas esse maldito.

mas já adianto, se estiver corroido, usar uma tocha e martelar um soquete allen maior pra pegar bem nele, do contrario vai ter q usar furadeira e ir furando de broca fina pra mais grossa ate conseguir sacar com um tira rosca com bastante paciencia.... pra nao danificar a rosca, se danificar.... ferrou ai so um torneiro pra dar conta e com isso no carro quase impossivel. perguntem como eu sei... o meu foi uma luta, desci um pouco o agregado pra dar a altura de passar a furadeira pois a altura original dele fica atras da lata roda... mas gracas deu tudo certo no final.

escrevi sobre isso nesse topico arrefecimento:
viewtopic.php?f=45&t=20467&p=211681

foto como estava antes:
Imagem

link q comprei:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... sid=search


sobre o cebolao, acho que meu radiador tem entrada sim, tem um tampao ali, mas vou nessa ideia do fio primeiro, vou passar um fio novo do sensor ate o painel, tentar acompanhar os originais mas sem muita neura com isso, so pra testar mesmo se isso vai sanar o ponteiro.. se resolver ai matamos a charada, no mais sigo com a pistola termica tb monitorando vou tentar criar um metodo padrao pra ser mais eficaz nas leituras (distancia posicao etc).

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por Almeidão » Hoje, 09:06

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Este poduto ai é o melhor kakakak, e os desgraçados nem manda um jabá pela propaganda que faço. Que parafuso é este ali na bomba?


hahah pois é, e so encontro na internet esse aditivo, auto-peças locais nunca vi ele.

esse parafuso é um bujao da galeria de oleo do motor, vai ali atras da bomba dagua, se vc sempre usou aditivo e o bloco/sistema esta limpo nao deve se preocupar com ele, ja se nao usava aditivo e tem corrosão no sistema olhem esse bujao pois oq acontece ele corroe cria micro fissuras ali e devido pressao de oleo ser maior que a da agua acaba passando oleo para agua... e vc pensa q esta ferrado uma junta de cabecote sendo que é apenas esse maldito.

mas já adianto, se estiver corroido, usar uma tocha e martelar um soquete allen maior pra pegar bem nele, do contrario vai ter q usar furadeira e ir furando de broca fina pra mais grossa ate conseguir sacar com um tira rosca com bastante paciencia.... pra nao danificar a rosca, se danificar.... ferrou ai so um torneiro pra dar conta e com isso no carro quase impossivel. perguntem como eu sei... o meu foi uma luta, desci um pouco o agregado pra dar a altura de passar a furadeira pois a altura original dele fica atras da lata roda... mas gracas deu tudo certo no final.

escrevi sobre isso nesse topico arrefecimento:
viewtopic.php?f=45&t=20467&p=211681

foto como estava antes:
Imagem

link q comprei:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... sid=search


sobre o cebolao, acho que meu radiador tem entrada sim, tem um tampao ali, mas vou nessa ideia do fio primeiro, vou passar um fio novo do sensor ate o painel, tentar acompanhar os originais mas sem muita neura com isso, so pra testar mesmo se isso vai sanar o ponteiro.. se resolver ai matamos a charada, no mais sigo com a pistola termica tb monitorando vou tentar criar um metodo padrao pra ser mais eficaz nas leituras (distancia posicao etc).


Por isto que o parafuso esta´novo kakakak. Sim, este aditivo encontra em algumas auto peças com produtos diversificado, pela internet eu achei mais em conta na Altese Rio e entregaram bem rápido por transportadora. Olha um video abaixo de um amigo que consegui ajudar de longe, ele usava aditivo kakakakkakak
Tem algo mais que você pode fazer, possa ser que ajude, tire os dois limpadores do bara-brisas e tire a proteção plástica e ali do lado direito do carro tem a tomada do módulo, solte a tomada é grande, joga limpa contato em todos os terminais e monta outra vez, talvez possa ajudar o funcionamento. Na minha eu além de limpar, eu antes de montar coloquei graxa de silicone en todos os terminais, na verdade passei por cima com pincel, o meu tinhas uns problemas e nunca mais apareceu, graxa de silicone ou de mecanismo isto em todas as tomadas.

Veja o video bem curto do cara que usava no vectra dele o aditivo famoso que muitos usam. Olha a bomba de água dele, já criando um ARRECIFE dentro do motor kakakka
https://www.youtube.com/shorts/nAc0rfzAHlM
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por jm_vectrab » Hoje, 09:37

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje o aditivo famoso que muitos usam

rapaz... só pela cor já vão sacar de qual se trata... se nao for o mais famoso aqui, é um dos...

quando comprei o carro usei ele na primeira revisao que fiz, ate um colega mecanico me recomendou e sempre ouvi falarem bem e meu não é possivel que vendem isso assim ou podem estar falsificando, apos uns 3 meses desmontei o sistema e estava exatamente como nesse video que vc mandou a bomba dagua, e formando zinabre ali na mangueira da valv termostatica. inacreditavel.

passo longe, mas a maioria nao se liga pq n desmonta pra ver ali depois, ou so os mecanicos veem e se ganham comissao vendendo isso nao vao parar...

tem outros dessa cor que talvez sejam bons mas nao testei, vi acdelco, wurth, delphi, sao marcas conceituadas mas so testando na pratica.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tem algo mais que você pode fazer, possa ser que ajude, tire os dois limpadores do bara-brisas e tire a proteção plástica e ali do lado direito do carro tem a tomada do módulo, solte a tomada é grande, joga limpa contato em todos os terminais e monta outra vez, talvez possa ajudar o funcionamento


boa idea da graxa, ja desmontei essa grade e joguei um limpa contatos em todos esses plugs, ate nas caixas de reles e outros ali abaixo da bateria.. mas vou dar outra geral quando for passar o cabo so preciso me atentar se oq chega no painel vem apenas desse sensor mesmo ou se lgia em algum outro lugar, se alguem tiver o diagrama eletrico do vectra b ajudaria demais com isso

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por jm_vectrab » Hoje, 09:44

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Por isto que o parafuso esta´novo kakakak.


me da agonia so de lembrar kkk, acho que o carro ficou uns 4 dias no macaco e se somar as horas trabalhadas devo ter perdido uns 2 dias inteiros nisso

cada empreitada era uma ida a loja de ferramentas, comprando brocas, tocha, muita paciencia, tira rosca bah... no final deu certo mas so nao chamei um torneiro pq n achei ngm e tive que me virar hahahah

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por Almeidão » Hoje, 09:54

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Por isto que o parafuso esta´novo kakakak.


me da agonia so de lembrar kkk, acho que o carro ficou uns 4 dias no macaco e se somar as horas trabalhadas devo ter perdido uns 2 dias inteiros nisso

cada empreitada era uma ida a loja de ferramentas, comprando brocas, tocha, muita paciencia, tira rosca bah... no final deu certo mas so nao chamei um torneiro pq n achei ngm e tive que me virar hahahah


O meu semana passada me ferrou, quebrou uma planetaria e eu fui pra casa com ele kakak. Troquei a planetaria coloquei nova mas o pinhão tem 4 dentes quebrados, não inteiro mas um pedaço de cada um e dois bem quebrado, não faz ruído aliás ficou melhor que antes, mas quero trocar este pinhão e não estou achando do meu carro. Logo postarei o video do sofrimento na garagem sem elevador. O funcionamento está perfeito, mas se um chutar uma lata eu penso que é a caixa do meu carro kakakakka
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por jm_vectrab » Hoje, 10:05

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje [quote="[url=https://www.clubedovectra.com.br/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=100332]
O meu semana passada me ferrou, quebrou uma planetaria e eu fui pra casa com ele kakak. Troquei a planetaria coloquei nova mas o pinhão tem 4 dentes quebrados, não inteiro mas um pedaço de cada um e dois bem quebrado, não faz ruído aliás ficou melhor que antes, mas quero trocar este pinhão e não estou achando do meu carro. Logo postarei o video do sofrimento na garagem sem elevador. O funcionamento está perfeito, mas se um chutar uma lata eu penso que é a caixa do meu carro kakakakka


hahaha que m, sim so quem nao tem elevador sabe a sofrencia que é esse tipo de serviço, boa sorte ai talvez so vai achar em um usado ferro velho, veja tb aquele aperto da coroa nao pode ser muito no limite, tem que deixar uma folga p os rolamentos acho q falamos disso aqui uma vez

sobre esse bujao maldito, fui atras pq guardei como trofeu a prova do crime, pra quem precisar usei um socket M10 desses

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foi dureza, mas tirei sem danificar a rosca no bloco e o novo entrou como uma luva, isso que importa heheh

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por Almeidão » Hoje, 11:01

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje [quote="[url=https://www.clubedovectra.com.br/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=100332]
O meu semana passada me ferrou, quebrou uma planetaria e eu fui pra casa com ele kakak. Troquei a planetaria coloquei nova mas o pinhão tem 4 dentes quebrados, não inteiro mas um pedaço de cada um e dois bem quebrado, não faz ruído aliás ficou melhor que antes, mas quero trocar este pinhão e não estou achando do meu carro. Logo postarei o video do sofrimento na garagem sem elevador. O funcionamento está perfeito, mas se um chutar uma lata eu penso que é a caixa do meu carro kakakakka


hahaha que m, sim so quem nao tem elevador sabe a sofrencia que é esse tipo de serviço, boa sorte ai talvez so vai achar em um usado ferro velho, veja tb aquele aperto da coroa nao pode ser muito no limite, tem que deixar uma folga p os rolamentos acho q falamos disso aqui uma vez

sobre esse bujao maldito, fui atras pq guardei como trofeu a prova do crime, pra quem precisar usei um socket M10 desses

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foi dureza, mas tirei sem danificar a rosca no bloco e o novo entrou como uma luva, isso que importa heheh


Sim tem a folga ali para ajustar, mas eu já fiz um video que o ajuste ali é apertar tudo e folgar 3 a 4 dentes. Confirmei no video com o diferencial aberto que fica perfeito assim. Achae este pinhão será complicado, 19 dentes e coroa 71, tem os carros mais novos tipo Meriva, mas não acredito que dê na minha caixa. Infelizmente a F18 só perde pra F23 em qualidade e por não quebrar fácil, não se acha peças para repor.
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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por chirola » Hoje, 17:45

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O meu semana passada me ferrou, quebrou uma planetaria

nem fala o meu carro ano passadoetouro o diferencial kakakakakak foi a caixa toda pro saco , ate a carcaça fez buraco
o raro e que foi rodando a 30 km\h
o ruim e que pra trocar o pinhão tem que desmontar tudo e tirar a caixa fora pra trocar o eixo primario , não e dificil pq a caixa do vectra e ate facil de montar e desmontar mais tirar a caixa que e o ruim . logico que paguei pra trocar a caixa pra não me incomodar akkakakaka
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Esse problema so me acontece esporadicamente dentro da cidade, e realmente Chirola, acho que ele não chega a armar o segundo estagio sem o AC ligado, e ai mora uma das duvidas, seria normal entao esse comportamento? Se for... ok, entao significa que o sistema esta ok como imagino e essa subida de temperatura pode ser erro no ponteiro ou fiacao...

o sensor e raro , cria uma resistencia e dependendo da resistencia criada o carro interpreta a temperatura , se falha aterramento modifica , se o fio tem enmenda modifica , se oconetor tem corroçao pode ate modar dependendo do treme treme , excesso de solda em enmenda modifica , enmendas no fio pode modificar , conetor gasto etc etc etc .
resumo qualquer coisa pode faer uma litura errada
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os valores são aproximados , como almeidão fala dependendo da marca pode ligar antes ou depois as ventoinhas , imagino que dependendo da marca o sensor pode responder mais rapido ou mais lento ou ter uma minima diferença na leitura , mais com a leitura vc pode ter uma ideia do que o sensor esta passando para a ECU e para o painel , um multimetro e bem barato akkakakakakak
lembra que dependendo do comprimento dos fios do multmetro pode variar minima coisa na leitura mais se faz na resistencia , leitura de voltagem no sensor deveria ser bem proximo do real , os sensores tem rango de voltagem .
se sabe o que tem que medir e tem uma tebela aproximada dos valores não faz falta scanner um multimetro bom pode suprir o scanner e as veces é mais facil de usar ate pq o vectra tem o sistema de autocheck la no plug so scanner igual os honda velhos , so jumpear o plug e opainel vai piscar e dar o error
estou ficando velho , quando vejo que algo pode dar muita dor de cabea ou pode dar ruim pago pra outra pessoa se incomodar kakakakakakak

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