por Almeidão »
10 Mai 2022, 12:28
Sem fotos para ver fica difícil saber como está seu carro. O meu 97 por exemplo não tinha a valvla de ar quente, veio assim de fabrica e tudo funcionava direto e nçao era nada ruim. Quando inventei de colocar uma valvula ela vazou com menos de 3 meses e quase funciu o motor, ai eu resolvi fazer uma e está no carro há 12 anos, porém ai pode está o problema do seu carro, ou a valvula estragou e o cara não quis colocar outra, ou colocou e vazou outra vez ou na pior da hipóteses o radiador estragou e ai ficaria dificil de colocar outro pelo preço que ele é. Aliás tenho um guardado de reserva mesmo morando em um lugar muito quente.
Talvez isto possa de ajudar, o funcionamento deste cara é assim;
1 - Atrás do alternador, na parte de trás da termostática tem em alguns carros 2 saidas de água que são empurradas para o radiador de ar quente.
2 - Carro sem válvula uma saida usa uma mangueira curta e curva para retornar para o tubo plastico
3 - O tubo 2 para este caso acima vai na entrada do radiador ar quente a direita do carro.
4 - Carro com valvula de uma via, é igual item 3, porem a mangueria é cortada engata na válvula e da válvula vai para entrada do radiador ar quente LD carro.
5 - Carro com valvulas de 3 vias, tubo um em um lado da válvula,
6 - Tubo 02 sai do lado paralelo da valvula onde entrou tubo 01 e entra no tubo de água para retornar
7 - saida desta válvula para frente vai para entrada do radiaodor ar quente L/D carro
8 - A saida do radiador de ar quente, tubo lado esquerdo do carro, mangueira conecta ali e no tubo de agua como retorno.
9 - Para os carros que tem uma saida atrás do alternador se consegue fazer tudo igual acima, porem se usar uma válvula de uma via ou sem válvula, terão que usar um tampão no tubo de água.
10 - Estou considerando que o carro seja tudo original com tubo de água com 3 entradas laterais.
Em qualquer circuntancia a agua entra no tubo de água de um lado e sai do outro, qualquer conexão lateral do tubo são entradas de agua, ali nunca saem, a não se que deixas destapado. Atrás do alternador tendo um tubo ou 2, ali a agua é jorrada para fora, a bomba empurra para fora,
