diego_ escreveu:Fuente del Mensaje
2- Nos vectras de 98-02 aquela mangueira com derivação tripla, a menorzinha vai para a valvula de aquecimento da TB, mas para onde vai ser ligada a mangueira original? no 97 essa conexão vem daquela conexão menor no tubo distribuidor. Segundo o catalogo esse tubo distribuidor que tem a conexão menor
é aplicavel apenas aos vectras 97-98 16v (93260058) . O outro código para essa peça é 90322216 e segundo o catalogo, é aplicavel de 97-05 para os 8v.
O que está certo aqui?
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Na caixa da termostatica ou peça onde vai a termostatica tem 2 saidas de agua, o meu um retorna para o tubo e outro vai pára o ar quente
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Só uma dica para ajudar a combater o calor na região das pernas: revestir o interior do console com uma manta / feltro. Fiz isso no Vectra A e não tive o que reclamar da temperatura - e olha que ele nem usava válvula.
chirola escreveu:Fuente del Mensaje rdade vc esta certo a etrada do ar quente vem da carcaza da valvula termostatica eu confundi .
mais o retorno esta certo o que comente acima .
o aquecimento da TBI no 16V é asim sai uma mangueira fina da carcaza do termostato vai ate a valvula PCV no meio do coletor da PCV vai outra mangueira fina ate a TBI , o que muda é o retorno que pode ser da TBI direto no bico fino do cano da agua ou na mangueira de retorno do ar quente nos que tem mangueira bifurcada (neste ultimo caso o cano da agua não tem bico fino na curva dele .
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje almente muda um pouco o 8 para o 16V, eu não sou muito familiarizado com o 16 V, mas algumas coisas foram melhorado nele, até mesmo uma segunda mangueira para o reservatório de agua e que ajuda muito na hora de colocar agua nele para tirar entrada de ar sem precisar afrouxar nada, embora eu nunca tenha afrouxado no meu que é 8V. Sendo assim a agua entra pelo radiador com saida de ar na mangueira fina do radiador e entra no bloco com saida de ar antes da termostática. Chirola eu comentei tudo sobre o 8V, não percebi que voce se equivocou, pura coincidencia mesmo.
Eu sempre esqueço de expor a minha vavula de ar quente, porem neste video no minuto 11, olhando a mangueira para cima aberta, veja a mangueira do lado dela que logo na frente uma peça quadrada de aluminio, esta é minha valvula de ar quente e tem a mangueira de retorno que entra no tubo e esta mangueira em pé boca aberta não faz parte da refrigeração. E no minuto 13 uma emenda que tive que fazer, mangueira perto da curva do tubo que é original e nunca chegaria ali no tubo que também é original e custou o olho da cara.
diego_ escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensaje almente muda um pouco o 8 para o 16V, eu não sou muito familiarizado com o 16 V, mas algumas coisas foram melhorado nele, até mesmo uma segunda mangueira para o reservatório de agua e que ajuda muito na hora de colocar agua nele para tirar entrada de ar sem precisar afrouxar nada, embora eu nunca tenha afrouxado no meu que é 8V. Sendo assim a agua entra pelo radiador com saida de ar na mangueira fina do radiador e entra no bloco com saida de ar antes da termostática. Chirola eu comentei tudo sobre o 8V, não percebi que voce se equivocou, pura coincidencia mesmo.
Eu sempre esqueço de expor a minha vavula de ar quente, porem neste video no minuto 11, olhando a mangueira para cima aberta, veja a mangueira do lado dela que logo na frente uma peça quadrada de aluminio, esta é minha valvula de ar quente e tem a mangueira de retorno que entra no tubo e esta mangueira em pé boca aberta não faz parte da refrigeração. E no minuto 13 uma emenda que tive que fazer, mangueira perto da curva do tubo que é original e nunca chegaria ali no tubo que também é original e custou o olho da cara.
no momento 12:41 tem uma visão perfeita do local e aqui que as coisas começam a ficar divertidas.
olhando de cima pra baixo no tubo distribuidor, logo quando ele começa a fazer a curva para sair pro radiador, tem uma conexão pequena no tubo, essa conexão é ligada na parte de cima da valvula de aquecimento do 16v. No 8v não tem essa valvula de aquecimento, então essa passagem se faz desnecessária neste motor.
No 97 16v, no sistema original de mangueiras, essa valvula de aquecimento da TBi é alimentada por esta conexão do tubo distribuidor.
Já nos 98/05 em diante a valvula de aquecimento é alimentada pela saida da mangueira da valvula de ar quente. E ai fica confuso, pois o catalogo diz que o tubo sem essa conexão é apenas para o 8v (90322216) , mas sem uma indicação de qual peça seria para o 98/05 em diante. existe um código para o 97/98 (93260058) de uso exclusivo do 16v que bate justamente com a descrição que eu passei. O tubo igual ao teu, mas com essa conexão extra do aquecimento da TBI.
Será que o catalogo tá errado em não mencionar o tubo distribuidor 90322216 como compativel com vectras de 98 em diante, ou eu que sou retardado e não estou conseguindo montar o lego?
diego_ escreveu:Fuente del Mensaje No 97 16v, no sistema original de mangueiras, essa valvula de aquecimento da TBi é alimentada por esta conexão do tubo distribuidor.
Já nos 98/05 em diante a valvula de aquecimento é alimentada pela saida da mangueira da valvula de ar quente.
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Então tem uma mangueira mais que eu nem conhecia, saida do radiador quente para o tubo de agua e com uma mangueira fina. Seria esta mangueira para eliminar o risco de quebra daquele tubo fininho?? Acho que sim, porque este tubinho ali quebra com uma facilidade danada.
É, sobre agua o pessoal confunde mesmo, pensando que o tubo distrinui, e na verdade ele recebe a agua. A bomba empurra agua para o radiador e empurra agua para as duas mangueiras na frente do alternador sendo uma para o ar quente. Mas ela precisa puxar esta água de algum lugar e é puxada do tubo de agua. Ai uns vão comentar - Se empurrar agua para o radiador logo será empurrada para o tubo. Bem, eu posso comentar então que ela não seria empurrada, estaria sendo puxada pelo tubo de agua direto do radiador.
Para acababar com esta possivel guerra, eu digo então que a bomba tanto empurra para o radiador, como puxa do tubo de agua e assim aqueles tubinhos do tubo grande, são todos para entrar agua..
diego_ escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensaje Então tem uma mangueira mais que eu nem conhecia, saida do radiador quente para o tubo de agua e com uma mangueira fina. Seria esta mangueira para eliminar o risco de quebra daquele tubo fininho?? Acho que sim, porque este tubinho ali quebra com uma facilidade danada.
É, sobre agua o pessoal confunde mesmo, pensando que o tubo distrinui, e na verdade ele recebe a agua. A bomba empurra agua para o radiador e empurra agua para as duas mangueiras na frente do alternador sendo uma para o ar quente. Mas ela precisa puxar esta água de algum lugar e é puxada do tubo de agua. Ai uns vão comentar - Se empurrar agua para o radiador logo será empurrada para o tubo. Bem, eu posso comentar então que ela não seria empurrada, estaria sendo puxada pelo tubo de agua direto do radiador.
Para acababar com esta possivel guerra, eu digo então que a bomba tanto empurra para o radiador, como puxa do tubo de agua e assim aqueles tubinhos do tubo grande, são todos para entrar agua..
Embora eu tenha achado o erro no catalogo, aqui temos um print do catalogo do astra sobre essa peça, a GM chama de tubo distribuidor
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 85 visitantes