Queria aproveitar o momento para falar um pouco dos sistemas de ar quente do vectra.
Quando falamos de Ar quente no vectra B, nós temos 4 sistemas disponíveis, 96/97, 97/97 98/01, 02/05, como que cada um funciona:
96/97, não tem sistema, o liquido de arrefecimento vai direto pro radiador do ar quente, sem valvula nem nada, então o carro fica um forno por dentro o tempo todo.
97/97 (foi até recall do 96/97) - já foi instalada a valvula, porém ela fica solta dentro do motor, e usa apenas um conjunto simples de mangueiras e utiliza a valvula de 3 vias. Ainda existe uma passagem considerável de liquido de arrefecimento para o radiador do ar quente, deixando aquele clima de verão o tempo todo dentro do carro.
98/01 - "upgrade" do sistema de 97/97 no qual foi adicionado aquele suporte (que quebra a toa) que fica atrás do hidrovácuo e uma porrada de mangueira nova. Ainda usa a mesma valvula de 3 vias e continua a passagem de calor para dentro da cabine, porém reduz consideravelmente o volume de liquido que passa.
02/05 - muda-se para o sistema de valvula de 4 vias (parecido com o do Corsa) que resolve o problema de aquecer a cabine o tempo todo, algumas mangueiras são trocadas para acomodar a nova via do sistema.
Minha pergunta é: quais são os códigos das mangueiras originais em cada sistema? O meu fez o recall em 97 então tenho o 2º sistema, mas as mangueiras estão detonadas e não estou afim de manter o clima de sauna dentro do carro, quero ir pro sistema de 02/05 mas o catalogo é extremamente confuso quanto a isso.
Essencialmente estamos falando de um conjunto novo de mangueiras de arrefecimento que estão ligadas a dois sistemas, ar quente e arrefecimento geral.
Basicamente esse é um problema antigo do vectra, que foi resolvido em 02/05 mas foi muito mal divulgado na época e o conhecimento se perdeu no meio do caminho.
###################
O meu é um 97/97 mas é tão pré serie que os códigos não batem com o catalogo, são aqueles que começam com 00, então não consigo nenhum usavel.
mas é isso aqui para quem tem curiosidade:
em ordem onde cada um é ligado:
1- ligado na entrada do radiador de ar quente, deveria ter um engate rápido nessa conexão
2- ligado num dos buracos do tubo distribuidor atrás do coletor de admissão
3- ligado no cavalete de agua que a bobina fica parafusada
4- ligada na saida do radiador de ar quente, tem um engate rapido ali
5- ligada na outra conexão do tubo distribuidor atras do coletor de admissão
6- na conexão embaixo do reservatório de expansão

######################
aqui é o sistema do 98/01-
já tem um monte de conexão extra ai e vamos aos códigos e posições:
1- (93331748) liga ao cavalete que tem a bobina
2 - (09158368 - não tem no catalogo) Liga a saida da valvula a entrada do radiador de ar quente
3- (09158366) - liga a outra conexão da valvula de ar quente com a saida do radiador e vai para o adaptador no plugue mais claro
4 & 5 - (93331750) - liga no tubo distribuidor, na saida maior e na valvula de aquecimento da TBI
6 &7 (93283709) liga a ultima saida do tubo distribudor até o reservatório de liquido de arrefecimento

#########################
quanto ao sistema do 02 em diante, achei 1 foto dele razoavel aqui no clube
1 - (sem PN conhecido) valvula para radiador do ar quente, com engate rapido
2 - (sem PN conhecido) valvula para radiador do ar quente, com engate rapido
3 - (sem PN conhecido) valvula para sistema de arrefecimento
4 - (sem PN conhecido) valvula para sistema de arrefecimento
pelo que eu entendo, as mangueiras 3 e 4 poderiam ser substituidas facilmente por tocos de mangueira , pois não tem engate rapido, são apenas uma forma de ligar no adaptador. a Zica mesmo tá nas mangueiras com engate rapido da valvula, pois elas são diferentes das mangueiras do 98/01, no caso uma delas não é toda curvada, e a outra é direto entre a valvula e o radiador, não tem nenhuma derivação extra igual ao 98/01.
o resto do sistema que vai pro radiador é igual ao do 98/01, não vi nenhuma diferença neles.

#############################
Além dos códigos das mangueiras, outra coisa me me deixou encucado é:
1- Nos vectras 97 não existe o suporte atrás do hidrovácuo para colocar o suporte plastico, apenas em 98 em diante (sim precisa tirar o hidrovácuo para instalar)
2- Nos vectras de 98-02 aquela mangueira com derivação tripla, a menorzinha vai para a valvula de aquecimento da TB, mas para onde vai ser ligada a mangueira original? no 97 essa conexão vem daquela conexão menor no tubo distribuidor. Segundo o catalogo esse tubo distribuidor que tem a conexão menor
é aplicavel apenas aos vectras 97-98 16v (93260058) . O outro código para essa peça é 90322216 e segundo o catalogo, é aplicavel de 97-05 para os 8v.
O que está certo aqui?