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Vectra CLuz do óleo ligada em lenta com motor quente

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Almeidão
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Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por Almeidão » 25 Abr 2025, 08:49

Rodrigo Ignacio escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Rodrigo Ignacio escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde, comigo aconteceu o seguinte: em alguns momentos piscava a luz, troquei o sensor e o defeito persistiu e até aumentou a frequência, medi a pressão e com o motor quente estava acima de 1,5 bar , troquei o conector e ainda sim acendia a luz ( mas com menos frequência) , percebi um barulho na tbi e notei que a válvula pcv estava travada aberta , fiz a troca por outra válvula e a mangueira, e acredite, sumiu o problema, não sei qual a ligação disso mas sanou ...


Com a válvula travada aberta o carro iria ficar acelerado, não tenho a mínima ideia o que deu ai. Aliás muitos confundem esta válvula que para um lado ela trava mais não pode travar 100% e para o outro se puxar fica totalmente aberta o lado mais fechado sempre vai para a TBI e o trabalho dela quase fechar é quando está na lenta, e quase fecha para deixar uma pequena entrada de ar para o carro não ficar morrendo em manobras, ao acelerar a esfera volta deixando ela livre e este vai e vem da esfera interna ao acelerar e desacelerar vai mantendo ela sempre desentupida, ou quase sempre.


Meu carro não estáva acelerado porém oscilava a lenta , quando tirei ela ela estava passando o ar livre de ambos lados e a mangueira totalmente esfarelando, e acredite depois da troca a luz do óleo não piscou mais e o carro ficou mais ágil


Sim entendido, travada de forma que fica mais aberta que o normal, neste caso sim a lenta fica irregular porque o atuador de marcha lenta consegue ajustar uma entrada de ar pequena, no seu caso ela ficou maior do que ele consegue e assim ele ficava lutando e ajustando no máximo e tem que liberar porque ajustou demais etc. Fica um cabo de força entre a lenta e a entrada de ar. Aliás esta válvula PCV é terrivel, porque quase ninguem faz manutenção nos carros, e ela precisa de uma artenção especial. Uma manutenção importante que que não fazem e inclui a PCV porque faz parte seria limpar a TBI pelo menos uma vez a cada 3 anos, e parece que até os mecânicos tem preguiça de mexer ali, uns usam um produto mágico jogando ali na entrada dela para enganar clientes kakakaka
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mwyayo
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Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por mwyayo » 25 Abr 2025, 17:12

Pessoal, apos ler as respostas no topico, tenho uma pergunta a fazer
o meu vectra anda com Shell Helix 5W30 desde que comprei pois o antigo dono ja utilizava, so mantive o padrao nem mudei a marca, estou com o carro a 5 anos.
Vi aqui no topico que indicam o 15W40 para lugares mais quentes, eu moro no Rio, me pergunto se seria o mais prudente eu fazer a troca do 5W30 para o 15W40, pois eu ja vou fazer a preventida dos oleos mes que vem.
Teria algum problema em mudar o oleo apos tanto tempo usando o mesmo?
So quero tentar deixar o motor andando no melhor possivel

Mais uma pergunta

Eu acho que comprei uma cebolinha ruim, depois que troquei a antiga que estava vazando um pouco de oleo a luz comecou a piscar.
Eu tinha comprado "original"
Dessa vez eu comprei a Continental, existe algum problema de confiabilidade na marca?

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chirola
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Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por chirola » 25 Abr 2025, 17:30

mwyayo escreveu:Fuente del Mensaje Dessa vez eu comprei a Continental, existe algum problema de confiabilidade na marca?

não acho que tenha problemas pela marca , cebolinha funciona ou não funciona se estragar a luz vai acender , eucoloco a mais barata e nunca teve problemas por causa de marca , pra vc ver vc coloco a original e deu ruim

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Ju_Bueno
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Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por Ju_Bueno » 26 Abr 2025, 08:34

Sobre o óleo tenho o seguinte pensamento (e pode ser que eu esteja equivocado): se está usando o 5w30 e há algum problema somente com o motor quente, talvez seja melhor mudar apenas a viscosidade da fase quente - tipo 5w40, que pelo que já pesquisei, parece só existir o sintético (já vi da marca Motul). Se mudar a viscosidade da fase fria, pode ser que comece a ter problemas na primeira partida do dia, por causa da demora do óleo mais grosso para subir.

Sobre o manual não indicar essa viscosidade, talvez seja pelo fato de na época em que nossos carros foram produzidos era preferível usar óleo mineral ou semi-sintético... ou estou falando abobrinha rsrs...
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Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por chirola » 26 Abr 2025, 14:08

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Sobre o óleo tenho o seguinte pensamento (e pode ser que eu esteja equivocado): se está usando o 5w30 e há algum problema somente com o motor quente, talvez seja melhor mudar apenas a viscosidade da fase quente - tipo 5w40

oleo e umasunto que cada um tem sua opinião e pra falar a vedrdade acho que nema GM sabe dereito qual oleo vai nos carros kakakakakakak
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acho que so muda a especificação do oleo na minha etiqueta ela fala API ~SJ \SL e diz troca a cada 5 mil KM ou 6 meses , alguem troca oleo a cada 6 meses ? a maioria coloca sintetico e fala que dura 10mil 15 mil kilometros , e um asunto dificil de se tratar .
meu carro tem uma etiqueta igual essa na tampa do portamalas , e olhando os manual e etiquetas que vem nos carros acho que pode colocar o oleo que vc mais gosta e vai funcionar igual .
eu procuro um oleo que se adapte melhor ao uso do carro , se o carro anda mais tempo com o motor frio um oleo mais fino ajudaria mais , se roda bem quente em engarrafamentos ou longos trechos em estrada um oleo mais viscoso pode ajudar mais , vai depender do uso do carro e do gosto e pensamento do dono .

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Ju_Bueno
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Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por Ju_Bueno » 28 Abr 2025, 08:07

chirola escreveu:Fuente del Mensaje alguem troca oleo a cada 6 meses ?

Eu troco rsrs... uso predominantemente severo.
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Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por chirola » 28 Abr 2025, 14:08

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Eu troco rsrs... uso predominantemente severo.

eu tambemtroco a cada 6 meses sem importar a kilometragem , mais e pouca gente que troca certinho , meu carro tambem o uso dele e severo segundo o manual roda uns 16 km \20 km todo dia mais o trajeto e metade cidade metade br e no inverno não consegue chegar na temperatura de trabalho e isso contamina o oleo por isso sou chato com as trocas , pra ter uma ideia hoje esta fazendo uns 20' graus e o carro não chegou nos 80 graus no painel nem sei se chegou a abrir a termostatica dele kakakakakka imagina nos dias frios que aqui chega dar uns 6 \ 8 graus de temperatura a agulha não sai da faixa azul do painel

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Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por andre-m-faria » Ontem, 21:17

Boa noite,

Comprei um Vectra C 2008/2009 no final do ano passado.

Estou com um problema que coincide com o mencionado aqui, queria fazer o meu relato e buscar orientações.

Com o motor mais quente 1/4 do mostrador a luz de óleo começa a piscar quando está com a rotação entre 800 - <1000.
(O motor mais quente acontece só no para e arranca, pegando a estrada o problema não acontece).

O meu mecânico avaliou, trocou o sensor de pressão do óleo pois estava havendo escape de óleo.

Estou usando o oléo 15w40 e eu vi no manual, depois de olhar as respostas de vocês que o óleo está errado, deveria ser o 5w30.

A pressão da bomba de óleo está 0.5 bar na lenta, segundo meu mecânico deveria estar 0.6, mas isso não deveria ser o causador do problema.

Ele me disse que está ouvindo um barulho que parece ser das bronzinas quando o carro está a 3000RPM (Eu não consegui ouvir, mas eu sou uma negação para questões de carro).

Ele quer abrir para ver se as bronzinas estão "riscadas" e se a biela está ok e trocar a bomba de óleo.
Adendo: Ele falou que a pressão 0.5 pode ser por causa de folga nas bronzinas.

Atualmente estamos no inverno e está fazendo de 0 a 10 graus por aqui. Poderia ser o óleo errado?

Queria saber a opinião de vocês.

Almeidão
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Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por Almeidão » Hoje, 09:33

andre-m-faria escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite,

Comprei um Vectra C 2008/2009 no final do ano passado.

Estou com um problema que coincide com o mencionado aqui, queria fazer o meu relato e buscar orientações.

Com o motor mais quente 1/4 do mostrador a luz de óleo começa a piscar quando está com a rotação entre 800 - <1000.
(O motor mais quente acontece só no para e arranca, pegando a estrada o problema não acontece).

O meu mecânico avaliou, trocou o sensor de pressão do óleo pois estava havendo escape de óleo.

Estou usando o oléo 15w40 e eu vi no manual, depois de olhar as respostas de vocês que o óleo está errado, deveria ser o 5w30.

A pressão da bomba de óleo está 0.5 bar na lenta, segundo meu mecânico deveria estar 0.6, mas isso não deveria ser o causador do problema.

Ele me disse que está ouvindo um barulho que parece ser das bronzinas quando o carro está a 3000RPM (Eu não consegui ouvir, mas eu sou uma negação para questões de carro).

Ele quer abrir para ver se as bronzinas estão "riscadas" e se a biela está ok e trocar a bomba de óleo.
Adendo: Ele falou que a pressão 0.5 pode ser por causa de folga nas bronzinas.

Atualmente estamos no inverno e está fazendo de 0 a 10 graus por aqui. Poderia ser o óleo errado?

Queria saber a opinião de vocês.


Eu não acredito ser o óleo errado, e nem a temperatura isto porque a pressão é medida ali na bomba onde existe a melhor pressão no sistema, acredito sim que o óleo errado possa ter danificado algo ali no eixo. Sim, pode ser as bronzinas de biela e pode ter sim riscado o eixo, recente apareceu isto no meu e eu dei uma geral troquei pistões, aneis e as bronzinas das bielas e um eixo estava riscado e a bronzina bem riscada também, fiz um polimento local e o carro ficou bom. Sobre a presão do óleo 0,6 é que o mecanico diz é o ultimo dos ulitmo, o meu tem 2 bars de pressão em lenta quente e eu queria mais kakkaka.

Óleo, nunca se usa um que não esteja especificado no manual, pode ser superior, inferior não, nem quando o carro fica velho, a marca sim você escolhe a que você achar melhor e a aplicação de aditivos seria uma escolha sua, mas o tipo de óleo e a granulometria dele nunca se muda. É um risco grande fazer isto, muitas vezes usam um oleo mais grosso para eliminar ruido embaixo e estragam a parte de cima sem perceber, exatamente como você diz que não consegue captar o ruído e você não é o único, 90% não captam e ao tapar um ruído de biela usando mais grosso acabam sem perceber estragando o comando. E o que seria um oleo superior, é a letra alfabeticamente pra frente, exemplo 15W40 SL, o superior seria 15W40 SM. No seu caso é sintético, no meu tem que ser mineral por ser mais antigo.

Eu acredito que o mecânico esteja certo e a avaliação seria feita ao desmontar e neste caso somente embaixo e ao tirar o carter já se consegue fazer este trabalho de troca de bronzinas de biela e a bomba e se tiver folga axial, tem como trocar uma bronzina do eixo e ajustar esta possivel folga também.

Sobre ruídos se consegue captar melhor quando é filmado, o celular capta ruídos que o ouvido não capta e ajuda bem a identificar, mas é preciso ter experiencia porque cada um diz ser uma coisa e pode ser um conjunto de ruidos e o meu tinha este conjunto tipo pino de pistão e uma bronzina riscada. No video abaixo mostro o que fiz e no seu caso nem precisará abrir em cima, e dá para escutar o ruído perfeito no meu carro e como ele ficou, veja o video que fiz sobre este assunto.

https://www.youtube.com/watch?v=MwlPX_Pdhf4
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